5 minute read

19 - Olhar Social - Nivaldo Narã

NO Mesmo Brasil

“Povo armado jamais será escravizado. Comprem suas armas. Isso também está na Bíblia, lá no 'Pedrão'. 'Vendam suas capas e comprem espadas'. Nós não somos cordeiros, não queremos ser lobos também”, de Jair Bolsonaro, em discurso no Encontro Nacional do Agro, em Brasília.

Advertisement

“O pessoal que assina esse manifesto é caro de pau. Não vou falar outros adjevos porque sou uma pessoa bastante educada”, de Jair Bolsonaro, sobre a Carta que condena o golpismo e defende o sistema eleitoral.

“Esse ministro é um desastre total. Ele jamais poderia se posicionar sobre um tema que ele desconhece. Ele é um general. Não entende nada de sistema eleitoral e de Constuição”, de Luis Felipe D'Ávila (Novo), candidato ao Planalto sobre o general Paulo Sérgio Nogueira.

“Dei mais de 20 mensagens, mundo afora e internas, de que sempre fui a favor da democracia e de eleições e cono no sistema eleitoral”, de Arthur Lira, presidente da Câmara, na defesa de urnas eletrônicas.

“É necessário levar a Constuição a sério, defender, obsnadamente, a posição soberana e sagrada da cidadania”, do ministro Edson Fachin, em nota a favor dos manifestos da democracia.

Mercado Chinês

A Fundição Tupy, mulnacional brasileira do ramo da metalurgia fundada em 9 de março de 1938 na cidade de Joinville, pretende entrar na China.

O que representaria um grande passo na internacionalização da empresa, que tem fábricas próprias no México e em Portugal. Por outro lado, a BNDESPAR, maior acionista da Tupy com 28%, já acredita que está na hora de fazer dinheiro com esse avo. Nos úlmos quatro meses, o valor do mercado da companhia subiu 43%. A companhia conta com cerca de 13 mil funcionários em quatro parques fabris: dois instalados no Brasil (Joinville/SC e Mauá/SP) e dois no estado de Coahuila, no México (Salllo e Ramos Arizpe). A empresa atua em mais de 40 países.

Arte em Joinville

O Instuto Internacional Juarez Machado apresenta de 13 de agosto a 1º de outubro de 2022. A arte do arsta catarinense Mário Timm. A exposição “Insgante” é composta por 139 pinturas inéditas do arsta produzidas durante a pandemia em seu ateliê em Joinville. São telas coloridas e gestuais e idencadas como expressionismo abstrato. A curadoria é assinada por Edson Machado, que destaca: ”A arte de Mário Timm exalta o espontâneo, o irracional, o imponderável. As obras criadas pelo arsta durante a reclusão da pandemia trazem à luz, com idendade própria, a profusão de ritmos e massas cromácasrugosas,comreferênciasdaPop Art”.

O curador Edson Machado apresenta aexposição“Insgante”doarsta Mário Timm A exposição “Insgante” do arsta Mário Timm

A exposição “Insgante” do arsta Mário Timm

A exposição “Insgante” do arsta Mário Timm

A exposição “Insgante” do arsta MárioTimm

Pix

O verdadeiro criador do Pix no Brasil foi Roberto de Oliveira Campos Neto, presidente do BC. No entanto Jair Bolsonaro proclama que criou o Pix, o que não é verdade.

O Pix existe na Índia há anos “em diversos padrões”. No Brasil, o Pix vem de um longo processo de redução de custo bancário, que começou com Lula, connuou com Dilma Rousse e com contribuição até de Michel Temer.

Circulando

Circulando por Santa Catarina, nos eventos catarinenses encontramos personagens importantes, pessoas notáveis, que fazem o sucesso dos agitos, por onde passam.

Berenice Medeiros, Carlos Humberto Silva, Cristhian Afonso e Daniela Viei-

ra - Foto: Carlos Alves

Eduardo Silva, Pamela Adua, Geruzza Archer e Ludmila Archer - Foto: Carlos

Alves

Marcelo Faria e Adriana Piva - Foto: Carlos

Alves

Exemplo vicioso

Com as vendas em baixa, tanto no Dia das Mães, quanto no Dia dos Pais. O varejo e indústria já estão deslocando esforços e esperanças para o para o Black Friday, quando o comércio ainda costuma anunciar grandes promoções, em sua maioria ilusória, em usos de percentuais falsos e que muitos dos brasileiros acreditam.

Negócio Asxiante

A situação de Junior Durski, fundador da rede de restaurantes Madero, esta cada vez mais apertada. Durski amorteceu R$ 100 milhões da dívida em janeiro. No entanto até o nal do ano passado a dívida do grupo era de quase R$ 1 bilhão. Enquanto isso o fundo Carlyle, que detém 27% do negócio, estaria se preparando para assumir o total controle do Madero.

Deus ou Diabo

Recentemente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro foram a um culto evangélico na Igreja Basta da Lagoinha, em Belo Horizonte, quando o presidentecandidato disse que “a função que ocupo é missão de Deus”.

Michelle também falou, e garanu que “o Planalto Central foi consagrado a demônios”.

Vergonha

As estascas de endades policiais mostram que as audiências de custódia soltam mais de 70% de criminosos presos, mesmo dedo em agrante. São frequentes casos de criminosos que, soltos durante audiência de custódia, acabam consumando crimes mais graves.

Abastecimento

A parr de setembro, a montadora GM começa a vender no Brasil o modelo Bolt EV. Para construção e sucesso da nova empreitada a montadora procura apoio junto ao governo e Ministério de Minas e Energia, para conseguir aumentar o número de pontos para carros elétricos nas rodovias federais. “É dicil acreditar que isso possa ocorrer neste governo”.

Show Dubdogz

A dupla de música eletrônica Dubdogz vai embalar e comandar com muita música, a grande noite de festa no dia 27, do Matahari Music Stage, em Indaial, que completa 12 anos. Com uma carreira de mais de 10 anos, os gêmeos de Minas Gerais, Marcos e Lucas começaram a produzir e tocar aos 15 anos.

Em 2017, criaram o projeto Dubdogz, iniciando uma subida meteórica ao topo dos charts. Eles já se apresentaram nos principais fesvais do país, como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Tomorrowland Brasil, XXXperience, Electric Zoo Brasil, entre outros.

A dupla também já fez turnês internacionais pela África do Sul, Austrália, Suíça, França, Dinamarca, México e Estados Unidos. Em 2021 lançaram sua própria gravadora, a Chorou Records, e estão prestes a angir a marca de 100 milhões de plays no Spofy na faixa “Innity” pela

Spinnin' Records.(Foto: Divulgação)

Os gêmeos de Minas Gerais, Marcos e Lucas da dupla de música eletrônica Dubdogz

This article is from: