3 minute read

Saúde - Dra. Cleunice

A Saúde pedindo Socorro

Quando me formei em medicina nunca imaginaria o tão longe e diferente da minha formação chegaria o meu sonho. Hoje, cada dia ca mais claro para mim, que os bancos escolares nunca poderiam sasfazer a minha paixão, o quanto me realizo fazendo aquilo que amo e como desejo poder passar aos meus pacientes, aos meus familiares da área médica ou até mesmo aos meus pacientes estudantes os conhecimentos que adquiri baseados na minha curiosidade pois tudo que me rege estão condos nas palavras “desconhecido, novidade e críca”.

Advertisement

Quando buscamos a saúde por completo, necessitamos ter claro que ela nunca vira aos pedaços, nada angiremos se não olharmos para o todo. Muitas vezes recebo pacientes que anos atrás prestaram atenção no que falei, seguiram os conselhos sobre alimentação, avidade sica e mudança no eslo de vida e apresentaram melhora signicava em suas queixas. O médico pode plantar a semente, que para germinar necessita a dedicação do paciente e caso isto ocorra a colheita será compensadora. Na práca quando usamos “remédios” estamos sempre, como o nome diz, remediando a situação e não olharmos para o movo de tal patologia, trarácomo consequência o prolongamento do processo inamatório e a falta da saúde.

Mas por que se fala tanto em intesno e inamação? Quando ingerimos alimentos aos quais somos intolerantes ou sensíveis, produzimos alterações na parede intesnal, com desequilíbrio da microbiota intesnal, o que traz como uma das principais consequências, a hiperpermeabilidade intesnal, com absorção de substâncias impróprias ao nosso organismo e eliminação de nutrientes que deveriam permanecer nele. A presença destas substâncias produz citocinas inamatórias que irão provocar reações no intesno, como alteração no hábito intesnal,( o normal seria evacuar uma a duas vezes ao dia), o estufamento e presença de gases nos indica o mau funcionamento deste, ou fora do intesno, desde de alterações na imunidade, alergias, hormonais, psiquiátricas, neurológicas, arculares, qualidade do sono, entre tantas outras ,pois para qualquer função no nosso organismo necessitamos de nutrientes os quais só entram em nosso organismo, de maneira natural, através do bom funcionamento do nosso sistema digesvo e principalmente da escolha dos alimentos não inamatórios. Como sinais de uma má digestão, temos a necessidade de soltar o cinto após alimentação, menos de uma evacuação ao dia, presença de alimentos não digeridos nas fezes, depressão ou/e stress sem razão especíca, eructações frequentes, hábitos de sono ruins, insônia, despertar cansado, indigestão crônica após alimentar -se , aumento do pulso de 20 a 25 bamentos dentro de 15 minutos após comer, senr-se melhor se não comer entre outros sinais. O nosso organismo também nos informa frequentemente se estamos no caminho correto da boa digestão, como o dormir bem e o despertar descansado, bom nível de energia ao longo do dia, não ter desejos predominantes por determinados alimentos, senr-se bem após exercitar-se e pronta recuperação, duas (e não mais) evacuações por dia e muitos outros sinais e sintomas que contribuem para nosso equilíbrio.

Para mim é tão lógica a necessidade que temos dos bons nutrientes, que quando vem o paciente com muitas queixas, co preocupada e animada para que ele entenda a necessidade da mudança do eslo de vida, pois qualquer terapia, por melhor indicada que seja não angirá resultado de excelência sem a parcipação completa do querido paciente.

Logo desejo que todos tenhamos boas escolhas em relação a nossa saúde, sendo estaa melhor maneira de amarmos a nós mesmos e a todos que na são próxima.

Um grande beijo no coração de todos. Dra Cleonice Moecy CRM 4914 Médica Agradeço a Deus pela vida e por tudo que me rege. Rua Victor Meireles 663 - Videira (49) 35331657- (49) 991527673

This article is from: