4 minute read

07 -Saúde - Dr. Antonio Ballestero

Dr Antonio Ballestero Transformando Vidas:

Automovação,aimportância de persisr e jamais se abandonar

Advertisement

Uma pessoa sem movação está fadada não apenas a infelicidade e ao insucesso, mas tambéma ser propensa a desenvolver distúrbios e doenças mentais

A automovação é fundamental na busca pela felicidade e pelo sucesso em qualquer âmbito da vida, se evidenciando na atude de persisr em objevos e não se permir abater, abandonando os sonhos e, em determinados casos, abandonando a si mesmo.

Uma pessoa sem movação está fadada não apenas a infelicidade e ao insucesso, mas também a ser propensa a desenvolver distúrbios e doenças mentais, sendo que esta condição pode ainda desencadear desequilíbrios orgânicos, acarretando ou potencializando doenças sicas.

Os distúrbios e as doenças mentais têm crescido de maneira assustadora, já em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertava que a Depressão é o mal do século, com mais de 300 milhões de casos mundialmente, sendo a principal causadora do suicídio.Na mesma medida, os Transtornos de Ansiedade angem cada vez mais pessoas, algo em torno de 265 milhões globalmente, sendo que, nosso país é o mais ansioso do mundo, com mais de 20 milhões de brasileiros afetados.

A síndrome de Burnout, do esgotamento emocional causado pelo trabalho, incorporada em 2019 na 10ª edição da Classicação Internacional de Doenças (CID-10), já é considerada uma chaga destes novos tempos, sendo que, apenas no Brasil, mais de 33 milhões de pessoas já foram angidas.

Destes transtornos e doenças que angemasaúdementalcitadas,algo em comum é o fato de a desmovação estar associada a suas causas ou ser uma de suas consequências.

Da mesma maneira que a desmovação pode desencadear ou se associar a consequências de transtornos e doenças mentais ou mesmo estar relacionada a dependência química, a automovação é fundamental para o bem viver, sendo um dos 5 pilares da Inteligência Emocional.

Nestes tempos em que vivemos, da 4ª Revolução Industrial iniciada em 2011, a qual impactou o mundo com a evolução tecnológica e das mudanças pós-pandemia da Covid-19, as quais estão redenindo o mundo corporavo, as habilidades exigidas dos prossionais de alta performance e mesmo, a forma das pessoas se relacionarem, a automazação é uma habilidade imprescindível para evitar ou potencializar doenças sicas e mentais, para bem se relacionar com os amigos, em casa ou no ambiente de trabalho, para remediar as pressões codianas, as muitas negações a que o ser humano está sujeito e, em úlma análise, para ser feliz e prosperar. Que a automovação é importante, este fato está explícito, mas como se faz para desenvolver e manter esta habilidade?

O autoconhecimento é a porta de entrada para o desenvolvimento humano e, claro, para o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Podendo ser alcançado através de exercícios diários de relaxamento e meditação, onde a pessoa foca conversar e melhor conhecer a si mesmo, deoutramedida,podesertrabalhado através do Coaching, em sessões individuais ou colevamente em imersões.

Usufruir de momentos de lazer, ter hobbies, dedicar espaço na agenda para estar com os amigos e com a família, também se faz importante, assim como as avidades sicas, que além de evitarem o sedentarismo e como consequência prevenirem doenças, também liberam no organismo os neurotransmissores: dopamina, ocitocina, serotonina e endorna, os quais se contrapõe ao mecanismo orgânico do estresse, propiciando uma sensação de bem-estar e alegria, pré-requisitos para a automovação. Aliás, todos os momentos de sasfação pessoal esmulam a liberação destes neurotransmissores e, portanto, devem ser exercitados.

Se faz necessário idencar se a ausência de movação está relacionada não apenas a condição de vida da pessoa, mas a um transtorno ou doença mental em curso. Portanto, se permir conversar em maior profundidade e conança com um familiar ou amigo, falar a respeito do que sente ou mesmo buscar auxílio prossional, é fundamental.

A automovação, em úlma análise, pode ser desenvolvida, iniciando pelo autoconhecimento, caminhando por se idencar e substuir pensamentos limitantes por outros posivos e que estejam alinhados aos objevos de vida da pessoa.

A parr disto, deve se elegersonhos, idencar objevos e prioridades. Formular um planejamento de vida e rotas de ação para se angir de maneira sustentável e gradava o que foi planejado.

A felicidade é um pré-requisito para o sucesso em qualquer área da vida e não deixa de sê-lo para se desenvolver e manter a automovação. Contudo, a vida é estracada em diversas áreas, sendo impossível se alcançar a felicidade de maneira simultânea em todas elas. Portanto, alguns entendimentos se fazem necessários, quais sejam, a felicidade de viver acarreta ou potencializa amovaçãopessoalquandoháum equilíbrio de sasfação em todos os setores da vida ou,ao menos, a busca dele, fazer o que nos é prazeroso desencadeia a automovação, ainda é necessário paciência para evoluir no que foi planejado, trabalhar o desenvolvimento pessoal e desenvolver progressivamente a tão necessária automovação.

(49) 3563 0595 (49) 99985 1474

This article is from: