. ANTIGAMENTE ERA ASSIM... .
ANTIGAMENTE ERA ASSIM...
65º Aniversário de Tractores de Portugal
O Grupo Tractores de Portugal celebra o 65º aniversário como distribuidor da Massey-Ferguson no nosso país e, por isso, assume-se como a empresa portuguesa que há mais anos se encontra ao serviço da Lavoura Nacional no que concerne à comercialização de máquinas agrícolas. A Tractores de Portugal é, igualmente, um dos distribuidores mais antigos do mundo da marca MF. Pela ocasião da efeméride, o Grupo representado pela MT vem homenagear e agradecer a todos aqueles que pelo seu empenhado trabalho e eficácia contribuíram para construir e engrandecer , de forma tão cheia de sucesso, a História da Empresa.
Seguida a filosofia de Harry Ferguson, pelos gestores da empresa, ao longo de 65 anos, a implantação dos seus tratores em Portugal
permitiu melhorar enormemente o nível de vida, a qualidade e o conforto de trabalho de uma substancial parte do nosso meio rural, enriquecendo as populações com incomparáveis maiores produções e menores custos de trabalho.
Pioneira da mecanização agrícola dos campos de Portugal, como marco da transição do trabalho manual e da tracção animal, a reco-
nhecida qualidade dos Ferguson, continuada pelos Massey Ferguson, deu um contributo extraordinário para o desenvolvimento da agricultura do nosso país, posicionando-se anos a fio como líder incontestável do mercado da especialidade, de tal modo que, em muitas regiões, o termo atribuído ao tipo de máquina agrícola em questão, independentemente da sua marca, era “Forgusso”.
O trator presente na foto, com matrícula de 1947 (BI-17-20), foi o primeiro Ferguson a ser vendido em Portugal (modelo “TE 20”).
O Ferguson “TE 20” pelo que representou para a agricultura do Reino Unido e em termos de explorações, foi considerado como a “Joia da Coroa”. De inteligente e simplificada conceção, com a robustez acrescida para ser sujeito a maiores esforços de tração, o pequeno trator de Harry Ferguson primava por oferecer aos agricultores a capacidade de produzir substancialmente mais e melhor trabalho face aos seus concorrentes. E tudo pela “magia” de equipar com um engate de alfaias absolutamente revolucionário: o novo Engate de 3 Pontos ao Hidráulico. Até à sua invenção, o hidráulico servia para levantar a alfaia, manualmente, sempre que o trator patinava. Com o sistema Ferguson, em situações adversas o hidráulico automaticamente levanta a alfaia, transferindo o esforço das alfaias para as rodas traseiras (motrizes), o que aumenta a tração, evitando a patinagem, proporcionando tempos recorde de trabalho, lavouras mais perfeitas, conforto de condução e menores desgastes de material. O sucesso da invenção levou a que todas as marcas passassem a equipar com o sistema.
4
6. Novembro | Dezembro 2012
www.abolsamia.pt