abolsamia 125 (mar/abri 2021)

Page 76

8

TECH

AUTOMAÇÃO

TEXTO JOÃO SOBRAL

ROBOTS QUE JÁ ESTÃO NO MERCADO

Os fabricantes tradicionais têm assistido à emergência de novos intervenientes que estão a desenvolver máquinas autónomas. Com a afirmação de soluções que dispensam a condução humana, o panorama das máquinas agrícolas está a mudar. Visitamos quatro subsectores, para vermos o que está em marcha.

C

om um grande número de instituições a trabalharem concertadamente no desenvolvimento de soluções automatizadas para o setor agrícola, as notícias que vão dando conta de novos progressos chegam de todas as frentes. Os departamentos de robótica das universidades, as empresas tecnológicas emergentes e até mesmo as empresas de fertilizantes têm vindo a posicionar-se neste setor. A maior parte das vezes trabalham no âmbito de consórcios que reúnem contributos de várias proveniências. Os fabricantes tradicionais de equipamentos agrícolas também não querem ficar de fora da corrida e por isso têm reforçado os departamentos de I&D e investido em empresas emergentes que surgem com novas ideias e projetos. Quando falamos de automação, não falamos apenas de pequenos robots. Falamos de todo o tipo de aplicações! E falamos de um setor que apresenta uma tendência de crescimento.

VOLUME DE NEGÓCIO DE 6,2 MIL MILHÕES DE EUROS “O banco ABN AMRO pesquisou e mapeou o mercado mundial

76

abolsamia

março/abril 2021

VANTAGENS ATRIBUÍDAS À AUTOMAÇÃO 1

Alargar a janela temporal das operações culturais.

2

Potencial para trabalhar 24 horas e 7 dias da semana.

3

Possibilidade de várias máquinas trabalharem coordenadamente, em enxame, na mesma parcela.

4

Libertar o agricultor das tarefas de campo para que possa dedicar mais atenção a outros aspetos de gestão da exploração.

5

Utilização de máquinas mais leves (sem cabine) que reduzem a compactação do solo.

6

Minimizar a ocorrência de acidentes laborais devidos a cansaço e erro humano.

7

Obter ganhos de eficiência energética.

8

Possibilidade de várias máquinas trabalharem coordenadamente, em enxame, na mesma parcela.

de drones, robots de ordenha e de alimentação animal, robots de campo, tratores autónomos e máquinas relacionadas, assim como de hardware e software para análise de dados. De acordo com os cálculos e estimativas do banco, o atual mercado deste sector ‘agritech’ representa cerca de 6,2 mil milhões de euros em todo o mundo” é mencionado pela publicação holandesa Future Farming. A escassez de mão-de-obra, as imposições normativas que visam reduzir o uso de herbicidas e as exigências no sentido de uma produção dos alimentos com maior rastreabilidade são fatores que levam aquela instituição a prever que este sector assista a uma duplicação do volume de negócios até 2025. A PROCURA À FRENTE DA OFERTA E DAS LEIS Alguns fabricantes tradicionais têm apresentado protótipos de máquinas autónomas em estádio muito avançado. Mas, a respeito de comercialização, os planos apontam quase sempre para daqui a uma década. Embora existam casas agrícolas a demonstrarem interesse nestes produtos, sobretudo as que trabalham em grandes extensões, os fabricantes aguardam um contexto

www.abolsamia.pt


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.