Page 1

Ano 08 ❘ 44 ❘ Setembro e Outubro de 2012

Foi dada a largada para o 22o Premio Brasileiro de Excelencia GrAfica Fernando Pini Inscrições para o principal reconhecimento da qualidade do setor foram encerradas na primeira quinzena de setembro. Vencedores serão reconhecidos em novembro.

Foi dada a largada para o Grand Prix da Indústria Gráfica de 2012. As inscrições ocorreram entre 1º de agosto e 14 de setembro. Todas as gráficas do País puderam inscrever seus produtos para concorrer ao 22º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, realizado pela ABTG e ABIGRAF Nacional, com apoio institucional da ABIGRAF-SP e do SINDIGRAFSP. Neste ano, o evento já conta com patrocínio do Sebrae, International Paper, AGFA, Heidelberg, Müller Martini e BR Mobile.

de jornais e, este ano, até de cardápios”, ressalta o presidente da ABTG, Reinaldo Espinosa.

“A indústria gráfica está passando por um período de profundas mudanças, e o Prêmio Fernando Pini é a principal vitrine para que as empresas do setor mostrem seus produtos e serviços. É uma oportunidade sem paralelo para que o mercado conheça as novidades em segmentos como o editorial, caderneiro, de embalagens, impressos promocionais,

Na primeira quinzena de outubro ocorrerá a primeira seleção dos produtos inscritos. Os finalistas serão expostos entre os dias 15 e 26 de outubro. A segunda fase de julgamento ocorrerá na primeira quinzena de novembro e, no dia 27 de novembro, os grandes vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação.

Desde 1991, quando o prêmio foi criado, cerca de mil produtos têm sido inscritos anualmente, evidenciando o constante empenho das gráficas nacionais na busca pela excelência de seus produtos. Com a possibilidade de participação em mais de 60 categorias, os competidores têm a oportunidade de concorrer em pé de igualdade.

Nesta edição Página 3 Copa do Mundo e Olimpíadas geram aumento de até 100% no faturamento de mídia Página 4 22a Bienal Internacional do Livro de São Paulo tem debate para a indústria gráfica


Editorial

Mais uma edição Chega às suas mãos mais um exemplar do boletim Impressões – informativo da indústria gráfica paulistana. Nesta edição, o 22o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, que divulgará, em novembro, os melhores impressos produzidos pelas empresas de todo o País. Apresentamos, também, matéria especial sobre as possibilidades que os eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, trazem para o Brasil – que sediará as próximas edições das competições. E, ainda, cobertura da 22a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Acontece

Eventos setoriais em novembro e dezembro Após o sucesso do 15o Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf) e da 75a Assembleia Ordinária da Confederação Latino-americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf), realizados no ano passado, em Foz do Iguaçu, chega a vez da Argentina recepcionar os principais líderes gráficos das Américas. Em novembro, Buenos Aires recebe a Assembleia Geral e o Congresso da Conlatingraf. Durante os eventos, também serão divulgados os vencedores do Prêmio Theobaldo de Nigris, que já está com inscrições abertas.

Na coluna Tire suas Dúvidas explicamos a importância do uso de EPIs nas gráficas e, na ABIGRAF em Ação, comentamos sobre a prorrogação do convênio com a Apex Brasil. Em Panorama, mostramos as possibilidades de negócios no período de campanha eleitoral. Não perca a chance de se informar com mais esta edição do Impressões e, qualquer crítica ou sugestão, não deixe de entrar em contato. Que tenhamos, nos próximos meses, um ótimo trabalho! Fabio Arruda Mortara, presidente da ABIGRAF Nacional e do SINDIGRAF-SP.

Benefícios

Taxa zero em benefícios

Confederación Latinoamericana de la Industria Gráfica

Também em novembro, será realizado o evento de entrega do 22o Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini, homenageando os principais gráficos do Brasil. O evento acontecerá no dia 22, no Espaço das Américas, em São Paulo.

Processo de reprodução gráfica da Editora Abril recebe certificação de qualidade A Editora Abril, com sede em São Paulo, é a primeira empresa do setor a obter, pela ABTG Certificadora, o selo de conformidade na norma ABNT NBR 15936-1, Qualidade no processo de reprodução gráfica, que inclui requisitos da Norma ISO 12647-2. A certificação atesta que a gráfica é capaz de reproduzir impressos de forma consistente, a partir de arquivos digitais normalizados e de simular condição de impressão pública, aceita mundialmente e dentro das tolerâncias especificadas em normas internacionais. A norma 15936-1 se aplica aos processos gráficos desde a recepção de arquivos digitais, confecção de provas físicas e os processos de impressão offset plana ou rotativa heatset. Contempla a preparação de dados, iluminação, provas virtual e física, e a subsequente impressão em processo offset plano e rotativo com sistema de secagem heatset. A ABTG Certificadora é um organismo estruturado para oferecer certificações às indústrias gráficas, possuindo um conjunto de certificações – quatro delas voltadas ao sistema de gestão, qualidade e monitoramento e oito aos processos – formando um sistema consistente e coeso, capaz de garantir diferenciais competitivos às empresas. 2

I

impressões Abigraf

A mais recente parceria firmada pelo SINDIGRAF-SP é com a Green Card S/A, empresa há mais de 20 anos no mercado que oferece isenção total de tarifas nos benefícios alimentação e refeição – sem custos de taxas administrativas. A Green Card é prestadora de serviços no segmento de vales e cartões refeição e alimentação que, graças ao Convênio com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), oferece gerenciamento, fornecimento e distribuição de benefícios em voucher e/ ou cartão magnético. Presente em todos os Estados brasileiros, oferece aos clientes atendimento personalizado. Para mais informações, no site www.grupogreencard.com.br, ou entre em contato no telefone (11) 3255-8190, ou pelo e-mail central@grupogreencard.com.br.

ABIGRAF-SP

Publicação bimestral da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), com apoio institucional do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP). Responsabilidade editorial: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação, empresa filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Redação: Ada Caperuto e Milena Prado Neves. Projeto gráfico e diagramação: Merli.Design. Impresso em papel couchê fosco 150g. Contato ABIGRAF/SINDIGRAF - Tel. (11) 3232-4509 E-mail: dmark@abigraf.org.br. Site: www.abigrafsp.org.br e www.sindigraf.org.br


Tendências & Mercados

Oportunidades em eventos esportivos Durante as duas semanas dos Jogos Olímpicos, em todo Reino Unido empresas aproveitaram a ocasião para divulgar marcas, disseminar conceitos e, mais do que isso, imprimir ideias. Mais de 12 mil eventos e apresentações foram realizados para celebrar os Jogos. Um desses foi a aMAZEme, uma instalação de labirinto de livros no Festival do Mundo, no Southbank Centre, com ideia e execução dos artistas brasileiros Marcos Saboya e Gualter Pupo, inspirada nas digitais de JL Borges, argentino que foi escritor, tradutor e promotor de literatura. A instalação foi realizada graças à ajuda de mais de 200 voluntários, que abraçaram a ideia dos artistas brasileiros reunindo mais de 250 mil livros usados na composição do labirinto. Anteriormente, esta ideia foi apresentada no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, em uma escala muito menor. Outra grande proposta realizada durante as Olimpíadas foi a impressão de selos em homenagem aos atletas que conquistaram medalhas de ouro durante as Olimpíadas. A coleção limitada foi vendida por $5,60 (R$ 11,35) através do site da empresa ou em agências do correio. Para os eventos no Brasil, a DPZ projeta crescimento de 30% na Copa 2014 e 18% na Olimpíada 2016. “Nos anos em que temos esses eventos, os investimentos em mídia crescem bem acima da média, que é de 8% em anos ‘normais’. Na média, a evolução atinge variação ao redor de 100% do movimento convencional, ou seja, variam de 13% para o caso de Olimpíadas e 18% para as Copas do Mundo. Com a Copa no Brasil, nossa expectativa é a de que esse número cresça ainda mais”, comenta Flávio Rezende, diretor Nacional de Mídia da DPZ Propaganda.

Panorama

Eleições aumentam demanda da indústria gráfica A lei eleitoral restringiu bastante a utilização de material impresso durante a campanha eleitoral no Brasil. Ainda assim, alguns clássicos de divulgação continuam permitidos: santinhos, panfletos, adesivos e cartazes, mas desde que contenham o CNPJ da empresa e da coligação e também a tiragem. A produção destes itens é uma grande oportunidade para que gráficas promocionais aumentem seu faturamento em anos como este, em que são escolhidos prefeitos e vereadores nos municípios de todo o País. Segundo dados do mercado, um vereador em campanha costuma encomendar algo em torno de 400 faixas e de cerca de 100 mil santinhos. Por isso, o Departamento de Estudos Econômicos da ABIGRAF estima que as eleições municipais de 2012 devem impulsionar o segmento promocional.

Com a palavra

O mercado e suas oportunidades Todos os direitos inerentes à cidadania são correlatos à comunicação gráfica. Afinal, ler, escrever, informar-se, estudar, adquirir conhecimento e receber orientação sobre produtos são prerrogativas que as pessoas somente exercitam graças aos impressos. O mercado do produto gráfico brasileiro é o nosso País, com seus mais de 190 milhões de habitantes. Recente estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), intitulado “O emergente dos emergentes”, mostra que cerca de 53 milhões de indivíduos ascenderam socioeconomicamente no Brasil desde 2003. É como se tivéssemos agregado uma Espanha inteira à sociedade de consumo. Devemos olhar com mais atenção as oportunidades que temos pela frente, como as eleições deste ano e de 2014, já que a dádiva democrática do voto costuma gerar uma demanda extra para nossas empresas. Daqui a dois anos, teremos também a Copa do Mundo da Fifa, em doze cidades brasileiras. E, em 2016, quando novamente formos às urnas para votar em prefeitos e vereadores, o Cristo Redentor estará recepcionando as delegações de todo o mundo que disputarão a Olimpíada do Rio de Janeiro. Tudo isso é mercado. Estima-se que o esporte já detenha mais de 70% das verbas globais de marketing/patrocínio/publicidade, e onde este trinômio está presente, a comunicação gráfica tem espaço e oportunidades. É o momento de promovermos um choque de otimismo. Mais do que nunca, devemos repudiar a corrupção, a falta de escrúpulo e valorizar a conduta das pessoas honestas, éticas e realizadoras. São estas as protagonistas de nosso tão almejado desenvolvimento. Levi Ceregato, presidente ABIGRAF-SP.

impressões Abigraf

I

3


Eventos

Palestras

22a Bienal Internacional do Livro de São Paulo Realizada entre os dias 9 e 19 de agosto, a 22a Bienal Internacional do Livro de São Paulo apresentou programação abrangente, mesclando literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura. Neste ano, o evento foi mais internacional do que nunca: registrou aumento de 100% no número de expositores estrangeiros – 134, contra 67 do ano anterior, 2010. Ainda assim, os brasileiros foram maioria: 346, um aumento de 22% em comparação à edição anterior, que teve 283. Durante a 22a Bienal do Livro de São Paulo, no estande das editoras Sesi-SP e Senai-SP, no dia 15 de agosto, foi lançado o livro “Manual do Gestor da Indústria Gráfica”, evento precedido pela mesa de debates “A Indústria Gráfica”, com participação do presidente da ABIGRAF Nacional, Fabio Arruda Mortara, Claudio Baronni, Manoel Manteigas de Oliveira, e do autor do livro, Flávio Botana.

ABIGRAF na Office PaperBrasil Escolar 2012

Entre os dias 27 e 30 de agosto foi realizada, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, a Office PaperBrasil Escolar 2012 – 26a Feira Internacional de Produtos, Suprimentos e Acessórios para Escritórios, Papelarias e Escolas. Com patrocínio da ABIGRAF-SP, a feira tem foco na realização de negócios, apresentando anualmente as novidades em produtos, tecnologia e tendências para a próxima temporada. Durante o evento, indústrias gráficas participantes do GRAPHIA foram apresentadas a dez compradores internacionais, de oito países selecionados, como parte do Projeto Comprador Internacional. Além de promover visitas monitoradas aos estandes das empresas que integram o GRAPHIA, todos os convidados participaram de rodadas de negócios.

Presidente da ABIGRAF Nacional participa do lançamento da campanha “Leia Mais, Seja Mais” O presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim, e a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, lançaram, em 2 de agosto, a campanha “Leia Mais, Seja Mais”, iniciativa que tem por objetivo estimular o hábito da leitura e o uso das bibliotecas públicas em todo o País. A cerimônia aconteceu na sede da FBN, no Rio de Janeiro, e contou também com as presenças do presidente da ABIGRAF Nacional, Fabio Arruda Mortara, e do presidente da ABIGRAF Regional Rio de Janeiro, Carlos Augusto Di Giorgio. Destinada a públicos de todas as classes mas, principalmente, aos das C, D e E, a campanha tem por objetivo apresentar a leitura como uma atividade prazerosa e mostrar como ela pode contribuir com o crescimento pessoal dos leitores. Outro pilar da ação é incentivar a leitura no âmbito familiar e entre jovens e adultos – faixa etária que vem apresentando queda gradativa nos índices de leitura, de acordo com estudos recentes. A campanha incluirá esforços de propaganda em rádio, TV, mídias sociais, participação em feiras de livros e apoio a pequenas bibliotecas.

4

I

impressões Abigraf

ABIGRAF-SP oferece palestras nos próximos meses No dia 24 de setembro, a ABIGRAF-SP oferece a palestra“Principais conclusões da pesquisa SNEL/CBL/ FIPE e perspectivas sobre o mercado brasileiro de livros”, com apresentação de Sônia Jardim. A entidade realiza, ainda neste mês, no dia 26, o workshop “Gestão de talentos: como atraí-los e retê-los”, de José Antonio Prudente de Siqueira. Em novembro, o tema discutido será “Sustentabilidade: os desafios para as empresas e suas marcas”, realizado no dia 7.

Ciclo de palestras com fornecedores

Na noite de 18 de julho, a ABTG promoveu em sua sede um ciclo de palestras com fornecedores. Durante o evento, a International Paper informou os industriais gráficos presentes sobre suas últimas novidades. Representando a empresa, Gisele Gaspar aproveitou a ocasião para realizar o lançamento do portal Chambril. Mario Santos, também da International Paper, falou sobre a fabricação, manuseio e armazenagem de papel offset. Por fim, Ana Cristina Pedrozo, da ABTG, discorreu sobre produtividade na indústria gráfica.


Abigraf em Ação

Grupo de Exportações Gráfico prorroga convênio com Apex-Brasil O GRAPHIA, grupo de exportação de produtos e serviços gráficos constituído no âmbito da ABIGRAF Nacional, prorrogou para 31 de dezembro a vigência do convênio de promoção comercial com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Governo Federal. A ampliação do acordo, que visa prospectar, promover, comercializar e divulgar o setor gráfico brasileiro no exterior, reflete os excelentes resultados obtidos no último ano pelo GRAPHIA. Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho, o GRAPHIA tem intensificado cada vez mais suas ações no exterior. Somente nos meses de maio e junho, foram realizadas duas missões comerciais nos Estados Unidos, além de outras na Inglaterra, África do Sul, Angola, Guatemala e Costa Rica.

Desde o início do ano, o GRAPHIA participou como expositor de duas feiras internacionais e realizou um total de nove missões comerciais no exterior, além de ter organizado um projeto comprador, o qual consistiu na vinda de potencial cliente dos Estados Unidos para visitar e homologar as empresas participantes do projeto como fornecedores de livros, manuais, catálogos e material promocional diverso. Somente em maio e junho, o GRAPHIA teve acesso a dois novos mercados (França e África do Sul), o que elevou para 29 o número de países das Américas, Europa, África e Ásia com os quais as empresas que compõem o grupo já realizaram negócios, nos três segmentos de atuação do projeto: embalagem, papelaria e editorial-promocional.

ABTG comemora 53 anos com série de cursos No mês em que completou 53 anos de atuação, julho, e de olho nas frequentes mudanças ocorridas no segmento gráfico brasileiro, a ABTG reuniu dois dos profissionais mais gabaritados do setor para ministrar o workshop “Repensando o modelo de negócio da gráfica”. Os palestrantes Hamilton Terni Costa – empresário e consultor do setor gráfico nacional e internacional – e José Pires de Araújo Jr. – administrador e professor do curso superior e de pósgraduação da Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica – apresentaram um panorama sobre o futuro das gráficas, levando em consideração as tendências mostradas na Drupa 2012, entre outros assuntos pertinentes para que a indústria gráfica brasileira se fortaleça em seus negócios. Em agosto, a ABTG promoveu uma série de cursos de aprimoramento da mão de obra gráfica. O primeiro do calendário foi o “Estratégia de vendas no segmento gráfico”, no dia 6, mostrando como os gerentes, representantes comerciais, supervisores ou promotores de vendas podem utilizar técnicas específicas e diferenciadas para melhorar o atendimento e prospectar novos clientes. A aula foi ministrada pelo diretor da Cassola Treinamentos Estratégicos e consultor da ABTG,

Edivaldo Cassola. Com mais de 30 anos de experiência nas áreas de vendas e marketing do segmento gráfico, Cassola lidera equipes das principais empresas do País, como a Pancrom e Makrokolor. Na semana seguinte, foram abordados os problemas enfrentados durante o processo de fabricação do produto gráfico, suas causas e quais soluções são mais eficazes – tais aspectos nortearam o tema“Problemas e soluções na pós-impressão”. Foram três dias de cursos, liderados pelo especialista Jairo Oliveira Alves, que atua na área gráfica desde 1984. Já nos dias 11, 18 e 25, a ABTG realizou o “Seminário 3 em 1 – dicas e truques dos softwares gráficos”, que esclareceu dúvidas sobre o Illustrator, Photoshop e Indesign, além de ensinar como fazer a importação e exportação dos documentos com extensão XML e mostrar as novidades da versão CS6. No dia 28 foi a vez do curso “Gestão, liderança e equipe de alta performance”, que capacitou e aprimorou as aptidões dos gestores e líderes da indústria gráfica. Para esta aula foram dedicados quatro dias, sob a orientação da especialista Cristina Simões.

Reunião dos Grupos Empresariais Organizadas a cada dois meses, as reuniões dos Grupos Empresariais da ABIGRAF-SP são realizadas na sede da entidade, reunindo empresários de cada segmento gráfico para discutir temas pertinentes a sua área de atuação. No dia 1o de agosto foi organizada a reunião do Grupo de Embalagens e, no dia 15 do mesmo mês, aconteceu o encontro do Grupo de

Sustentabilidade, reunindo representantes de cerca de dez empresas para debater temas do setor. Dentre os tópicos que estiveram em pauta, destaque para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, questões tributárias do setor, além de novidades em produtos e tecnologias.

impressões Abigraf

I

5


Tire suas dúvidas

A importância do uso de EPIs na indústria gráfica O uso de equipamento de proteção individual (EPI) nas indústrias é essencial para manter a saúde e qualidade de vida dos colaboradores que lá trabalham. Os EPIs são luvas, aventais, calçados, tampões de ouvido e capacetes fabricados especialmente para reduzir o risco de ferimentos em casos de acidente. Ruído, vibração, umidade, radiações ionizantes, temperatura extrema (seja frio ou calor) são fatores físicos que, após longos períodos de exposição, fazem mal à saúde. O uso de EPIs também reduz estes riscos. A Lei 6514, de dezembro de 1977, estabelecida pela Consolidação das Leis do Trabalho, tornou a proteção de colaboradores obrigatória. Além de fornecer os equipamentos aos funcionários, empregadores devem exigir e controlar seu uso. Empresários devem se atentar também quanto à qualidade dos itens, que devem possuir o Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho. É necessário, ainda, orientar o colaborador sobre seu uso e fiscalizar se todos estão devidamente equipados. O funcionário que, mesmo após instrução, se negar a usar o equipamento de proteção pode ser demitido por justa causa.

Semana de Artes Gráficas

Campinas e Barueri são próximas paradas da SAG Após a realização da Semana de Artes Gráficas (SAG) em diversas cidades do interior paulista, a SAG chega à Campinas e Barueri, municípios próximos à capital. A primeira a receber o evento, de cunho educativo, é Campinas, entre os dias 24 e 28 de setembro. Durante o período, industriais gráficos da região poderão participar das palestras de atualização profissional. Em outubro, entre os dias 22 e 26, Barueri recebe a SAG, promovendo a capacitação da mão de obra local. As SAGs são uma realização da ABTG, com o patrocínio da ABIGRAF-SP e SINDIGRAF-SP. O objetivo do projeto é fomentar a qualificação da mão de obra dos profissionais gráficos brasileiros. Em 2011, mais de 4,5 mil pessoas participaram das SAG’s.

6

I

impressões Abigraf

Cursos – ABTG 01 de outubro Tema: Como tornar-se uma gráfica sustentável: custos e meio ambiente Público-alvo: todos aqueles que pretendem adquirir ou aperfeiçoar conhecimento e que se interessem em aprender a utilizar as técnicas ambientais. 16 de outubro Tema: Boas Práticas de Fabricação facilitando o PCP Público-alvo: donos de gráficas, gerentes e supervisores de produção, bem como profissionais de PCP de empresas gráficas. 20 a 27 de outubro Tema: Gestão com qualidade para a indústria gráfica Público-alvo: líderes de produção. 29 de outubro Tema: Formação de líderes de produção Público-alvo: gerentes, coordenadores e inspetores de qualidade, técnicos gráficos e demais profissionais. 5 a 7 de novembro Tema: Escola de Vendas Público-alvo: gerentes e supervisores de vendas, representantes comerciais, vendedores e promotores de vendas do mercado gráfico. Local: Auditório da ABTG Endereço: Rua Bresser, 2.315 Mooca – SP Informações: curso@abtg.org.br ou (11) 2797-6706

Vale saber

Manual do Gestor da Indústria Gráfica Lançado durante a 22a Bienal do Livro de São Paulo, o livro do professor da Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica, Flávio Botana, dará uma ajuda inestimável a quem pretende se aventurar nesse ramo de negócios ou para aqueles que já atuam nele. Em texto ágil e de fácil assimilação, a obra apresenta uma série de conceitos que servem de guia para empreendedores interessados em investir no ramo da produção gráfica, traçando um cenário animador para esse mercado. Além disso, o livro serve como uma ótima referência para estudantes de tecnologia gráfica que pretendem compreender melhor a dinâmica do ramo onde pretendem atuar. Editora Senai-SP 168 páginas R$ 36,00


Quem faz a ABIGRAF Entre os meses de junho e julho, a ABIGRAF-SP e a ABIGRAF-Nacional receberam a associação de novas empresas. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

ABIGRAF-SP Moai Estúdio Gráfico e Propaganda Ltda.: agência de Campinas especializada em design gráfico voltado ao mercado publicitário. Atua em design editorial e de embalagens e produtos, como rótulos, painéis automotivos, cartazes, materiais para treinamento, manuais e sacolas. Tel.: (19) 2121-5340 Site: www.moaidesign.com.br

Off Set Press Gráficos e Editores Ltda.: há 40 anos no mercado, a empresa é especialista no mercado promocional. Através do trabalho de equipe formada por profissionais treinados e qualificados, a gráfica está pronta para apresentar soluções adequadas ao perfil de cada cliente. Possui instalações próprias em localização privilegiada em São Paulo, facilitando a logística e distribuição. Tel.: (11) 3347-1518 Site: www.offsetdobrasil.com.br

ABIGRAF-Nacional Duraflex Brasil: distribuidora nacional de materiais para comunicação visual, como lonas e adesivos. Localizada no centro de Vinhedo (SP), a empresa aposta na qualidade e preço para atrair mais clientes no competitivo mercado atual. Tel.: (11) 3614-9159 Site: www.duraflexbrasil.com.br

Agenda do Gráfico

Agenda de Obrigações – Outubro/2012 e Novembro/2012 Seguem abaixo as agendas contendo as principais obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias, de âmbito federal, estadual e municipal, a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor. Cumpre informar, que as agendas abaixo não esgotam certas determinações legais a serem cumpridas em razão de atividades econômicas e sociais específicas. O DEJUR – Departamento Jurídico permanece à disposição para esclarecimentos de dúvidas (dejur@abigraf.org.br) OUT/2012 Até dia 3/OUT – 4ªf 5/OUT – 6ªf 10/OUT – 4ªf 15/OUT – 2ªf 16/OUT – 3ªf 19/OUT – 6ªf 22/OUT – 2ªf 24/OUT – 4ªf 25/OUT – 5ªf 30/OUT – 3ªf 31/OUT – 4ªf

Obrigações ICMS - Fatos Geradores - SET/12 (CNAE - 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) IRRF (fato gerador - 21 a 30.SET.12) Pagamento dos salários de SET/12 FGTS - SET/12 CAGED - SET/12 DACON - mensal Previdência Social - INSS Cópia/GPS - SET/12 - envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 16 a 31.SET.2012) ICMS – Diferencial entre alíquota interna e interestadual (SIMPLES NACIONAL) EFD- PIS – COFINS (Lucro Real – fato gerador - AGO/2012) IRRF (fato gerador - 01 a 10.OUT.2012) Previdência Social – INSS DAS – SIMPLES NACIONAL PAEX – Medida Provisória nº 303/06 DCTF – mensal (fato gerador - AGO/12) IRRF (fato gerador - 11 a 20.OUT.2012) PIS/COFINS (fato gerador - SET/12) IPI ICMS - fato gerador - SET/12 (CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 01 a 15.OUT.2012) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2 SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial DES – Declaração Eletrônica de Serviços (fato gerador – AGO/2012)

NOV/2012 Até dia 5/NOV – 2ªf 6/NOV – 3ªf 8/NOV – 5ªf 9/NOV – 6ªf 12/NOV – 2ªf 14/NOV – 4ªf 16/NOV – 6ªf 20/NOV – 3ªf 23/NOV – 6ªf 30/NOV – 6ªf

Obrigações Pagamento dos salários de OUT/12 ICMS - Fatos Geradores - OUT/12 (CNAE - 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) IRRF (fato gerador - 21 a 31.OUT.12) FGTS - OUT/12 CAGED - OUT/12 DACON - mensal Previdência Social - INSS Cópia/GPS - OUT/12 - envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo IRRF (fato gerador - 01 a 10.NOV.2012) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 16 a 31.OUT.2012) ICMS – Diferencial entre alíquota interna e interestadual (SIMPLES NACIONAL) EFD- PIS – COFINS (Lucro Real – fato gerador - SET/2012) Previdência Social – INSS DAS – SIMPLES NACIONAL PAEX – Medida Provisória nº 303/06 DCTF – mensal (fato gerador - SET/12) IRRF (fato gerador - 11 a 20.NOV.2012) PIS/COFINS (fato gerador - OUT/12) IPI ICMS - fato gerador - OUT/12 (CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 01 a 15.NOV.2012) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2 SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial DES – Declaração Eletrônica de Serviços (fato gerador – SET/2012)

impressões Abigraf

I

7


IMPRESSÕES 44  
IMPRESSÕES 44  

Impressões 44

Advertisement