Page 1

Semana da Indústria Gráfica - SIGRA 2012: novo momento da comunicação impressa no Brasil “Embora muitos digam que o digital e a internet substituirão a mídia impressa, o que vemos são pessoas lendo seus jornais e livros no papel. A palavra impressa não será substituída jamais”, afirmou ao receber a homenagem, ressaltando a importância da indústria gráfica para sua formação e projeção profissional. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também esteve presente, e recebeu placa de homenagem da indústria gráfica. Durante a semana, eventos relacionados à sustentabilidade foram realizados para crianças e industriais.

De 24 de junho a 1º de julho, a ABIGRAF Nacional, com o patrocínio do SINDIGRAF-SP, realizou a primeira Semana da Indústria Gráfica - SIGRA 2012, evento em comemoração ao Dia Nacional da Indústria Gráfica (24 de junho) e aos 47 anos da ABIGRAF Nacional, fundada em 18 de junho de 1965. Com a proposta de valorizar a indústria gráfica brasileira, a programação evidenciou a importância do setor para a sociedade e sua atuação social e ambientalmente responsável.

“Destaque Sustentabilidade na Cadeia Produtiva” e “Indústria Gráfica em Movimento - 10km”. Em 26 de junho, teve início o 5º Ciclo de Sustentabilidade. Realizado pela ABTG, sob o tema central “Passo a passo para ser uma gráfica sustentável”, o evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas nos três dias de duração, informando profissionais do setor sobre a aplicação de conceitos ligados à sustentabilidade na indústria gráfica. No dia 28 de junho, durante o almoço de homenagem aos empresários, fornecedores, entidades ligadas ao setor gráfico e veículos de comunicação, o vice-presidente Michel Temer recebeu o Prêmio Personalidade do Ano da ABIGRAF.

Fabio Arruda Mortara, Gilberto Kassab e Levi Ceregato, durante a entrega do Mérito da Indústria Gráfica.

No encerramento dos eventos, a corrida da indústria gráfica reuniu mais de 60 pessoas para comemorar a semana e celebrar o sucesso do setor.“Atividade física está totalmente incorporada e alinhada aos valores corporativos do grupo Agfa. Por isso, não poderíamos perder a oportunidade de unir essa preocupação com uma comemoração tão significativa para a indústria gráfica como é a Sigra 2012”, afirma Eduardo Sousa, gerente de marketing da empresa, que patrocionou a corrida.

Mais de 60 pessoas participaram da Indústria Gráfica em Movimento - 10km.

Realizada com apoio das 22 Regionais da ABIGRAF no País e da ABTG, a SIGRA 2012 foi composta por cinco eventos ao longo da semana do dia 24: “Ação na Praça”; “5º Ciclo de Sustentabilidade”; “Prêmio Personalidade do Ano”;

Nesta edição Levi Ceregato, Michel Temer e Fabio Arruda Mortara, durante a entrega do Prêmio Personalidade do Ano.

Página 3 Mudança nos hábitos de consumo já se reflete no mercado de embalagens Página 4 ABIGRAF participa da Drupa 2012


Editorial

Por dentro das novidades Nos últimos meses, o setor comemorou o Dia Nacional da Indústria Gráfica em dois grandes eventos: a 2ª Conferência Internacional de Impressão Digital GEDIGI-ABIGRAF e a Semana da Indústria Gráfica - SIGRA 2012, que reuniram profissionais para discutir o presente e o futuro do setor. Nesta edição, você pode acompanhar a cobertura destes e outros eventos que marcaram o período, assim como se programar para as próximas ações. Na seção Tendências e Mercados trazemos uma matéria sobre as mudanças de consumo que se refletem no

mercado de embalagens. Em ABIGRAF em Ação, conheça as principais novidades do setor, como as perspectivas de aquecimento da demanda na indústria gráfica neste ano de eleições. Na seção Tire suas Dúvidas, saiba mais sobre o direito às férias. Não perca as informações sobre as últimas SAGs realizadas e não deixe de consultar a grade de cursos oferecidos pela ABTG para os próximos meses. Aproveite a leitura e, para dúvidas ou sugestões, basta entrar em contato. Levi Ceregato, presidente ABIGRAF-SP.

Acontece

Benefícios

Eventos setoriais em setembro e outubro

Convênio cartão BNDES

Dias 20 e 21 de setembro, acontece a 2a Conferência Trends of Print Latin America, no Hotel WTC, em São Paulo. O evento, realizado pela Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica (Afeigraf) e pela Associação Brasileira de Empresas Rotativas Offset (Abro), apresentará as tendências para a indústria gráfica nos próximos quatro anos. Mais informações no site www.trendsofprint.com.br. Nos Estados Unidos, em Chicago, acontece a Graph Expo, entre os dias 7 e 10 de outubro. A feira será realizada no McCormick Place South e contará, ainda, com seminários em sua programação. Para informações detalhadas, consulte o site www.graphexpo.com. Em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de outubro, acontece o ABTCP 2012 – 45o Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel. O evento será realizado no Transamérica Expo Center, com organização da Reed Exhibitions Alcântara Machado. Mais informações no site www.abtcp2012.org.br. Entre os dias 24 e 27 de outubro, Fortaleza recebe a Signs Nordeste 2012, que será realizada no Centro de Convenções do Ceará. O evento é organizado pela FCEM – Feiras, Congressos e Empreendimentos Ltda. Mais informações no site www.signsnordeste.com.br. A Pack Expo International 2012 acontece de 28 a 31 de outubro. O evento será realizado no McCormick Place, em Chicago, Estados Unidos, com organização da PMNI. Mais informações no site www.packexpo.com.

2

I

impressões Abigraf

Indústrias gráficas de todo o Brasil, de micro, pequeno e médio porte - com faturamento bruto anual de até R$ 90 milhões -, contam com benefícios do Cartão BNDES. Baseado no conceito de cartão de crédito, visa financiar investimentos das empresas. Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banrisul e Itaú são emissores do cartão, e Visa e Mastercard são as bandeiras disponíveis. O limite de crédito é de até R$ 1 milhão por cartão, por banco emissor; com prazo de parcelamento de três a 48 meses e taxa de juros pré-fixada. O crédito pode ser utilizado como capital de giro, para pagamento de funcionários ou aquisição dos mais de 130 mil itens ofertados pelo programa. Para solicitar o cartão é preciso ter empresa de controle nacional, exercer atividade compatível com as Políticas Operacionais e de Crédito do BNDES e estar em dia com o INSS, FGTS, RAIS e tributos federais. Mais informações em www.cartaobndes.gov.br.

ABIGRAF-SP

Publicação bimestral da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), com apoio institucional do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP). Responsabilidade editorial: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação, empresa filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Impressão: Laborgraf. Redação: Ada Caperuto e Milena Prado Neves. Projeto gráfico e diagramação: Merli.Design. Impresso em papel couchê fosco 115g. Contato ABIGRAF/SINDIGRAF - Tel. (11) 3232-4509 E-mail: dmark@abigraf.org.br. Site: www.abigrafsp.org.br e www.sindigraf.org.br


Tendências & Mercados

Com a palavra

Mudança nos hábitos de consumo já se reflete no mercado de embalagens

A economia criativa na indústria da comunicação impressa

Segundo dados da ABIGRAF Nacional, baseados em informações do IBGE, a produção de embalagens impressas teve crescimento de 1% em março de 2012, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O índice reflete, por um lado, um declínio na produção de embalagens de plástico (-12%) e, por outro, um importante crescimento de 3,9% das impressas em papel e papelão. A mesma tendência apresenta-se nos dados trimestrais e dos últimos 12 meses. No primeiro trimestre de 2012, a produção relativa ao grupo gráfico de embalagens cresceu 2,4% em relação a igual período de 2011. O desempenho positivo deveu-se à expansão de 4,7% das embalagens impressas de papel cartão, que neutralizou a queda de 8,7% das impressas de plástico. Nos doze meses contados de abril de 2011 a março de 2012, frente aos doze meses imediatamente anteriores, a atividade do segmento de embalagens apresentou crescimento de 2,05% na sua produção, como decorrência da queda de 6,51% na atividade de produção das impressas em plástico e, em sentido oposto, do crescimento de 3,87% nas de papel cartão.

Panorama

Retratos da Leitura no Brasil O brasileiro lê, em média, quatro livros por ano, entre literatura, contos, romances, livros religiosos e didáticos. Estes são os dados divulgados na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada entre junho e julho de 2011 pelo Instituto PróLivro (IPL), com o apoio das entidades fundadoras (Abrelivros – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares; CBL – Câmara Brasileira do Livro; e SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros). Hoje, o Brasil é composto por 50% de leitores - são cerca de 88,2 milhões de pessoas. Neste conceito, foram considerados apenas as pessoas que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses. A pesquisa do IPL apontou ainda que é maior o índice de leitoras no País, com 53%, enquanto que o sexo masculino representa esse percentual com 43%. Outro dado revela que a representação sobre a importância da leitura é positiva, pois para a maioria dos participantes, 64%, “ler bastante pode fazer uma pessoa vencer na vida e melhorar sua condição socioeconômica”.

Desde que a computação revolucionou a maneira como nos comunicamos, as dúvidas sobre o futuro dos impressos tornaram-se inevitáveis. O industrial gráfico vêse obrigado a rever suas estratégias de negócios a cada inovação tecnológica anunciada. O profissional brasileiro está cada vez mais convencido de que essas transformações, que têm como base o binômio tecnologia e criatividade, abriram um mundo de oportunidades para a mídia impressa. E a principal delas reside numa constatação óbvia: conforme as mídias digitais se fazem mais presentes, mais o impresso se posiciona como um item diferenciado dentro do mix de comunicação vigente. A implicação dessa nova dinâmica tem sido uma maior sinergia entre as gráficas e os demais elos da cadeia produtiva, unindo especialistas em marketing, publicitários, designers e profissionais gráficos em torno de objetivos comuns. Desse turbilhão de ideias e conhecimentos técnicos nascem os impressos mais surpreendentes e inovadores, com texturas, cores, aromas e formatos capazes de reter a atenção do público por muito mais tempo do que qualquer impresso tradicional. Os grandes negócios não são os únicos a oferecerem boas oportunidades para designers que queiram se expressar através do suporte impresso. Como tudo nessa nova economia, algumas das melhores vagas no mercado ainda estão para serem inventadas, a partir do desenvolvimento de novos empreendimentos e inovadores modelos de negócios. Fabio Arruda Mortara, presidente da ABIGRAF Nacional e do SINDIGRAF-SP.

impressões Abigraf

I

3


Evento

Abigraf: Brasil na Drupa Com estande na maior feira mundial do setor, Associação promoveu a indústria gráfica brasileira no exterior e informou industriais gráficos sobre as principais novidades do setor nos eventos realizados no País. representantes de Federações Estaduais da Indústria Brasileira e das Escolas Senai. No dia 7 de maio, cerca de 70 empresários e formadores de opinião presentes na Drupa 2012 participaram do “Brazil Breakfast”, um café da manhã oferecido pela ABIGRAF e a Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica (Afeigraf), em parceria com a Embaixada do Brasil em Berlim.

Mais de 6 mil brasileiros visitaram a maior feira do mercado gráfico, a Drupa 2012, na Alemanha.

Posteriormente ao evento, a ABTG realizou no Brasil, com o apoio da ABIGRAF-SP, patrocínio do SINDIGRAF-SP e parceria com o Senai, uma série de palestras com o objetivo de disseminar o conhecimento adquirido durante a feira. Batizado de Pós Drupa, o evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de maio, informando industriais gráficos sobre as novidades apresentadas durante a feira.

A ABIGRAF esteve presente na Drupa 2012 com um estande de 12 metros quadrados localizado no hall central da entrada norte, entre os dias 3 e 16 de maio, na Alemanha. A entidade proporcionou um ponto de apoio para os mais de 6 mil brasileiros que visitaram a feira. Durante toda a Drupa, o estande foi visitado por mais de 700 profissionais de 27 países, muitos destes, representantes de associações e universidades internacionais que buscavam informações para a criação de parcerias estratégicas, com o objetivo de beneficiar a indústria gráfica brasileira. O presidente-executivo e do Conselho Diretivo da ABIGRAF Nacional, respectivamente, Fabio Arruda Mortara e James Hermes dos Santos, e vários presidentes das Regionais registraram presença na feira, além de

Klaus Tiedemann (Gutenberg), Fabio Arruda Mortara (Abigraf), Werner M. Dornscheidt (Messe Düsseldorf), Dieter Brandt (Heidelberg), Karl Klökler (Kalmaq/Solna) e Manfred Kotschedoff (Iramaia GmbH).

Semana de Artes Gráficas

São José dos Campos e Ribeirão Preto recebem SAG O município de São José dos Campos, localizado no interior de São Paulo, sediou a edição de junho da Semana de Artes Gráficas (SAG), que aconteceu entre os dias 11 e 15 de junho. O evento foi realizado no Hotel Intervale Othon, no bairro de Vila Bethânia. Já entre os dias 23 e 27 de julho, Ribeirão Preto recebeu a semana de palestras. Durante o período, os participantes puderam acompanhar seminários sobre gestão, estratégias de vendas, otimização

4

I

impressões Abigraf

da impressão em offset e sustentabilidade, entre outros assuntos do universo gráfico. As SAGs são uma realização da ABTG, com o patrocínio da ABIGRAF-SP e SINDIGRAF-SP. O objetivo do projeto é fomentar a qualificação da mão de obra dos profissionais gráficos brasileiros. Em 2011, mais de 4,5 mil pessoas participaram das onze SAGs realizadas em São Paulo e mais três Estados (Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul).


Abigraf em Ação

Eleições municipais devem aquecer demanda do setor gráfico À medida que as campanhas se intensificam em todo o Brasil, os reflexos são notados no mercado gráfico. Segundo dados do Departamento de Estudos Econômicos da ABIGRAF, as eleições municipais de 2012 devem impulsionar o segmento promocional. A projeção é gerar um acréscimo de demanda nesse setor da ordem 15% no período de campanha eleitoral municipal. O segmento promocional responde por 10,6% do total da indústria gráfica, e em 2011 sua produção foi de R$ 3,18 bilhões. A perspectiva é que o segmento cresça 11% no ano de 2012 (jan. a dez.), acumulando um total de R$ 3,56 bilhões. Durante a última eleição, a ABIGRAF não registrou número significativo de vagas temporárias criadas no setor. Atualmente, a força de trabalho está estabilizada na casa dos 222 mil empregos, e a ocupação do parque gráfico é de aproximadamente 75%. Segundo dados do mercado, um vereador em campanha costuma encomendar em torno de 400 faixas e cerca de 100 mil santinhos.

Indústria gráfica cresceu 0,4% no primeiro trimestre “Com o avanço de 0,4%, a produção do nosso setor ficou acima da média da indústria de transformação, que caiu 3% em relação ao primeiro trimestre de 2011”, salienta Fabio Arruda Mortara, presidente da ABIGRAF Nacional, com índices baseados nos dados do IBGE. Todos os números já têm o devido ajuste sazonal. O líder setorial explica que “o resultado das gráficas decorre do impacto positivo dos segmentos de embalagens impressas (2,4%) e editorial (3,2%) e do efeito negativo gerado pelo grupo de impressos comerciais, que caiu 20,1% no trimestre”. Na análise dos dados acumulados nos doze meses contados de abril de 2011 a março de 2012, frente ao mesmo período imediatamente anterior, nota-se resultado positivo de 1,29% na atividade da indústria gráfica brasileira. “Nessa análise mais alongada, nota-se que o crescimento verificado nos grupos de embalagem (2,05%) e editorial (5,6%) foi parcialmente neutralizado pela queda de 6,43% dos impressos comerciais”, observa Mortara. Para ele, tal queda pode ser explicada pela lenta recuperação das economias dos Estados Unidos e da Europa. “Esse fato pode estar reduzindo a disponibilidade de verbas de marketing de empresas multinacionais, importantes compradores desses produtos gráficos”.

Antidumping definitivo à importação de papel cuchê leve A ABIGRAF Nacional apresentou, em 4 de junho, recurso administrativo à Câmara de Comércio Exterior (Camex) com o objetivo de revogar a decisão que aplicou direito antidumping definitivo às importações brasileiras de papel cuchê leve (LWC), por um prazo de até cinco anos. No dia 11 de junho, foi publicada a Resolução Camex nº 35, negando movimento ao pedido de reconsideração apresentado pela ABIGRAF. No dia 4 de julho foi publicada a Resolução Camex nº 50, que torna pública a instauração de análise pelo Grupo Técnico de Avaliação de Interesse Público (GTIP) do processo, com o objetivo de verificar a conveniência de se suspender ou alterar, bem como não aplicar medidas antidumping e compensatórias, por razões de interesse público. De acordo com a Resolução Camex nº 25/2012, publicada no Diário Oficial da União de 23 de abril, o direito será aplicado às importações brasileiras de papel LWC originárias dos Estados Unidos, Finlândia, Suécia e Bélgica. Os montantes podem variar de US$ 96,96 a US$ 595,29 a tonelada. A aplicação de direito antidumping tem como objetivo evitar que os produtores nacionais sejam prejudicados por importações realizadas a preços de dumping, prática considerada desleal em termos de comércio em acordos internacionais.

ABIGRAF apoia V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação Realizado de 28 a 30 de maio, o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação chegou ao fim com a aprovação da carta de princípios, com as deliberações das 13 comissões instaladas, que inclui, entre outros pontos, decisões como o apoio contínuo de todo o setor às teses que envolvem a liberdade de expressão. A reunião plenária foi comandada por Luiz Lara, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), e Dalton Pastore, presidente do Fórum Permanente da Indústria da Comunicação (ForCom). Com apoio da ABIGRAF Nacional, o V Congresso reuniu cerca de 1.350 delegados, que se dividiram nas comissões instaladas para debater temas como a privacidade na era das mídias sociais, tecnologia e novas fronteiras da mídia, crescimento do negócio da comunicação com os eventos midiáticos como Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016 e regras para a atividade de marketing direto.

impressões Abigraf

I

5


Quem faz a ABIGRAF-SP e a ABTG Entre os meses de junho e julho, a ABIGRAF-SP recebeu a associação de novas empresas. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

ABIGRAF-SP Bartolomei Design Ltda.: há mais de dez anos no mercado, a B+G comunica marcas, embalagens, empresas e campanhas de merchandising via design em PDVs no Brasil e em mais de 13 países da América Latina, além de Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Tel.: (11) 5090-1460 Site: www.bmaisg.com.br Oasis Graf. Art. Ltda.:, a empresa é, há seis anos, especialista em design de embalagens. O departamento de criação desenvolve projetos de embalagem, mídia impressa e PDV. Sistema de impressão independente, realizando trabalho em qualquer quantidade nas mais variadas áreas. Tel.: (11) 2083-2543 Site: www.oasisgraf.com.br Gráfica KTM Ltda. ME: há 17 anos atuando em Boituva, a gráfica adota agora novos nome e marca. A KTM produz embalagens, blocos, etiquetas, folders e impressos em geral para as empresas da região. Tel.: (15) 3263-2833 Site: www.graficaktm.com.br

Vale saber

Design gráfico no Brasil O livro “Linha do tempo do design gráfico no Brasil” é um registro histórico sobre o trabalho desenvolvido no País entre os séculos XIX e XX. O material, com textos de Chico Homem de Melo e projeto gráfico de Elaine Ramos, reúne nas quase 750 páginas mais de 1,6 mil imagens coloridas, que trazem verdadeiras relíquias desta arte no Brasil. O livro coloca, definitivamente, o País no panorama do design gráfico mundial, tornando-se referência obrigatória sobre o tema.

Cursos – ABTG 06 de agosto Tema: Estratégia de Vendas no Segmento Gráfico Público-alvo: gerentes e supervisores de vendas, representantes comerciais, vendedores e promotores de vendas. 14 a 16 de agosto Tema: Problemas e Soluções na Pós-Impressão Público-alvo: operadores e supervisores de acabamento. 28 a 31 de agosto Tema: Gestão, Liderança e Equipes de Alta Performance Público-alvo: profissionais que ocupam posições de gestão e liderança em todos os níveis. 03 de setembro Tema: Formação de Inspetores de Qualidade Público-alvo: gerentes, coordenadores e inspetores de qualidade, técnicos gráficos e demais profissionais. 18 a 20 de setembro Tema: Como os Insumos e MatériasPrimas Interferem na Impressão Offset Público-alvo: supervisores de impressão offset, técnicos gráficos, impressores, profissionais do controle de qualidade, compradores e demais interessados. Local: Auditório da ABTG Endereço: Rua Bresser, 2.315 Mooca – SP Informações: curso@abtg.org.br ou (11) 2797-6706

Palestras

Palestras e cursos ABIGRAF-SP e ABTG Certificadora Nos dias 06 e 07 de agosto, será oferecido o curso “Auditoria Interna de Qualidade” e nos dias 22 e 23 do mesmo mês, “Auditoria Interna Ambiental” - ambos ministrador por Márcio Pucci e realizados pela ABTG Certificadora. No dia 08 de agosto, a ABIGRAF-SP organiza o Ponto de Encontro, com Mauricio Seriacopi, sob o tema “Protagonista, coadjuvante ou figurante: Atue para vencer e não apenas para aplaudir”, das 9 às 11h, na Sede da ABIGRAF.

6

I

impressões Abigraf


Agenda do Gráfico

Agenda de obrigações setembro e outubro de 2012 Seguem abaixo as agendas contendo as principais obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias, de âmbito federal, estadual e municipal, a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor. Cumpre informar, que as agendas não esgotam certas determinações legais a serem cumpridas em razão de atividades econômicas e sociais específicas. O Departamento Jurídico da ABIGRAF (Dejur) permanece à disposição para esclarecimentos de dúvidas (dejur@abigraf.org.br).

AGO/2012 Até dia 3/AGO – 6ªf 7/AGO – 3ªf 10/AGO – 6ªf 14/AGO – 3ªf 15/AGO – 4ªf 20/AGO – 2ªf 21/AGO – 3ªf 23/AGO – 5ªf 24/AGO – 6ªf 30/AGO – 5ªf 31/AGO – 6ªf

Obrigações ICMS - Fatos Geradores - JUL/12 (CNAE - 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) IRRF (fato gerador - 21 a 31.JUL.12) Pagamento dos salários de JUL/12 FGTS - JUL/12 CAGED - JUL/12 DACON - mensal Previdência Social - INSS Cópia/GPS - JUL/12 - envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo EFD- PIS – COFINS (Lucro Real – fato gerador - JUN/2012) IRRF (fato gerador - 01 a 10.AGO.2012) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 16 a 31.JUL.2012) ICMS – Diferencial entre alíquota interna e interestadual (SIMPLES NACIONAL) Previdência Social – INSS DAS – SIMPLES NACIONAL PAEX – Medida Provisória nº 303/06 DCTF – mensal (fato gerador - JUN/12) IRRF (fato gerador - 11 a 20.AGO.2012) PIS/COFINS (fato gerador - JUL/12) IPI ICMS - fato gerador - JUL/12 (CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 01 a 15.AGO.2012) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2 SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial DES – Declaração Eletrônica de Serviços (fato gerador – JUN/2012)

SET/2012 Até dia 5/SET – 4ªf 10/SET – 2ªf 13/SET – 5ªf 14/SET – 6ªf 17/SET – 2ªf 20/SET – 5ªf 24/SET – 2ªf 25/SET – 3ªf 28/SET – 6ªf

Obrigações ICMS - Fatos Geradores - AGO/12 (CNAE - 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) IRRF (fato gerador - 21 a 31.AGO.12) Pagamento dos salários de AGO/12 FGTS - AGO/12 CAGED - AGO/12 DACON - mensal Previdência Social - INSS Cópia/GPS - AGO/12 - envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo IRRF (fato gerador - 01 a 10.SET.2012) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 16 a 31.AGO.2012) ICMS – Diferencial entre alíquota interna e interestadual (SIMPLES NACIONAL) EFD- PIS – COFINS (Lucro Real – fato gerador - JUL/2012) Previdência Social – INSS DAS – SIMPLES NACIONAL PAEX – Medida Provisória nº 303/06 DCTF – mensal (fato gerador - JUL/12) IRRF (fato gerador - 11 a 20.SET.2012) PIS/COFINS (fato gerador - AGO/12) IPI ICMS - fato gerador - AGO/12 (CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 01 a 15.SET.2012) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2 SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial DES – Declaração Eletrônica de Serviços (fato gerador – JUL/2012)

OUT/2012 Até dia 3/OUT – 4ªf 5/OUT – 6ªf 10/OUT – 4ªf 15/OUT – 2ªf 16/OUT – 3ªf 19/OUT – 6ªf 22/OUT – 2ªf 24/OUT – 4ªf 25/OUT – 5ªf 30/OUT – 3ªf 31/OUT – 4ªf

Obrigações ICMS - Fatos Geradores - SET/12 (CNAE - 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) IRRF (fato gerador - 21 a 30.SET.12) Pagamento dos salários de SET/12 FGTS - SET/12 CAGED - SET/12 DACON - mensal Previdência Social - INSS Cópia/GPS - SET/12 - envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 16 a 31.SET.2012) ICMS – Diferencial entre alíquota interna e interestadual (SIMPLES NACIONAL) EFD- PIS – COFINS (Lucro Real – fato gerador - AGO/2012) IRRF (fato gerador - 01 a 10.OUT.2012) Previdência Social – INSS DAS – SIMPLES NACIONAL PAEX – Medida Provisória nº 303/06 DCTF – mensal (fato gerador - AGO/12) IRRF (fato gerador - 11 a 20.OUT.2012) PIS/COFINS (fato gerador - SET/12) IPI ICMS - fato gerador - SET/12 (CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 01 a 15.OUT.2012) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2 SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial DES – Declaração Eletrônica de Serviços (fato gerador – AGO/2012)

impressões Abigraf

I

7


IMPRESSÕES 43  

IMPRESSÕES 43.