Page 1

Ano 07

I

nº 34

I

Janeiro e Fevereiro de 2011

Noite de festa marca a 20ª edição do Prêmio Fernando Pini Com o tema “clássicos de todos os tempos”, a cerimônia foi encerrada com show da banda Titãs. Os vencedores da 20a edição do Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, o mais importante do setor gráfico na América Latina, foram anunciados na noite de 23 de novembro, no Expo Barra Funda. O evento, realizado pela Abigraf Nacional e ABTG, foi encerrado pela banda Titãs e teve o jornalista Tadeu Schmidt como mestre de cerimônia. Esta edição contou com a participação de 175 de empresas de 16 estados brasileiros, com o total de 1.285 trabalhos inscritos. Na categoria “Grand Prix - Atributos Técnicos do Processo”, a Ipsis Gráfica e Editora foi contemplada com o troféu de Melhor Impressão e o de Melhor Acabamento Editorial. A láurea de Melhor Acabamento Cartotécnico foi para a P+E Galeria Digital. A premiação foi patrocinada pelas empresas Sebrae, Chambril, Fibria, AGFA, Antalis, Cromos, Heidelberg, Ibema, Real Graphics, Sun Chemical, Konica Minolta, HP, Grupo Bignardi, Henkel, Prod Image, Müller Martini, Xerox, Kodak e Goss International. Para conhecer a relação completa dos vencedores acesse: www.fernandopini.org.br. As fotos da premiação estão disponíveis nos portais www.abigraf.org.br ou www.abtg.org.br.

Nesta edição Página 2 Abigraf-SP reúne profissionais em almoço de confraternização Página 5 Sindigraf-SP é vencedor do Prêmio Melhores Práticas Sindicais

Projeto-Impressoes-34.indd 1

12/23/10 5:04 PM


Com a palavra

O alerta do impostômetro: é o momento de reformar O recorde da arrecadação apontado recentemente pelo impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (um trilhão de reais em 299 dias) corrobora o anseio nacional de que, em 2011, dê-se prioridade absoluta à reforma tributária. Além do fato de os impostos elevados reduzirem o capital privado disponível para investimentos, mesmo diante deste volume de recursos, o Estado continua incapaz de solucionar gargalos da infraestrutura ou melhorar a qualidade de serviços essenciais, como a educação e a saúde. A esperada reforma poderá solucionar outros problemas, como a bitributação e a legislação

confusa, que resulta do emaranhado de leis e portarias editadas pela União, estados e municípios, contra a mesma base de contribuintes. Diante de tantos e graves problemas, o impostômetro, estabelece nova analogia com a história: seus números são um alerta ao governo e ao parlamento a serem empossados em 1º de janeiro, de que as lições do passado não podem ser ignoradas indefinidamente. Fabio Arruda Mortara Presidente da Abigraf-SP e do Sindigraf-SP

Eventos

Confraternização da Abigraf-SP Os bons resultados conquistados pelo setor gráfico em 2010 deram a tônica à festa de confraternização promovida pela Abigraf-SP, em 7 de dezembro, na sede da Associação de Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp). Cerca de 150 pessoas participaram do almoço, que teve como anfitrião o presidente da entidade Fabio Arruda Mortara. Em seu pronunciamento, ele ressaltou que o índice de crescimento da indústria gráfica previsto para 2010 ficou próximo da expansão esperada para o PIB brasileiro, mas que ainda é motivo de preocupação o déficit da balança comercial do setor. Na ocasião, o presidente da Abigraf Nacional e vice-presidente da Colatingraf, Mário César de Camargo, também destacou o resultado favorável do ano, porém, o executivo criticou o chamado Custo Brasil, que prejudica todos os setores produtivos. Durante o almoço de confraternização de final de ano do mercado gráfico paulista, o diretor responsável pela Revista Abigraf, Plínio Gramani Filho, recebeu uma placa comemorativa pelos 35 anos da publicação.

 Fabio Arruda durante pronunciamento no almoço de confraternização.

2

I

 Associados reunidos durante coquetel e almoço de confraternização da Abigraf - SP.  Mário César de Camargo e Fabio Arruda entregam placa comemorativa a Plínio Gramani Filho.

Publicação mensal da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), com apoio institucional do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP). Responsabilidade editorial: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação, empresa filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Redação: Clarissa Domingues e Tainá Ianone, Revisão: Ada Caperuto, Impressão: RWA, Projeto gráfico e diagramação: Conceito Comunicação e Design. Impresso em papel couchê fosco 115g/m2. Contatos Abigraf - Tel. (0xx11) 3164-3193 E-mail: dmark@abigraf.org.br. Site: www.abigraf.org.br

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-34.indd 2

12/23/10 5:04 PM


Tendências & Mercados

O papel é a estrela principal no cenário da sustentabilidade “O nicho de sacos e sacolas de papel mostra-se como oportunidade para ampliar os negócios do segmento de embalagem”, é o que afirma a gerente de marketing da Antilhas, Claudia Sia. A empresa trabalha com o conceito de sacolas de papel há 21 anos e percebe o atual favorecimento do setor em decorrência do aumento da preocupação com questões ambientais. De acordo com Claudia, as indústrias de alimentos, cosméticos e higiene pessoal, campeãs na demanda por embalagens de papel, prepararam-se para um crescimento de dois dígitos no consumo doméstico no fim de ano, e anteciparam os pedidos às empresas fornecedoras de papel-cartão. Este fato gerou também um crescimento de orçamentos para a Antilhas. Porém, a tendência para os próximos anos consiste na adequação das embalagens aos seus produtos, reduzindo quantidades de matérias-primas, e não na substituição de uma por outra. Em letras mais claras: o papel não necessariamente substituirá o plástico. E quando se trata deste substrato, a equipe de Inovação e Desenvolvimento da Antilhas vem fazendo pesquisas para encontrar soluções que atendam à necessidade dos clientes, mas com menor impacto ambiental. Resultados desses estudos são as embalagens plásticas com resina biodegradável produzidas a base de milho, que têm degradação completa em poucas semanas, sem deixar resíduos.

Panorama

Graphia anuncia perspectivas para 2011 Com a intenção de ampliar as exportações em 27% neste ano, são bastante positivas as perspectivas do Graphia, projeto criado em parceria com a Abigraf Nacional e a ApexBrasil para incentivar a exportação da indústria gráfica nacional. O grupo está estruturado em três unidades de negócios (Papelaria, Embalagem e Editorial-Promocional) e conta com a participação de empresas associadas da entidade. Na esfera de atividades de prospecção e promoção comercial para 2011, o Graphia prevê a participação de gráficas nacionais em seis feiras no exterior e a realização de 19 missões comerciais internacionais. Além disso, serão organizados seis projetos compradores, que consistem na visita de 18 potenciais clientes das Américas e da Europa às empresas participantes do projeto e participarão em  rodadas de negócio da feira Office Paper  Brasil Escolar.

Gestão

Boa gestão resulta em maior rendimento Perceber os destaques das pessoas pode ser um fator determinante para o sucesso organizacional. A competitividade faz com que empresas procurem profissionais capacitados e, a partir dessa premissa, é possível visualizar a gestão de competências como instrumento de diferencial. Atenta às tendências mercadológicas, a Ativaonline é uma empresa que investe no desenvolvimento de capital humano. Desde sua fundação, há aproximadamente 15 anos, a gráfica incentiva e trabalha de mãos dadas com a equipe. O princípio básico é: funcionários valorizados rendem mais, e a empresa ganha no quesito da qualidade de desempenho. Com cerca de 50 empregados, a Ativaonline realiza cursos periódicos e premiações nos finais de ano, além de a direção manter-se próxima dos colaboradores, em diálogo sempre aberto. Crescer junto é a intenção da gráfica, que não acredita em desenvolvimento de negócios sem uma equipe unida.

Em 2010, o resultado total de exportações, no âmbito do projeto, evidenciaram incremento de cerca de 23%, ainda que sob reflexos da crise mundial desencadeada há dois anos. Isto significa que o Graphia encerra o ano com negócios acumulados, desde o início, da ordem de US$ 16 milhões (aproximadamente R$ 33,7  milhões).

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-34.indd 3

I

3

12/23/10 5:04 PM


Palestras Em 2011, a Abigraf Regional São Paulo realizará uma série de palestras em sua sede (rua do Paraíso, 529). Alguns dos temas a serem tratados são financiamentos, tecnologia, design, gestão organizacional, legislação, sustentabilidade e tendências de mercado.

Seminário Digitec aborda pontos de impressão digital por demanda O Digitec, grupo criado no âmbito da ABTG e voltado a divulgação de tecnologia de impressão digital, realizou, em 8 de dezembro, o “I Seminário de Impressão Digital por Demanda”. A programação abrangeu tendências e oportunidades de negócios no segmento de livros sob demanda, entre outros assuntos. O evento teve patrocinio da HP, Canon, International Papers, Suzano e Digital Image South America.

GE-Emba encerra ano com almoço e palestra

Adhemur Pilar, Sidney Anversa e Mario Almeida no encontro promovido pelo GE-EMBA.

Na manhã de 16 de dezembro o GE-EMBA (Grupo Empresarial de Embalagens), da Abigraf-SP, promoveu encontro com empresários do setor com o objetivo de comemorar as conquistas de 2010 e conhecer o cenário econômico para 2011. Após o café da manhã, o Grupo Empresarial falou sobre suas atividades, como importação de máquinas gráficas usadas, conflito tributário e andamento da Campanha de Valorização das Embalagens de Papel-Cartão. Em seguida houve apresentação da FLINT Group, com Adhemur Pilar, vice-presidente da América Latina e presidente da ABITIM. Marcos Silveira, diretor técnico da Offset, abordou em sua apresentação as tintas de impressões - novas tecnologias. O encontro, contou ainda, com a palestra “Desafios e oportunidades no cenário para negócios no ciclo 2011-2014” com Mário Almeida jornalista e comentarista econômico. O encontro, realizado no auditório da Abigraf e patrocinado pela Flint Group, foi encerrado com almoço de confraternização.

Benefícios

Conheça a colônia de férias da Praia Grande Pensando no bem estar dos associados, a Abigraf-SP – junto com o SindigrafSP e a ABTG – oferece um benefício com cara de verão e descanso: a colônia de férias da Praia Grande, litoral sul de São Paulo. O local possui apartamentos simples e duplos, todos com geladeira e ventilador. O complexo de lazer oferece piscina semiolímpica, ginásio poliesportivo, sauna, área coberta com pizzaria e churrascaria, entre outras opções. Está incluído nas diárias o serviço de café da manhã, almoço e jantar. As tarifas e outras informações podem ser obtidas pelo site da Abigraf (www.abigraf.org.br). Mais informações pelo telefone (11) 3232.4500 ou pelo e-mail: rcamilo@abigraf.org.br.

4

I

Semana de Artes Gráficas

Pernambuco e São Paulo inauguram SAGs de 2011

Com extensa programação de cursos e palestras, a agenda da Semana de Artes Gráficas para o primeiro trimestre de 2011 já foi divulgada. Pernambuco será a primeira localidade fora do Estado de São Paulo a sediar o evento, entre os dias 21 e 25 de março. De 28 de março a 1º de abril será a vez de Sorocaba (SP) receber o programa de capacitação para profissionais da indústria gráfica.

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-34.indd 4

12/23/10 5:04 PM


TC130 cria três novos grupos de trabalho De 11 a 16 de outubro, o Brasil sediou a reunião semestral de normalização internacional do ISO/TC 130. Organizado pela ABTG, o encontro técnico contou com 70 especialistas de 14 países. Na ocasião, três novos Grupos de Trabalho (WG/Working Groups) foram criados: o WG11 – Carbon Footprint; o WG12 – Pós-Impressão e o WG13- Certificação.

Sindigraf-SP recebe Prêmio Melhores Práticas Sindicais

Pensando nas pequenas gráficas Abigraf modifica faixas e valores Visando expandir a sua atuação para as pequenas empresas, a diretoria da Abigraf-SP reduziu as taxas mensais associativas de três faixas empresariais. A partir de janeiro de 2011, as gráficas com até cinco funcionários pagarão R$ 35 por mês. Para as empresas com 6 a 12 empregados a taxa será de R$ 63. E aquelas que empregam de 13 a 20 profissionais pagarão R$ 90. O benefício será concedido aos novos e antigos associados. Mais informações pelo telefone (11) 3164-3193.

Acordo garante seguro de vida em condições especiais Acordo firmado em outubro, entre o Sindigraf-SP e a Corretora de Seguros AllVan, disponibilizará aos associados vantagens na aquisição dos planos da Sul América Seguros e Previdência. O benefício, que terá custos a partir de R$ 2,20 por vida, inclui cobertura ao auxílio funeral, como previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. Para adesão ou mais informações, os associados podem entrar em contato com a AllVan, pelo telefone (11) 5525-0777 ou no site www.allvanseguros.com.br.

Abigraf volta para a sede do Paraíso Em 16 de novembro, a Abigraf Nacional, a Abigraf-SP e o Sindigraf-SP retomaram suas atividades na sede da Associação, à rua do Paraíso, 529, no bairro do Paraíso, em São Paulo. Após criteriosa reforma, as instalações estão mais modernas e adequadas ao acesso de deficientes físicos. O telefone também mudou: (11) 3232-4500.

Fabio Arruda e Sonia Carboni na entrega do Prêmio Melhores Práticas Sindicais.

Em 6 de dezembro foram conhecidos os vencedores do Prêmio Melhores Práticas Sindicais 2010. Dividido em cinco categorias o prêmio objetiva valorizar boas práticas sindicais e o espírito de associativismo. Esta edição recebeu 188 inscrições de projetos enviados por 52 sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), promotora do evento. O Sindigraf-SP conquistou o primeiro lugar na categoria Comunicação e Programa de Associativismo com o projeto “Associativismo”, no qual preconiza a valorização do capital investido pelas empresas associadas através da ampliação constante dos benefícios, serviços e estreitamento da relação entidade x empresa.

Crédito ao pequeno e médio empresário A Abigraf-SP firmou parceria com a Agência de Fomento Paulista - Nossa Caixa Desenvolvimento, para facilitar aos associados o acesso às linhas de investimentos oferecidos pelo banco. O benefício é direcionado às pequenas e médias empresas com faturamento anual entre R$ 240 mil e R$ 100 milhões, com objetivo de promover a ampliação dos negócios. Interessados podem realizar a simulação de crédito e obter informações no portal www.nossacaixadesenvolvimento.com.br.

Assembleia aprova orçamento para 2011 Em 23 de novembro de 2010, na sede da entidade, em São Paulo, foi realizada a 17ª Assembleia Geral Extraordinária da Abigraf Nacional, que abordou a situação atual do setor, nacional e regionalmente, além de proporcionar a apreciação e aprovação do orçamento da entidade para 2011. Durante o evento, os representantes das Regionais da associação debateram temas relativos à gestão e manutenção, dentre os quais é possível destacar a necessidade de ampliar o número de associados contribuintes e a geração de receitas, para suprir gastos operacionais e de pessoal.

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-34.indd 5

I

5

12/23/10 5:04 PM


Cursos – ABTG

Acontece GEDIGI e Canon promovem seminário de impressão digital No dia 24 de fevereiro de 2011, das 18h30 às 21h, no auditório da ABTG, na Escola Senai Theobaldo De Nigris (rua Bresser, 2315 - Mooca), a Canon e o GEDIGI - Grupo Empresarial de Impressão Digital da Abigraf-SP realizarão o “1º Seminário Canon de Impressão Digital e Negócios”.

1º a 3 de fevereiro (18h45 às 21h45) “PCP – Segmento Promocional e Comercial”. Assunto: capacitar gráficas comerciais e promocionais a melhorar o fluxo de trabalho, reduzindo prazos de entrega eliminando, se possível, as horas improdutivas e reduzindo custos. Público-alvo: gerentes de produção, profissionais de PCP e vendas e interessados em conhecer sobre o Planejamento e Controle da Produção. 15 a 17 de Fevereiro (18h45 às 21h45) “Formação de inspetores da qualidade”. Assunto: aprimorar os profissionais de Controle de Qualidade e capacitar iniciantes na inspeção de qualidade, diminuindo erros nos processos produtivos, tais como perdas, devoluções e reclamações de trabalhos. Público-alvo: gerentes, coordenadores e inspetores de qualidade, técnicos gráficos e demais profissionais da Produção Gráfica. 22 de fevereiro (9h às 18h) “Escola de Vendas”. Assunto: aprimorar os colaboradores das áreas comercial e correlatas, através da “Escola de Vendas” – treinamento específico de vendas para profissionais que atuam no setor gráfico. Público-alvo: gerentes e supervisores de vendas, representantes comerciais, vendedores e promotores de vendas do mercado gráfico.  Local: Auditório da ABTG Endereço: rua Bresser, 2315 Mooca – SP Informações: curso@abtg.org.br ou (11) 2797-6706

6

I

A programação será conduzida pelos seguintes profissionais: Hamilton Costa Terni (Plano de desenvolvimento de negócios com tecnologia de impressão digital); João Scortecci (Caso de sucesso de desenvolvimento da Fábrica de Livros); Rodrigo Abreu (O mundo da gráfica digital). Mais informações pelo e-mail spinheiro@abigraf.org.br.

Em tempo

Tire suas dúvidas

A Heidelberg apresentou uma nova solução para as grampeadeiras Stitchmaster ST 350 e ST 450. O dispositivo automatiza o processo de embalagem para impressos grampeados e realiza o preenchimento de até 300 caixas por hora.

Entenda a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Em meados de 2014, a Fibria deverá ter pronta para inauguração sua segunda linha de fabricação da matéria-prima na unidade de Três Lagoas (MS). A International Paper (IP) pretende entrar no segmento de embalagens no Brasil. A companhia já realizou estudos de mercado e está à procura de uma oportunidade para iniciar a operação.

Vale saber

Comunicação para manter a corporação sustentável Um tema que começa a chamar a atenção das instituições é a sustentabilidade corporativa. Porém para a implementação deste conceito no cotidiano das empresas são necessárias mudanças de atitudes em todos os níveis hierárquicos. Mostrar os cinco passos para nortear a comunicação exigida neste momento é a proposta do livro “As cinco fases da comunicação na gestão de mudanças” (Editora Saraiva, 144 páginas, R$ 34,90).

Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos as indústrias que antes podiam descartar os resíduos sem grandes cuidados passam a ser obrigadas a recolher os dejetos remanescentes. A PNRS é um instrumento essencial para definir os direitos e obrigações do setor público e privado sobre a gestão dos resíduos sólidos, bem como dos consumidores finais sobre a disposição dos resíduos em geral, principalmente na questão do pós-consumo e da logística reversa. A lei defende em primeiro plano a nulidade em geração de resíduos e requer a redução e reutilização destes, bem como direcioná-los ao local ambientalmente adequado para o despejo. A lei estabelece vários pontos, mas, para os fabricantes, fica a necessidade de recolher os resíduos remanescentes. Principalmente para as gráficas que trabalham com produtos finais os quais dependem de plastificação e laminação, uma alternativa sustentável é passar a contar com equipamentos que possibilitem o enobrecimento do impresso, sem a produção de resíduos de plástico, como ocorre nos processos tradicionais.

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-34.indd 6

12/23/10 5:04 PM


Quem faz a Abigraf-SP

Agenda do Gráfico

Diferenciais que vêm dos desafios

JANEIRO/2011 Até dia

Obrigações

A história da gráfica Hedra está diretamente ligada à editora que deu origem ao seu nome. No início de 2009, o editor Jorge Sallum, ao buscar uma forma de reduzir os altos gastos da empresa com terceirização de serviços de impressão de pequenas tiragens, percebeu que seria mais viável agregar um pequeno parque gráfico.

5 (4ª feira)

ICMS - Fatos Geradores - DEZ/10

(CNAE – 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9)

Pagamento dos salários de DEZ/10

7 (6ª feira)

FGTS - DEZ/10

CAGED - DEZ/10

DCTF – mensal

DACON – mensal

10 (2ª feira)

Previdência Social - INSS

Foi Rodrigo Magno Diogo, atual gerente, quem assumiu o desafio de implantar o sistema. Na época, ele era o único funcionário da empresa e, assim, atuou como consultor de equipamentos, além de ser o responsável por todos os processos e treinar as novas equipes.

Cópia/ GPS - DEZ/10 – envio sind. Profissional

ISSQN - Município de São Paulo

20 (5ª feira)

Previdência Social – INSS

SIMPLES NACIONAL

24 (2ª feira)

PIS/COFINS - fato gerador - DEZ/10

IPI

26 (4ª feira)

ICMS - fato gerador - DEZ/10

(CNAE – 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8)

31 (2ª feira)

IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa

IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado)

CSLL - apuração mensal (estimativa)

CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado)

REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/

SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

A qualidade dos serviços foi aprimorada e o reconhecimento veio com o aumento da produtividade. Há pouco mais de um ano, a gráfica tinha a tiragem média de 6 mil livros ao mês. Hoje, esse número cresceu quase 300%, com a produção de 22 mil livros a cada trinta dias. Rodrigo conta que os principais desafios enfrentados foram relacionados ao uso de equipamentos e aos recursos digitais, “Chegamos a comprar máquinas com funções específicas e não conseguíamos utilizá-las”. As soluções vieram após muitos testes, mas vencer estes obstáculos acabou se tornando um diferencial da empresa, como no caso dos miolos e capas produzidos pelo sistema digital, as pequenas tiragens e o uso da encadernadora com cola PUR.

Entre em contato com a Abigraf Banco de oportunidades de emprego A Abigraf-SP e o Sindigraf-SP disponibilizam aos associados o serviço de Banco de Empregos. Por meio dele, os profissionais do setor que estão em busca de uma oportunidade profissional podem cadastrar seus currículos e manterem-se atualizados sobre as vagas em aberto no setor gráfico. Para conhecer o Banco de Empregos basta acessar o site www.sindigraf.org.br e clicar na opção “Banco de Empregos”.

FEV/2011 Até dia

Obrigações

3 (5ª feira)

ICMS - Fatos Geradores -JAN/10

(CNAE – 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9)

4 (6ª feira)

Pagamento dos salários de JAN/10

7 (2ª feira)

FGTS - JAN/10

CAGED - JAN/10

DCTF - mensal

DACON – mensal

10 (5ª feira)

Previdência Social - INSS

Cópia/ GPS - JAN/10 – envio sind. profissional

ISSQN - Município de São Paulo

18 (6ª feira)

Previdência Social - INSS

21 (2ª feira)

SIMPLES NACIONAL

25 (6ª feira)

PIS/COFINS - fato gerador - JAN/10

IPI

ICMS - fato gerador - JAN/10

(CNAE – 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8)

28 (2ª feira)

IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa

IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado)

CSLL - apuração mensal (estimativa)

CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado)

REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/

SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-34.indd 7

I

7

12/23/10 5:04 PM


OZ DO IGUAÇU A, F R O UMA FRO AG MAIS N

Prepare-se para a 15ª edição do CONGRAF (Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica) um consagrado evento, que acontece a cada 3 anos e traz o que há de mais moderno no setor.

outu bro

O Congresso contará com a presença de palestrantes nacionais

U

d

e internacionais que tratarão desde assuntos técnicos à gerenciais, além de uma exposição de fornecedores com grandesnovidades do setor gráfico.

11 20

15º Co

A:

8a

e

raf ng

RO

V EN AI TR

R TE DI IR ASSADO VI P I U D SE E O SEU FU E T 11 de

C

O CONGRAF será realizado em Foz do Iguaçu, que é o 2º destino mais

M

procurado por turistas no Brasil e está localizado no estado do Paraná.

Y

A cidade tem diversos atrativos como as famosas cataratas e a tríplice

CM

fronteira com o Paraguai e a Argentina.

MY

Fo z

CY

d o Igu açu

Venha para a fronteira do conhecimento. O sucesso da sua empresa passa por aqui.

CMY

K

Agende esta data e participe: 8 a 11 de outubro de 2011.

Realização:

Visite o nosso site www.congraf.org.br AN_PREMIO_SOCIAMBIENTAL_DATA_DE_INSCRIÇÃO_A5 copy.pdf

1

20/12/10

15:11

2º Prêmio ABIGRAF de Responsabilidade Socioambiental

C

As inscrições são de janeiro a abril, mas o reconhecimento é para toda vida.

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Para estimular, cada vez mais, as práticas conscientes para o meio ambiente e a sociedade ABIGRAF está realizando a 2ª edição do Prêmio Socioambiental. Em 2009 o prêmio foi um sucesso com gráficas de diversas regiões do país participando. Não perca essa oportunidade e mostre seu

Inscrições abertas para o Prêmio Socioambiental dia 17/01. Inscreva-se. CATEGORIAS

JULGAMENTO

O Prêmio A BIGR A F DE RESP ONSA BILIDADE S O C I O A M B I E N TA L t e m d u a s c a t e g o r i a s :

D e 2 5 d e a b r il a 2 7 d e m a i o d e 2 0 11.

A – R e s p o n s a b ili d a d e S o c i a l B – R e s p o n s a b ili d a d e A m b i e n t a l

PREMIAÇÃO A s g r á fi c a s v e n c e d o r a s n a s d u a s c a t e g o r i a s receberão os seguintes troféus:

CERIMÔNIA DE ENTREGA DOS PRÊMIOS 0 7 d e j u n h o d e 2 0 11, d a s 19 h 0 0 à s 2 3 h 3 0 . Após a entrega dos prêmios será oferecido um coquetel.

LOCAL

A – R e s p o n s a b ili d a d e S o c i a l – “ Tr o f é u A b i g r a f d e R e s p o n s a b ili d a d e S o c i a l H a s s o W e i s z fl o g”

Auditório da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo. R . Tu i m , 9 3 2 , M o e m a , S ã o P a u l o – S P, C E P 0 4 514 -10 3 .

B – R e s p o n s a b ili d a d e A m b i e n t a l – “ Tr o f é u A b i g r a f d e R e s p o n s a b ili d a d e A m b i e n t a l O r l a n d o V ill a s B ô a s”

REGULAMENTO E FICHA DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÕES

Estão à disposição no site do Prêmio: w w w. p r e m i o s o c i o a m b i e n t a l . o r g . b r

D e 17 d e j a n e i r o a 18 d e a b r il d e 2 0 11.

Mais detalhes podem ser o b t i d o s n o t e l e f o n e 11 3 2 3 2- 4 5 0 0 .

“case” para o mercado.

www.premiosocioambiental.org.br Projeto-Impressoes-34.indd 8

12/23/10 5:04 PM

Impressões - 34  

Boletim Impressões - Edição 34