2 minute read

INTRODUÇÃO

O controle leiteiro da ABCZ teve início em 1976, com o objetivo de contribuir com o trabalho de seleção do zebu leiteiro. No decorrer desses 47 anos, o controle leiteiro da ABCZ tornou-se o maior banco de dados de zebuínos leiteiros do mundo, com mais de 100 mil matrizes inscritas das diversas raças e seus cruzamentos. Para dar direcionamento a essas informações junto aos criadores, a ABCZ criou o PMGZLEITEMAX, programa de melhoramento genético que é responsável, desde então pelo processamento de dados, geração de relatórios fenotípicos e avaliação genética.

Os dados coletados no controle leiteiro servem não somente como insumo para a avaliação genética das raças, mas também como fonte de informações para tomada de decisões nas propriedades na qual foram coletadas. A análise dessas medidas possibilita diversos diagnósticos ao criador, como por exemplo, se há aumento na média da produção leiteira do seu rebanho e comparação com demais rebanhos da mesma raça. Não somente a produção de leite deve ser observada, assim como a eficiência reprodutiva, em que a seleção com base na idade ao primeiro parto e intervalo entre partos, possa vir a garantir maior efetividade no processo, já que o fim da reprodução é o início da lactação.

Advertisement

Como forma de valorização do árduo trabalho de coleta de dados pelo controle leiteiro, estamos entregando o ranking dos rebanhos participantes do PMGZLEITEMAX que tiveram no mínimo dez matrizes com lactação encerradas no ano base de 2022, assim descrito:

1. Categoria maior média de produção de leite em até 305 dias, por raça;

2. Categoria menor média de intervalo de partos, por raça;

3. Categoria maior média de produção vitalícia, por raça;

4. Categoria maior média de vida produtiva, por raça;

5. Categoria menor média de idade ao primeiro parto, por raça;

6. Relação das lactações especiais encerradas no ano base 2022, por raça;

7. Relação de matrizes eméritas, por raça;

8. Relação de matrizes com lactação vitalícia nas classes ouro, prata e bronze, por raça;

ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

- Lactação especial: matrizes que tiveram o intervalo entre partos inferior a 426 dias e que a lactação tenha sido considerada como aptidão leiteira;

- Matriz emérita: A matriz que obtiver três lactações especiais sucessivas, ou cinco alternadas, receberá o título de “ Matriz Emérita”.

- Vida produtiva (VP); somatório de todas as produções totais de leite, dividindo pelos dias de vida. Essa característica denota reprodução e produtividade leiteira, já que a matriz precisa ter uma maior produção e menor idade ao primeiro parto e intervalos entre partos;

Vida Produtiva (kg/dia) = (∑ PL)

DP (Dias de produção) = Dias entre o nascimento da matriz e a data última secagem

(∑ PL) = Somatório de todas as produções de uma matriz, considerando sempre a produção total.

* Lactação vitalícia: somatório de todas as lactações totais e a classificação em ouro, prata e bronze, de acordo com a tabela abaixo. A classificação em categorias de lactação vitalícia foi calculada de acordo com a média e desvio-padrão das raças, buscando valorizar longevidade e produtividade de uma fatia seleta da população de vacas.

Tabela

This article is from: