4 minute read

AVENTURA

Next Article
VIAGEM

VIAGEM

#AVENTURA Carlos Renato Toledo e Andreza C. Hunger Toledo

Casal de Velejadores pelo Mundo

Advertisement

Somos a tripulação do veleiro Mia. Carlos Renato Toledo, 35 anos, formado em gestão financeira (capitão) e Andreza C. Hunger Toledo, 35 anos, Farmacêuca (First mate). Ambos do Interior de São Paulo, Carlos - Campinas e Andreza - Jaú.

Morávamos em Campinas e mannhamos uma rona simples de casa, trabalho e sempre que podíamos, viajávamos, principalmente para desnos com natureza, praias e pontos de mergulho. Com o objevo de viajar e estudar inglês, em 2015 decidimos largar tudo que nhamos, para vivenciar uma experiência nova, um intercâmbio cultural. Vendemos nosso carro e móveis, juntamos dinheiro e viajamos para Irlanda. Estudamos inglês, conhecemos pessoas, uma cultura nova e viajamos pela Europa com o dinheiro que conseguimos trabalhando enquanto estávamos por lá. Nós ainda não sabíamos, mas essa experiência mudaria nossa maneira de enxergar a vida por completo.

Um ano depois, retornamos ao Brasil com apenas uma pequena reserva de dinheiro que deixamos guardada para uma emergência. Recomeçamos nossa vida do zero. Fomos hospedados por familiares até conseguirmos emprego e casa para morar. Aos poucos, começamos a reestruturar as nossas vidas outra vez. Estávamos felizes com nossas conquistas, mas, ao passar do tempo, começamos a nos quesonar muito se a vida se resumia somente a trabalhar, casar, acumular patrimônio e ter alguns raros momentos de lazer. Muitas vezes nos senamos cansados e com falta de tempo para fazer o que realmente gostávamos. Recordávamos de nossas viagens pela Europa, de todas as experiências que vemos e pensávamos em tantos outros lugares que gostaríamos de conhecer. O mundo é muito grande e o tempo muito curto!

Dúvidas sobre o que fazer para conciliar tudo em algo único começaram a surgir. Foi em 2018, durante uma de nossas curtas viagens para praia, sentado na areia foi que avistei no horizonte um veleiro com velas abertas, que cruzava em direção ao porto. Fiquei dias com uma idéia maluca na cabeça e decidi pesquisar. Descobri que muitas pessoas faziam de seus veleiros não só um meio de transporte, mas também suas casas. Pensei: É isso! Tudo que desejávamos reunidos em uma coisa só. Casa, trabalho, viagens e contato com a natureza. Agora faltava apenas descobrir se minha esposa, concordaria com a idéia.

Conversei com ela e para meu espanto, ela concordou de imediato. Agora, com a tripulação de acordo, precisávamos colocar nosso projeto em práca. Haviam muitas dúvidas: quanto custa um veleiro? qual o veleiro ideal para fazer o que planejamos? como faz velejar? como conseguir habilitação? como vamos nos manter financeiramente?

Estudamos, pesquisamos muito e descobrimos

que o Brasil não seria o caminho mais rápido para alcançar nosso objevo.

Os preços de veleiros que encontramos no Brasil não caberia no nosso orçamento, além dos modelos não coincidirem com o que estávamos buscando. Decidimos que voltar para Europa seria a melhor solução, já que existe uma oferta muito grande de veleiros por lá e com preços para todos os bolsos. Não demorou muito e logo parmos novamente. Deixamos nossos empregos no Brasil e fomos para uma pequena cidade no interior da Irlanda para trabalhar e conseguir o valor necessário para iniciarmos nosso projeto. Trabalhamos muito e economizamos cada centavo. Já com certa quana em mãos, era hora de darmos mais um passo. Viajamos para Tailândia em busca de nossa cerficação internacional. Muito felizes com o cerficado em mãos, retornamos para Irlanda e o próximo passo seria a compra da nossa "casa flutuante".

Era começo de 2020, a pandemia nos pegou de surpresa e não nhamos como trabalhar, tudo estava fechado. A solução foi nos mudarmos para capital e encontrar emprego em alguma das áreas que ainda permaneciam operantes. Após muita procura, conseguimos trabalho e focamos em connuar com nosso projeto. Nessa fase, buscávamos online um veleiro que coubesse no nosso orçamento e as melhores opções que encontramos estavam nos EUA, fato que nos traria mais despesas e conseqüentemente, mais

tempo de trabalho.

Concordamos em esperar mais um pouco e futuramente viajar para os EUA para a compra do nosso veleiro. Porém, uma emergência de saúde familiar fez com que congelássemos o nosso projeto temporariamente. Largamos tudo e voamos às pressas para o Brasil, onde permanecemos sete meses, focados apenas em lidar com aquela situação. Passado isso, decidimos não adiar mais a compra do veleiro e administrar o que viesse pela frente apenas com o dinheiro que nhamos disponível naquele momento. Traçamos um plano e após uma procura frustrante nos EUA, encontramos nosso o primeiro veleiro de 38 pés, na Guatemala no final de 2021.

Nossa vida mudou completamente desde que viemos morar a bordo, colocamos em práca toda teoria que aprendemos e connuamos a aprender todos os dias. Hoje, há quase um ano vivendo a bordo, estamos em nosso segundo veleiro, o Mia, um clássico Kelly Peterson de 44 pés construído em 1977. Ancorados em Roatan no oeste do Caribe, estamos preparando nosso veleiro para seguir viagem, enquanto aguardamos a temporada de furacões passar. Como inspiração para outras pessoas, um pouco de nossa rona diária é mostrado em nosso perfil do instagram.

This article is from: