
2 minute read
O significado da Aapecan para aqueles que a necessitam A
from Informe Acreditar - Edição 46 l Ano 13 l Abril, Maio e Junho de 2023 - Caxias do Sul, Lagoa Vermelha
Aapecan Passo Fundo está em constante busca em proporcionar apoio ao usuário e seus familiares durante o tratamento oncológico. Desta forma, segundo a assistente social Priscila Onofre da Silva, por meio de uma escuta qualificada e humanizada, é possível identificar a realidade social de cada atendido, e assim, viabilizar direitos e atender suas necessidades diante do adoecimento.
O apoio da Associação é contemplado em diferentes necessidades, conforme a avaliação do Serviço Social, e faz a diferença no enfrentamento da doença oncológica, desde o apoio com suplementos, alimentos, empréstimo de equipamentos, como cadeira de banho e rodas: "Isso nos faz compreender que o apoio frente a essas necessidades, possibilitam mais qualidade de vida aos nossos usuários", relata a profissional.
Advertisement
Além disso, usuários de outros municípios podem contar com a Casa de Apoio, a qual oferece, hospedagem, alimentação e transporte durante o
Palavra
Do Volunt Rio
"Fazer o bem sem olhar a quem!", assim o senhor Lauro Nunes descreve as suas boas ações em prol da Aapecan Passo Fundo. O empresário, que desde 2019 é voluntário, contribuinte, fornecedor e acima de tudo amigo da Aapecan Passo Fundo, se diz realizado em poder ajudar.
Ele colabora e participa em ações solidárias, ofertando produtos alimentícios, e tratamento oncológico. Este é um serviço que traz significados aos usuários atendidos, como relata a Janete Belmiro Azevedo, da cidade de Seberi/RS, a qual realizou 15 sessões de radioterapia e ficou hospedada na Unidade durante o tratamento.
“Poder ter um local para me hospedar durante o meu tratamento me trouxe mais segurança, pois no início eu tinha medo, por mais que a gente fosse ficar com alguém junto, é longe de casa”, conta. Emocionada, a usuária fala que toda a equipe da Aapecan lhe transmitiram segurança, apoio, carinho e foram importantes, incluindo a terapia de reiki que realizou durante a sua estadia, ajudando a tranquilizá-la.
Para a assistente social, é importante um local onde as pessoas em tratamento oncólogico se sintam acolhidas, tendo em vista que saíram de suas casas e seus municípios para enfrentar o tratamento em uma outra cidade e para muitos, um local totalmente desconhecido: "Oferecer este apoio, compre- endo que traz um alento perante o adoecimento", relata.
Oficinas da Aapecan
A Unidade também desenvolve atividades, como oficinas, rodas de conversa, confraternizações, fazendo a diferença no cotidiano de quem enfrenta a doença. Desde 2019, a usuária Fátima Elisabete de Camargo, 55 anos, frequenta as oficinas. Ela comenta que já gostava de fazer artesanato, mas a participação mudou a sua vida: "Depois que eu descobri o Câncer, me senti triste, infeliz, e as oficinas melhoram a mente. Você percebe que nem tudo está perdido e nunca é tarde para recomeçar”, conta Fátima
Para Fátima, as atividades proporcionam um ambiente de aprendizados e troca de vivências com outras participantes, que também passam pela mesma situação.
Para Priscila, estar presente nesta luta acompanha significados, sendo a fala dos usuários uma forma de inspiração para lembrar como a Aapecan faz a diferença.
Expodireto Cotrijal recebe a Aapecan
No início do mês de março, a equipe da Aapecan Passo Fundo esteve presente na Expodireto Cotrijal, na cidade de Não-Me-Toque/RS, participando do evento, que é considerado uma das maiores feiras do setor do agronegócio.
necessário.
Durante a participação junto ao Ambulatório Central, a Associação aproveitou para divulgar o trabalho no apoio às pessoas com Câncer, realizado em Passo Fundo, por meio do "Informativo Acreditar", produzido pela Aapecan e demais informativos com orientações sobre a prevenção ao adoecimento.

