2 minute read

O Reconhecimento Internacional da Reocupação de Quionga

21, uma Bataria de Artilharia de Montanha e um Pelotão de Cavalaria. A força militar foi transportada no início de Abril no vapor Luabo para Palma, onde incorporou a 20.ª Companhia Indígena.

Em 10 de Abril, após uma marcha de 12 quilómetros por terrenos arenosos, o Destacamento ocupou sem resistência a localidade de Quionga, que havia sido abandonada pelos alemães. A reocupação do chamado «triângulo de Quionga» completou-se com o estabelecimento, na margem portuguesa do Rovuma, dos postos auxiliares de Namaca, Namiranga, Namôto e Nachinamoca, “(…) Estes postos, com o de Nhica, 34 quilómetros a montante deste último, constituíram uma linha de postos de cobertura com uma frente de uns 50 quilómetros até ao mar, que devia servir de base para a nossa ofensiva, cujo objectivo seriam as cidades de Mikindani e Lindi, no litoral alemão, respectivamente a 25 e 60 quilómetros da foz do Rovuma (…).”7

Advertisement

Apesar de pacífica, a reocupação do pequeno território pôs a nu deficiências que afectaram, de forma persistente, o desempenho operacional das tropas portuguesas em Moçambique no decurso da I Grande Guerra. Apenas três meses mais tarde, em 29 de Julho, 545 doentes julgados incapazes pelas juntas de saúde tiveram de ser evacuados pelo vapor Zaire. A situação geral em matéria de saúde foi assim descrita pelo Portal da História – «A guerra em Moçambique»:

“(…) O desembarque em Palma e a marcha para Quionga, por terrenos alagados pelas recentes chuvas, exigiram um grande esforço, enchendo desde logo os hospitais improvisados. Quionga possuía três casas comerciais e uma centena de palhotas. Assim como os seus palmares tinham uma aparência de jardim, mas um clima mortífero, também esta aparentemente fácil ocupação de Quionga e dos postos militares de vigilância no Rio Rovuma levara aos hospitais quase todas as praças da expedição. Tão pequeno avanço representava um esforço balizado por três hospitais, acrescentando um peso morto que paralisava a expedição. A povoação e palmar de Quionga eram de tal modo insalubres que para levantar os barracões para hospital foi escolhida uma ponta arenosa junto do mar, mas sem água potável. (…)

Nós tínhamos proporcionalmente muitíssimo mais doentes europeus do que os aliados ou o adversário, porque os nossos soldados não tinham a mínima ideia de higiene e nos graduados, era aterrador o número de sifilíticos, tuberculosos e impaludados; bocas inúteis na campanha e embaraço constante para os alimentar e transportar. Os nossos soldados não queriam beber água fervida, porque lhes repugnava o cheiro e sabor, que no mato se lhe não pode tirar; para tomarem quinino era preciso obrigá-los. Se o vapor Zaire não fosse buscá-los a Quionga, mais de metade dos doentes lá ficariam sepultados (…)”.

1 Este texto apoiou-se de modo especial em AMORIM, Fernando, A Europa dos nacionalismos Imperiais: Berlim 1885, Janus 2008 e Portal da História – «A guerra em Moçambique».

2 Não só eram públicas as reservas alemãs ao reconhecimento dos direitos portugueses no Sul de Angola e no Norte de Moçambique como, em 1884, o chanceler Bismarck colocou o litoral da Namíbia sob protecção do Império Alemão.

3 AMORIM, Fernando, A Europa dos nacionalismos Imperiais: Berlim 1885, Janus 2008

4 Só em 5 de Julho de 1913, nos termos do Acordo de Bruxelas, que definiu as novas fronteiras coloniais luso-belgas, é que o território de Cabinda se tornou enclave da colónia de Angola.

5 O Ultimato britânico de 1890, entregue a 11 de Janeiro em forma de «Memorando», exigia a Portugal que retirasse as suas forças militares do território compreendido entre as colónias de Moçambique e Angola, uma zona reclamada por Portugal, que a havia incluído no famoso Mapa cor-de-rosa A cedência de Portugal às exigências britânicas, vista como uma humilhação nacional pela generalidade dos cidadãos, provocou a queda do Governo e inspirou a letra do Hino Nacional.

6 Portal da História – «A guerra em Moçambique».

7 Portal da História – «A guerra em Moçambique».

This article is from: