
15 minute read
Capítulo 1 – Roteiro para uma vida abundante
CAPÍTULO 1
Roteiro para uma vida abundante
Advertisement


14
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10.10b)
Quem prometeu uma vida abundante para você nesta terra? Você está vivendo essa vida abundante prometida por Jesus? Se Ele prometeu, então você merece vivê-la!
Você está prestes a conhecer o roteiro da abundância e vou utilizar de um texto da Bíblia Sagrada para lhe mostrar este roteiro. Quero lhe provar com isso que não precisa recorrer aos gurus da internet para obter a vida abundante que Jesus prometeu, pois Ele já deixou tudo bem claro em Sua palavra, a Bíblia Sagrada.
Leia com atenção o texto bíblico a seguir:
“Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia oSenhor. Mas agora veio o credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos.
Eliseu perguntou-lhe: Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa? E ela respondeu: Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite.
Então disse Eliseu: Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas.
Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo.
Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles traziam.
Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: Traga-me mais uma. Mas ele respondeu: Já acabaram. Então o azeite parou de correr.
Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar”. (2 Reis 4.1-7)
A)A dívida escraviza, a riqueza liberta
V.1 “Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio o credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos”.
O Senhor vai te libertar das dívidas. “O rico domina sobre opobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta”. (Provérbios 22.7)
O Senhor é quem vai lhe dar capacidade para produzir riquezas. “Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê”. (Deuteronômio 8.18)
“O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado” (Deuteronômio 28.12). Você vai empres-
tar, mas nunca mais vai pedir emprestado. Será um gerador de riquezas. O Senhor vai lhe dar uma instrução profética para sair das dívidas que pode estar vivenciando e chegar na abundância prometida por Jesus.
B)Sua fonte de riqueza está dentro da sua casa
V.2 “Eliseu perguntou-lhe: Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa? E ela respondeu: Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite”.
O que tem em casa?
Pegue essa chave: Por que você tem procurado encontrar a solução e a resposta para os seus problemas lá fora, sendo que elas estão dentro de você? Saiba que a resposta virá de dentro da sua casa. A resposta se encontra nas suas mãos, pare de buscar fora o que está dentro de você. Quem diz que não tem nada é mentiroso, você tem a resposta que precisa para sair da crise financeira em que você se encontra.
“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria”. (Eclesiastes 9.10)
Conforme as suas forças significa: conforme os seus talentos. Deus colocou dons e talentos dentro de você, então descubra e parta para a vida abundante que Deus planejou.
Pode ser que os seus talentos não estejam ligados à sua profissão. Existem engenheiros que estão fazendo bolo, vendendo pela internet e estão desfrutando de uma vida financeira melhor do que tinham antes.
A prosperidade que você precisa se encontra dentro de você. A resposta que você precisa para sair da crise está dentro da sua casa. Deus vai despertar os seus talentos, mas precisará identificar as habilidades que Ele já colocou dentro de você.
Quais são os seus melhores talentos? A maioria das pessoas ainda não identificaram e, por esse motivo, quando vem a crise, procuram encontrar saída no governo, nos parentes e em tantos outros lugares, menos dentro de si mesmas, onde verdadeiramente está a solução e a resposta para os seus problemas.
A sua prosperidade está dentro de você, faça um inventário dos seus talentos e Deus vai usá-los nesse tempo para que produza riquezas. Não fique preso a diplomas, pois eles não estão resolvendo problemas. Os talentos que estão dentro de você resolverão qualquer problema nesta crise. Irá explorar os seus talentos e produzirá riquezas como nunca. Deus fará você prosperar se colocar os seus talentos para trabalharem a seu favor.
Ao invés de focar no que você faz, comece a focar em quem você é.
O profeta poderia ter tentado ajudar a viúva de outras maneiras: dando uma quantia em dinheiro, um cheque, um cartão de crédito etc., mas ele deu uma instrução que criou possibilidades.
Hoje eu lhe dou instruções que criarão possibilidades para gerar riquezas. Você vai identificar os seus talentos e, através deles, produzirá riquezas. Há algo dentro de você capaz de gerar o milagre para a vida abundante que Deus já preparou.
C)Seus relacionamentos (Network)
V.3 “Então disse Eliseu: Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas”.
Você precisa urgentemente fazer um bom network, ou seja, se conectar, se relacionar com pessoas estratégicas. 99% dos seus resultados estão nos relacionamentos que você ainda não tem.
Veja o diálogo: – “O que você tem em casa? –“Apenas um vaso.” –“Então vai e empresta dos teus vizinhos muitos vasos.” (relacionamentos estratégicos)
Se ela não tivesse uma rede de contato e bons relacionamentos, não receberia a colheita abundante e, consequentemente, não prosperaria.
No verso 6 diz: “o azeite parou”. Veja que o azeite PAROU, não ACABOU. O que acabaram foram as vasilhas. As vasilhas vieram de onde? Dos relacionamentos. Então aprendemos que quanto mais amigos (network) você tiver, mais abundante será a sua prosperidade, pois a unção (o azeite) nunca acaba. Mas, para isso acontecer, você vai depender dos relacionamentos.
Quanto maior o número de relacionamentos, maiores as chances de você prosperar. A ordem é: construa bons relacionamentos e você terá uma prosperidade cada vez mais abundante. Cresça nos seus relacionamentos, se conecte com
mais pessoas, quanto maior for o network, maiores serão as chances de você prosperar.
Foque na qualidade dos seus relacionamentos. Ao invés de você procurar os fofoqueiros, as pessoas desgostosas da vida, os desanimados, aqueles que vivem culpando sempre os outros, procure por pessoas mais sucedidas, mais inteligentes e melhores que você. Conecte-se a essas pessoas, cultive esses relacionamentos. O fator central da sua prosperidade se encontra nos relacionamentos corretos, por isso explore-os.
Tem uma frase muito conhecida que é atribuída ao presidente da Coca-Cola em sua biografia: “Não cheguei aqui pelo currículo que eu tinha, mas pelos amigos que possuía”. Aqui fica claro como uma boa rede de relacionamentos vale mais do que um currículo acima da média.
Sabemos disso porque a Bíblia Sagrada nos ensina que ter amigos de verdade faz toda a diferença na estrada da vida rumo à abundância prometida por Jesus.
Aprendemos sobre isso na história de Sadraque, Mesaque e Abdenego. (Ananias, Misael e Azarias). Há muito tempo, na Babilônia, eles foram levados como escravos junto com um amigo chamado Daniel. A Bíblia não conta muitos detalhes sobre a vida deles, se eles tinham algum título acadêmico, visto que, na época que foram levados para a Babilônia, no final dos anos 500 a.C., a Babilônia era um centro de excelência em algumas artes, como o estudo dos astros e uma forma primordial de medicina rudimentar.
O que sabemos da vida daqueles três rapazes está relacionado a Daniel, futuro primeiro-ministro do país e que fazia
parte da “rede de relacionamentos”, ou network de Sadraque, Mesaque e Abdenego.
O primeiro-ministro Daniel assumiu o governo, ficando abaixo apenas de Nabucodonosor. Uma vez que se tornou o segundo homem mais importante na Babilônia, ele nomeou seus compatriotas para cuidar dos negócios do império.
Qual a lição que aprendemos aqui? Que o seu network pode levá-lo a lugares que poder nenhum o faria. “Sua rede de relacionamentos vale mais do que muitos poderes deste mundo”. Tiago Brunet (O maior poder do mundo).
A seguir, deixo registrado dois segredos para conseguir relacionamentos estratégicos:
Ter um bom nome
“Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que riqueza e ouro”. (Provérbios 22.1)
Primeiro: Você tem que ter um bom nome, construa-o! Para você ter um network acima da média, vai precisar de um bom nome. O que isso significa? Ter uma boa fama, uma boa reputação, ser confiável, se prometeu, cumpra. Que seu sim, seja sim, e que o seu não, seja não. É melhor dizer não do que dizer sim e não cumprir, porque poderá fechar a porta para sua prosperidade. Um bom nome é muito importante para você se relacionar, ele fala mais alto do que as suas palavras.
Para quem tem um bom nome, a confiança não está no produto, mas em quem o vende. Com um bom nome, você compra sem ter dinheiro e abre portas que estavam fecha-
das. Com um bom nome, as pessoas nobres falam bem a seu respeito e querem andar contigo.
Quer saber se você é estimado? O que as pessoas pensam e falam a seu respeito quando dá as costas?
Ser estimado é mais importante do que a prata e o ouro. Se prometeu cumpra. Emprestou? Devolva. Comprou? Pague! Deseja ter uma rede de relacionamentos acima da média? Um dos segredos é o bom nome. O que você anda falando e fazendo para as pessoas faz com que elas tirem uma fotografia mental do seu nome. Que fotografia elas estão tirando de você?
Controle o que você faz e o que fala, assim estará no caminho da vida abundante que Jesus prometeu.
Dar presentes
“Com presentes o homem alarga o seu caminho e o eleva diante dos grandes”. (Provérbios 18.16)
Essa é outra chave para se conectar a pessoas estratégicas: dê presentes.
Você deseja se conectar com os grandes? Está restrito em seus relacionamentos? Procure saber o que eles gostam e dê presentes a eles. É necessário investir nas pessoas às quais quer se conectar.
Sabe qual é o grande problema hoje? Muitos querem a colheita sem a semeadura. Isso não funciona. O presente que você der, vai alargar o caminho e abrir as portas para esses relacionamentos.
Quer prosperar e sentar-se com os grandes? O caminho é abençoar com presentes. Muitas vezes, esses presentes custam muito pouco para o tamanho da colheita que terá. Por coisas mínimas, os corações das pessoas se abrirão e você terá a possibilidade de produzir muita riqueza para glória de Deus.
Ouvi, há algum tempo, o doutor Mike Murdock dizer: “Tudo o que você fizer acontecer na vida dos outros, Deus fará acontecer na sua vida”.
Umas das dicas de ouro de Salomão, o homem mais sábio que já existiu é: abra o seu caminho com presentes.
D)Fecha a porta
V.5: “Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles traziam”.
A unção se multiplica com a porta fechada.
As pessoas descobrem seus talentos, constroem relacionamentos, pagam suas dívidas, mas não podem se esquecer do mais importante que está em Mateus 6.6: “Mas tu, quando orares entra no teu quarto e, fechando a tua porta, ora a teu Pai em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”.
Quanto mais você prosperar, mais precisará de uma vida de oração. Muitos começam a apresentar problemas porque, assim que começam a prosperar, abandonam a vida de oração. Quanto mais você crescer, mais terá que orar. Os seus negócios vão crescer mais e mais com a “porta fechada” e os joelhos dobrados.
Você ora em secreto e o seu Pai, que vê em secreto, lhe recompensará publicamente. Ao invés de correr atrás de tantas coisas, simplesmente entre no seu quarto, feche a porta e ore. O seu tempo de oração vai determinar a sua recompensa. O profeta diz: feche a porta, pois a multiplicação só acontece de porta fechada. Tem segredos que o Pai lhe revelará somente com a porta fechada. As suas maiores vitórias são vencidas no quarto, em oração.
Vamos ver o que aconteceu com essa mulher quando ela fechou a porta? O azeite estava apenas em uma vasilha, mas, como o sobrenatural acontece com a porta fechada, enquanto ainda existiam vasilhas vazias, o azeite ia jorrando e enchendo todas elas.
A sua abundância não virá pela lógica e sim, do sobrenatural. Quando você “fecha a porta”, tudo pode acontecer.
Jesus disse: “Meu Pai que te vê em secreto te recompensará publicamente”.
Deixo aqui uma palavra profética para sua vida: Quem investir mais em oração nesse tempo, vai prosperar mais do que os demais.
Quanto mais você “fechar a porta”, mais você será recompensado. As recompensas são liberadas quando você acessa olugar secreto. O lugar secreto é o tempo de oração que você tem com Deus, é o seu tempo de intimidade com Ele.
E)Aprenda a vender
V.7: “Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar”.
Você precisa aprender a vender para alcançar a prosperidade abundante. Quem não souber vender, não irá prosperar.
Produto bom, vende ou não vende? Depende. E o produto ruim, vende ou não vende? Depende.
Para uma venda acontecer, vai depender da oferta do produto. A oferta é a promessa do produto - esse produto faz isso, mais isso e aquilo outro. Você acaba comprando o produto pela promessa que ele oferece.
Você já comprou um produto ruim porque a oferta foi boa? Ou você já deixou de comprar um produto bom porque a oferta era ruim? Existem muitos produtos bons parados no estoque, porque a promessa ou a oferta desses produtos foi ruim.
Aprenda: ninguém compra o seu produto, elas compram a promessa de transformação que ele oferece.
Por isso, você tem que aprender a vender. O produto é uma coisa, mas as pessoas compram a promessa de transformação ou o que você está falando que o produto faz. Produto é o que você entrega e a promessa é o que elas compram. Torne-se um perito em vendas!
F)Pague as suas dívidas
V.7: “Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar”.
Quem não paga as dívidas fica refém da outra pessoa e no mundo espiritual fica impedido de prosperar. Não é possível prosperar sem pagar as dívidas.
G)Do que sobrar
Conhece alguém que já orou desta forma? “Senhor, me dá o suficiente para eu viver”. Essa oração não vem de Deus. Ele não quer lhe dar só o suficiente, Ele quer dar muito mais. Quer dar abundância em tudo. O nome dEle é El Shaday: Mais que suficiente (O Todo Poderoso).
Deus sempre faz sobrar: houve sobra na multiplicação de pães e peixes, houve sobra abundante na pesca maravilhosa e, aqui, Deus fez abundantemente para que essa viúva e seus filhos vivessem do resto.
Oh glória! O que Deus multiplicou não era apenas para pagar as dívidas, mas para abençoar a vida dela e de seus filhos.
H)Bênção geracional
O que Deus vai fazer será tão grande que vai ser bênção para você e para seus filhos. Bênção geracional. “O homem de
bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo”. (Provérbios 13.22)
Seus filhos, seus netos e seus bisnetos viverão essa abundância que Deus está liberando para você. Recebe esta Palavra?
Palavra profética para você sair das dívidas e prosperar.
Vai sobrar na sua casa em nome de Jesus! Deus vai fazer sobrar para você, para seus filhos, e para os filhos dos seus filhos (netos). Você precisa ter uma mentalidade geracional para receber a abundância.
A pior dívida que você pode ter é com Deus
De nada adianta você prosperar se não é fiel a Deus, pois você poderá perder tudo novamente.
Levíticos 27.30 fala do que pertence a Deus. “Todos os dízimos da terra, seja dos cereais, seja das frutas das árvores, pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor.” O dízimo pertence a Deus, não é do pastor ou do padre.
Ainda não está dizimando neste tempo? Saiba que você não tem como prosperar de forma honesta e duradoura. Em Malaquias 3.8 diz: “Vocês estão me roubando. No que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas”. A ordem é: dizime e pague as suas dívidas.
Não deixem de dizimar mesmo em tempo de crise. Existem pessoas que dizem que dão o dízimo para os pobres. Isso não é dízimo, é esmola.
Na Bíblia, lemos sobre os dízimos, as primícias, as ofertas, os votos e as esmolas. Não confunda: o dízimo é do Senhor e tem um lugar específico para ser entregue. Não tente quebrar as regras do próprio Deus, pois isso não será bom para você. Entrega o dízimo para o Senhor no altar, na casa de Deus e, quando não o faz, a Bíblia informa que está roubando a Deus.
Quem rouba a Deus tem uma dívida grande e não pode prosperar.
Certa vez, alguém me abordou após o culto e disse: “Eu sou contra o dízimo, pastor, isso é coisa do Antigo Testamento”.
Perguntei: “Meu irmão, você tem fartura na sua casa? Tem um bom dinheiro investido? Come do bom e do melhor? Sua família tem abundância?”
Ele me disse cabisbaixo: “NÃO. O negócio está muito feio para mim e para minha família.”
Perguntei: “Você ainda vai querer continuar contra o dízimo?”