
3 minute read
Introdução
Alguém, referindo-se ao impacto causado no primeiro contato com outra pessoa, já afirmou: “A primeira impressão é a que fica!”. Mesmo não aceitando esta afirmação como a mais pura verdade, pois na primeira impressão podem, também, surgir enganos que, mais tarde, serão desfeitos, trazendo para a vida cristã, penso ser muito oportuno, na “primeira impressão”, no primeiro contato, criar uma base firme para aquilo que há de vir a seguir. Se, ao entrar para a Igreja, o novo convertido receber uma forte influência, por exemplo, da tradição denominacional ou da experiência pessoal de algum líder, terá uma primeira impressão que poderá conduzi-lo por um caminho perigoso, pois bem sabemos o quanto as tradições e os seres humanos são falíveis. Contudo, se ele receber uma influência direta da Palavra de Deus, que é perfeita, estará com certeza preparando uma base firme para seu desenvolvimento sadio.
Pensando em ajudar nesta questão tão importante do primeiro contato com o cristianismo é que foi preparado este livro de estudos chamado “Discípulos Fazendo Discípulos – Volume 2”. São treze lições simples, abordando temas que podem ser considerados básicos para a vida cristã. Nelas o aluno, com a ajuda de um orientador, descobrirá na própria Bíblia, com o mínimo possível de intervenções, as verdades indispensáveis que deve conhecer e seguir na sua nova caminhada de fé.
Advertisement
As lições podem ser feitas individualmente, é uma questão apenas de ler cuidadosamente as perguntas que foram formuladas e
respondê-las de acordo com o significado do texto bíblico indicado, mas, preferencialmente, elas devem ser feitas em classes ou, no mínimo, em duplas, onde um cristão já experiente estará servindo como orientador de outro novo na fé. Normalmente o orientador fará as perguntas, como se encontram nas lições, e o aluno as responderá depois de ler os textos bíblicos indicados. Quando este livro for utilizado para as classes de batismo o orientador poderá fazer uma seleção daquelas lições que julgue mais necessárias, não sendo, obrigatoriamente, preciso fazer todas elas antes de efetuar os batismos.
O ideal é que, durante os encontros, ninguém escreva nada em suas lições. Uma das tarefas indicadas para o aluno é refazer a lição, agora sim por escrito, sem a ajuda de outros, um dia após o encontro com o orientador. Isto ajudará a fixar a lição e mostrar a existência de alguma dúvida, a qual poderá ser sanada na próxima ocasião.
Os encontros com o orientador devem ser semanais e durar em torno de uma hora, no máximo uma hora e meia. Neles, após ter iniciado com oração, da segunda lição em diante, antes de entrar no estudo do dia, o orientador deve aplicar alguns minutos para verificar as tarefas que foram pedidas e tirar possíveis dúvidas que surgiram durante as leituras feitas na semana. Entre as tarefas está a de memorizar versículos. O orientador deve ser sensível ao cobrar a memorização. Este exercício é importante, mas nem todas as pessoas têm a mesma facilidade para decorar. Se o aluno conseguir gravar a lição transmitida pelo versículo já é o suficiente. Os desenhos que aparecem juntos aos versículos estão relacionados com suas mensagens, de forma figurada ou literal, e servem para auxiliar na memorização.
Os textos bíblicos citados diretamente, bem como os nomes de livros bíblicos que aparecem abreviados, são da Bíblia Sagrada: Nova Almeida Atualizada, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil em
2017. Não há nada que impeça o orientador ou o aluno de utilizarem alguma outra versão no cumprimento de suas tarefas. Contudo, esta foi escolhida pela clareza e atualidade de seu texto, muito apropriado para um novo convertido que ainda não está acostumado com o linguajar bíblico tradicional.
Para encerrar esta palavra introdutória, quero lembrar que, ao final do livro encontra-se um quadro de Controle de Leitura da Bíblia, o qual será muito útil no acompanhamento dos textos lidos, e as respostas de todas as questões conforme julguei mais adequadas. Elas não devem, rigorosamente, substituir as possíveis respostas pessoais de cada aluno, desde que fundamentadas no significado dos textos indicados, mas servir de modelos e ajuda em algum caso onde as questões, porventura, não estão tão claras como pensamos.
Que o Espírito Santo de Deus esteja orientando a cada um que fizer estas lições. Que, pela sua graça, elas ajudem muitos novos convertidos a aprenderem, diretamente da Bíblia, os caminhos pelos quais devem trilhar. Que estas primeiras impressões sejam as melhores possíveis, verdadeiras e bíblicas, com resultados positivos para a vida eterna de cada um!
Pr. Antônio Renato Gusso
10