
5 minute read
EDUCAÇÃO
PRODUÇÃO TOTAL DE 3.449.846 ATIVIDADES REPRESENTA UMA PERFORMANCE DE
3.449.846
ACIMA DA META
+ 7,63%
EM 2019, O SESC/RS SEGUIU COM A SUA MISSÃO DE PROPORCIONAR AÇÕES E PROJETOS QUE VISEM FORTALECER A EDUCAÇÃO, A FORMAÇÃO DE CIDADANIA E A IDENTIFICAÇÃO DA COMUNIDADE COM A CULTURA LOCAL. SEUS PROGRAMAS VOLTADOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E HUMANIDADES, ARTE E EDUCAÇÃO E CURSOS DE VALORIZAÇÃO SOCIAL INCENTIVARAM A INTERAÇÃO E A INTEGRAÇÃO.
Sesquinho Santa Cruz do Sul ©Divulgação
Sesquinho Navegantes ©Divulgação

O Programa Educação tem como proposta de valor o incentivo ao protagonismo, à autonomia e ao conhecimento. São realizadas atividades de Educação Infantil, Educação Complementar, Cursos de Valorização Social e Educação em Ciências e Humanidades com o objetivo de proporcionar espaços de educação formal e não formal. O Programa está alinhado aos documentos norteadores do trabalho institucional e à legislação vigente. Todos os indicadores de produção do Programa Educação apresentaram desempenho favorável, com performance global de 108%. As atividades obtiveram a seguintes performances:

Cursos de valorização Social, 96%; Educação Complementar, 96%; Educação em Ciências e Humanidades, 231% e Educação Infantil, 103%, respectivamente.
O Sesc/RS conta com 19 Escolas de Educação Infantil. Foram atendidas 1.639 crianças, distribuídas em 78 turmas de 3 anos a 5 anos e 11 meses, sendo deste total 900 matrículas com gratuidade que representaram 54,91% do total de alunos matriculados, contribuindo para o fortalecimento do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). O índice de evasão dos alunos da Educação Infantil representou 0,24% do total de alunos ativos. A Educação Infantil do Sesc/RS possui a certificação corporativa ISO 9001:2015.
Envolva-se ©Carlos Macedo
Além da ampliação do Portfólio de Serviços, o programa Educação incentivou a melhoria contínua dos processos com o propósito de qualificar a entrega da prestação de serviços aos clientes. Neste sentido investiu em capacitação e formação das equipes em todas as atividades. Foram realizadas ações de formação continuada das equipes como o Encontro Técnico Estadual, Semana Pedagógica, reuniões com temáticas pedagógicas via EaD, criação de grupos de estudos temáticos e visitas técnicas com o objetivo de fortalecer a ação pedagógica das equipes.
As ações também tiveram o objetivo de sensibilizar as equipes a perceberem a educação como processo inerente a todas as ações desenvolvidas pelo Sesc, além de conhecer a trajetória da educação brasileira bem como os movimentos sociais para entender a importância da aprendizagem em diferentes tempos e espaços.
A atividade de Educação Complementar, Ciências e Humanidades engloba o projeto Seminários, Palestras e Cursos e o Projeto Habilidades de Estudo (PHE) e tem o objetivo de, por

Monja Coen Roshi, realizaou a palestra Conexão com a Felicidade e Ansiedade em Tempos Atuais, em Bento Gonçalves ©Divulgação
meio da educação informal, ampliar o conhecimento e promover o bem-estar, enfatizando a autonomia, o protagonismo e a valorização de diferentes saberes. Além disso, promove o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e profissional, seja através do aperfeiçoamento especializado ou do acompanhamento pedagógico para crianças entre 6 e 12 anos em contraturno escolar.
O Projeto Habilidades de Estudo (PHE) prevê o acompanhamento pedagógico de crianças entre 6 e 12 anos no contraturno escolar, com a realização de atividades lúdicas e pedagógicas com vistas ao desenvolvimento. Ampliou-se

O Conexão de Ideias foi um circuito de palestras que levou a todas as regiões do Rio Grande do Sul momentos de reflexão, trocas e aprendizados. A maratona de encontros contemplou 41 palestras e atingiu um público de mais de 20 mil pessoas.
o acesso de diferentes públicos a novos serviços como a oferta de mais vagas do projeto, e foram promovidos eventos educativos como o Projeto Conexão de Ideias com o objetivo de promover a geração do conhecimento nas cidades gaúchas.
A Educação em Ciências e Humanidades do Sesc/RS é caracterizada pelas modalidades Meio Ambiente, Humanidades e Produção e Difusão Multimídia de Saberes. Em 2019, foi registrada a participação de grupos de escolas privadas na EcoTrilha Sesc, que contribuiu para os resultados, por manter a agenda de vivências em trilha e a complementação com oficinas de educação para a sustentabilidade. Também foram realizadas ações do Sesc Sustentável. Todos estes projetos também estão alinhados com a Política Socioambiental do Sesc/RS. Na modalidade Humanidades, algumas realizações merecem destaque: Circuito de palestras do projeto Conexão de Ideias, o 4º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento e o Fórum Sesc de Envelhecimento. Na modalidade Multimídias ocorreram as seguintes publicações: Cartilha Sorrindo para o Futuro, Catálogo Artistando nas Cidade, 3ª edição da Revista EducaSesc, Informativo Conexão Mesa Brasil Sesc, Encarte do Programa Sesc de Voluntariado, Livros de receitas, Livreto de Banco de Imagens da Arte e Educação, além de transmissões ao vivo do Festival Internacional Sesc de Música e do 4º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento.
Dentre as ações realizadas em 2019, a Arte/Educação enfatizou o propósito de acompanhar, orientar, disseminar e fortalecer as experiências com as linguagens artísticas nos projetos educativos da Instituição como, no Trabalho Social com Grupos e na Educação Complementar para professores
1.700.000 Kg de alimentos, contribuindo com mais de R$ 10 milhões em economia para as entidades atendidas pelo Programa Mesa Brasil.
das redes públicas e privadas do RS. Foram realizadas oficinas e palestras de teatro e dança nas infâncias, corpo e movimento, música na escola e contações de histórias. Outro destaque a ser considerado foi a participação do Sesc/RS na elaboração e encaminhamentos finais do documento Marco Referencial de Arte Educação, sob iniciativa do Departamento Nacional. O Programa Sesc Envolva-se, em 2019, atuou na qualificação da sua rede por meio da aproximação com universidades, grupos de economia criativa e doadores de materiais, com a intenção de fortalecer o objetivo de geração de trabalho, renda e ação educativa de caráter emancipatório. Desta forma, algumas ações podem ser destacadas: distribuição de 67.833 kg de resíduos têxteis; capacitação de 35 pessoas em situação de privação de liberdade com técnicas de costura em parceria com a SUSEPE; e espaço para feiras de artesanato nas Unidades do Sesc em Porto Alegre para 14 grupos de geração de renda e 5 artesãos comercializarem seus produtos.

