__MAIN_TEXT__

Page 1

RELATÓRIO DE GESTÃO  2019


Cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes.


Atividades e abrangência em todo o Estado O Serviço Social do Comércio – Sesc é uma instituição de caráter privado criada, mantida e administrada por empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo. Com mais de 70 anos de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, o Sesc realiza ações e atividades em todos as cidades gaúchas. Um trabalho desenvolvido por suas 43 Unidades Operacionais – instaladas nos maiores municípios do Estado –, 21 Unidades Operacionais Sesc/Senac, 15 Unidades Móveis e uma equipe de 1.848 colaboradores. Para manter o seu propósito, realiza atividades sistemáticas em áreas como Saúde, Esporte, Lazer, Cultura, Cidadania, Turismo e Educação.

MUNICÍPIOS

No ano de 2019, os gaúchos receberam, em suas cidades, ações e programas do Sesc em diferentes áreas, com o objetivo de promover e valorizar o bem-estar.

Princípios 1

2

3

4

BUSCA DE HARMONIA

CONSCIÊNCIA EM AÇÃO

TRANSPARÊNCIA

RESPONSABILIDADE PELO TODO

Devemos contribuir para a perfeita harmonia na organização e em todas as relações

Façamos tudo com consciência, praticando empatia com todos que poderão ser afetados por nossa decisão

Devemos trazer à tona a verdade e prezar por ela

O espírito é de responsabilidade compartilhada, em que todos assumem a resolução dos problemas


VISÃO Até 2020, ser referência para a sociedade na promoção do bem-estar social.

MISSÃO Promover ações para o bem-estar social dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da sociedade com ações de Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer.

PROPÓSITO Cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes.

5

6

7

8

PRÓ-SOLUÇÕES

EQUILÍBRIO DE INTERESSES

RESPEITO À DIVERSIDADE

SUSTENTABILIDADE

Devemos canalizar nossa energia para o construtivo, o preventivo e o inovador

A estrutura de governança delega autoridade para que haja diálogo e deliberações em todas as partes da organização

Todas as pessoas devem ser tratadas com igualdade, dignidade e imparcialidade

Devemos atuar de forma sustentável, contribuindo para a manutenção das futuras gerações


CONSELHO REGIONAL SESC/RS GESTÃO 01 DE JULHO/2018 A 30 DE JUNHO/2022 Presidente da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul Luiz Carlos Bohn 1º GRUPO COMÉRCIO ATACADISTA Titulares Daniel Vicente Michielin Nunes Levino Luiz Crestani Suplentes Maurício Martins Reis Paulo Pretto De Marchi 2º GRUPO COMÉRCIO VAREJISTA Titulares Joel Vieira Dadda Gilmar Tadeu Bazanella Suplentes Leomar Rehbein Daniel Amadio 3º GRUPO AGENTES AUTÔNOMOS DO COMÉRCIO Titulares Rogério Fonseca Elvio Renato Ranzi Suplentes Marcio Henrique Vincenti Aguilar Liones de Oliveira Bittencourt 4º GRUPO COMÉRCIO ARMAZENADOR Titulares Walter Seewald Sadi João Donazzolo Suplentes André Luiz Roncatto Gilda Lúcia Zandoná 5º GRUPO COMÉRCIO DE TURISMO E HOSPITALIDADE Titulares Sérgio Antônio Jardim Cogoy Maria Tereza Menegotto Suplentes Sérgio José Abreu Neves Luiz Carlos Brum GRUPO GÊNEROS ALIMENTÍCIOS Titulares João Francisco Micelli Vieira Gilberto José Cremonese Suplentes Celso Canisio Muller Elenir Luiz Bonetto INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS Titular João Mário Cristofari Suplente Haidson Pedro Brizola da Silva MINISTÉRIO DO TRABALHO – MT Titular Paulo Ricardo Arsego FEDERAÇÕES NACIONAIS: FNHRBS, FECOMBUSTÍVEIS, FENACOR, FEBRAC, FENAVIST, FEADUANEIROS e FENACON Titular Ricardo Costa Zanona Suplente Ivone Ferraz Teixeira CENTRAIS SINDICAIS: CUT, FS, UGT, NCST e CTB Titulares Luiz Henrique Alves Pereira Evandro Vargas dos Santos Orildes Maria Lottici Suplentes Cláudio Luis Corrêa da Silva Dirceu de Quadros Saraiva Rogério Gomes dos Reis Diretor Regional José Paulo da Rosa

Integrar para cuidar, emocionar e crescer O ano de 2019 foi muito especial porque superamos o que foi planejado e atingimos o maior resultado orçamentário da história do Sesc/RS, com mais de R$ 46 milhões de superávit e beneficiando mais de 7,5 milhões de gaúchos em atividades de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, mesmo enfrentando um contexto de incertezas em relação ao corte na arrecadação. Os números sempre impressionam pela grandeza desta instituição estar nos 497 municípios, contribuindo para o bem-estar de 2 milhões de pessoas em mais de 12 mil atividades culturais. Também cuidamos da saúde servindo 2,6 milhões de refeições e lanches, alimentação saudável, 190 mil alunos participantes do Sorrindo para o Futuro, 187 mil consultas entre tratamentos odontológicos e exames clínicos, mais de 174 mil horas destinadas às atividades educativas, e mais de 203 mil diárias disponibilizadas na rede hoteleira. Também distribuímos mais de 1.700.000 Kg de alimentos, contribuindo com mais de R$ 10 milhões em economia para as entidades atendidas pelo Programa Mesa Brasil. Por meio da campanha #EuValorizo, demonstramos a relevância da instituição para a sociedade gaúcha e brasileira com mais de 1 milhão de assinaturas na petição pública, com destaque para o Rio Grande do Sul com o maior número no país, atingindo mais de 136 mil. Diversos reconhecimentos recebidos, ao longo do ano, como o 3°lugar no Prêmio Nacional de Turismo 2019 e a conquista da 1ª edição do prêmio Destaques do Esporte 2019. Além disso, recebemos a Premiação Internacional Energy Globe Award com o case do Programa Envolva-se e nos tornamos signatários do Pacto Global da ONU, o que referenda nosso trabalho na defesa dos princípios universais relacionados aos direitos humanos, meio ambiente, trabalho e anticorrupção. Também fomos a 291ª empresa brasileira a aderir aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres. O maior legado do Sesc/RS tem sido praticar diariamente seu propósito: cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes! Não é por acaso que o ano foi muito especial, também fomos reconhecidos com o primeiro lugar na Melhor Empresa do Terceiro Setor para Trabalhar no Brasil, a 5ª Melhor Empresa para Mulheres trabalharem, a 30ª Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil e a 4ª Melhor Empresa no RS, pelo GPTW. Um ano de trabalho e de conquistas que nos impulsionam ainda mais a seguir com nossa missão e nosso propósito! LUIZ CARLOS BOHN Presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac


PRODUÇÃO

08

EDUCAÇÃO

10

Integração, desenvolvimento e resultados O Sesc/RS atua em todos os 497 municípios gaúchos para, de forma efetiva e concreta, realizar ações nos cinco programas de seu portfólio de serviços e cumprir sua missão e sua visão institucional. Incentivo ao protagonismo e à identidade Na área educacional, a Instituição promove ações e projetos que fortalecem o conhecimento, a formação da cidadania e a identificação da comunidade com a cultura local. SAÚDE

Para promover e fazer escolhas saudáveis O programa compreende as atividades de Nutrição, Saúde Bucal, Educação em Saúde e Cuidado Terapêutico e desenvolve valores e elevação da qualidade de vida.

14

CULTURA

17

LAZER

21

TURISMO

23

ASSISTÊNCIA

25

DIMENSÃO CORPORATIVA

28

RECONHECIMENTO

30

Arte como enriquecimento social A descentralização é uma marca do trabalho do Sesc/SC na área cultural, permitindo um acesso amplo à produção de música, artes cênicas, audiovisual, literatura e artes visuais. Diversão, qualidade de vida e bem-estar Por meio das atividades de Desenvolvimento Físico Esportivo, Recreação e Turismo Social, a Instituição inovou nas estruturas, adquiriu equipamentos e consolidou sua atuação. Viajar para aprender, conhecer e experimentar Passagens, hospedagens e pacotes que oferecem formas de lazer, entretenimento e integração social e cultural. O Sesc/RS superou suas metas na área de Turismo em 2019. Impacto social e voluntariado como pauta essencial Os projetos valorizam e conectam as pessoas para promover desenvolvimento, segurança alimentar e trabalho social e permitem a inclusão social e o acesso aos direitos básicos. Trabalho em equipe começa no aprimoramento Mais de 97% dos colaboradores ativos do Sesc/RS participaram de alguma ação de desenvolvimento em 2019. Qualificação positiva que reflete no trabalho e nos resultados obtidos.

UNIDADES SESC/RS

31


PRODUÇÃO

8  RELATÓRIO DE GESTÃO 2019

MAIS DE 7,5 MILHÕES DE PESSOAS USUFRUÍRAM OS SERVIÇOS NAS MAIS DIVERSAS ATIVIDADES

ACIMA DA META

Um trabalho que promove a integração

A mulher arrastada ©Regina Peduzzi Protskof

EM TODAS AS CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL, O SESC ESTÁ PRESENTE PARA SE INTEGRAR ÀS COMUNIDADES E PROMOVER O BEM-ESTAR. ASSIM, REALIZA – DE FORMA EFETIVA E COM RESULTADOS – AÇÕES NOS CINCO PROGRAMAS DE SEU PORTFÓLIO DE SERVIÇOS E HONRA O CUMPRIMENTO DE SUA MISSÃO E DE SUA VISÃO INSTITUCIONAL.

Em 2019, o trabalho desenvolvido pelo Sesc/RS, nos 497 municípios gaúchos, primou pela continuidade das atividades, fortalecimento da rede de atuação e parcerias, melhoria dos processos, incentivo à inovação, maior acesso ao cliente e ampliação da receita, qualificação da infraestrutura de tecnologia da informação e investimentos no desenvolvimento e qualificação das equipes. O portfólio de serviços está organizado em cinco programas: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com proposta de valor capaz de assegurar o cumprimento da missão e da visão institucional, sendo desenvolvido por 64 Unidades Operacionais no Estado, 15 Unidades Móveis e uma equipe de 1.741 colaboradores ativos.

As ações de afirmação institucional e a ampliação do reconhecimento do Sesc/RS pelos diferentes públicos foram estratégias fundamentais, tanto no maior acesso aos clientes quanto no desenvolvimento das equipes. Outro plano foi a gestão dos recursos financeiros, ampliando o investimento no crescimento da receita operacional e na redução de custos. O resultado deste trabalho atingiu uma performance de produção de 107,30%, ou seja, acima da meta prevista. Em paralelo a isso, no ambiente externo, a atuação do Sesc/RS foi impactada por diferentes va riáveis, como maior demanda por saúde; crescimento da população de idosos; necessidade de serviços voltados aos jovens

não atendidos por instituições públicas ou privadas; crescimento da economia criativa; valorização crescente das instituições que praticam a sustentabilidade de uma forma transversal; maior exigência por transparência, ética e responsabilidade social; aumento de parcerias público-privadas; e potencial aproveitamento dos espaços públicos existentes para execução das atividades com foco nas crescentes demandas sociais nos campos de Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Ação Social. Neste cenário, o desenvolvimento constante e a credibilidade da marca Sesc são diferenciais para manter a continuidade das atividades e fortalecer a estratégia de alcance de resultados.


PRODUÇÃO

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019  9

Produção de janeiro a dezembro de 2019 ATIVIDADES

PREVISTO

REALIZADO

% PERFORMANCE

28.780

27.507

95,58%

EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR

218.226

209.369

95,94%

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E HUMANIDADE

121.515

281.305

231,50%

EDUCAÇÃO INFANTIL

2.836.830

2.931.665

103,34%

EDUCAÇÃO

3.205.351

3.449.846

107,63%

59.725

46.203

77,36%

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

2.434.505

2.406.785

98,86%

NUTRIÇÃO

2.977.467

2.780.927

93,40%

229.197

217.949

95,09%

5.700.894

5.451.864

95,63%

ARTES CÊNICAS

695.388

820.819

118,04%

ARTES VISUAIS

207.721

294.393

141,73%

AUDIOVISUAL

126.660

165.542

130,70%

BIBLIOTECA

1.019.397

1.141.408

111,97%

LITERATURA

709.608

841.348

118,57%

MÚSICA

779.763

1.009.880

129,51%

CULTURA

3.538.537

4.273.390

120,77%

DESENVOLVIMENTO FÍSICO-ESPORTIVO

4.334.022

4.987.800

115,08%

RECREAÇÃO

5.711.897

5.923.185

103,70%

396.674

422.456

106,50%

10.442.593

11.333.441

108,53%

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

17.810

25.670

144,13%

DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

11.205

14.631

130,58%

2.599.187

2.904.635

111,75%

440.366

396.144

89,96%

3.068.568

3.341.080

108,88%

25.955.943

27.849.621

107,30%

CURSOS DE VALORIZAÇÃO SOCIAL

CUIDADO TERAPÊUTICO

SAÚDE BUCAL SAÚDE

TURISMO SOCIAL LAZER

SEGURANÇA ALIMENTAR E APOIO SOCIAL TRABALHO SOCIAL COM GRUPOS ASSISTÊNCIA TOTAL DR

3.449.846

3.205.351

+ 7,63%

5.700.894

5.451.864

- 4,27% 4.273.390

3.538.537

+ 20,77%

11.333.441

10.442.593

+ 8,53%

3.341.080

3.068.568

+ 8,88%

Fonte: APQ Sesc/RS

PARTICIPAÇÃO DOS PROGRAMAS NO TOTAL DE PRODUÇÃO REALIZADA

40,70%

 LAZER 40,70% 

19,60%

 SAÚDE 19,60% 

 CULTURA 15,30% 

 ASSISTÊNCIA 12,00% 

15,30%

 EDUCAÇÃO 12,40%

12,00%

12,40%


10  RELATÓRIO DE GESTÃO 2019

EDUCAÇÃO

PRODUÇÃO TOTAL DE 3.449.846 ATIVIDADES REPRESENTA UMA PERFORMANCE DE 3.449.846

3.205.351

+ 7,63%

ACIMA DA META

Incentivo ao protagonismo e à identidade EM 2019, O SESC/RS SEGUIU COM A SUA MISSÃO DE PROPORCIONAR AÇÕES E PROJETOS QUE VISEM FORTALECER A EDUCAÇÃO, A FORMAÇÃO DE CIDADANIA E A IDENTIFICAÇÃO DA COMUNIDADE COM A CULTURA LOCAL. SEUS PROGRAMAS VOLTADOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E HUMANIDADES, ARTE E EDUCAÇÃO E CURSOS DE VALORIZAÇÃO SOCIAL INCENTIVARAM A INTERAÇÃO E A INTEGRAÇÃO.

Sesquinho Santa Cruz do Sul ©Divulgação

Escola Sesc de Educação Infantil


EDUCAÇÃO

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019  11

Educação Infantil do Sesc/RS possui a certificação corporativa ISO 9001:2015

Sesquinho Navegantes ©Divulgação

O Programa Educação tem como proposta de valor o incentivo ao protagonismo, à autonomia e ao conhecimento. São realizadas atividades de Educação Infantil, Educação Complementar, Cursos de Valorização Social e Educação em Ciências e Humanidades com o objetivo de proporcionar espaços de educação formal e não formal. O Programa está alinhado aos documentos norteadores do trabalho institucional e à legislação vigente. Todos os indicadores de produção do Programa Educação apresentaram desempenho favorável, com performance global de 108%. As atividades obtiveram a seguintes performances:

Cursos de valorização Social, 96%; Educação Complementar, 96%; Educação em Ciências e Humanidades, 231% e Educação Infantil, 103%, respectivamente. O Sesc/RS conta com 19 Escolas de Educação Infantil. Foram atendidas 1.639 crianças, distribuídas em 78 turmas de 3 anos a 5 anos e 11 meses, sendo deste total 900 matrículas com gratuidade que representaram 54,91% do total de alunos matriculados, contribuindo para o fortalecimento do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). O índice de evasão dos alunos da Educação Infantil representou 0,24% do total de alunos ativos. A Educação Infantil do Sesc/RS possui a certificação corporativa ISO 9001:2015. Envolva-se ©Carlos Macedo

Além da ampliação do Portfólio de Serviços, o programa Educação incentivou a melhoria contínua dos processos com o propósito de qualificar a entrega da prestação de serviços aos clientes. Neste sentido investiu em capacitação e formação das equipes em todas as atividades. Foram realizadas ações de formação continuada das equipes como o Encontro Técnico Estadual, Semana Pedagógica, reuniões com temáticas pedagógicas via EaD, criação de grupos de estudos temáticos e visitas técnicas com o objetivo de fortalecer a ação pedagógica das equipes. As ações também tiveram o objetivo de sensibilizar as equipes a perceberem a educação como processo inerente a todas as ações desenvolvidas pelo Sesc, além de conhecer a trajetória da educação brasileira bem como os movimentos sociais para entender a importância da aprendizagem em diferentes tempos e espaços. A atividade de Educação Complementar, Ciências e Humanidades engloba o projeto Seminários, Palestras e Cursos e o Projeto Habilidades de Estudo (PHE) e tem o objetivo de, por


EDUCAÇÃO

12  RELATÓRIO DE GESTÃO 2019 Monja Coen Roshi, realizaou a palestra Conexão com a Felicidade e Ansiedade em Tempos Atuais, em Bento Gonçalves ©Divulgação

meio da educação informal, ampliar o conhecimento e promover o bem-estar, enfatizando a autonomia, o protagonismo e a valorização de diferentes saberes. Além disso, promove o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e profissional, seja através do aperfeiçoamento especializado ou do acompanhamento pedagógico para crianças entre 6 e 12 anos em contraturno escolar. O Projeto Habilidades de Estudo (PHE) prevê o acompanhamento pedagógico de crianças entre 6 e 12 anos no contraturno escolar, com a realização de atividades lúdicas e pedagógicas com vistas ao desenvolvimento. Ampliou-se

O Conexão de Ideias foi um circuito de palestras que levou a todas as regiões do Rio Grande do Sul momentos de reflexão, trocas e aprendizados. A maratona de encontros contemplou 41 palestras e atingiu um público de mais de 20 mil pessoas.

Palestra de Bernardinho, em Porto Alegre. ©João Alves


EDUCAÇÃO

o acesso de diferentes públicos a novos serviços como a oferta de mais vagas do projeto, e foram promovidos eventos educativos como o Projeto Conexão de Ideias com o objetivo de promover a geração do conhecimento nas cidades gaúchas. A Educação em Ciências e Humanidades do Sesc/RS é caracterizada pelas modalidades Meio Ambiente, Humanidades e Produção e Difusão Multimídia de Saberes. Em 2019, foi registrada a participação de grupos de escolas privadas na EcoTrilha Sesc, que contribuiu para os resultados, por manter a agenda de vivências em trilha e a complementação com oficinas de educação para a sustentabilidade. Também foram realizadas ações do Sesc Sustentável. Todos estes projetos também estão alinhados com a Política Socioambiental do Sesc/RS. Na modalidade Humanidades, algumas realizações merecem destaque: Circuito de palestras do

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019  13

projeto Conexão de Ideias, o 4º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento e o Fórum Sesc de Envelhecimento. Na modalidade Multimídias ocorreram as seguintes publicações: Cartilha Sorrindo para o Futuro, Catálogo Artistando nas Cidade, 3ª edição da Revista EducaSesc, Informativo Conexão Mesa Brasil Sesc, Encarte do Programa Sesc de Voluntariado, Livros de receitas, Livreto de Banco de Imagens da Arte e Educação, além de transmissões ao vivo do Festival Internacional Sesc de Música e do 4º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento. Dentre as ações realizadas em 2019, a Arte/Educação enfatizou o propósito de acompanhar, orientar, disseminar e fortalecer as experiências com as linguagens artísticas nos projetos educativos da Instituição como, no Trabalho Social com Grupos e na Educação Complementar para professores

1.700.000 Kg de alimentos, contribuindo com mais de R$ 10 milhões em economia para as entidades atendidas pelo Programa Mesa Brasil.

Mesa Brasil Sesc Santa Maria, parceria Conab

Envolva-se; oficinas penitenciárias

©Divulgação

©Divulgação

das redes públicas e privadas do RS. Foram realizadas oficinas e palestras de teatro e dança nas infâncias, corpo e movimento, música na escola e contações de histórias. Outro destaque a ser considerado foi a participação do Sesc/RS na elaboração e encaminhamentos finais do documento Marco Referencial de Arte Educação, sob iniciativa do Departamento Nacional. O Programa Sesc Envolva-se, em 2019, atuou na qualificação da sua rede por meio da aproximação com universidades, grupos de economia criativa e doadores de materiais, com a intenção de fortalecer o objetivo de geração de trabalho, renda e ação educativa de caráter emancipatório. Desta forma, algumas ações podem ser destacadas: distribuição de 67.833 kg de resíduos têxteis; capacitação de 35 pessoas em situação de privação de liberdade com técnicas de costura em parceria com a SUSEPE; e espaço para feiras de artesanato nas Unidades do Sesc em Porto Alegre para 14 grupos de geração de renda e 5 artesãos comercializarem seus produtos.


SAÚDE

14  RELATÓRIO DE GESTÃO 2019

Para promover e fazer escolhas saudáveis

5.700.894

5.451.864

- 4,27%

EM 2019, O PROGRAMA DE SAÚDE ALCANÇOU AS METAS PARA CUMPRIR AS DIRETRIZES DE PROTAGONISMO, DESENVOLVIMENTO DE VALORES E ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO E A SEUS DEPENDENTES.

O Programa Saúde compreende as atividades de Nutrição, Saúde Bucal, Educação em Saúde e Cuidado Terapêutico, e sua proposta de valor consiste em promover saúde na construção de escolhas saudáveis. É desenvolvido com uma ação programática propositiva, aperfeiçoando concepções e modelos de trabalho com ênfase nas ações socioeducativas, articuladas e integradas, na prevenção das doenças e na promoção da saúde. Os objetivos das ações, em 2019, foram alinhados às diretrizes de protagonismo na ação finalística, ao desenvolvimento de valores e à elevação da qualidade de vida, com foco na clientela preferencial e crescimento equilibrado.

O Programa Saúde ampliou o acesso à saúde por meio de valores subsidiados aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo e seus dependentes, aumentando a informação da população, favorecendo a autonomia no cuidado, reduzindo o tempo para o diagnóstico de doenças e facilitando o acesso ao tratamento. A atividade de Nutrição promoveu ações num contexto de promoção, proteção e recuperação da saúde, em especial o estado nutricional, por meio da oferta de refeições e lanches de qualidade e preço acessível, além das sessões diagnósticas e da clínica ambulatorial. A maior produção foi em refeições e lanches, com 2.600.445 refeições e lanches servidos.

A atividade de Educação em Saúde teve o foco principal no projeto Sorrindo para o Futuro com 201.010 alunos, sendo executado em 1.963 escolas da rede pública municipal e estadual, em 237 municípios do Rio Grande do Sul, encerrando o ano com

Sorrindo para o Futuro ©Divulgação


SAÚDE

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019  15

98,68% da meta de produção. Ao

desenvolver a habilidade e o hábito do controle da placa bacteriana nos escolares, estimulando escolhas alimentares saudáveis e a prática regular da atividade física, contribuiu para formar hábitos saudáveis nas crianças atendidas, disseminando conceitos relacionados à sustentabilidade dentro do espectro da saúde pública. Na atividade Saúde Bucal vale ressaltar a implantação do novo consultório odontológico na Unidade Vacaria e as reformas em São Borja e Montenegro. Esta atividade contemplou um conjunto de ações nas realizações de clínica ambulatorial e de sessão clínica e foi prestada em 74 consultórios odontológicos. Destes, 50 consultórios odontológicos estão instalados em 42 Unidades Operacionais e 24 consultórios em 06 unidades móveis OdontoSesc. Recebemos, em 2019, a sexta Unidade Móvel Odontosesc, doada pelo regional

Saúde Bucal, São Luiz Gonzaga ©Divulgação

Sesc Estar Bem ©BBC

de Santa Catarina. Em 2019, foram realizadas 217.930 presenças em consultas e sessões clínicas para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e para o público em geral. O resultado foi de 95,09% da meta estabelecida para o período. A realização de sessão clínica, responsável por mais de 34 mil participantes, teve condições de ampliar o acesso à saúde ao público preferencial, visto que o dentista atuou fora da cadeira odontológica, executando as boas-vindas em sala de espera, em empresas, em escolas

©Diego De Paula

ou eventos externos, assim como a deplacagem, o levantamento de necessidades, a fluorterapia e as restaurações atraumáticas, quando indicados. O OdontoSesc chegou ao 21º ano de atividade no Estado, levando atendimento odontológico clínico e preventivo a 12 locais em oito cidades: no município de Porto Alegre (Bairro Restinga, Cruzeiro do Sul, Redenção e Rede Zaffari de supermercados), Tavares, Santa Rosa (Cootrirosa e Hospital Vida e Saúde), Santa Cruz do Sul, Rio


SAÚDE

16  RELATÓRIO DE GESTÃO 2019

Especializada foram realizadas 4.086 consultas oftalmológicas. Em Enfermagem foram realizados 5.203 atendimentos em rotinas de cuidado, envolvendo testes rápidos de colesterol, triglicerídeos e glicemia, verificação de tensão arterial e eletrocardiograma em repouso. Em Clínica Ambulatorial Geral foram realizados 568 exames citopatológicos do colo uterino, totalizando 5.771 pessoas atendidas nesta modalidade.

©Diego De Paula

Grande, Cruz Alta (Hospital Santa Lúcia), Tenente Portela (Hospital Santo Antônio), Ijuí (Hospital de Caridade de Ijuí). Os serviços foram viabilizados por meio de parcerias com empresários dos municípios para atendimento dos seus colaboradores, contando com o apoio das respectivas Prefeituras Municipais quando necessário. As seis Unidades Móveis OdontoSesc envolveram diretamente 31 colaboradores. Em 2019, foram realizadas nas Unidades Móveis Odontológicas 48.362 presenças em consultas e sessões clínicas, concluídos 2.859 tratamentos, e realizados 72.400 procedimentos odontológicos. Cada paciente examinado realizou em média 7,4 consultas de tratamento e dos clientes que iniciaram seus atendimentos, 82% finalizaram o tratamento proposto. Em 2019, ocorreu a implantação de novos Espaços Sesc de Saúde, nas cidades de São Borja, Montenegro, Canoas, Lajeado, Novo Hamburgo, Viamão, Erechim, Cachoeira do Sul, Rio Grande e Santa Maria, que juntamente com os Espaços de Saúde inaugurados no ano anterior (Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento e Cruz Alta) passaram a

ofertar as atividades de nutrição e cuidado terapêutico na realização de clínica ambulatorial. Em Cuidado Terapêutico foram atendidas 45.048 pessoas em 2019. Houve, desta forma, um acréscimo de 15% na atividade em relação a 2018, levando em consideração os atendimentos em unidades móveis e unidades operacionais com Espaços Sesc de Saúde em funcionamento. Somente nas Unidades Moveis de Saúde Preventiva – USSP foram realizadas 7.941 mamografias e 3.557 ultrassonografias, totalizando 11.498 exames por imagem. Em Clínica Ambulatorial ©Diego De Paula

O Programa Saúde apresentou 96% de performance na produção. Considerando as receitas e despesas correntes, atingimos 94% de performance no crescimento equilibrado, ambos considerados resultados favoráveis, uma vez que mesmo sem atingir na totalidade as metas de produção, houve o gerenciamento do custo dos serviços e a redução das despesas em todas as atividades. O percentual de subsídio no programa apresentou resultado de 49%, refletindo o aumento da procura do público em geral nos serviços de saúde, mas ainda mantendo performance de 99% do foco no comerciário. Estes resultados decorreram das estratégias de ampliação de parcerias, utilização intensiva das instalações, bem como na qualidade das atividades.


CULTURA

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019  17

Arte como enriquecimento social PARA OTIMIZAR OS RECURSOS E PERMITIR UM MAIOR ACESSO DO PÚBLICO AO FAZER CRIATIVO E ARTÍSTICO, O SESC/RS AMPLIOU AS PARCERIAS NA ÁREA E REALIZOU EVENTOS E DEBATES PARA VALORIZAR E INCENTIVAR AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS.

Por meio de ações descentralizadas, o Sesc/RS valorizou as diferentes manifestações culturais e ampliou o acesso do público à produção cultural de música, artes cênicas, audiovisual, literatura e artes

4.273.390

3.538.537

+ 20,77%

Santa Maria Sesc Circo ©Divulgação


CULTURA

18  RELATÓRIO DE GESTÃO 2019

EM 2019, A ATIVIDADE MÚSICA REGISTROU UM PÚBLICO DE

Festival Internacional de Música de Pelotas ©Flávio Neves

visuais. Com uma atuação descentralizada e visando otimizar espaços e recursos, as ações do Programa Cultura pautaram a valorização da diversidade das manifestações culturais, o acesso facilitado ao público preferencial e o incentivo das produções artísticas, cumprindo a missão de promover o bem-estar das comunidades onde atua, contribuir para desenvolvimento e aprimoramento da produção cultural e o enriquecimento social e cultural dos indivíduos. Os projetos Palco Giratório, Feiras de Livros e Festival Internacional Sesc de Música foram realizados com apoio financeiro do Departamento Nacional. A ampliação de ações em parceria com os municípios fortaleceu a atuação da Instituição, o que contribuiu para o atingimento das metas previstas. Comparado ao

exercício anterior, destaque para os projetos corporativos de grande visibilidade institucional como o 9º Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas, a 14ª Edição do Festival Palco Giratório, a 6ª Mostra Sonora Brasil, em Porto Alegre, e o 5º Santa Maria Sesc Circo. A Música, em suas variadas vertentes e estilos, foi apresentada pelos programas Sesc Música, Circuito Sonora Brasil, Música de Concerto e Instrumental Brasileiro e Concerto Sesc de Partituras, além de inúmeros espetáculos musicais com grupos locais e regionais, realizados em diversas localidades e espaços como teatros, casas de cultura, parques e praças. Um exemplo de ação em parceira, foi com a Fundação Pablo Kólmos, na qual foram promovidos 08 concertos da Orquestra Sinfônica de Porto

Alegre (Ospa) nas cidades de Caxias do Sul, Camaquã, Lajeado, São Leopoldo, Santa Rosa, Uruguaiana, Venâncio Aires e Farroupilha. A produção de ações do Sesc Música totalizou um resultado de 132,77% do previsto. A receita da Atividade Música superou a meta, fechando o

Cortejo na abertura do festival ©Flávio Neves


CULTURA

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019  19

Nesse mundo maluco

Elza

©Cláudio Etges

©Cláudio Etges

Palco Giratório

A Fome

Cria

©Morgana Mazzon

©Renato Mangolin

ano com 101,57% de realização. As Artes Cênicas mantiveram um trabalho pautado em apresentar a diversidade de projetos de circo, dança e teatro, nas mais variadas configurações e estilos, com uma importante ação de descentralização e interiorização. Diversos projetos foram desenvolvidos em formatos de circuitos, mostras e festivais. Destaque para Agosto Cultural na cidade de Erechim, Aldeias Culturais de São Leopoldo, Santa Rosa, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, e Mostra de Teatro Infantil em Porto Alegre. Somente com o projeto Rio Grande no Palco o resultado na produção totalizou 126,37% do previsto. A receita da atividade Artes Cênicas superou a meta, fechando o ano com 142,65% de realização.

em programação diversificada e realizada em várias cidades, reforçou e incentivou a aproximação com a atividade do Audiovisual. Destacou-se o formato de exibições em telão inflável, em sessões em praças e parques, promovendo o lazer cultural e a aproximação da linguagem audiovisual nas comunidades que não contam com cinemas, sempre com o acesso gratuito a todos participantes. Destaque para o 2º Festival Santa Cruz de Cinema, que promoveu o encontro de profissionais da área, tendo recebido mais de 600 filmes inscritos, além da realização da 3ª Mostra Sesc de Cinema apresentando o panorama da produção cinematográfica brasileira com 50 filmes nas cidades de Porto Alegre, Montenegro, Alegrete e Uruguaiana.

Na atividade Audiovisual, o acervo de filmes do CineSesc,

Em Literatura, as Bibliotecas foram o local de encontros para palestras,

oficinas e apresentações artísticas, além de inúmeras escolas públicas, o que garantiu os resultados satisfatórios. Além de contar com uma programação sistemática, os clientes consultaram e retiraram livros e revistas. Foram desenvolvidos palestras, oficinas e encontros com autores


CULTURA

20  RELATÓRIO DE GESTÃO 2019

em 92 Feiras de Livros, pelo projeto Sesc Mais Leitura e Circuito Literário Arte da Palavra, para estimular a leitura de determinados autores ou gêneros, bem como fomentar a escrita criativa. Foram também realizadas atividades literárias em formato de apresentações artísticas, permitindo explorar as mostras e exposições, as performances e intervenções, os saraus e shows musicais, as contações de histórias, entre outras formas de expressão. Nas Artes Visuais, exposições foram realizadas em espaços próprios, como unidades de Lajeado, Caxias do Sul, Santa Rosa e Santa Maria, e também com parcerias firmadas em cidades como Santa Maria (Museu de Arte de Santa Maria), Bento Gonçalves e Porto Alegre. Isto possibilitou a ampliação da atuação em atividades de mediação na linguagem. Destaque para a parceria com a Bienal de Artes Visuais do Mercosul, na realização de atividades preparatórias para a próxima edição por meio da realização de seminário em Porto Alegre, estendendo ações para Pelotas e Caxias do Sul. As Artes

Público infantil vibra com o Sesc Santa Maria Circo ©Divulgação

Visuais contribuíram com uma performance de 144,44% na produção de ações. Foi possível aperfeiçoar a equipe técnica e operacional, com a realização do 1º Fórum de Cultura Sesc, que oportunizou um maior aprofundamento de questões conceituais da área, ampliação de repertório, e reflexão sobre a importância da atuação na área cultural. A Instituição manteve o diálogo com os diversos públicos, fortalecendo a ação finalística, ampliando a abrangência e a visibilidade, incentivando e despertando para os fazeres

culturais. Projetos como o Teatro a Mil, Sesc Mais Leitura, as Aldeias e o Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas, Festival Palco Giratório Porto Alegre, Feiras de Livros, entre outros abarcam esses valores, somando-se a descentralização das ações. A atuação cultural do Sesc/RS envolve não apenas o sujeito que cria e o sujeito que se capacita, usufrui ou se transforma através de tantas possiblidades artísticas. Outros tantos profissionais, parceiros, fornecedores, instituições e prestadores de serviço fazem parte efetivamente desta movimentação da economia, tornando toda esta entrega viável.


LAZER

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019  21

Circuito Sesc de Corridas 2019

Circuito Sesc de Corridas, Lajeado ©Losada

Diversão, qualidade de vida e bem-estar O PROGRAMA LAZER, POR MEIO DAS ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO ESPORTIVO, RECREAÇÃO E TURISMO SOCIAL, INOVOU OS PROCESSOS, ADQUIRIU EQUIPAMENTOS E CONSOLIDOU SUA ATUAÇÃO PELO BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA.

O Programa Lazer tem como objetivo contribuir para o direito ao lazer e melhoria da qualidade de vida, ampliando as experiências e conhecimentos. Neste sentido o programa compreende as atividades de Desenvolvimento Físico Esportivo, Recreação e Turismo Social, e é executado por duas gerências no Departamento Regional. DESENVOLVIMENTO FÍSICO ESPORTIVO Em 2019, na atividade Desenvolvimento Físico Esportivo, buscando a inovação, foi colocado em prática o sistema de cronometragem para eventos

esportivos (corridas de rua, de bike etc). O equipamento foi adquirido com a intenção de que as Unidades Operacionais ofertassem mais qualidade, aliadas à redução das despesas previstas com contratação deste serviço. Também foram ampliadas as parcerias na modalidade de Mountain Bike. Inauguramos ainda 5 estúdios de pilates nos municípios de Alegrete, Carazinho, Sobradinho, Itaqui e São Borja, e atingimos a marca de 43 estúdios de Pilates de aparelhos em todo Estado, sendo a maior rede de estúdios do Rio Grande do Sul. Chegamos a 47 academias com

Sesc a Triathlon inauguração de mais duas nas ©Leonardo Lima cidades de Itaqui e Vacaria. Nas cidades de Montenegro e São Borja tivemos a inauguração de novas unidades com novos espaços de Academia. Inauguramos também um novo espaço em Alegrete com

Triathlon Circuito Sesc Sescde Corridas, Lajeado ©Márcio ©LosadaRodrigues


LAZER

22  RELATÓRIO DE GESTÃO 2019

RECREAÇÃO Na área de recreação foram realizadas atividades em todos os 497 municípios do Estado, tendo como destaque de itinerância de 02 Unidades Moveis RecreArte (caminhão palco) e 02 Unidades Sesc Lazer (furgão), que juntas circularam por 203 municípios do RS.

Novo espaço com piscina em Alegrete ©Divulgação

piscina, onde oferecemos aulas de hidroginástica e natação e também um Estúdio de Pilates. Implantamos ainda, o Sesc Run, um grupo de corridas com treinos em parques e espaços públicos e com acompanhamento específico e suporte nas corridas de rua do Estado. Manteve-se a modernização das academias, com uma nova reformulação dos espaços nas unidades novas, com mais

funcionalidades e menos aparelhos. Seguimos com a substituição de equipamentos depreciados na musculação e aquisição de materiais para ginástica, treinamento funcional e pilates como halteres, anilhas, barras, faixas elásticas, Kettelbell, Bolas Suíças, Bosu, TRX, Rolo para liberação miofascial, over ball, magic circle, corda naval, cones, kit slackline, meia lua, plataformas de salto, entre outros.

Circuito Verão Sesc ©BBC

Um dos destaques foi o projeto Partiu Natureza, lançado em 2018, como piloto em duas Unidades Operacionais, tendo como objetivo a realização de caminhas orientadas em meio à natureza, proporcionando uma atividade física, integração social, orientações de meio ambiente e, acima de tudo, o convívio familiar já que o evento tem um cunho recreativo e de integração. A adesão ao projeto foi um dos pontos altos, sendo realizadas 13 etapas, com a participação de mais de 600 pessoas, tendo como inovação a etapa de bicicleta na cidade de Venâncio Aires. Em continuidade às ações previstas, os projetos Brincando no SESC, Brincando nas Férias, Sesc Games, Piscinas e Estação Verão, beneficiaram milhares de pessoas atendendo a proposta de levar ações recreativas com uma proposta diferenciada de cunho lúdico-educativo e de integração social.

Verão Sesc, Tramandaí

Circuito Verão Sesc de Esportes

©BBC

©BBC


TURISMO

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019  23

Viajar para aprender, conhecer e experimentar

11.333.441

10.442.593

+ 8,53%

VIAGENS E OPORTUNIDADES DE VISITAR NOVOS LUGARES E NOVAS CULTURAS. A ATIVIDADE DE TURISMO SOCIAL PROPORCIONA CONHECER DESTINOS DENTRO E FORA DO ESTADO, COM PACOTES E HOSPEDAGEM PARA AS FÉRIAS.

A atividade Turismo Social, por meio da modalidade Turismo Emissivo, oportunizou a integração sustentável, representando 46% do total, mantendo o mesmo resultado de 2018, obtidos por meio dos serviços de pacotes turísticos dos projetos Reconhecer Rio Grande do Sul, Conhecer Destinos e Culturas, Oportunidades e do projeto Férias Imperdíveis. No programa Temporada de Férias comercializamos 27.877 pacotes de hospedagem, sendo

Temporada de férias no Sesc Torres ©Gianfranco Stefano Vacani


TURISMO

24  RELATÓRIO DE GESTÃO 2019

que destes, 24.146 foram para os trabalhadores do comércio, serviços e turismo, representando 86,62% do público total. A modalidade Receptivo foi responsável por 54% da execução física de 2019, ao realizar 230.794 produções, sendo destes 102.243 no Sesc Torres, 74.964 no Sesc Gramado, 47.686 no Sesc Porto Alegre e

3.810 na Pousada Sesc Caxias do Sul, possibilitando uma taxa de ocupação média de 75% das unidades habitacionais disponibilizadas. Também obteve um crescimento de 7% na execução física, em relação ao ano anterior. A implantação de novos destinos de pacotes turísticos e a ampliação da ocupação dos

Sesc Gramado

Ilha o Mel

©Divulgação

©Renato Soares

Piscina Campestre ©Divulgação

meios de hospedagem serão intensificados para atendermos plenamente as metas financeiras de produção.

Campanha de Pacotes Turísticos


ASSISTÊNCIA

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019  25

Impacto social e voluntariado como pauta essencial A INCLUSÃO SOCIAL E O ACESSO AOS DIREITOS BÁSICOS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA ÁREA DE AÇÃO SOCIAL DO SESC/RS. OS PROJETOS VALORIZAM E CONECTAM AS PESSOAS PARA PROMOVER DESENVOLVIMENTO, SEGURANÇA ALIMENTAR E TRABALHO SOCIAL.

O Programa Assistência compreende as atividades de Desenvolvimento Comunitário, Segurança Alimentar e Apoio Social, Trabalho Social com Grupos e Assistência Especializada, e promove atividades socioeducativas assistenciais que estimulem a participação social e a cooperação entre indivíduos, instituições

e setores da sociedade, contribuindo para a inclusão social e o acesso aos direitos sociais. Em 2019, incentivou ações de voluntariado em diversas cidades que tiveram impacto social positivo nas comunidades. A exemplo de Erechim, Porto Alegre e Cachoeira do Sul,

voluntários foram mobilizados para revestir as paredes das casas de famílias em situação de risco social com caixas de leite para isolamento térmico; tecer “pedacinhos” de crochê e tricô para confeccionar mantas para doação e criar um Eco Ponto na Escola para promover campanha de arrecadação de resíduos eletrônicos; respectivamente.

Maturidade Ativa, Sesc Cruz Alta ©Divulgação

5.545 clientes inscritos 231.255 frequências Público de 26.278 pessoas 113.591 participantes


ASSISTÊNCIA

26  RELATÓRIO DE GESTÃO 2019 Convenção Maturidade Ativa ©Claiton Dornelles

Com o objetivo de evitar um impacto negativo na arrecadação de doações ao Programa Mesa Brasil Sesc foram fortalecidas parcerias nacionais com a BRF, na qual o Sesc/RS participou da campanha “Chegou a generosidade do Natal”, distribuindo chesters para 18 mil famílias de Porto Alegre e Região Metropolitana. Em parceria com a Subway, realizamos a campanha Dia Nacional do Sanduíche, na qual 1% do arrecadado com a venda em suas lojas foi repassado para o Programa de aquisição de leite integral. A Campanha “Natal do Bem”, em parceria com a rede Carrefour, arrecadou, em um único dia, 560 kg de alimentos doados pelos clientes nas lojas de Gravataí, Canoas e Santa Maria. Outro evento importante foi a realização do 2º Fórum Sesc de Impacto Social – inovação para as organizações sociais, aberto ao público com o objetivo de promover debates de grande relevância social. A participação do Sesc/RS nos espaços de discussão das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e de assistência social foi novamente reafirmada por meio

Convenção Maturidade Ativa ©Claiton Dornelles

da participação de representação no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea/RS) e nos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsans) e do Fórum de Entidades de Assistência Social. Com o objetivo de dar visibilidade institucional, o Programa Sesc Maturidade Ativa, realizou ações corporativas como o Dia mundial de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, Mês/ semana do idoso – com objetivo de comemorar o dia internacional do idoso, que ocorre no dia 1º de outubro, disponibilizando espaços de integração e reflexão sobre o envelhecimento e a XVI Convenção Sesc Maturidade Ativa, que ofereceu um espaço para o desenvolvimento físico, psicológico

Envolva-se ©Carlos Macedo

e social aos 1.160 participantes do evento. Destaca-se a realização do projeto Artistando pela Cidade, que buscou ressignificar as práticas criativas e inventivas, nas diferentes linguagens artísticas dos grupos de idosos, resultando em apresentações, exposições, na produção de cartões postais e de um catálogo fotográfico.

Acesse o catálogo pelo QRCODE

No Conselho Estadual da Pessoa Idosa, o Sesc/RS é membro titular como representante da sociedade civil, participando das plenárias realizadas e parceiro em eventos como Seminário de conscientização pela violência da pessoa idosa e Conferência Estadual dos direitos da pessoa idosa. Na Frente Parlamentar da Pessoa Idosa, a Instituição auxilia nos encaminhamentos sobre o Fundo Municipal do Idoso, Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades, entre outras.


ASSISTÊNCIA Convenção Maturidade Ativa; show do Sidnei Magal ©Claiton Dornelles

Como estratégia na ampliação do Portfólio de Serviços, o Sesc/RS inovou sua atuação por meio da inserção da modalidade grupos sociais intergeracionais com a implantação do projeto Sesc Gerações, que contempla atividades intergeracionais de convivência, cooperação e transformação, com objetivo de

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019  27

Convenção Maturidade Ativa ©Claiton Dornelles

viabilizar a interação entre todas as fases do desenvolvimento humano. O projeto é realizado através de parcerias com prefeituras municipais e ocorreu nas cidades de Carlos Barbosa, Novo Cabrais, Amaral Ferrador e Camaquã. A maioria dos indicadores de produção do Programa Assistência apresenta desempenho favorável,

Projeto Mesa Brasil Sesc: crianças se alimentando com bolinhos de peixe, feito com doação de peixe ©Divulgação

sendo que o desempenho global foi de 109%. As atividades apresentaram as seguintes performances: Assistência Especializada, 144,13%; Desenvolvimento Comunitário, 130,58%; Segurança Alimentar e Apoio Social, 111,75% e Trabalho Social com Grupos, 89,96%, respectivamente.


DIMENSÃO CORPORATIVA

28  RELATÓRIO DE GESTÃO 2019

Trabalho em equipe começa no aprimoramento PROMOVER UM CENÁRIO DE INOVAÇÃO, APRIMORAMENTO E MUDANÇA FOI A PRINCIPAL META DO SESC/RS EM SUAS AÇÕES DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEUS COLABORADORES.

Em 2019, os 1.848 colaboradores do Sesc/RS participaram de programas internos de desenvolvimento e aprimoramento. No total, foram 76.124 horas de capacitação, com uma média de 44,41 horas por colaborador. O monitoramento e os indicadores vinculados ao objetivo retratam a estabilidade das nossas equipes, a qualificação delas para as entregas e os resultados obtidos pela instituição. Por este motivo, temos o desafio de

promover a capacitação para o uso de novas ferramentas e metodologias de trabalho, bem como fazer o reforço cultural para a aquisição das competências requeridas no processo de mudança e inovação. A efetividade dos processos seletivos, medida em 96,11%, indica que atraímos os talentos desejados e alinhados às nossas estratégias. A baixa evasão apresentada é outro indicador da assertividade das práticas de gestão. O investimento em capacitação dos colaboradores

ficou dentro da meta pretendida, garantindo a atualização da equipe e o envolvimento com os valores corporativos, respeitando o orçamento. 92,53% dos colaboradores do quadro total e 97,25% do quadro ativo participaram de alguma ação de desenvolvimento em 2019, sendo que a satisfação global com os cursos ofertados foi de 9,72 numa escala de 0 a 10. Outro foco foi intensificar o desenvolvimento da gestão em busca

Sesc Itaqui ©Chaiane Quanz

Sesc Montenegro ©Divulgação

Sesc Vacaria ©BBC

Sesc São Borja ©Divulgação


DIMENSÃO CORPORATIVA

da excelência e inovação orientada para resultados sustentáveis, a partir de um trabalho embasado nos principais Modelos de Excelência da Gestão, como MEG 21ª edição da Fundação Nacional da Qualidade, ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), NBR ISO 9001:2015 e práticas de Inovação. Mantivemos as diretrizes da direção regional com foco na inovação como meio para atuação interna e externa da instituição. O Programa InovaSesc executou melhorias como estruturação do framework da inovação, identificação das competências voltadas para a inovação, estruturação e acompanhamento dos projetos de inovação, medição dos resultados, comunicação estratégica da inovação e implementação efetiva da plataforma do Sesc Ideias em Movimento, ampliando a colaboração, a qualificação e a otimização das ideias.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019  29

CONDIÇÕES DE TRABALHO RECONHECIDAS Em 2019, o Sesc/RS obteve a classificação de 30ª melhor empresa para trabalhar no país, de 5ª melhor empresa para a Mulher trabalhar no Brasil e de 4ª melhor empresa no RS. Além disso, obteve o primeiro lugar no ranking Terceiro Setor (nível Brasil). Tanto o resultado quantitativo como os comentários apresentados na pesquisa demonstram a assertividade das nossas práticas.

Prêmio Nacional do Turismo ©Divulgação

Energy Globe ©Divulgação

PGQP ©Divulgação

Top Ser Humano ©ABRHRS

GPTW ©Divulgação

GPTW BRASIL ©Divulgação


RECONHECIMENTO

30  RELATÓRIO DE GESTÃO 2019 Prêmio Great Place to Work 2019 (GPTW Brasil) Melhor empresa para a Mulher trabalhar Junho, 2019 5°lugar ranking nacional

Melhor empresa para trabalhar Terceiro setor Março, 2019 1°lugar ranking nacional Melhor empresa para trabalhar Agosto, 2019 30°lugar ranking nacional Melhor empresa para trabalhar Novembro, 2019 4°lugar ranking estadual Prêmio Qualidade RS 2019 (PGQP) 07 Reconhecimentos no PQRS na categoria exemplaridade 22 Reconhecimentos no PQRS na categoria Mérito a Qualidade

Prêmio Nacional do Turismo (Ministério do Turismo)

3º lugar no Prêmio Nacional de Turismo 2019. O Prêmio Nacional do Turismo é uma iniciativa do Ministério do Turismo que tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque e os profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do segmento turístico no país.

Prêmio Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livro Categoria Cadeia Produtiva Finalista com o Projeto Sesc Mais Leitura

Prêmio Açorianos de Dança, Categoria Incentivo à Dança (Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre)

Prêmio Destaques do Esporte 2019

1º lugar, Troféu Destaque do Esporte 2019

Prêmio Amigo do Batalhão

(3º Batalhão de Polícia do Exército)

Medalha do Mérito de Salvamento Aquático

Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático

291ª empresa a aderir aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres Premiação Internacional Energy Globe Award com o case do Programa Sesc Envolva-se

Cachoeirinha

Mérito à Qualidade Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Novembro, 2019 Reconhecimento pela trajetória em prol da qualidade e produtividade no RS

Camaquã

Destaque Empresarial ACI Camaquã ACI Camaquã Dezembro, 2019 Mérito a Qualidade 2019 Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Novembro, 2019 Personalidades do Ano 2019 Entidade Cultural RB Produtora Novembro, 2019 Personalidades do Ano 2019 Academia de Ginástica RB Produtora Novembro, 2019 Troféu Costa Doce 2019 - Academia de Ginástica Rádio Acústica FM Novembro, 2019 Consagração Pública - Troféu Top Evidência 2019 Teatro do Sesc Camaquã Criarte Eventos Novembro, 2019 Prêmio Pop Gol - O melhor do Esporte - Destaque Esportivo 2018 Organizador de Evento Esportivo Rádio Camaquense Programa Pop Gol Dezembro, 2019 Prêmio Prime 2019 – Referência Educação Infantil, Sesquinho Clic Camaquã Julho, 2019

Canoas

Medalha Pinto Bandeira em comemoração aos 80 anos da cidade. Prefeitura Municipal de Canoas Outubro, 2019 A medalha, considerada honraria máxima do município foi criada em 1981 e é destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços em favor do ser humano, do município de Canoas, do estado ou do país.

Centro

Prêmio Qualidade RS PGQP 2019 Categoria Exemplaridade Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Novembro, 2019 Case Bem Estar no Trabalho

Chuí

Destaque do Esporte Mergulhão de Santa Vitória do Palmar/RS Rádio 87.9 FM - Programa Esportivo Redação 87 Dezembro, 2019 O evento contempla premiação a personalidades e instituições que se destacaram no ano corrente na promoção do Esporte na região de Santa Vitória do Palmar. O gentílico “Mergulhão” é utilizado para quem nasceu na cidade.

Comunidade

Energy Globe 2019 Energy Globe Outubro, 2019 O prêmio Energy Globe é um dos mais prestigiados prêmios ambientais da atualidade. Foi fundado em 1999 pelo pioneiro austríaco em energia Wolfgang Neumann. O objetivo do prêmio é apresentar projetos sustentáveis de sucesso que conservam e protegem nossos recursos, e que podem ser replicados no mundo todo. Em todo o mundo, cerca de 800 projetos e iniciativas são submetidos anualmente para concorrer ao prêmio. Top Cidadania 2019 ABRH-RS Outubro, 2019 A premiação Top Cidadania da ABRH-RS evidencia e reconhece as empresas que se destacaram por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano, responsabilidade social e sustentabilidade. Case : Capacitação em Boas Práticas de Manipulação e Alimentos: uma experiência junto a entidades sociais atendidas pelo Programa Mesa Brasil Sesc Top Cidadania 2019 ABRH-RS Outubro, 2019 A premiação Top Cidadania da ABRH-RS evidencia e reconhece as empresas que se destacaram por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano, responsabilidade social e sustentabilidade. Case: Programa Sesc Envolva-se Prêmio Exemplaridade do PGQP 2019 Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Novembro, 2019 PGQP atua na promoção da competitividade do Rio Grande do Sul. A premiação tem por objetivo incentivar, fomentar e reconhecer as boas práticas de gestão que demonstrem exemplaridade o case entrou no Fundamento Desenvolvimento Sustentável referente ao Programa Sesc Envolva-se

Erechim

Prêmio Qualidade RS PGQP 2019 Mérito à Qualidade 2019 Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Novembro, 2019

Gramado

Santo Ângelo

Prêmio Hall Fame da Excelência 2019 Tripadvisor Junho, 2019 Reconhecimento por cinco anos consecutivos de altas pontuações dos viajantes

Prêmio Qualidade RS PGQP 2019 Categoria Exemplaridade Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Novembro, 2019 Case Seminário Nacional de Educação Infantil Sesc Santo Ângelo

Mérito à Qualidade 2019 Tripadvisor Novembro, 2019 Em reconhecimento pela sua trajetória em prol da Qualidade e Produtividade no RS

Troféu Amigo Azul Autismo em Movimento Associação Autismo Abril, 2019 Em apoio às atividades, rústicas e lazer com a instituição

Pelotas

Homenagem pelo apoio ao Proerd do 7º RPMON Brigada Militar 7º RPMON Brigada Militar Dezembro, 2019 Apoio no projeto do 7º RPMON para manter as crianças longe das drogas, com palestras e orientações

Certificado da Excelência 2019 Tripadvisor Junho, 2019 Por receber pontuações altas dos viajantes com frequência.

Prêmio SECOVI 2019 SECOVI Dezembro, 2019 Prêmio Aniversário Secovi 2019 SECOVI Julho, 2019 Prêmio Qualidade RS PGQP 2019 Categoria Exemplaridade Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Novembro, 2019 Case Festival Internacional Sesc de Música Prêmio Qualidade RS PGQP 2019 Mérito à Qualidade 2019 Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Novembro, 2019 Troféu - Encontro da Solidariedade Sesc Rio Grande - Mesa Brasil Dezembro, 2019 Troféu Lobo da Costa Instituto Francisco Lobo da Costa Julho, 2019

Redenção

Diploma de Amigo do Batalhão 3º Batalhão de Polícia do Exército Setembro, 2019 Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Unidade e pela realização da 1ª Corrida Rústica da Polícia do Exército. Troféu Destaque do Esporte 2019 Prefeitura de Porto Alegre - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte Dezembro, 2019 Homenagem aos profissionais entre professores, atletas, colaboradores e parceiros que contribuíram para a realização de eventos esportivos durante o ano.

Santa Rosa

Prêmio Qualidade RS PGPQ 2019 Categoria Exemplaridade Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Novembro, 2019

Amigo do 1º Batalhão de Comunicações Exército Brasileiro Maio, 2019 Pelo apoio e parcerias

Torres

Mérito à Qualidade Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Novembro, 2019 Reconhecimento Profissional 2019 Rotary Club de Torres Setembro, 2019

Uruguaiana

Amigo do Posto Médico da Guarnição de Uruguaiana pelas contínuas demonstrações de amizade e apreço ao PMedGuU General da Brigada Ricardo José Nigri, Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada Julho, 2019 Medalha Honra ao Mérito Prefeitura de Uruguaiana Novembro, 2019

Venâncio Aires

Diploma de Honra ao Mérito Câmara de Vereadores Dezembro, 2019 Pelos 15 anos da unidade Sesc na cidade Mérito à Qualidade 2019 Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Novembro, 2019 Reconhecimento a empresas agraciadas no PQRS nos anos de 2016, 2017 e 2018. A UO Sesc Venâncio Aires foi troféu prata em 2018. Troféu Preferência Real 2019 Rotary Venâncio Aires Chimarrão UNISC - Caciva Novembro, 2019 Na categoria Academia de Ginástica e Musculação, Primeiro lugar, recebendo o Troféu Preferência Real: Sesc Venâncio Aires

Rio Grande

Prêmio Qualidade RS PGPQ 2019 Categoria Exemplaridade Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Novembro, 2019 Case Inovação Sesc Rio Grande


UNIDADES

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019  31

UNIDADES SESC NO RIO GRANDE DO SUL

REDE DE BIBLIOTECAS SESC

Sesc Alegrete Rua dos Andradas, 71 55 3422.2129 Sesc Bagé Rua Barão do Triunfo, 1280 53 3242.7600 Sesc Bento Gonçalves Av. Cândido Costa, 88 54 3452.6103 Sesc Caçapava do Sul Av. 15 de Novembro, 871 55 3281.3684 Sesc Cachoeira do Sul Rua Sete de Setembro, 1324 51 3722.3315 Sesc Cachoeirinha Rua João Pessoa, 27 51 3439.1751 Sesc Camaquã Rua Marcírio Dias Longaray, 01 51 3671.6492 Sesc Canoas Av Guilherme Schell, 5340 51 3463.6756 Sesc Capão da Canoa Av. Paraguassú, 1517/02 51 3625.8155 Sesc Carazinho Av. Flores da Cunha, 1224 54 3331.2451 Sesc Caxias do Sul Rua Moreira César, 2462 54 3209.8250 Sesc Centro Histórico POA Rua Vigário José Inácio, 718 51 3286.6868 Sesc Centro POA Av. Alberto Bins, 665 51 3284.2000 Sesc Chuí Av. Uruguai, 2355 53 3265.2205 Sesc Comunidade POA Rua Dr. João Inácio, 247 51 3224.1268 Sesc Cruz Alta Av. Venâncio Aires, 1507 55 3322.7040 Sesc Erechim Rua Portugal, 490 54 3522.1033 Sesc Farroupilha Rua Col. Pena de Moraes, 320 54 3261.6526 Sesc Frederico Westphalen Rua Arthur Milani, 854 55 3744.7450 Sesc Gramado Av. das Hortênsias, 4150 54 3905.3500 Sesc Gravataí/Morada do Vale Rua Álvares Cabral, 880 51 3490.4929 Sesc Gravataí Rua Anápio Gomes, 1241 51 3497.6263 Sesc Guaíba Rua Nestor de Moura Jardim, 1250 51 3402.2106 Sesc Ijuí Rua Crisanto Leite, 202 55 3332.7511 Sesc Itaqui Rua Rodrigues Lima, 1119 55 3433.1164 Sesc Jaguarão Rua Júlio de Castilho, 711 53 3261.2941 Sesc Lagoa Vermelha Rua Nivio Castelano, 926 54 3358.5729 Sesc Lajeado Rua Silva Jardim, 135 51 3714.2266 Sesc Montenegro Rua Capitão Porfírio, 2295 51 3649.3403 Sesc Navegantes POA Av. Brasil, 483 51 3342.5099 Sesc Nova Prata Rua Luiz Marafon, 328 54 3242.3437 Sesc Novo Hamburgo Rua Bento Gonçalves, 1537 51 3593.6700 Sesc Osório Av. Getúlio Vargas, 1680 51 3663.3023 Sesc Palmeira das Missões Rua Marechal Floriano, 1023 55 3742.7164 Sesc Passo Fundo Av. Brasil, 30 54 3311.9973 Sesc Pelotas Rua Gonçalves Chaves, 914 53 3225.6093 Sesc Protásio Alves POA Av. Protásio Alves, 6220 51 3382.8801 Sesc Quaraí Av. Sete de Setembro, 1281 55 3423.5403 Sesc Redenção POA Av. João Pessoa, 835 51 3226.0631 Sesc Rio Grande Av. Silva Paes, 416 53 3231.6011 Sesc Santa Cruz do Sul Rua Ernesto Alves, 1042 51 3713.3222 Sesc Santa Maria Av. Itaimbé, 66 55 3223.2288 Sesc Santa Rosa Rua Concórdia, 114 55 3512.6044 Sesc Santana do Livramento Rua Brig. David Canabarro, 650 55 3242.3210 Sesc Santiago Av. Getúlio Vargas, 1079 55 3251.9373 Sesc Santo Ângelo Rua 15 de Novembro, 1500 55 3312.4411 Sesc São Borja Rua Eng. Manuel Luis Fagundes, 2186 55 3431.8957 Sesc São Gabriel Rua João Manoel, 508 55 3232.8422 Sesc São Leopoldo Rua Marquês do Herval, 784 51 3592.2129 Sesc São Luiz Gonzaga Rua Treze de Maio, 1871 55 3352.6225 Sesc São Sebastião do Caí Rua Egídio Michaelsen, 679 51 3635.3844 Sesc São Sepé Rua Coronel Chananeco, 790 55 3233.1074 Sesc Sobradinho Rua Lino Lazzari, 91 51 3742.1013 Sesc Taquara Rua Júlio de Castilhos, 2835 51 3541.2210 Sesc Torres Rua Plínio Kroeff, 465 51 3626.9400 Sesc Tramandaí Rua Barão do Rio Branco, 69 51 3684.3736 Sesc Três de Maio Travessa Praça da Bandeira, 65/01 55 3535.2255 Sesc Três Passos Rua Dom João Becker, 310 55 3522.8146 Sesc Uruguaiana Rua General Flôres da Cunha, 1984 55 3412.2482 Sesc Vacaria Rua Moreira Paz, 264 54 3232.8075 Sesc Venâncio Aires Rua Jacob Becker, 1676 51 3741.5668 Sesc Viamão Rua Alcebíades Azeredo dos Santos, 457 51 3485.9914

SESC BAGÉ 

Rua Barão do Triunfo, 1280 53 3242.7600

bibliotecabage@sesc-rs.com.br

SESC CACHOEIRINHA  Av. João Pessoa, 27 51 3439.1751 bibliotecacachoeirinha@sesc-rs.com.br SESC CANOAS 

Av. Guilherme Schell, 5340 51 3456.2013

bibliotecacanoas@sesc-rs.com.br SESC CARAZINHO 

Av. Flores da Cunha, 1224 54 3331.2451 e 3331.2361

bibliotecacarazinho@sesc-rs.com.br SESC CAXIAS 

Rua Moreira César, 2462 54 3209.8250

bibliotecacaxias@sesc-rs.com.br SESC CENTRO 

Av. Alberto Bins, 665 51 3284.2160

bibliotecacentro@sesc-rs.com.br SESC CHUÍ 

Av. Uruguai, 2355 53 3265.2181

bibliotecachui@sesc-rs.com.br SESC ERECHIM 

Rua Portugal, 490 54 3522.1033 e 3522.4833

bibliotecaerechim@sesc-rs.com.br

SESC FREDERICO WESTPHALEN  Rua Arthur Milani, 854 – 1º andar 55 3744.3076 e 3744.7450 bibliotecafrederico@sesc-rs.com.br SESC GRAVATAÍ 

Rua Anápio Gomes, 1241 51 3497.6174, 3497.6118 e 3497.6239

bibliotecasescgravatai@sesc-rs.com.br SESC IJUÍ 

Rua Crisanto Leite, 202 55 3332.7511 e 3332.7486

bibliotecaijui@sesc-rs.com.br

SESC LAJEADO  Rua Silva Jardim, 135 51 3714.2266 e 3710.1970 bibliotecalajeado@sesc-rs.com.br SESC NAVEGANTES (PORTO ALEGRE) Av. Brasil, 483, Bairro Navegantes 51 3342.5099 bibliotecanavegantes@sesc-rs.com.br SESC PASSO FUNDO Av. Brasil, 30 54 3313.4318 e 3311.9973 bibliotecapassofundo@sesc-rs.com.br SESC SANTA CRUZ DO SUL R. Ernesto Alves, 1042 51 3713.3222 bibliotecasantacruz@sesc-rs.com.br SESC SANTANA DO LIVRAMENTO Rua Brig. David Canabarro, 650 55 3242.3210 e 3242.3732 bibliotecalivramento@sesc-rs.com.br SESC TAQUARA

Rua Júlio de Castilhos, 2835 51 3541.2022

bibliotecataquara@sesc-rs.com.br SESC TORRES

Rua Plínio Kroeff, 465 51 3626.9400

bibliotecatorres@sesc-rs.com.br SESC URUGUAIANA

Rua Flores da Cunha, 1984 55 3412.2482, 3412.4624 e 3411.2433

bibliotecauruguaiana@sesc-rs.com.br BIBLIOSESC CANOAS

Agenda em www.sesc-rs.com.br/cultura/bibliosesc/ 51 8508.0568

BIBLIOSESC GRAVATAÍ

Agenda em www.sesc-rs.com.br/cultura/bibliosesc/ 51 8508.0598

BIBLIOSESC NAVEGANTES (PORTO ALEGRE)

Agenda em www.sesc-rs.com.br/cultura/bibliosesc/ 51 9808.8632


Profile for Sesc RS

Relatório de Gestão Sesc - 2019  

Advertisement
Advertisement