Page 1

Sopa: Caldo verde

Prato: Frango assado

Acompanhamento: batatas fritas e Salada

Salada de Alface e cebola

Fruta: Melancia


PROPRIEDADES DOS ALIMENTOS COUVE: A couve é remineralizante forte, laxante, oxidante, e boa para a asma e a bronquite. É muito boa para combater as enfermidades do fígado, os cálculos renais, as hemorróidas, as menstruações difíceis ou dolorosas.

Principais constituintes: óleo essencial, sais minerais, albumina, lactucina. Propriedades: é útil contra insónia, excitação nervosa, palpitações, reumatismo, hipocondria, nevralgias intestinais, conjuntivites.

Alface: É rica em vitaminas A, B1, B2 e C. O cozimento de 40g de alface fresca num litro de água, deixando ferver durante 5 mn, é útil para lavagens dos olhos no caso de conjuntivite ou outras inflamações dos olhos. Deve-se fazer duas vezes por dia, ao levantar e ao deitar. Esta infusão também pode ser ingerida ao deitar para acalmar, relaxar e induzir o sono. É um bom calmante e hipnótico suave para os nervos do qual não convém abusar.

Melancia: A sua composição, além do alto teor de água, inclui açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Algumas propriedades medicinais são atribuídas aos seus constituintes. O suco das sementes é considerado vermífugo e diurético leve. A outras partes são atribuídas propriedades na cura de erizipela, febre e infecções de vias urinárias. Uma de suas maiores qualidades alem ser refrescante, devido a grande quantidade de líquido, faz bem ao sangue, e em razão disso, deve-se comê-la antes ou no intervalo das refeições e, nunca após, pois isto pode provocar digestão mais lenta pela enorme quantidade de água que contém. Suas sementes, torradas e aplicadas sobre qualquer ferida acalmam a dor. A melancia também é refrescante estomacal e, com um pouco de mel e limão, pode ser usada contra resfriados, catarros, excesso de bílis e o gosto amargo da boca. Chefe Rui Costa

Ementa do Rui  

Este tarbalho foi feito para ciensias