Issuu on Google+

apresenta

N­ A D A N­ Ç A 8ª EDIÇÃO - MOSTRA INTERNACIONAL

DE SOLOS E DUOS

14 A 25 DE SET. 2011

ESPETÁCULOS

OFICINAS

ENCONTROS


1 — N A A N 8ª EDIÇÃO - 1, 2 NA DANÇA

DANÇA COM LIBERDADE DE CRIAÇÃO

Chegamos à 8ª edição celebrando e firmando novas parcerias. Parceria com artistas, fornecedores, equipe de criação, de produção e instituições que fortalecem nossa proposta a cada ano. Esses encontros e diálogos nos dão fôlego para a grande empreitada que é trazer a diversidade de construção em solos e duos para essa Mostra que, felizmente, cresce a cada ano. Desejamos mais um ano de feliz encontro com a diversidade!

Agradecemos aos patrocinadores, apoiadores, parceiros, às leis Municipal e Estadual de incentivo à cultura e à própria Dança que nos proporciona importantes encontros e diálogos.


2 D Ç A AÇÕES

6 ESPETÁCULOS SELECIONADOS POR EDITAL

4 INTERNACIONAIS – SENEGAL, SUÍÇA, CANADÁ, ITÁLIA.

6 TRABALHOS MINEIROS – BELO HORIZONTE E IPATINGA

3 TRABALHOS DE OUTROS ESTADOS - PERNAMBUCO, RIO DE JANEIRO, GOIÂNIA

3 ESTREIAS LOCAIS

2 OFICINAS COM 25 VAGAS CADA UMA

1 DIÁLOGO ENTRE MARIA PAULA COSTA RÊGO E CÁSSIA NAVAS 1 ENCONTRO PARA CONVERSAR E DANÇAR 1 LANÇAMENTO DE DVD

2 ø 1 1

8 ESPETÁCULOS CONVIDADOS


8ª EDIÇÃO - 1, 2 NA DANÇA

“É com grande satisfação que a Oi torna-se patrocinadora de um evento que já está incorporado, com muito sucesso, ao calendário cultural de Belo Horizonte, o 1, 2 na Dança - Mostra Internacional de Solos e Duos. Lançado em 2004, o projeto se consolida ano a ano junto à crítica e ao público, a partir de uma visão contemporânea e abrangente de uma das mais antigas expressões de arte registradas pela humanidade.   A programação deste ano inclui espetáculos protagonizados por artistas da África, Canadá, Itália e Suíça, e outros que têm à frente dançarinos de Minas e Pernambuco. Vale mencionar a participação de seis novos coreógrafos, oriundos de Minas, Goiânia e Rio. Uma importante novidade: o Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna passa a receber a programação da Mostra. Aproveitem.”

HOSPITAL MATER DEI

“Comprometido com a qualidade pela vida de forma abrangente, o Mater Dei também atua nas esferas social, cultural e ambiental, apoiando projetos que estimulam práticas saudáveis como a dança.”

— —

OI


— —

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA

“É com grande satisfação que a Fundação Municipal de Cultura apoia a realização do projeto 1, 2 na Dança – Mostra Internacional de Solos e Duos, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Mostra tem se consolidado como novo espaço de expressão no cenário cultural da cidade, fomentando o trabalho de artistas independentes, promovendo o encontro entre profissionais e difundindo a produção artística na área de dança contemporânea. Desejamos sucesso e prosperidade a essa importante iniciativa.”

“O 1, 2 na Dança é uma iniciativa de grande importância para o desenvolvimento da dança contemporânea em Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Cultura sente-se honrada em apoiar este projeto, que contempla diferentes olhares sobre a dança, oferecendo ao público espetáculos de qualidade e grande diversidade de linguagens. Parabéns aos realizadores, por mais esta edição”.

Eliane Parreiras

2 ø 1 1

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA


8 ª E I Ç 8ª EDIÇÃO - 1, 2 NA DANÇA

FICHA TÉCNICA

CONCEPÇÃO E REALIZAÇÃO \\ JACQUELINE DE CASTRO,

MARISE DINIS, WAGNER TAMEIRÃO

DIREÇÃO GERAL\\ JACQUELINE DE CASTRO

DIREÇÃO EXECUTIVA\\ WAGNER TAMEIRÃO DIREÇÃO DE PRODUÇÃO\\ MARISE DINIS

ASSISTENTE DE DIREÇÃO\\ LUCIANA LANZA

ASSISTENTES DE PRODUÇÃO\\ CRISTINA GIL,

LAURA DE CASTRO, LUCIANA LANZA

COORDENAÇÃO DE LOGÍSTICA\\ CRISTINA GIL RECEPTIVO\\

LAURA DE CASTRO, IGOR DE CASTRO D´AZEVEDO

COORDENAÇÃO TÉCNICA\\ LEONARDO PAVANELLO

EQUIPE TÉCNICA\\ TAINÁ ROSA, JOÃO BOSCO, CRISTIANO MEDEIROS,

RENATO HERMETO, EQUIPES TÉCNICAS DO TEATRO ALTEROSA E TEATRO DO OI FUTURO KLAUSS VIANNA

CAMAREIRA\\ ALZIRA AQUEDANO BATISTA

CURADORIA\\ JACQUELINE DE CASTRO, MARISE DINIS,

RUI MOREIRA, WAGNER TAMEIRÃO

CURADORA E REPRESENTANTE NO BRASIL DO PROJETO “INTERFERÊNCIAS”\\ CRIS OLIVEIRA


MÚSICO ACOMPANHANTE OFICINA GERMAINE ACOGNY\\ MAMOUR BA TRADUÇÃO DE TEXTOS\\ IGOR DE CASTRO D´AZEVEDO TRADUÇÃO DAS LEGENDAS\\ HUGO CESARINI

D Ã O FOTO\\ GUTO MUNIZ

FOTO DAS PEÇAS GRÁFICAS \\ MINERAL IMAGE BAILARINO DA FOTO\\ RAFAEL BITTAR DESIGN GRÁFICO\\ GRECO DESIGN PROJEÇÃO\\ DF ÁUDIO VISUAL

ASSESSORIA DE IMPRENSA\\ ÁRVORE DE COMUNICAÇÃO

GERENCIAMENTO FINANCEIRO\\ SÍLVIA BATISTA, ANGELO BATISTA TRANSPORTE TERRESTRE\\ TRANSNARCI, LOCALIZA TRANSPORTE AÉREO\\ O MAPA DO MUNDO

TRANSPORTE DE DOCUMENTOS\\ TRANSPEDAL, AEROMOTO

AGRADECIMENTOS

ADRIANA CALIXTO, ANA LUÍZA MAGALHÃES, ARNALDO ALVARENGA, CÁSSIA NAVAS, CIDA QUEIROGA, FERNANDO DE CASTRO, GIBA, REGINA E FAMÍLIA, JACSON LAUFFER, JANINE AVELAR, JÚLIA GOMES, JULIANO CAMPOS AZEVEDO, KYLIA COTA, MARCELO CASTILHO AVELLAR, MÁRCIA DINIS, MARINA ARTHUZZI, PEDRO MELO, SÉRGIO PEREIRA, SÉRGIO VITARELLI, VALERIA TAMEIRÃO, VANESSA TAMEIRÃO.

2 ø 1 1

VÍDEO\\ NA LATA IMAGE


SEG. QUI. 19 SETEMBRO TEATRO ALTEROSA

19H: ENCONTRO PARA CONVERSAR E DANÇAR

BATE-PAPO E JAM SESSION COM ARTISTAS CONVIDADOS (COM PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO)

15 SETEMBRO

21H: “CASTANHA SUA COR”, GRUPO GRIAL DE DANÇA (PE)

22 SETEMBRO

TEATRO DO OI FUTURO KLAUSS VIANNA

TEATRO DO OI FUTURO KLAUSS VIANNA

21H: “O LEITO POR DETRÁS DO RIO, DESTILAR A PELE”, CRIS OLIVEIRA (MG) “VISTO DE CIMA”, CIA SUSPENSA (MG) “NÃO LUGAR”, ARETHA MACIEL (MG)


QUA. SEX. 14 SETEMBRO

TEATRO DO OI FUTURO KLAUSS VIANNA 19H30: LANÇAMENTO DO DVD

“MEMÓRIA EM MOVIMENTO”, MARISE REIS (RJ)

21H: ESPETÁCULO DE ABERTURA – “SONGOOK YAAKAAR” CIA. GERMAINE ACOGNY (SENEGAL)

16 SETEMBRO TEATRO ALTEROSA

21H: “LE SOUPIR DE LA CRÉATURE” (O SUSPIRO DA CRIATURA), PIERRE – YVES DIACON (SUÍÇA)

“O LEITO POR DETRÁS DO RIO, DESTILAR A PELE”, CRIS OLIVEIRA (MG) “ESTUDOS PARA DONA RITA”, ÉRICA BIANCO (GO)

23 SETEMBRO

TEATRO DO OI FUTURO KLAUSS VIANNA

21H: “CANIBAL MENU / CRIANÇAS DE AÇÚCAR”, MARCELO GABRIEL (MG)


D SAB. 10 SETEMBRO

PRÉDIO DO CURSO DE TEATRO EBA UFMG CAMPUS PAMPULHA

14H ÀS 16H : OFICINA COM GERMAINE ACOGNY (SENEGAL)

CORPO ESCOLA DE DANÇA

17 SETEMBRO

10H ÀS 12H: OFICINA PIERRE-YVES DIACON 17H ÀS 19H: ENCONTRO:

MARIA PAULA (PE) E CÁSSIA NAVAS (SP) TEATRO ALTEROSA

21H: “ABSENCE OF MEANS (AUSÊNCIA DE SENTIDO) BENJAMIN KAMINO (CANADÁ) ”BAMBI”, JAMIL CARDOSO (RJ)

“VISTO DE CIMA”, CIA SUSPENSA (MG)

24 SETEMBRO TEATRO DO OI FUTURO KLAUSS VIANNA

21H: “TOURADA COM

FANTASMAS”, CIA. MÁRIO NASCIMENTO (MG)

TEATRO DO OI FUTURO KLAUSS VIANNA AV. AFONSO PENA, 4001, MANGABEIRAS (31)32293131 TEATRO ALTEROSA AV. ASSIS CHATEAUBRIAND, 499, FLORESTA (31)32376611 PRÉDIO DO CURSO DE TEATRO EBA – UFMG (CAMPUS PAMPULHA) AV. ANTÔNIO CARLOS, 6627, PAMPULHA CORPO ESCOLA DE DANÇA AV. BANDEIRANTES, 866, MANGABEIRAS


DOM. 11 SETEMBRO PRÉDIO DO CURSO DE

TEATRO EBA – UFMG CAMPUS PAMPULHA 10H ÀS 12H :

OFICINA COM GERMAINE ACOGNY (SENEGAL)

18 SETEMBRO CORPO ESCOLA DE DANÇA 10H ÀS 12H: OFICINA PIERRE - YVES DIACON TEATRO ALTEROSA 19H: “DIALOGO X1X’, MARTA SPONZILLI (ITÁLIA) “NOIR”, LEILA CUNHA E GESSÉ ROSA (MG) “NÃO LUGAR”, ARETHA MACIEL (MG)

25 SETEMBRO TEATRO DO OI FUTURO KLAUSS VIANNA 19H: “A PROJETISTA” , DUDUDE (MG)

#

CLASSIFICAÇÃO NOIR: NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS. CANIBAL MENU / CRIANÇAS DE AÇUCAR: NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS. A PROJETISTA: NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS. TODOS OS DEMAIS ESPETÁCULOS: LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS.


CONVIDADOS

SONGOOK YAAKAAR

CIA. GERMAINE ACOGNY (SENEGAL)

DURAÇÃO: 1H FICHA TÉCNICA: TEXTOS: BERNARD MOUNIER COREOGRAFIA: GERMAINE ACOGNY E PIERRE DOUSSAINT MÚSICA: FABRICE BOUILLON-LAFOREST VÍDEO: FRÉDÉRIC KOENIG FIGURINO: ANGELIQUE DIEDHIOU ILUMINAÇÃO: HORST MÜHLBERGER CONCEPÇÃO E EXECUÇÃO: GERMAINE ACOGNY

Em “Songook Yaakaar”, Germaine Acogny nos oferece uma palavra sobre a África, seu esplendor e seus fracassos, sem violência, mas corajoso. Neste solo, dançado, falado, cheio de compromissos e universal, ela prova que continua a ser uma aventureira pronta para assumir riscos. “Por muito tempo venho me perguntando qual a melhor resposta aos que falam sobre a África sem realmente saberem do que estão dizendo. Hoje eu estou respondendo a eles com dança, com palavras que peguei aqui e ali. Eu escolhi falar através da dança-escárnio, uma tradição ainda muito viva por toda África do Oeste, que permite fazer a piada sobre si mesmo, sem poupar os outros.”


CONVIDADOS

CASTANHA SUA COR

GRUPO GRIAL DE DANÇA - RECIFE (PE)

DURAÇÃO: 40MIN FICHA TÉCNICA: CONCEPÇÃO: MARIA PAULA COSTA RÊGO DIREÇÃO: ERIC VALENÇA E MARIA PAULA COSTA RÊGO DIREÇÃO DE ARTE: DANTAS SUASSUNA VÍDEO: HANNA GODOY TRILHA SONORA ORGANIZADA POR HELDER VASCONCELOS ILUMINAÇÃO: LUCIANA RAPOSO E SÁVIO UCHÔA FIGURINOS: GUSTAVO SILVESTRE INTÉRPRETES: MARIA PAULA COSTA RÊGO E SEBASTIÃO PEREIRA DE LIMA

Um espetáculo de dança que trata da formação cultural brasileira, mergulhando no passado para compreender o que somos hoje. A participação de um dos brincantes mais antigos de Pernambuco, Seu Martelo (caboclo de lança de Maracatu Rural e Mateus de Cavalo Marinho), representa um “tempo” a que não temos mais acesso, mas está presente como uma camada de pele, um traço hereditário. O Grupo Grial de Dança foi fundado em 1997 pelo escritor Ariano Suassuna desejoso de retomar a pesquisa sobre a linguagem da dança Armorial.


CONVIDADOS

LE SOUPIR DE LA CRÉATURE (O SUSPIRO DA CRIATURA)

PIERRE-YVES DIACON (SUÍÇA) CIE. LES MONDES TRANSVERSAUX

PERFORMANCE DURAÇÃO: 25 MIN FICHA TÉCNICA: CONCEITO / PERFORMER: PIERRE-YVES DIACON LIGHT DESIGN: MARKUS SCHNIZER MÚSICA: PIERRE-YVES DIACON PRODUÇÃO: LES MONDES TRANSVERSAUX

“Em frente a todos – a criatura. Poderia ser qualquer um. Ela aparece quando tudo desaparece. Ela carrega uma saudade ontológica – uma visão. Ela existe antes do discurso, antes das palavras. Ela é uma ressonância. É um gosto de outro, no interior de si mesmo.”


CONVIDADOS

ABSENCE OF MEANS (AUSÊNCIA DE SENTIDOS)

BENJAMIN KAMINO (CANADÁ)

PERFORMANCE DURAÇÃO: 25 MIN FICHA TÉCNICA: CRIAÇÃO E PERFORMANCE: BENJAMIN KAMINO MÚSICA: TAJ MAHAL, TALKING HEADS, BROKEN SOCIAL SCENE, DO MAKE SAY THINK FOTO: CELIA SPENARD-KO

"Ausência de Sentido" é um intento de desmantelar e apresentar o ‘aparatus’ do desejo e os mecanismos internos que o sustentam. A construção de identidade, a carta de amor, o desejo corporificado, no momento de querer alcançar algo, são todos aspectos que constroem uma ‘não-identificação’ e a construção de fantasias - sendo todas funções deste ‘aparatus’.


CONVIDADOS

DIÁLOGO X1X

MARTA SPONZILLI  (ITÁLIA)

PERFORMANCE DURAÇÃO: 15 MIN FICHA TÉCNICA: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: MARTA SPONZILLI MÚSICA ORIGINAL: ANDY MOOR E YANNIS KYRIALIDES, YURA TEIKOKU

Por meio de um processo polivalente e paradoxal a um tempo de expulsão e apropriação, de evasão e explosão, de criação e não-criação aparecem e desaparecem figuras, numa multiplicidade de rostos, estaturas, qualidades de tecidos, pesos. Um corpo que vive entre o ser e a tentativa de não ser ele mesmo.


CONVIDADOS

TOURADA COM FANTASMAS

CIA MÁRIO NASCIMENTO - BELO HORIZONTE (MG)

DURAÇÃO: 1H FICHA TÉCNICA: CONCEPÇÃO E DIREÇÃO: MÁRIO NASCIMENTO E FÁBIO CARDIA TRILHA SONORA: FÁBIO CARDIA LUZ: MÁRIO NASCIMENTO E ALBERTO ALVIM JÚNIOR

“Tourada com Fantasmas” é um espetáculo de dança contemporânea interpretado por Mário Nascimento e Fábio Cardia, com música ao vivo, especialmente composta. Os artistas interagem todo o tempo compondo um conjunto de cenas diferentes, misturando dança, música ao vivo e linguagem teatral. Tem como tema a inquietude e as lembranças das experiências - boas, ruins, nostálgicas, engraçadas, saudosas, de prazer e dor - que nos acompanham pela vida e nos atormentam. Apresenta elementos de drama, humor, poesia, lirismo, força e, sempre, muita dinâmica.


CONVIDADOS

CANIBAL MENU / CRIANÇAS DE AÇÚCAR MARCELO GABRIEL - BELO HORIZONTE (MG)

DURAÇÃO: 1H10 FICHA TÉCNICA: FUNDADOR DA COMPANHIA DE DANÇA BURRA: MARCELO GABRIEL DIREÇÃO GERAL/ENCENAÇÃO/CONCEPÇÃO/COREOGRAFIA/TEXTO/ DRAMATURGIA/ILUMINAÇÃO/VÍDEO/ FIGURINO/VOZ EM OFF: MARCELO GABRIEL COLABORAÇÃO: CARMEN DINIZ TRILHA SONORA/CRIAÇÃO/ARRANJOS/EXECUÇÃO/PRODUÇÃO: MARCELO GABRIEL E ANDRÉ CABELO VÍDEO E SPOT TV: ANA PAULA ABREU PERFORMERS PARA O VÍDEO DO ESPETÁCULO “CANIBAL MENU": MARCELO GABRIEL, JONNY ARMANI, MARCO OLIVEIRA PERFORMERS PARA O VÍDEO DO ESPETÁCULO “CRIANÇAS DE AÇÚCAR”: LUCAS DE CASTRO PACHECO, ISABELLA SILVA ZOLINI, MARISOL DOS REIS Y CARRETERO, THAIS CRISTINA SILVÉRIO MOREIRA, MARCELO GABRIEL


CONVIDADOS

FOTOGRAFIA: DANIEL MANSUR GRAVADO, MIXADO E MASTERIZADO NO ESTÚDIO ENGENHO POR ANDRÉ CABELO TRATAMENTO DE IMAGEM: STUDIO PIXEL, BLINK IMAGENS OPERADOR DE LUZ E MONTAGEM: EMERSON FERNANDES REVISÃO TEXTUAL: SANDRA TAVARES VERSÃO DO TEXTO PARA O INGLÊS: BEATRIZ F.DE CARVALHO, NADEJE STARLING, MIRIAN E DICK MILLS, MARIA DA GRAÇA GIÓIA PRODUÇÃO EXECUTIVA: COMPANHIA DE DANÇA BURRA, RODRIGO MAGALHÃES

1ª parte: ”Canibal Menu” Menu degustação em 12 atos, criado por Marcelo Gabriel, que reflete a vivência do artista no mundo da gastronomia. Um espetáculo de caráter degustativo para estômagos fortes e exigentes. Uma reflexão sobre formas de preconceito, padronização de valores culturais, sociais e técnicas de opressão cotidiana. 2ª parte: “Crianças de açúcar” É uma homenagem à nova geração que representa a afirmação de um Brasil gerador, confiante, criativo e novo. Uma ode à ternura, ao mundo onírico e sensível de crianças que revelam novas possibilidades de leitura da realidade.


CONVIDADOS

A PROJETISTA

DUDUDE – BELO HORIZONTE (MG)

DURAÇÃO: 50 MIN FICHA TÉCNICA: CONCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO: DUDUDE DIREÇÃO: CRISTIANE PAOLI QUITO (SP) ASSISTÊNCIA: LYDIA DEL PICCHIA FIGURINO: MARCO PAULO ROLLA TRILHA SONORA ORIGINAL: NATALIA MALLO & DANILO PENTEADO PRODUÇÃO: LUDMILA RAMALHO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: BEATRIZ FRANÇA FOTO: GUTO MUNIZ

Um Projeto. Um desejo de espetáculo. Dudude: uma artista Projetista, absorta no mundo dos projetos, insinuações de dança e pensamentos suscitando idéias e vontades que brotam de um corpo inquieto. Ao longo dessa viagem criativa depara-se com as exigências solicitadas no momento da escrita, resistindo e mergulhando em questionamentos sobre arte e criação. A Projetista sonha, dança, cria, revê sua própria história, pensa, realiza e arremessa ao longe.


SELECIONADOS

ESTUDOS PARA DONA RITA ÉRICA BIANCO - GOIÂNIA (GO)

DURAÇÃO: 15 MIN FICHA TÉCNICA: CONCEPÇÃO E DIREÇÃO: ERICA BIANCO INTERPRETAÇÃO: ÉRICA BIANCO PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: RODRIGO CRUZ TRILHA: RODRIGO CRUZ

Estudo de matrizes de movimentos para os personagens do espetáculo “Dona Rita & João Romeu”, inspirados nos encontros e desencontros de um casal contemporâneo atribulado, tentando equilibrar a individualidade com a vida conjugal. Duas histórias distintas que se cruzam e se redefinem, laços de interdependência que se formam, assim como a negação desses novos laços.


SELECIONADOS

O LEITO POR DETRÁS DO RIO, DESTILAR A PELE

CRIS OLIVEIRA - BELO HORIZONTE (MG) ANGIOMA – ORGANISMO DE ARTE

PERFORMANCE DURAÇÃO: 20 MIN FICHA TÉCNICA: CONCEPÇÃO E INTÉRPRETE: CRIS OLIVEIRA COMPOSIÇÃO DE MÚSICA ORIGINAL: FERNANDO GARNERO (AR/FR) CANTORA: ANNE RODIER (FR) PERCUSSÃO: HELÉNE COLOMBOTTI (FR) GUITARRA: EVAN GARDNER (USA/ALEMANHA) MÚSICA ELETRÔNICA: DANIEL ZEA (COLÔMBIA/SUIÇA) MÚSICA 2: ‘PRÉLUDE’ SUÍTE BERGAMASQUE - DEBUSSY CAPTAÇÃO DE IMAGENS: MATHIEU BOUVIER (FR) EDIÇÃO DE VÍDEO: CRIS OLIVEIRA


FOTOS: LAURENT PAILLIER - ® FONDATION ROYAUMONT LIGHT DESIGNER: JÉSICA ELIZONDO (MEX) O TRABALHO FOI REALIZADO DURANTE O PROGRAMA DE PESQUISA E COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA ‘TRANSFORME-PERCEPTIONS’ (2009/2010), NA FONDATION ROYAUMONT – PARIS.

O solo é resultado da pesquisa interdisciplinar sobre a percepção e os cinco sentidos, em especial o tato. A experiência partiu da interação da pele com os elementos: leite, mel, água, óleo e sangue. A temática vem tratar dos limites do corpo e a re-materialização da própria identidade, enquanto substância. O trabalho apropria-se do sentido filosófico e alquímico dos elementos na busca por transformação.


SELECIONADOS

VISTO DE CIMA

CIA SUSPENSA - BELO HORIZONTE (MG)

DURAÇÃO: 20 MIN FICHA TÉCNICA: BAILARINOS: LOURENÇO MARQUES E PATRICIA MANATA ILUMINADOR: CRISTIANO MEDEIROS TÉCNICOS DE MONTAGEM: LEONARDO MERCIER, HELON. BRASIL E ALEX FIGUEIREDO REALIZAÇÃO: COMPANHIA SUSPENSA

Dois bailarinos dançam na parede, fazendo dela o seu chão. Dependurados, criam uma atmosfera de ilusão em que parecem perder a gravidade. Entre corridas e saltos, mais perecendo flutuar, constroem uma dança vertical, estabelecendo com o público uma cumplicidade através da leveza. O pensamento cênico da Companhia Suspensa vem operando sob a perspectiva de modificar as relações que estabelecemos com o mundo que nos cerca.


SELECIONADOS

BAMBI

JAMIL CARDOSO - RIO DE JANEIRO (RJ)

DURAÇÃO: 20 MIN FICHA TÉCNICA: COREOGRAFIA: JOÃO SALDANHA INTÉRPRETE: JAMIL CARDOSO ASSISTÊNCIA: MARCELO BRAGA FIGURINO: PIA FRANCA DESENHO DE LUZ: ADELMO LAPA E JOÃO SALDANHA TRILHA SONORA: I LOVE YOU PORGY (GEORGE E IRA GERSWHIN), NA  GRAVAÇÃO DE NINA SIMONE TRILHA ORIGINAL: SACHA AMBACK FOTOS: BRUNO VEIGA AGRADECIMENTOS: ESPAÇO SESC, FRANCINI PONTES E LIA RODRIGUES

João Saldanha utiliza signos e símbolos para a construção de um trabalho solo, criado especialmente para Jamil Cardoso. O titulo "Bambi" foi intencionalmente extraído da personagem de um veado do desenho animado de Walt Disney para servir de provocação a nossa cultura de ofensas. Ironicamente, a coreografia se constrói pela ansiedade e por superfícies harmônicas.


SELECIONADOS

NOIR

LEILA CUNHA E GESSÉ ROSA - IPATINGA (MG)

DURAÇÃO: 20 MIN FICHA TÉCNICA: CONCEPÇÃO: GESSÉ ROSA E GUSTAVO JÁCOME DIREÇÃO: GESSÉ ROSA INTÉRPRETES-CRIADORES: GESSÉ ROSA E LEILA CUNHA TRILHA SONORA E PROJETO AUDIOVISUAL: GUSTAVO JÁCOME ILUMINAÇÃO: DEIVERSON TÓFANO SONOPLASTIA: DANIELA ALVES PRODUÇÃO: LEILA CUNHA E GESSÉ ROSA

“Noir” é um espetáculo de dança-teatro que busca uma estética inspirada no cinema Film Noir. Um estilo primariamente associado a filmes policiais, que retrata seus personagens principais num mundo de tramóias, crime e assassinato.


SELECIONADOS

NÃO LUGAR

ARETHA MACIEL - BELO HORIZONTE (MG)

DURAÇÃO: 18 MIN FICHA TÉCNICA: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: ARETHA MACIEL OLHAR COMPLEMENTAR: LUCIANA LANZA SELEÇÃO MUSICAL E COMPOSIÇÃO: ARETHA MACIEL E RODRIGO SALVADOR CENÁRIO: SÉRGIO BARBOSA CRIAÇÃO DE LUZ: RICARDO CAVALCANTI FOTOGRAFIA E VÍDEO: LEO DRUMOND AGRADECIMENTOS: CÉSAR LANA, GABRIELA CHRISTÓFARO, LEO DRUMOND, LUCIANA LANZA, RICARDO CAVALCANTI, RODRIGO SALVADOR E SÉRGIO BARBOSA

Segundo Marc Augé, etnólogo francês, “não-lugares são espaços de anonimato no cotidiano, espaços descaracterizados e impessoais, a que não lhes são atribuídos quaisquer tipos de características pessoais.” Associando este conceito de não-lugar às circunstâncias de supressão de individualidades, vem à tona a necessidade de inscrever uma identidade e constituir-se como um ser humano com suas singularidades respeitadas e consideradas, apenas SER. Recusar ser inserido, por outros, em situação de não-lugar.


D A OFICINA “INTRODUÇÃO À TÉCNICA DE DANÇA MODERNA AFRICANA” CONDUTORA: GERMAINE ACOGNY (SENEGAL) 10 E 11/9

Prédio do Curso de Teatro EBA – UFMG (vagas limitadas – inscrição prévia)

O primeiro momento da oficina se dará através de uma introdução verbal e teórica sobre a pesquisa, experiências e origem da técnica de Germaine. O segundo momento será a prática de uma série de movimentos desenvolvidos graças à influência das danças que herdou de sua avó, uma sacerdotisa Yorubá, e de seus estudos das danças tradicionais Africanas e Ocidentais (moderno e clássico) em Paris e Nova York. Nas palavras de Germaine: “Minha arma, minha

travessia é a Dança, abençoada pelos deuses ancestrais de meu povo. Eu danço

além das palavras e dos males desse mundo, na esperança por essa minha África danificada e na defesa dos meus próprios e alegres interesses.”

LANÇAMENTO DO DVD “MEMÓRIA EM MOVIMENTO” 14/9, ÀS 19H30

Multiespaço – Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna

Ç

Direção de Marise Reis

A

Projeto vencedor do prêmio Klauss Vianna 2010, da Funarte, o lançamento do DVD "Memória em Movimento” parte da idéia de reconstrução e memória procurando eternizar momentos da dança moderna e contemporânea brasileira, com coreografias consagradas que compõem um quadro

representativo da história da dança em nosso país. Foram registradas seis coreografias de artistas brasileiros.


OFICINA “SUSPENSÃO E MOBILIDADE” CONDUTOR: PIERRE – YVES DIACON (SUÍÇA) 17 E 18/9 Corpo Escola de Dança (vagas limitadas – inscrição prévia) Pierre propõe nesta oficina explorar e desenvolver direções de movimento que muitas vezes não são usuais no treinamento em dança. O curso combina:

N

elementos/ferramentas de pesquisa de movimento, influências diretas do breakdance e acrobacias, componentes pessoais da prática do artista como mover e criador-intérprete, e uma idéia certa de ser mover: alguém que usa e explora o corpo em movimento, a fim de estabelecer uma espécie de cartografia.

DIÁLOGOS NO 1, 2 NA DANÇA GRUPO GRIAL DE DANÇA, PERNAMBUCO, BRASIL 17/9, ÀS 17H Teatro do Corpo Escola de Dança/ Entrada franca

Entrevista pública de Cássia Navas com Maria Paula Costa Rêgo, ampliandose o debate em torno das “identidades” na construção da arte contemporânea e seus contextos. Maria Paula Costa Rêgo, coreógrafa, pesquisadora e diretora do Grupo Grial. Cássia Navas, ensaísta, pesquisadora e professora do instituto de Artes/UNICAMP.  ENCONTRO PARA CONVERSAR E DANÇAR

19/9, ÀS 19H

Teatro Alterosa/ Entrada franca Convidamos todos os profissionais e amadores da dança para fazer parte da Jam Session e bate-papo com os artistas convidados do 1, 2 na dança. O intuito é a troca de informações sobre processos criativos, colaboração, residências artísticas entre outros assuntos. Este encontro será realizado em parceria com a Associação Cultural Dança Minas e orientado pelo jornalista e crítico de dança Marcelo Castilho Avellar.


PATROCÍNIO

APOIO CULTURAL

APOIO

REALIZAÇÃO JACQUELINE DE CASTRO MARISE DINIS WAGNER TAMEIRÃO


PROMOÇÃO

PARCEIROS

INCENTIVO


INGRESSOS: 10,00 (INTEIRA) E 5,00 (MEIA-ENTRADA)

PROGRAMAÇÃO: WWW.BLOGUMDOISNADANCA.COM

CONTATO: 1, 2 NA DANÇA (31)32221438 UMDOISNADANCA@UOL.COM.BR

SITE: UMDOISNADANCA.COM.BR BLOG: BLOGUMDOISNADANCA.COM FACEBOOK: UM DOIS NA DANÇA TWITTER: @UMDOISNADANCA FLICKR: 1, 2 NA DANÇA YOU TUBE: 1, 2 NA DANÇA ENDEREÇO: RUA DA BAHIA 1148, SALA 1708. CENTRO. CEP 30160-906 BELO HORIZONTE. MG. BRASIL.


1, 2 NA DANÇA - 8ª edição MOSTRA INTERNACIONAL DE SOLOS E DUOS.