Page 1

www.museudelamego.gov.pt

MADE IN PORTUGAL

100 ANOS

multimédia Museu de Lamego PROGRAMA CENTENÁRIO

2017 em multimédia


www.museudelamego.gov.pt

100 ANOS

MADE IN PORTUGAL

PROGRAMA CENTENÁRIO

multimédia Museu de Lamego


—3—

Museu de Lamego, c. 1940 | Fundo antigo do Museu de Lamego


—4— Dando continuidade a uma estratégia que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos de uma cada vez maior abertura ao público, no ano em que o Museu de Lamego assinalou 100 anos de vida pretendeu-se sublinhar que o museu é um espaço dinâmico, um espaço vivo, um espaço que tem sabido acompanhar a evolução dos tempos e que por se tratar de um organismo vivo está em constante mudança.

A programação em 2017 veio reforçar as parcerias construídas nos últimos anos, fazendo com que o Centenário do Museu de Lamego tenha sido não apenas o "aniversário do museu comemorado pelo museu", mas antes o aniversário do museu comemorado pela região e pelo país.

Em ano de centenário apostámos no fator surpresa e na irreverência de algumas ações que convidaram e ainda convidam o público a ser protagonista de uma história que também é a sua. Assim, além da interligação à já habitual programação anual do museu, juntaram-se exposições “improváveis”, instalações “em construção”, música, documentários vídeo, ações de restauro, jantar de aniversário, video mapping, tudo aliado a um reforço da estratégia de divulgação online.

Em 2017, chegámos a milhares de pessoas... Reunir neste documento todo o material multimédia produzido no âmbito da programação das comemorações do centenário é uma forma de lhe dizer OBRIGADO por ter feito parte...


—5—

PROGRAMA CENTENÁRIO +museu

JANEIRO

ABERTURA À SEGUNDA-FEIRA Dando resposta ao crescente número de visitantes, no dia 2 de janeiro o Museu de Lamego passou a abrir as portas ao público também às segundas-feiras. Tradicionalmente dia de encerramento de museus em todo o mundo, com esta medida o museu deu continuidade à sua política de abertura a toda a comunidade. Desde então, o museu consegue dar resposta às solicitações cada vez mais frequentes dos seus públicos, que passaram a poder planear as suas visitas sem qualquer suspensão semanal.

7

museu


—6—

PROGRAMA CENTENÁRIO +museu

JANEIRO

HERITAGE TOUR

Museu de Lamego museum of | Rede de Monumentos Vale do Varosa monuments network

HERITAGE TOUR CARD Desde o dia 2 de janeiro que o Museu de Lamego, os mosteiros de São João de Tarouca e Santa Maria de Salzedas, o Convento de Santo António de Ferreirim, a Capela de São Pedro de Balsemão e a Ponte Fortificada de Ucanha estão mais próximos. Em 2017 entrou em vigor o bilhete de conjunto, mais uma iniciativa que marcou a entrada no ano do Centenário do museu e que constitui uma oportunidade para operadores turísticos e visitantes nacionais e estrangeiros de, a um preço atrativo, acederem a um património único, que abrange os concelhos de Lamego e Tarouca.

1917-2017

www.museudelamego.pt www.valedovarosa.pt


—7—

PROGRAMA CENTENÁRIO vídeo online

JANEIRO

MANNEQUIN CHALLENGE

MANNEQUIN CHALLENGE No dia 4 de janeiro o Museu de Lamego abriu as portas ao “Mannequin Challenge” e convidou toda a comunidade a fazer parte de mais esta iniciativa integrada nas comemorações do seu centenário. Em ano de centenário, o museu aderiu a esta tendência viral na Internet e o resultado foi surpreendente...

04.01.2017


—8—

PROGRAMA CENTENÁRIO publicação online

FEVEREIRO

CICLO DE FOTOGRAFIA 2016 A “Fotografia na Arquitetura” regressou ao museu no ano do Centenário. Depois de em 2016 ter sido tema do Ciclo de Fotografia, em 2017 foi a vez de tomar a forma de revista digital, disponibilizando a todo o público o resultado de um projeto anual que desde 2013 aposta na qualidade de conteúdos, na diversidade e num cada vez maior envolvimento do público, com a rubrica “10 Vidas 10 Olhares”.


—9—

PROGRAMA CENTENÁRIO +museu

FEVEREIRO

em 2017... o museu... e a bôla as duas maiores atrações de Lamego... juntam-se no centenário

Saiba mais em www.museudelamego.pt

TEMOS UM MUSEU QUE DÁ GOSTO “Temos um Museu de dá gosto” serviu de mote para mais uma aliança entre o Museu de Lamego e a comunidade. Em ano de Centenário, esta foi mais uma forma de abertura à região e de divulgar duas das maiores atrações de Lamego. Ao todo foram nove as pastelarias aderentes e que levaram o nome do Museu de Lamego mais longe, através de um carimbo autocolante que teve como função selar teve como função selar as milhares de caixas de bôlas que todos os anos são vendidas a quem passa pela cidade, deixando um convite à visita, através de um dos sabores mais tradicionais da região.

Estabelecimentos aderentes

Padaria Lalinense Lda.

Organização

Apoio

Museu de Lamego Largo de Camões 5100-147 Lamego PORTUGAL . Tel +351 254 600 230 . mlamego@culturanorte.pt . www.museudelamego.pt .

/museu.de.lamego


— 10 —

PROGRAMA CENTENÁRIO workshop

MARÇO

INVENTÁRIO PATRIMÓNIO CULTURAL MÓVEL Em 2017 o museu abriu as portas à formação e nos dias 2 e 3 de março promoveu um workshop de Inventário do Património Cultural Móvel. Divulgar princípios, metodologias e boas práticas para o estudo e inventário das coleções museológicas foi um dos grandes objetivos desta ação dirigida a profissionais da área. Em três dias, as inscrições esgotaram.


— 11 —

PROGRAMA CENTENÁRIO outros

ABRIL

JANTAR ANIVERSÁRIO No dia em que oficialmente comemorou o Centenário da sua fundação, o Museu de Lamego lançou um desafio para os próximos 100 anos. “Apadrinhe uma obra de arte” foi o mote do Jantar de Aniversário, que foi também um jantar de convite ao mecenato. Nesta 1ª edição do Jantar de Aniversário ficou ainda exposto pela primeira vez ao público a obra de arte restaurada em 2017, a pintura de século XVI «Quo Vadis». O seu restauro foi possível desde 2016 graças aos donativos anónimos do premiado projeto de fundraising «Conhecer Conservar Valorizar», aos mecenas empresariais Grão Vasco - Sogrape SGPS, S.A. e Six SensesDouro Valley e por fim a conclusão do seu restauro com a receita do Jantar de Aniversário 2017.


— 12 —

2017

05

ABRIL

www.museudelamego.pt

April05th

MADE IN PORTUGAL

JANTAR DE MECENATO

19h30

FUNDRAISING DINNER

POSTAL CENTENÁRIO CTT Mecenas|Sponsor

No dia em que oficialmente comemorou o Centenário da sua fundação, o museu lançou durante o Jantar de Aniversário o Postal Oficial de Comemoração do Centenário, com o respetivo selo. O momento, que marcou mais uma parceria, agora com os CTT, levou no ano 2017 o nome do Museu de Lamego ainda mais longe.

DRESS CODE | «Black Tie»

Menu por|Menu by

apadrinhe o restauro de uma nova obra de arte... exposta para os próximos 100 anos Leave a legacy: Be a patron of the arts Organização|Organisation

Apoios|Support

Liga dos Amigos do Museu de Lamego

Lamego

PROGRAMA CENTENÁRIO lançamento

ABRIL

Museu de Lamego Largo de Camões 5100-147 Lamego PORTUGAL . Tel +351 254 600 230 . mlamego@culturanorte.pt . www.museudelamego.pt .

/museu.de.lamego


— 13 —

PROGRAMA CENTENÁRIO conferência

ABRIL

A COLEÇÃO DE FOTOGRAFIA DA FAMÍLIA MASCARENHAS GAIVÃO “O Museu de Lamego e a coleção de fotografia da Família Mascarenhas Gaivão” foi o tema da conferência que marcou o fim do processo de identificação e inventário do espólio fotográfico desta família duriense. O projeto, mais amplo, nasceu em 2013, com o objetivo de resgatar a memória fotográfica do Douro, das suas gentes e costumes, através de espólios fotográficos familiares com referência ao Douro.


— 14 —

PROGRAMA CENTENÁRIO vídeo online

ABRIL

www.museudelamego.gov.pt

MUSEU. DOC Numa clara aposta no reforço da comunicação online, o Museu de Lamego lançou em abril e mensalmente até ao final de 2017 um conjunto de documentários breves sobre algumas das principais peças da sua coleção. Para tal, convidou um conjunto de especialistas universitários para a elaboração dos guiões que deram forma a nove episódios do MUSEU.DOC.


— 15 —

PROGRAMA CENTENÁRIO +museu

ABRIL

VAROSA VALLEY TOUR Rede de Monumentos Vale do Varosa monuments network

VAROSA VALLEY TOUR O Museu de Lamego assinalou o DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS com o lançamento do bilhete conjunto da Rede de Monumentos Vale do Varosa, que integra os mosteiros cistercienses de São João de Tarouca e Santa Maria de Salzedas, o convento franciscano de Santo António de Ferreirim, a Ponte Fortificada de Ucanha e a Capela de São Pedro de Balsemão.

1917-2017

www.museudelamego.gov.pt www.valedovarosa.gov.pt


— 16 —

PROGRAMA CENTENÁRIO outros

ABRIL

PRÉMIO ARQUITETURA DO DOURO | CERIMÓNIA DE ENTREGA O Centro Interpretativo do Mosteiro de São João de Tarouca acolheu a 18 de abril, DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS, a cerimónia de entrega do Prémio Arquitetura do Douro, presidida pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes. Recentemente inaugurado, o espaço, que integra da rede de monumentos Vale do Varosa, foi o palco escolhido para a edição que marca uma década do Prémio que distingue boas práticas da arquitetura em obras de construção, conservação e reabilitação de edifícios ou do espaço público.


— 17 —

ABRIL

MOSTRA DE DOÇARIA

2017

EVENTO DE MECENATO FUNDRAISING EVENT

apadrinhe o restauro de uma obra de arte... be a patron of the arts

MADE IN PORTUGAL

Conhecer Conservar Valorizar fundraising project Knowing Conserving Enriching

10h00 17h30 NOS CLAUSTROS DA SÉ DE LAMEGO IN THE CLOISTERS OF THE CATHEDRAL OF LAMEGO

DOCE REVOLUÇÃO O Museu de Lamego lançou o desafio no dia do seu centésimo aniversário e a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro–Lamego aceitou. O dia 25 de abril foi dia de Doce Revolução. Os alunos do curso de Gestão e Produção de Pastelaria organizaram uma mostra de doçaria regional e o valor angariado reverteu a favor da Campanha de fundraising “Conhecer Conservar Valorizar”.

ABRIL

25

April25th

PROGRAMA CENTENÁRIO outros

CANDY FAIR

Organização|Organisation

Apoios|Support

Mecenas|Sponsors

Puratos

Reliable partners in innovation

Museu de Lamego Largo de Camões 5100-147 Lamego PORTUGAL . Tel +351 254 600 230 . mlamego@culturanorte.pt . www.museudelamego.pt .

DIOCESE DE LAMEGO

/museu.de.lamego


— 18 —

PROGRAMA CENTENÁRIO outros

MAIO

III JORNADAS DE MUSEOLOGIA E EDUCAÇÃO O Museu de Lamego acolheu no dia 13 de maio a terceira sessão das III Jornadas de Museologia e Educação, subordinadas ao tema “Museu e Escola: pólos de inovação e integração mútua”. Durante a manhã, o museu apresentou o programa do seu centenário e as atividades educativas destinadas ao público escolar.


— 19 —

PROGRAMA CENTENÁRIO itinerância

MAIO

CAMINHOS DO FERRO E DA PRATA O Museu do Vinho de São João da Pesqueira foi a primeira paragem, em 2017, de «Caminhos do Ferro e da Prata», uma exposição que reflete a construção da via-férrea do Douro e Minho, numa coleção de fotografias reunidas num álbum originalmente concebido para a sua apresentação pública e que vai muito para além dos interesses do transporte ferroviário, por toda a informação que reúne ao nível da paisagem, da arquitetura, do traje ou dos costumes.


— 20 —

PROGRAMA CENTENÁRIO música

JUNHO

«PARALELISMOS» Em junho o Claustro do Capítulo do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas juntou música e dança num só espetáculo. “Paralelismos” reviveu histórias e trouxe à imaginação as vidas musicais nas cortes portuguesa e francesa do século XVIII, funcionando este concerto barroco como um agradável sarau palaciano da época, com alternâncias e contrastes entre obras a serem dançadas ou cantadas.


— 21 —

PROGRAMA CENTENÁRIO outros

JUNHO

GUIAS DE PALMO E MEIO No dia 3 de junho os colaboradores do Museu de Lamego foram substituídos por crianças e a eles coube a responsabilidade de zelar pelo bom funcionamento do museu. Os Guias de Palmo e Meio estiveram assim de regresso em ano de centenário, num projeto que procura sensibilizar a comunidade para a importância da preservação e valorização do património, ao mesmo tempo que pretende despertar as crianças para o importante e indispensável compromisso que é cuidar de um espaço de arte, cultura e memória.


— 22 —

e Om

u muse u

. .. t eu

O melhor do mundo são as crianças e no dia 1 de junho demos-lhes voz. O que é um museu? O que é um centenário? O que se pode ver num museu? As respostas foram as mais surpreendentes, às perguntas aparentemente mais simples...

o que

O MEU MUSEU É MELHOR QUE O TEU

é melhor

PROGRAMA CENTENÁRIO vídeo online

JUNHO


— 23 —

PROGRAMA CENTENÁRIO conferência

JUNHO

ENCONTRO INTERNACIONAL | PATRIMÓNIOS DA HUMANIDADE Reunir representantes dos Bens-Patrimónios classificados pela UNESCO, entidades e cidadãos da comunidade científica, empresarial e social, que se preocupam com o Património, as Regiões e o Desenvolvimento Humano foi o grande objetivo do Encontro Internacional Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030, que o Museu de Lamego acolheu no dia 8 de junho. Da responsabilidade da Associação de Desenvolvimento Douro Generation e com o apoio do Museu de Lamego, a iniciativa promoveu o debate, levando os participantes a contribuir com propostas e projetos, na ótica da cooperação internacional.


— 24 —

PROGRAMA CENTENÁRIO música

JUNHO

TESOUROS DA CANÇÃO NAPOLITANA Integrado no Encontro Internacional Patrimónios da Humanidade, o museu recebeu no dia 8 de junho a Orquestra de Jazz do Douro para um concerto onde os sons da região italiana de Nápoles estiveram em destaque. “Tesouros da Canção Napolitana” trouxe um reportório com alguns grandes êxitos, com orquestrações do maestro Napolitano Marco Sannini e a voz de Emilia Zamuner.


— 25 —

PROGRAMA CENTENÁRIO lançamento

JUNHO

www.museudelamego.pt

1917-2017

APRESENTAÇÃO DO LIVRO PELA PRESIDENTE DA ACADEMIA PORTUGUESA DE HISTÓRIA

DOUTORA MANUELA MENDONÇA

A Diocese em Três Histórias

DIOCESE EM TRÊS HISTÓRIAS “A Diocese de Lamego em Três Histórias” é o título da obra editada pela Diocese de Lamego e apresentada no Museu de Lamego, numa ação integrada nas comemorações do Centenário do Museu. Com pesquisa, leitura, reprodução, organização e anotações de Joaquim Correia Duarte, padre na Diocese de Lamego e membro da Academia Portuguesa de História, ao longo de quase 700 páginas são transcritos os três documentos de maior importância para a História do Bispado de

1596-1789-1878

J. Correia Duarte

MUSEU DE LAMEGO 10 DE JUNHO 2017 16H00 | entrada livre

Museu de Lamego Largo de Camões 5100-147 Lamego PORTUGAL . Tel +351 254 600 230 . mlamego@culturanorte.pt . www.museudelamego.pt .

/museu.de.lamego


— 26 —

2017 www.museudelamego.pt

MADE IN PORTUGAL

CONCERTO DE MECENATO

JUNHO

10

June10th

PROGRAMA CENTENÁRIO música

JUNHO

21h30 no pátio do museu

FUNDRAISING CONCERT

pela Orquestra de Cordas

CAMERATA NovNORTE com a chancela

COMPASSOS DA HISTÓRIA . CONCERTO CENTENÁRIO O Compassos da História regressou para mais uma edição, mas em 2017 com a finalidade de comemorar o Centenário do Museu de Lamego. Vinte e sete músicos estiveram em palco com a orquestra de câmara de cordas “Camerata NovNorte”, que trouxe momentos únicos a um evento que foi também de convite ao mecenato. Depois do Jantar de Aniversário em abril, “Apadrinhe uma obra de arte” voltou a ser mote para a angariação de mecenato destinado ao restauro de obras de arte.

Be a sponsor

PREÇO|PRICE 5,00 €

apadrinhe o restauro de uma nova obra de arte... exposta para os próximos 100 anos Leave a legacy: Be a patron of the arts Mecenas Oficiais | Official Sponsors

Organização|Organisation

Apoios|Support

Liga dos Amigos do Museu de Lamego Museu de Lamego Largo de Camões 5100-147 Lamego PORTUGAL . Tel +351 254 600 230 . mlamego@culturanorte.pt . www.museudelamego.pt .

/museu.de.lamego


— 27 —

PROGRAMA CENTENÁRIO outros

JUNHO

LAMECUM TRAIL O Museu de Lamego associou-se ao Lamecum Trail. A iniciativa, da responsabilidade do Centro Municipal de Marcha e Corrida do Município de Lamego, passou por trilhos, natureza, vinhas, parques e, como não poderia deixar de ser, monumentos...


— 28 —

PROGRAMA CENTENÁRIO outros

JUNHO

JANTAR MONÁSTICO No dia 17 de junho o Jantar Monástico regressou ao Vale do Varosa, inspirando-se em 2017 no cereal mais importante na história da região: o milho. “De painço a graúdo” foi o tema da sétima edição deste evento que é já uma referência e que volta a ter um programa alargado que culmina no Claustro do Capítulo do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.


— 29 —

PROGRAMA CENTENÁRIO publicação online

JUNHO

Inventa MUSEU 6 Divulgar um trabalho que muitas vezes se fica pelos bastidores, mas que é fundamental na conservação das coleções e na produção de informação relevante e imprescindível na divulgação dos acervos e no reforço do relacionamento do museu com os seus públicos, é o objetivo desta edição online. Na sexta edição esteve em destaque a doação ao museu da coleção de Fotografia do Monsenhor Correia de Noronha.


— 30 —

PROGRAMAexposição CENTENÁRIO multimédia

JULHO

www.museudelamego.pt

PHOTOGRAPHY FESTIVAL

julho july

CICLO DE FOTOGRAFIA museu em 100 imagens Pelo quinto ano consecutivo, o Museu de Lamego voltou a abrir portas à fotografia e, em ano de Centenário, assumiu um formato que vai totalmente ao encontro do grande objetivo das comemorações: a cada vez maior abertura ao público. Neste contexto, o museu desafiou cinco fotógrafos amadores a “olharem” o Museu sob novas perspectivas, mostrando no final o “museu em 100 imagens”...

2017

sala de exposições temporárias temporary exhibition room

mecenas|sponsor

museu em 100 imagens museum in 100 photographies Ana Moreira Isabel Oliveira Luísa Baeta Pedro Santos Rui Pires 5 fotógrafos 5 photographers 5 perspetivas 5 perspectives

Contactos Contacts Museu de Lamego Largo de Camões 5100-147 Lamego PORTUGAL Tel + 351 254 600 230 | mlamego@culturanorte.pt | www.museudelamego.pt | /museu.de.lamego


— 31 —

PROGRAMA CENTENÁRIO exposição

JULHO

MUSEU @ LAMEGO SINCE 1917 Exposição Centenary comemorativa anniversary do centenário exhibition st

th

Museu de Lamego Largo de Camões 5100-147 Lamego PORTUGAL . Tel +351 254 600 230 . mlamego@culturanorte.pt . www.museudelamego.pt .

MUSEU DE LAMEGO: SINCE 1917 A exposição comemorativa do Centenário do Museu de Lamego – “Museu de Lamego: Since 1917” – traz um novo olhar sobre o museu e as suas coleções, através de uma experiência imersiva, onde o público é o maior protagonista… Ponto a Ponto… o público “constrói” diversas personagens que animam as coleções do museu…

Organização|Organisation

Mecenas|Sponsor

Beira Douro

Apoios|Support Liga dos Amigos do Museu de Lamego

CULTURAL Direção-Geral do Património Cultural

/museu.de.lamego


— 32 —

PROGRAMA CENTENÁRIO multimédia

JULHO

ESPETÁCULO MULTIMÉDIA NA FACHADA DO MUSEU Novas cores, luzes e sons chegaram à fachada do Museu de Lamego no dia 15 de julho, num espetáculo multimédia integrado na inauguração da exposição comemorativa do centenário do museu, “Museu de Lamego: Since 1917”. O video mapping trouxe uma viagem no tempo inspirada nas coleções do museu…


— 33 —

PROGRAMAexposição CENTENÁRIO multimédia

AGOSTO

MUSEU EM IMAGENS Em julho e até ao final do ano, em grande formato, uma projeção ganhou forma na sala de exposições temporárias do Museu de Lamego para revelar os bastidores, os eventos, a riqueza das coleções. Em ano de centenário, o Museu em Imagens apostou na divulgação dos aspetos da atividade do museu menos visíveis ao público.


— 34 —

PROGRAMA CENTENÁRIO cinema

AGOSTO

CICLO DE CINEMA Em agosto, o Ciclo de Cinema trouxe os heróis do universo Looney Tunes, direcionando-se pela primeira vez para o público infantil, ao mesmo tempo que evocou o imaginário de pais e avós. Bugs Bunny, Daffy Duck, Sylvester & Tweety e Speedy González animaram as noites de sábado, num ciclo que pela primeira vez, em ano de centenário, saiu do museu e foi para as ruas da cidade de Lamego…


— 35 —

PROGRAMA CENTENÁRIO música

AGOSTO

ZIGUR FEST Em ano de centenário, o Museu de Lamego não podia deixar de se associar àquele que é já uma referência no panorama da música moderna portuguesa. A sétima edição do TRC/ZigurFest arrancou no dia 30 de agosto no pátio interior. Mas o palco museu não ficou por aqui e acolheu até 3 de setembro, numa das salas de exposição permanente, uma instalação que propôs uma reinterpretação sonora do espaço...


— 36 —

PROGRAMA CENTENÁRIO fotogra a

SETEMBRO

9ª MARATONA DE FOTOGRAFIA FNAC-VISEU No dia 16 de setembro, todos os olhares estiveram postos no Museu de Lamego e na rede de monumentos Vale do Varosa. A 9ª Maratona Fotográfica FNAC VISEU associou-se ao centenário do museu e trouxe à região entusiastas da fotografia. Durante um dia, os participantes foram desafiados a promover a região através de olhares mais atentos e incomuns sobre espaços quotidianos, num projeto que procura ainda promover o convívio, a partilha de conhecimentos e estimular o espírito criativo de todos.


— 37 —

PROGRAMA CENTENÁRIO publicação online

OUTUBRO

O GENTILÍSSIMO E TALENTOSO JOÃO AMARAL Foi a primeira de três exposições comemorativas do centenário do Museu de Lamego. “O gentilíssimo e talentoso João Amaral (1874-1955)” mostrava em 2015 as várias facetas do primeiro diretor do Museu de Lamego. Em 2017 e simbolicamente no dia 5 de outubro, não fosse o Museu de Lamego um museu da Primeira República, chegou ao grande público o catálogo da exposição, em forma de e-book, com mais de 250 páginas dedicadas ao artista, ao museólogo, ao investigador, ao bibliófilo...


— 38 —

OUTUBRO

CONFERÊNCIAS DO MUSEU DE LAMEGO/CITCEM 6 de outubro

“Douro Interior|Exterior. Arte e Imagem” foi o tema da edição 2017 das Conferências do Museu de Lamego/CITCEM. Durante um dia foram discutidas novas abordagens em torno do binómio “Interior”, enquanto isolamento, distanciamento, demarcação, e “Exterior”, como olhar, interpretação e leituras, numa abordagem crítica e sintética à luz da História e da História da Arte.

www.museudelamego.pt

PORTO

Apoios Liga dos Amigos do Museu de Lamego

Lamego

PROGRAMA CENTENÁRIO conferência

as

5 CONFERÊNCIAS DO MUSEU DE LAMEGO / CITCEM 2017 DOURO INTERIOR | EXTERIOR Arte e Imagem


— 39 —

PROGRAMA CENTENÁRIO itinerância

OUTUBRO

CAMINHOS DO FERRO E DA PRATA A Igreja da Universidade de Santiago de Compostela foi em 2017 a segunda paragem de «Caminhos do Ferro e da Prata», uma exposição que reflete a construção da via-férrea do Douro e Minho, numa coleção de fotografias reunidas num álbum originalmente concebido para a sua apresentação pública. A riqueza destas imagens permite mergulhar na paisagem, cruzar pontes e aquedutos, entrever a boca de túneis e o serpenteado da linha…


— 40 —

PROGRAMA CENTENÁRIO lançamento

OUTUBRO

LA LYS 1917-1918 Contribuir para preencher o vazio da historiografia acerca de intervenção de Portugal na Grande Guerra, assim como possibilitar uma reinterpretação do que se passou na batalha de La Lys em abril de 1918, é o grande objetivo da obra editada pela Fronteira do Caos Edições e apresentada no Museu de Lamego no dia 28 de outubro. “La Lys 1917-1918” aborda as divisões da instituição militar portuguesa, a partir da célebre batalha onde David Magno tem um desempenho extraordinário, mas acaba por ser oficialmente acusado de cobardia...


— 41 —

PROGRAMA CENTENÁRIO publicação online

OUTUBRO

Exposição Retrato e identidade Portraits and identities in donations and legacies of the Lamego Museum Exhibition

FACES São fisionomias, rostos, perfis, homens e mulheres, anónimos ou célebres, que marcam gestos e se ligam à cidade e ao Museu de Lamego. São doadores e legatários, são faces singulares que se unem na salvaguarda da memória individual e coletiva e que contribuem desde 1917 para o enriquecimento do acervo do Museu de Lamego. FACES é também o título da segunda exposição do centenário da Fundação do Museu (1917-2017) e que agora se materializa em forma de catálogo nesta publicação online.


— 42 —

PROGRAMA CENTENÁRIO publicação online

NOVEMBRO

CICLO DE FOTOGRAFIA 2017 Criado há cinco anos como um espaço de divulgação da fotografia em todas as suas vertentes, o Ciclo de Fotografia do Museu de Lamego voltou em 2017 a assumir a forma de revista. Em ano de comemorações do centenário, o museu abriu exclusivamente as portas aos fotógrafos amadores, com o projeto “10 Vidas 10 Olhares”.


— 43 —

PROGRAMA CENTENÁRIO publicação online

DEZEMBRO

CADERNOS CONHECER CONSERVAR VALORIZAR | QUO VADIS Integra a coleção do Museu de Lamego desde a sua criação. Foi sendo relegada para as reservas, sujeita a várias tentativas falhadas de restauro. Falamos da pintura portuguesa do século XVI “Quo Vadis?”, restaurada em 2017 e apresentada ao público no dia 5 de abril, data do centenário do museu. Depois do restauro e da sua integração na exposição permanente, chegou a vez de tomar a forma de publicação online. O número 2 dos Cadernos “Conhecer Conservar Valorizar” aborda a pintura “Quo Vadis?” em todas as suas vertentes e volta a apostar no caráter multimédia, integrando uma reportagem vídeo sobre o processo de restauro.


— 44 —

PROGRAMA CENTENÁRIO itinerância

DEZEMBRO

CAMINHOS DO FERRO E DA PRATA O Museu Municipal de Penafiel foi o último a receber em 2017 a exposição «Caminhos do Ferro e da Prata», que reflete a construção da via-férrea do Douro e Minho, numa coleção de fotografias reunidas num álbum originalmente concebido para a sua apresentação pública e que vai muito para além dos interesses do transporte ferroviário, por toda a informação que reúne ao nível da paisagem, da arquitetura, do traje ou dos costumes.


— 45 —

PROGRAMA CENTENÁRIO publicação online

DEZEMBRO

UM

UM ANO. UM TEMA UM ANO. UM TEMA reúne um conjunto de textos que mensalmente, em 2016, divulgaram a riqueza da tumulária do Museu de Lamego e da Rede de Monumentos do Vale do Varosa. Constituído por exemplares que se situam num horizonte cronológico com cerca de 2000 anos, este valioso património permite uma reflexão sobre a evolução das atitudes e rituais perante a morte, através dos seus vestígios materiais produzidos ao longo de várias épocas. Sob a forma de revista, reúne numa só publicação os doze exemplares estudados, reforçando a sua difusão e acesso, de forma permanente, a partir do site oficial do Museu de Lamego.

ANO

TEMA

Tumulária no

Museu de Lamego

e do Vale

do Varora


— 46 —

VÍDEO PROMOCIONAL


— 47 —

ACONTECE NO MUSEU


Museu de Lamego Largo de CamĂľes 5100-147 Lamego PORTUGAL . Tel +351 254 600 230 . mlamego@culturanorte.gov.pt . www.museudelamego.gov.pt . /museu.de.lamego

Museu de Lamego | Programa Centenário 2017 | MULTIMÉDIA  

Em 2017 o Museu de Lamego comemorou o seu primeiro centenário. A programação veio reforçar as parcerias construídas nos últimos anos, fazend...

Museu de Lamego | Programa Centenário 2017 | MULTIMÉDIA  

Em 2017 o Museu de Lamego comemorou o seu primeiro centenário. A programação veio reforçar as parcerias construídas nos últimos anos, fazend...

Advertisement