Page 1

palestra 2

MUSEU DE LAMEGO | dezembro

0

1

2

As Invasões Francesas em Lamego: memória e realidade No âmbito daquela que viria a ficar conhecida por

24

Guerra Peninsular, Portugal foi alvo de três invasões. Lamego esteve no trilho dos invasores em 1808, fazendo registar para a posteridade, sobre este facto, pouco mais do que o episódio quase caricatural de um general francês em fuga. Mais de duzentos anos depois, será interessante perceber melhor as circunstâncias da passagem das tropas de Loison, entre a memória e a realidade. Será esta a temática que no dia 7 de dezembro estará em debate na palestra, proferida pela investigadora Isilda Monteiro, “As Invasões Francesas em Lamego memória e realidade”, numa iniciativa conjunta do Museu de Lamego e do Teatro Ribeiro Conceição, que trará ainda a Lamego o filme “Linhas de Wellington”, já visionado por mais de 22 mil pessoas.

Marcello Urgeghe (Major Jonathan Foster)

Isilda Monteiro é doutorada em História. Recebeu o Prémio

MUSEU DE LAMEGO 7 de dezembro | 18h30 | Auditório

Defesa Nacional 2002 atribuído pelo Ministério da Defesa

TEATRO RIBEIRO CONCEIÇÃO

doutoramento.

16H30 - Sessão para escolas 21H30 - Filme “LINHAS DE WELLINGTON” A iniciativa traz a Lamego o ator Marcello Urgeghe (Major Jonathan Foster), um dos mais consistentes actores de cinema nacionais, tendo integrado o elenco de filmes como o “O Bobo”, “A Idade Maior”, “Mistérios de Lisboa” ou “Operação Outono”.

Nacional, pelo trabalho desenvolvido na tese de É docente e investigadora do CEPESE, Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, da Universidade do Porto. Tem vários trabalhos publicados no âmbito da História Contemporânea nas áreas da História Militar, História Parlamentar e História Política.

Entrada livre DIRECÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO NORTE

MUSEU DE LAMEGO | "As Invasões Francesas em Lamego: memória e realidade"  

Newsletter informativa do Museu de Lamego.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you