"O livro dos anseios" - TAG Inéditos Mar/2022

Page 20

18 ENTREVISTA

"Fui inspirada a reimaginar o passado, a criar uma história alternativa que poderia abrir novas maneiras de ver e pensar."

Você descreve Jesus como um profeta social que espalha a mensagem de amor e compaixão. Qual foi o seu objetivo ao privilegiar o Jesus histórico, que muitas vezes é “ofuscado” pelo teológico? Como uma romancista que escrevia de uma perspectiva literária e não religiosa, eu estava mais interessada no Jesus histórico. Queria retratá-lo como totalmente humano. Claro, há uma antiga doutrina da Igreja de que Jesus era humano e divino, mas parecia-me que, ao longo dos séculos, os cristãos haviam enfatizado sua divindade a ponto de obscurecer sua humanidade, levando a perder de vista o extraordinário ser humano que ele realmente era e também facilitando o esquecimento daquilo de que os humanos são realmente capazes. Ao focar no homem de carne e osso, esperava que pudéssemos redescobrir isso. E por que incluir na história um casamento, ideia que vai contra séculos de histórias em torno de sua figura? Existem razões para apoiar a crença de que ele se casou e de que não. Mas acreditar que Jesus tinha uma esposa nunca foi o ponto principal. O que importava para mim era imaginar que ele tinha uma esposa. Fui inspirada a reimaginar o passado, a criar uma história alternativa que poderia abrir novas maneiras de ver e pensar. Escrevi uma pergunta em um pedaço de papel e coloquei na minha mesa, onde ela permaneceu durante os quatro anos e meio em que escrevi o romance: “Como o mundo seria diferente se Jesus tivesse uma esposa que fizesse parte da narrativa?”. Parece provável que o cristianismo e a história teriam evoluído de maneira diferente. Se Jesus tivesse uma esposa, talvez as mulheres e suas histórias tivessem tido mais inclusão e importância. Talvez nosso relacionamento com o sagrado e a sexualidade fosse menos polarizado. O sexo poderia ter sido visto de forma diferente. É razoável supor que a virgindade não teria se tornado uma das maiores virtudes do cristianismo e que o celibato dentro do sacerdócio não existiria.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.