Revista Saúde - Ponta Grossa-PR Novembro/2015

Page 37

Normal

Retinopatia Diabética Retinopatia não proliferativa

Retinopatia proliferativa Hemorragia Exsudato algodonoso

Crescimento anormal dos vasos

Edema de Mácula

Microaneurisma

O diabetes é uma doença complexa e progressiva que pode afetar os vasos sanguíneos dos olhos.

Os outros fatores de risco envolvidos são a associação com a doença renal, a gravidez, a hipertensão arterial sistêmica (que exige controle rigoroso), o tabagismo e a obesidade. A diabetes é uma doença que lesiona os vasos que nutrem a retina, tecido nobre, altamente especializado, localizado no fundo do olho e é responsável pela decodificação dos estímulos luminosos para transmissão até o processamento da imagem no cérebro. As lesões dos vasos causam alterações estruturais no tecido retiniano que geram grandes prejuízos, muitas vezes irreversíveis, para a visão. O diagnóstico das alterações na retina é feito pelo mapeamento de retina e a biomicroscopia de fundo. Que são exames do fundo de olho feitos por meio da visualização dos vasos e de todo o tecido retiniano. Muitas vezes são necessários exames complementares, como a angiografia fluorescente e a Tomografia de Coerência Óptica (OCT). O tratamento da retinopatia diabética depende da fase da doença e do nível de comprometimento. Algumas intervenções podem ser necessárias, como a fotocoagulação a laser, a crioterapia e as cirurgias. E ainda, uma novidade, que vem trazendo resultados animadores, é o advento de injeções intraoculares com medicamentos antiangiogênicos, que ajudam no controle nas fases mais avançadas da doença.

Dr. Diego J. Schebelski

Mas o principal meio de conservar uma boa qualidade de visão é a prevenção pelo controle da Diabetes e dos outros fatores de risco. E ainda, todo diabético, independente do tempo de doença, deve fazer consultas preventivas regulares ao Oftalmologista para avaliação de exames do fundo do olho. Assim, caso necessário, é possível programar o tratamento nas fases mais precoces da retinopatia diabética e evitar a progressão para cegueira irreversível.

CRM/PR 26584

Oftalmologista - RQE 18065 • Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo • Fellowship Clínica e Cirurgia de Retina e Vítreo pelo Hospital de Olhos do Paraná

MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE NOSSO GUIA NAS PÁGINAS 66, 67 E 68

37


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Saúde - Ponta Grossa-PR Novembro/2015 by Revista Saúde - Issuu