ROTARACT Clubes de prestação de serviços humanitários com foco na juventude. Neles, os rotaractianos podem participar de projetos voluntários, conhecer pessoas e fazer amizades, encontrar oportunidades de desenvolvimento profissional e integrar uma rede internacional de jovens.
A conexão dos rotaractianos e da comunidade Luciene Santos *
L
Material de limpeza para instituição A Oásis Santa Ângela, instituição que assiste cerca de 80 idosas em situação de vulnerabilidade social em Canela, no Rio Grande do Sul, recebeu os seguintes produtos de limpeza: 100 litros de desinfetante, 200 litros de água sanitária, 50 litros de lavaroupas e 100 litros de detergente de louça. O Rotaract Club de CanelaInspiração (distrito 4670) foi o responsável pela doação, viabilizada com recursos do Galeto do Oásis, evento promovido pelo clube com o apoio do Interact Club local. A entrega foi prestigiada pelo governador do distrito, Israel Ody. l
iderar e conhecer os companheiros, aprendendo com eles, estão entre as principais fontes de incentivo e fortalecimento dos laços entre os rotaractianos. Além disso, temos o compromisso de servir a comunidade. Quando entramos para o Rotaract, esperamos contribuir ao máximo com ela, entregando o melhor, transformando vidas e mudando a realidade. Quando estamos engajados, vemos que as portas do Rotaract nos levam a muito mais do que servir e mudar o mundo. Vemos que por meio dele ganhamos amigos, aperfeiçoamos o nosso conhecimento e aprendemos a nos tornar grandes líderes. A cada porta que se abre, o rotaractiano passa a lidar com um espaço cheio de cultura e diversidade em que ele procura fazer a diferença. O companheirismo é uma das peças-chaves que unem os rotaractianos de todos os cantos do Brasil e do mundo. O amor, a alegria e a amizade que transcendem em cada laço que fazemos com os companheiros é algo maravilhoso. A cada diálogo com companheiros de outras regiões do país, aprendemos um pouco mais sobre sua cultura e costumes. Estamos vivendo a era das conexões. Encontramos os amigos por meio da tela do computador, “visitamos” os clubes por meio das plataformas digitais e acompanhamos os eventos no formato online. Mesmo com essas mudanças e adaptações que experimentamos, a conexão entre os rotaractianos cresce e a nossa rede de amigos só se fortalece. Neste mês, o Rotary dedica suas atividades ao desenvolvimento da educação básica e alfabetização da comunidade. Assim como nessa área de enfoque, que é empenhada na ampliação da aprendizagem da sociedade, também estamos sujeitos ao conhecimento por meio de cada atividade que realizamos em nossos clubes. A cada dia fortalecemos mais nossas habilidades para o aprimoramento de projetos dentro e fora dos nossos clubes. Dedicamos o nosso tempo para a geração de impactos na comunidade e também para o fortalecimento da nossa rede de amizades dentro do Rotaract, Interact e Rotary. Todas as ações que promovemos transformam e ampliam a nossa rede de conhecimentos – permitindo tanto determinar projetos quanto conhecer boas estratégias de engajamento. Todas as ações são parte da mudança! *A autora é redatora da Rotaract Brasil e associada ao Rotaract Club de Mariana, MG (distrito 4521).
Fique por dentro das novidades em nossa página no Facebook.com/RotaractBrasilOficial
68
Rotary Brasil
NON NON NON SETEMBRO de 2021 de 2021