Revista Cidadelle - Ed.03

Page 83

P O Sul que se

re in ven tA

A revista Cidadelle apresenta três empresários de sucesso do Sul da Bahia que estão ajudando a reerguer a região por lara guedes e luciana silva

eríodo: Meados do século 18. Local: sul da Bahia. As primeiras sementes de cacau são introduzidas na terra de Jorge Amado, oriundas do Pará. No século seguinte, a região começa a se configurar como produtora, atingindo seu grande momento entre o início e meio do século 20. Um período áureo. Até 1913, a Bahia foi o maior produtor e exportador de cacau de todo o mundo, e qualquer pedaço de terra no sul do estado era cobiçado, pois dele se poderiam colher os chamados frutos de ouro, como eram conhecidas as amêndoas da planta. Ilhéus e Itabuna viveram momentos de glória. No entanto, o cenário foi mudando com o passar dos anos. No final da década de 90, pragas, preço baixo e falta de crédito provocaram total mudança no cenário: da opulência à decadência. Passados quase 20 anos da queda da cacauicultura, a região vem ganhando novos contornos com excelentes perspectivas econômicas. “Costuma-se dizer que cavalo selado passa, apenas, uma vez. No sul da Bahia, está passando pela segunda vez. No inicio do século 20, entre 1910 - 1922, uma ferrovia de 50 e poucos quilômetros (a Ferrovia Ilhéus-Itabuna) mais o Porto de Ilhéus permitiram que a região deslanchasse. Antes disso, toda a exportação de cacau era feita por Salvador. Com o Porto e a Ferrovia montou-se um eixo econômico. Agora, passado um século, novamente, uma ferrovia de novas dimensões e outro porto, muito maior, estão reinserindo a economia regional, que está permitindo um novo ciclo de crescimento”, afirma Davidson Magalhães, presidente da Bahiagás. Mas, não são apenas as iniciativas públicas que estão alavancando o sul da Bahia. Além da cultura cacaueira, diversos empresários vêm fazendo bonito e colocando a região, novamente, como um local próspero. Apresentamos, agora, três exemplos de profissionais que se reinventaram e, assim, estão reinventando o sul da Bahia.

Cidadelle 83


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Cidadelle - Ed.03 by Due Content - Issuu