Page 1

www.fab.mil.br

Ano XXXIV

Brasil começa a elaborar Livro Branco de Defesa Informações sobre estratégia, planejamento, orçamento e equipamentos das Forças Armadas estarão em publicação inédita do Ministério da Defesa. Uma série de seminários já programados ajudarão a concluir a publicação. Saiba como participar. (Pág. 6)

Nº 5

maio, 2011

ISSN 1518-8558

O dia em que a Força Aérea começou a virar o jogo na batalha do Atlântico Sul

ACONTECE Oficiais-Generais recémpromovidos participam de evento na Presidência da República (Pág. 14) DICAS - Saiba como se proteger de sequestrosrelâmpagos (Pág. 10) Conheça os ganhadores do Prêmio Santos Dumont de Jornalismo (Pág. 11)

ESPECIAL 70 ANOS

Anos 90 - O Brasil lança os olhos sobre a Amazônia, com a criação do projeto SIVAM Na prática, é possível dividir a Amazônia em antes e depois do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). Até então, 62% do território nacional não possuia cobertura radar. (Pág. 7 a 9)

Arquivo

Saiba como foram as comemorações do Dia da Aviação de Caça (Pág. 13) Ministro da Defesa abre seminário na LAAD 2011 no Rio de Janeiro

Anunciada a assinatura de contrato para a modernização de caças

“Não temos inimigo, não representamos ameaça a ninguém, mas isso não quer dizer que abriremos mão da nossa soberania”, afirmou o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, na abertura de evento na LAAD 2011. (Pág. 4)

A Força Aérea e a Embraer firmaram contrato para a modernização de mais 11 caças F-5, recém-adquiridos da Jordânia. O pacote inclui ainda o fornecimento de mais um simulador de voo para a aeronave. (Pág. 5)

No dia 22 de maio de 1942, o submarino italiano Barbarigo foi avistado na superfície e atacado pela tripulação de um B-25 (foto) da Força Aérea Brasileira, perto da ilha de Fernando de Noronha, no Nordeste brasileiro. O mesmo submarino havia torpedeado um navio mercante próximo ao Atol das Rocas. A data é comemorada até hoje como o Dia da Aviação de Patrulha. (Pág. 12, 13 e 16)

Notaer - Edição de Maio  
Notaer - Edição de Maio  

O dia em que a Força Aérea começou a virar o jogo na batalha do Atlântico Sul

Advertisement