ES DE FATO, SÁBADO, 9 DE MARÇO DE 2013
WWW.JORNALFATO.COM.BR
5
Bancada Capixaba marca para terça escolha do novo coordenador Será na próxima terça, às 15h00, a escolha do novo coordenador da bancada capixaba. A data foi marcada na quinta-feira, pela deputada Rose de Freitas (PMDB), atual coordenadora. Antes de defini-la, ela consultou os dois principais candidatos, Iriny Lopes (PT) e Paulo Foletto (PSB), favorito para a disputa. Foi o próprio Foletto quem sugeriu adiar para terça, em função do debate sobre royalties. Ele já conta seis dos 13 votos, enquanto Iriny tem cinco. Para ser eleito, basta obter sete dos treze votos. (Agência Congresso)
Lixo: 28 cidades querem depositar em Cachoeiro
Divulgação/PMCI
Na ocasião, também foram eleitos os novos presidente e vice do consórcio que cuida da destinação do lixo da região
Representantes dos municípios da região se reuniram ontem com o prefeito Carlos Casteglione Vinte e oito municípios da Região Sul do Estado querem depositar em Cachoeiro de Itapemirim o lixo que produzem. O prefeito cachoeirense, Carlos Casteglione (PT), recebeu na manhã de ontem, no gabinete, prefeitos e representantes das cidades, que compõem o Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos da Região Sul-Serrana do Estado (Consul). Os municípios que compõem o Consul têm interesse em depositar seus resíduos sólidos no aterro sanitário localizado no distrito de São Joaquim, gerido pela Central de Tratamento de Resíduos de Cachoeiro de Itapemirim (CTRCI). “Os municípios buscam
solução conjunta para representantes da CTRCI esse problema que pre- para avaliar a viabilidade ocupa a todos. Cachoei- técnica dos municípios ro, como polo regional, que compõem o Conmaior cidade do Sul do sórcio depositarem seus Estado, saiu na frente resíduos sólidos no aterro com a implantação do de São Joaquim. aterro saniParalelatário. Estou mente, haEstratégia é à disposição verá connegociar em para ajudar versas com conjunto com as cidades o governo a CTRCI do entorno estadual a resolver da para avaliar melhor maem que pode neira possível a questão ajudar as prefeituras a da destinação correta do executar o plano de deslixo”, afirma Casteglione. tinação adequada do lixo. Também participaram da reunião o ex-prefeito de Vargem Alta e presidente da Associação dos Durante o encontro, no Municípios do Espírito gabinete do prefeito de Santo (Amunes), Elieser Cachoeiro, Carlos CasRabello, e o subsecretário teglione, foi eleita a nova estadual de Programas diretoria do Consul. O Urbanos, Dalton Luís da presidente é o prefeito de Cunha Ramaldes. Anchieta, Marcos Assad. A comissão formada por A vice-presidente é a um membro de cada miprefeita de Dores do Rio crorregião, o presidente Preto, Cláudia Martins do Consul e o presidente Bastos. A nova compoda Amunes vai se reunir nos próximos dias com
Para o subsecretário estadual de Programas Urbanos, a união dos municípios em busca da melhor alternativa para a questão dos resíduos é um avanço. “Dessa forma, o Consórcio fica fortalecido e se torna mais fácil a negociação com as empresas que vão executar os serviços para baratear os preços. Outro ponto positivo é que fica mais viável conseguir recursos estaduais e federais para o projeto”, explica Ramaldes.
Consul elege diretoria sição do conselho fiscal do Consórcio conta com os seguintes prefeitos: de Castelo, Jair Ferraço; de Atílio Vivácqua, José Luiz Torres Lopes; de Piúma, Samuel Zuchi; de Jerônimo Monteiro, Sebastião Fossi; e, de Brejetuba, João do Carmo Dias.
Drogas em debate em Cachoeiro Para a próxima quarta-feira (13) está marcada uma reunião em Cachoeiro de Itapemirim para apresentação do Plano Estadual de Acolhimento de Dependentes Químicos. O evento acontece na Câmara Municipal, a partir das 19h00. Estão sendo convidadas entidades que promovem o tratamento de dependentes químicos no Sul do Estado, secretarias de assistência social, clubes de serviço, conselheiros tutelares e representantes da Polícia Militar e da Defensoria Pública de Cachoeiro. O coordenador estadual sobre Drogas, Ledir Porto, vai apresentar o plano que prevê a criação de um Centro de Acolhimento de Dependentes Químicos na Grande Vitória, onde os pacientes passariam por uma triagem e seriam encaminhados para comunidades de acolhimento.
O deputado Glauber Coelho, que fez a indicação ao governo do Estado para a criação de um núcleo na Região Sul, diz que a reunião será importante para esclarecer e dar apoio técnico sobre o credenciamento das entidades. “É importante a participação de todos, principalmente daqueles que se dedicam a cuidar dos dependentes e de seus familiares. A intenção é capacitar as comunidades já existentes e estruturá-las”, explicou o deputado estadual.
SERVIÇO: Reunião sobre Plano Estadual de Acolhimento de Dependentes Químicos Dia 13 de março de 2013 19h00 – Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim Divulgação
Deputado Glauber Coelho promove reunião em parceria com a Coordenação Estadual sobre Drogas