JornalCana Edição 275/Dezembro 2016

Page 6

JC 275

12/5/2016

6

6:02 PM

Page 6

AGENDA E CANA LIVRE

Dezembro 2016

A C O N T E C E U

A C O N T E C E

MANEJO DE VARIEDADES

COOPAVEL 2017

Os produtores da cana-de-açúcar da Paraíba debateram sobre o comportamento e o manejo de variedades mais promissoras para plantio na região, no dia 29 de novembro, em encontro em João Pessoa, na Paraíba. O II Encontro Técnico sobre essa temática, promovido pela Associação de Plantadores de Cana da Paraíba — Asplan, foi direcionado aos seus associados, mas abriu ao público interessado. “A variedade de cana usada no plantio influencia, diretamente, na produtividade do canavial, por isso a escolha do que será plantado é fundamental para uma boa produção”, explica o presidente da Asplan, Murilo Paraíso.

O principal objetivo do Show Rural Coopavel 2017 é a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. A entrada é gratuita e o show destacará áreas, como: administração rural, agricultura, avicultura e suinocultura, educação rural, hortifrutigranjeiros, integração lavoura e pecuária, máquinas e equipamentos, meio ambiente, ovinocultura, pecuária de leite e de corte, pequenas propriedades, pequenos animais e piscicultura.

Encontro reúne mulheres do agronegócio em SP Agricultoras, pecuaristas, produtoras integradas e cooperadas, executivas de corporações, profissionais da indústria e sucessoras do agronegócio se reuniram no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio que aconteceu em 25 e 26 de outubro, em São Paulo, SP.

O evento destacou a relevância feminina para o avanço inovador, rentável, sustentável e ético do setor e reuniu, pela primeira vez, produtoras com a apresentação de cases de sucesso, além da divulgação de uma pesquisa inédita sobre a presença feminina no

agronegócio. A Jacto, que apoiou a realização do encontro, acredita que o protagonismo feminino no campo acrescenta em termos de diversidade nas formas de pensar a evolução do agronegócio e por isso apoia a iniciativa.

Supervisor de álcool da Denusa morre em acidente de carro Dedicação, proatividade, responsabilidade e coleguismo. Estes são alguns dos adjetivos que marcam Vagner Fernandes do Nascimento, que faleceu no dia 30 de outubro, vítima de um acidente de carro ocorrido na BR-060, em Guapó, GO. Nascido em 25 de dezembro 1961, natural de Goiânia, veio trabalhar na Denusa em 1993 como encarregado de produção e posteriormente, devido ao seu grande empenho e profissionalismo, foi promovido a supervisor de fabricação de álcool em 2007, função que permaneceu até o dia de seu falecimento. Sua participação na organização foi essencial para o bom desempenho das atividades. Foram 23 safras de grandes vitórias alcançadas e obstáculos superados.

Plástico brasileiro de cana vai ao espaço Os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional começaram a usar plástico brasileiro feito de cana-de-açúcar, para criar ferramentas no espaço. A matéria-prima chegou ao espaço por meio de uma parceria entre a empresa Braskem, produtora de plásticos, e a Made in Space, uma empresa americana que é fornecedora da Nasa. Os astronautas usam o plástico para construir peças diversas a partir de uma impressora 3D que opera em gravidade zero. Por meio dessa tecnologia, a equipe de estação espacial pode receber um e-mail com o design digital das peças e imprimi-las no espaço. Chamado de “plástico verde”, o material é feito a partir de um subproduto do etanol, combustível feito de cana-de-açúcar. O produto é exclusivo da Braskem e começou a ser fabricado em escala industrial em 2010 na unidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul. A intenção da Braskem é usar a experiência no espaço para buscar novas aplicações para o seu produto, focadas especialmente na tecnologia de impressão 3D. A tecnologia tem o potencial de impactar a cadeia do plástico, por meio da viabilização de novas aplicações e da personalização em massa feita com uma matériaprima de fonte renovável.

Morte do presidente da Asplan RN transtorna o setor

Vagner Fernandes do Nascimento era supervisor de álcool da Denusa

O então presidente da Associação de Plantadores de Cana do Estado do Rio Grande do Norte — Asplan, RN, Renato Lima, foi encontrado morto dentro de seu automóvel em sua propriedade, no dia 16 de novembro. O presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil — Feplana, Alexandre Andrade Lima, amigo de Renato, em nome dos 70 mil fornecedores brasileiros de cana, realça que a dor da perda é imensurável e nada que se possa dizer é capaz de amenizar o sofrimento. Investigações estão sendo realizadas para apurar as causas da morte. Renato Lima foi candidato derrotado à Prefeitura da cidade de Goianinha.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
JornalCana Edição 275/Dezembro 2016 by ProCana Brasil - Issuu