8
o jornal batista – domingo, 25/11/12
Maria Nery Membro da PIB de Niterói e Colaboradora de OJB
H
omenagem as mulheres vitoriosas da música, pianistas e organistas que se dedicam às igrejas batistas do Brasil. A música é sublime, ela vem do canto angelical da morada do nosso Deus, para alegrar os nossos corações. Agradeço ao Jornal Batista a oportunidade de prestar esta homenagem as minhas companheiras de música como as pianistas e organistas que tão bondosamente se dedicam as nossas igrejas batistas em todo o Brasil. Lamento muito não poder colocar neste jornal, o nome de cada uma que merecem todo o nosso amor, mas para representá-las escolhi algumas musicistas que atualmente se dedicam as nossas igrejas batistas. Todas muito consagradas, com seus currículos imensos de trabalho, formação acadêmicaq difícil de relatar, mas é possível exaltar um pouco de sua vida musical sempre servindo a Deus, a Jesus Cristo e a igreja. Quando falamos em música é impossível de não lembrar dos compositores tão talentosos e inesquecíveis: Johan Sebatian Bach com sua linda composição “Jesus, alegria dos homens” e Georg Frederic Handel com a gloriossa “Aleluia de Handel” prestigiando as nossas orquestras, coros e também os dois compositores brasileiros Heitor Villa Lobos e Carlos Gomes com o famoso “Guarani”. A Deus demos glória por estas vidas tão preciosas. Amém.
Jorzeia de Souza Amorim Silva Jorzeia de Souza Amorim Silva é da PIB de Niterói (RJ), do pastor José Laurindo Filho. Casada com o sr. Cícero Silva que está descansando no Senhor. Seu
esposo era famoso cantor evangélico, que por muitos anos encheu o nosso coração de alegria com sua voz cantando os mais belos hinos, prestigiando as igrejas e o rádio com suas mensagens celestiais. Jorzeia é uma serva do Senhor muito consagrada, com ela mesmo diz: “ Creio que nasci para viver servindo a Deus através da música”. Jorzeia é pianista, organista, regente do coro, cantora, professora de música. Iniciou sua carreira musical (piano e órgão) aos 9 anos de idade, era organista na Igreja Congregacional do Paraíso, em São Gonçalo (RJ). Aos 11 anos se transferiu com a família para a Igreja Presbiteriana do Brasil, onde se dedicou a música como organista e regente de coro. Em 1991 passou a ser membro da PIB de Niterói acompanhando seu esposo Cícero, e juntos se dedicaram na música e como cantores. Formação Acadêmica Professora de música com Pós-graduação em Planejamento Técnico de Ensino; Pós-graduação em Docência Superior; Pós-graduação em Gestão Escolar (UFRJ); Mestrado em Educação; Doutorado em Ciência da Educação; participou da linha de pesquisa em favor do ensino religioso nas escolas públicas em todo o Brasil; Música Sacra no Seminário Batista do Sul do Brasil com especialização em canto; Seminário Nacional de Música Sacra; Seminário Internacional sobre ensino de arte e história; Licenciatura em Música na Federação das Escolas Federais isoladas no Estado do Rio de Janeiro (Unirio); participou do Congresso Nacional de Música Sacra em São Paulo.
Regina Lacerda Regina Lacerda é da PIB do Rio de Janeiro, do pastor João Soares Fonseca. Nasceu no Rio de Janeiro, é mãe de Ana Rachel e Maria Laura.
notícias do brasil batista
Regina é professora de música, é pianista e organista, regente de coro e também participa de cultos da PIBRJ tocando órgão de tubo. Participa do ministério de música da PIBRJ por vários anos, sempre muito dedicada participando dos cultos e programas especiais de música e exerce também a função de pianista acompanhando vários cantos evangélicos e líricos. Atualmente é organista da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro (ARI) e regente de coro de voluntários (AHAVA). Participou em gravações do coral Eclésias da PIBRJ. Iniciou sua carreira musical aos 8 anos de idade tocando piano, harmônio e acordeon na Igreja Batista em Maria da Graça (RJ), onde passou sua infância sempre muito dedicada a igreja. Formação Acadêmica Professora de música graduada em piano e mestre em órgão pela Escola de Música da UFRJ. Foi professora na Escola de Música e Belas Artes no Panamá (EMBAP), professora substituta de órgão de tubo da Escola de Música da UFRJ. Como recitalista atuou no Projeto Aquarios, no Festival Internacional da Patagônia em concertos de órgão históricos em salas de concertos. Na sua vida musical foi sempre muito dedicada, não só na música evangélica, como também se destaca na música clássica promovendo recitais de músicas especiais. A música para Regina é uma consagração ao Deus eterno.
Marly Mattos Silveira Marly Mattos Silveira é da Igreja Batista do Fonseca de Niterói(RJ), do Pastor Sócrates Oliveira de Souza. Marly nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ), é casada com o Sr. José Silveira Filho, diácono da IB do Fonseca. É mãe de Viviane e Alex, é professora de música, pianista e organista e regente de coro.
Atualmente é membro da IB do Fonseca, participa da música como pianista e regente do coral de câmara Bach e do coral do diaconato. Marly iniciou sua carreira musical aos 8 anos de idade. Aos 12 anos foi eleita organista da igreja de Neves (pastor Alberto Araújo). Participou do ministério do saudoso pr. Nilson do Amaral Fanini na PIB de Niterói por 15 anos como ministra de música. Foi professora do Seminário Teológico Batista de Niterói. A música para Marly é uma consagração ao Deus eterno. Formação Acadêmica Mestre em música UFRJ, graduada em piano - canto e regência pela UFRJ, curso de aperfeiçoamento na Itália e França (Nice), professora titular da UFF, professora convidada da Universidade do Porto em Portugal, regente e assistente de coral de câmara de Niterói, regente preparadora do coral da associação do canto coral (RJ) com o maestro Isaac Karabtchevsky e Cleofe Person, regente do coral infantil Escola do Saber FIRJAN (100 crianças), professora da Escola de Teologia em Orlando - Flórida USA, participou de vários concertos internacionais, Festival de Música Coral de Barcelona - Espanha e regente do encerramento do Festival, turnê de música brasileira em mais de 10 países da Europa.
Denise Lisboa Herdy Denise Lisboa Herdy é da PIB de Niterói, do pastor José Laurindo Filho. É casada com o Sr. Rubens Santos Herdy, diácono e organista, pianista e regente de coro dedicado por longos anos a PIB de Niterói. Denise é mãe de Ronaldo Luiz e André Ricardo, uma família feliz. Denise iniciou sua carreira musical como pianista aos 7 anos de idade, desde o início sentiu o desejo de participar tocando piano nos cultos
infantil, mais tarde resolveu estudar acordeon, passando a tocar nos cultos em lares, hospitais e em vários lugares. Durante toda a sua vida serviu ao Senhor com música, primeiramente na Igreja Batista de Icaraí em Niterói (RJ) e depois passou para a PIB de Niterói. 42 anos de dedicação participando do ministério de música. Na PIB de Niterói criou e dirigiu a famosa bandinha rítmica para crianças de 5 a 11 anos. Esta bandinha ficou famosa além de tocar nos cultos da PIBN, tocou na PIBRio num programa da Convenção Batista, na TV Tupi no programa reencontro dirigido pelo saudoso pastor Nilson do Amaral Fanini. Foi também durante muito tempo regente do coro Jubileu da PIBN e regente do coro do diaconato. Sempre muito dedicada a Deus, a Jesus Cristo e a igreja. Formação Acadêmica Pianista, organista e regente de coro, fez curso completo de acordeon no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Também concluiu o curso de técnico de piano, aluna de classe da saudosa professora Nanei Nunes, curso de graduação em piano do Conservatório de Niterói, concluiu com pleno êxito na classe do concertista prof. Marcilio Meira. desejo de participar tocando piano nos cultos infantil, mais tarde resolveu estudar acordeon Denise é uma benção, continua até hoje participando da música e usa o seu dom exclusivamente para louvar ao Senhor.
Kicia Brandão Lisboa Batalha Kicia Brandão Lisboa batalha, é da PIB de Niterói (RJ), do pastor José Laurindo Filho, nasceu no Rio de Janeiro, é mãe de Leila Cristina (pianista da Igreja Batista Memorial de Brasília), Carlos Silvestre e Vania Lúcia (in memorian).