Page 46

46

REFERENCIAL GOVINT PARA A PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO NA COMUNIDADE

Figura 8 – Escada de participação e envolvimento dos cidadãos nos processos de planeamento

(Arnstein, 1969)

De acordo com Arnstein (1969), só a partir do desenvolvimento das parcerias interorganizacionais é que se começa a verificar a partilha de poder com os cidadãos, onde estes poderão desempenhar tarefas de responsabilidade superior ou de maior especificidade, e, por conseguinte, se começará a verificar um ambiente facilitador do desenvolvimento dos processos de governação integrada. Por fim, importa sublinhar que qualquer modelo metodológico de governação integrada para a promoção do envelhecimento na comunidade terá sempre como finalidade reforçar a capacitação comunitária, o capital social e a coesão social das comunidades. Tais resultados só poderão ser alcançados se for garantida, de facto, a participação e o envolvimento de todos os cidadãos, pois serão sempre eles a razão de ser dos processos colaborativos.

Participação intergeracional

3.1.2 Legitimidade A força e as fontes de legitimação das estratégias colaborativas

O sucesso no desenvolvimento de estruturas e metodologias de governação integrada na abordagem aos problemas sociais complexos depende muito da forma como essas inovações organizativas são percecionadas como legítimas pelas partes interessadas de uma comunidade (Provan et al., 2008).

O que está em causa é a forma como as estratégias colaborativas são, desde logo, percecionadas como desejáveis, certas ou apropriadas, dentro de um determinado sistema socialmente construído de normas, valores, crenças e definições (Suchman, 1995).

Profile for Instituto Padre António Vieira

Referencial GovInt para a Promoção do Envelhecimento na Comunidade  

Esta publicação é uma edição da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e resulta do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho dedicado às P...

Referencial GovInt para a Promoção do Envelhecimento na Comunidade  

Esta publicação é uma edição da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e resulta do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho dedicado às P...

Profile for ipav
Advertisement