Page 43

PROXIMIDADE

Antes de se entrar na especificação de cada uma das componentes que constituem o Ciclo Metodológico GovInt, importa desde já caraterizar fatores contextuais de sucesso à sua implementação.

3.1 Fatores contextuais de sucesso Os cinco fatores contextuais que contribuem para o sucesso da aplicação do Ciclo Metodológico GovInt estão muito relacionadas com as caraterísticas do ambiente institucional e do contexto territorial onde se vão implementar os processos colaborativos integrados. Estes fatores apelam à participação dos atores locais com base na perceção de legitimidade das estratégias de governação integrada e num ambiente de confiança, colaboração e aprendizagem que servirão de suporte ao desenvolvimento de relações interorganizacionais colaborativas.

Participação e democracia local

3.1.1 Participação A aplicação do Ciclo Metodológico GovInt para a promoção do envelhecimento na comunidade deve garantir a mais ampla participação dos cidadãos e dos atores organizacionais locais de modo a promover um ambiente socioecológico favorável à colaboração. A participação e envolvimento dos cidadãos e dos atores locais no desenho e desenvolvimento das políticas públicas integradas tem vindo a ganhar cada vez mais relevo no sentido de aproximar e melhorar o relacionamento entre os cidadãos, os atores organizacionais e o Estado, ao nível local, regional e nacional. Este movimento reconhece que os atores locais, cidadãos e organizações, se encontram mais bem situados para participar na identificação dos problemas específicos da sua comunidade e colaborar no desenho de soluções de proximidade mais adequadas, eficazes e eficientes, para dar respostas aos desafios societais com que são confrontados, de acordo com as suas capacidades, competências e recursos disponíveis. Neste sentido, a promoção da participação acaba também por ser muito influenciada pelas dinâmicas imprimidas pelas autoridades locais no sentido de envolver os atores locais nos processos de tomada de decisão.

43

Profile for Instituto Padre António Vieira

Referencial GovInt para a Promoção do Envelhecimento na Comunidade  

Esta publicação é uma edição da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e resulta do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho dedicado às P...

Referencial GovInt para a Promoção do Envelhecimento na Comunidade  

Esta publicação é uma edição da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e resulta do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho dedicado às P...

Profile for ipav
Advertisement