High Profile Brasil: Rainha Elizabeth II

Page 40

moda e beleza

POR RENATA ARON Formada em Administração Financeira no IBMEC RJ, com experiência de mais de 12 anos no mercado financeiro, decidiu empreender e se dedicar a uma antiga paixão: moda. Hoje é coach de Alta Performance especialista em Imagem e está por trás da imagem de muitos grandes jogadores de futebol e esposas na Europa.

O ESTILO INCONFUNDIVEL DA RAINHA ELIZABETH Sabemos que a realeza britânica possui regras e protocolos a serem cumpridos, e isso inclui também a vestimenta. E a rainha Elizabeth, ao longo de todos esses anos no trono, criou um estilo único e bem colorido.

muitas pessoas em todos os eventos em que está presente.

A principal regra diz que a soberana deve ser identificada de longe, independentemente de onde estiver. Por isso, ela opta por cores vibrantes e looks monocromáticos. As cores de suas roupas são escolhidas de acordo com o evento. Em viagens, por exemplo, ela procura usar alguma cor da bandeira do país que está visitando, como uma espécie de homenagem.

Um modelinho de sapato preto básico que ela usa “para trabalhar”, há mais de 50 anos, e são feitos artesanalmente e sob medida pela empresa Anello & Davide.

Mesmo assim, ela aparece 30% mais vezes de azul, a cor da realeza, cujo tom é conhecido como azul royal. Isso se dá devido à teoria de que esse pigmento era o mais difícil de se conseguir antigamente, e por isso era precioso, caro e exclusivo da monarquia. O que também se associa à pedra Safira, uma das pedras mais raras antigamente e também muito usada pela realeza. Além disso, a Rainha preza por conforto e elegância, e a escolha de tecidos mais encorpados é pelo fato de eles não amassarem com facilidade, o que mostra sempre uma imagem impecável. Com relação a acessórios, o uso de chapéus vem de uma tradição histórica. Até meados dos anos 50, não era de bom tom que as mulheres da realeza mostrassem todo o cabelo. Apesar de não ser mais uma obrigação, é uma tradição ainda muito adotada. E, até hoje, faz parte da composição dos looks da Rainha. As Luvas também estão sempre presentes, e acredita-se que seja por uma questão de higiene, visto que ela está sempre cumprimentando

40

Podemos facilmente identificar dois itens que viraram sua assinatura de estilo: os sapatos e a bolsa.

Apesar de ter mais de 200 bolsas, elas são sempre dos modelos Royale e Traviata, da marca Launer. As bolsas são feitas, no entanto, com uma alça um pouco mais longa que o normal, para não atrapalhar quando a rainha cumprimenta as pessoas, e são bem leves, já que ela passa muitas horas em pé. Carrega-as sempre no antebraço esquerdo, para o direito ficar livre para acenar aos súditos. Há quem diga que ela se comunica com seus assessores por meio de gestos e posições com a bolsa. Será? Num país chuvoso como a Inglaterra, a rainha nunca pode ser pega de surpresa. Quando é preciso se proteger, logo aparece um guarda-chuva de plástico transparente com uma borda combinando com a cor do vestido usado pela monarca no momento. A transparência é proposital para sempre deixar seu rosto visível. As joias e coroas são um capítulo à parte e têm todo um protocolo. Entretanto, no dia a dia, ela opta sempre por brincos discretos e colares de três voltas, sempre de pérolas. A verdade é que, por todo esse tempo, e mesmo com todas regras e protocolos, Elizabeth criou seu estilo próprio que é facilmente identificado por nós, súditos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.