RT_219

Page 1


Chegada a hora do material escolar!

Com os gastos decorrentes das festas de fim de ano e das férias, programar o orçamento das despesas escolares, no início do ano letivo, é fundamental para que os pais não entrem numa bola de neve. A compra do material escolar exige equilíbrio entre o que pode ser reaproveitado e o que é essencial. Pensando isso, listamos algumas dicas para você não se perder no orçamento e proporcionar ao seu filho o que ele realmente precisará.

Em Celebridade, a atriz Mariana Ximenez, que tem uma sólida e intensa trajetória na tevê e poucas vezes se ausentou do vídeo, tem planos para uma carreira bem longeva diante das câmeras. Atualmente, pode ser vista na trama “Mania de Você”, na pele da ambiciosa Isis, exercendo a função que sempre sonhou. Confira.

Em Comportamento, confira os cinco erros comuns com bebês e como evitá-los. As dicas são da neonatologista Gislayne Souza Nieto. Segundo a especialista, práticas seguras de manejo dos recém-nascidos é uma boa maneira de se preparar para a chegada deles. Confira.

Você conhece a importância da Vitamina K2 para nosso organismo? Iana Mizumukai de Araújo, nutricionista da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, esclarece pontos importantes e respaldados na ciência sobre a vitamina K2. Confira.

Todo início de ano, muitas pessoas começam a buscar maneiras de emagrecer de forma rápida. Pensando nisso, buscamos algumas dicas com o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak para que você alcance seu objetivo de forma segura e saudável. Confira em Estética & Beleza.

Boa Leitura!

> Equipe Grupo Leste

Revista do Tatuapé • Revista da Mooca são publicações mensais da Grupo Leste de Comunicações, distribuídas gratuitamente via courier nos seguintes bairros: Tatuapé, Jardim Anália Franco, Mooca, Brás, Belém, Água Rasa, Vila Formosa, Vila Carrão, Jardim Têxtil, Jardim Avelino e Vila Santa Isabel.

Diretor Responsável

Jaime Braz Romano • jaime@grupoleste.com.br

Editora

Fabiana Nascimento • fabiana@grupoleste.com.br

Diretor Comercial

Mauro Tadeu Silva • mauro@grupoleste.com.br

Revisão

Antonia Romano • antonia@grupoleste.com.br

Publicidade publicidade@grupoleste.com.br

Design dos Anúncios

RP7 Comunicação

Impressão

Gráfica Elyon

É expressamente

Publicações

@revista_do_tatuape

Grupo Leste TV

@revistadamooca revistadotatuape 11 98485-9593

REDES SOCIAIS

Diariamente novidades da região que tanto amamos.

do Grupo:
Mariana Ximenes

10

Mariana Ximenes

Depois de 14 anos, atriz volta ao horário das nove em ‘Mania de Você’

8 > Direito

Novas regras para Pix e cartões

18 16 > Saúde

Cinco erros comuns com bebês (e como evitá-los) > Comportamento

Vitamina K2

22

20 > Beleza & Estética > Especial Educação

Cinco dicas para perder peso com saúde

Dicas de como economizar no matérial escolar

EM 2025, QUE TAL CONHECER A SUÍÇA?

ROTEIRO PELOS ALPES VISITANDO AS MAIS

LINDAS CIDADES E LAGOS EUROPEUS

Budapeste Suíça

Frankfurt / Zurich / Lucerna / Innsbruck / Salzburgo / Viena / Budapeste

Festa Tirolesa com show e jantar típico em Innsbruck; passeio de barco pelo Lago Wolfgang See na região dos alpes austríacos com suas lindas paisagens; cruzeiro noturno navegando pelo Rio Danúbio com uma vista deslumbrante da noite em Budapeste e jantar Húngaro incluído e visitas guiadas em todas

as cidades.

PERÍODO DE VIAGEM: 13 A 24 DE SETEMBRO DE 2025

INCLUSO NO PROGRAMA: Passagem aérea saindo de Guarulhos com destino à Europa em classe econômica em voo com conexão em Madrid, bagagem despachada de 23 Kl + bagagem de mão; Representante da agência embarcando junto com o grupo no Brasil e guia local em português; Traslados de chegada e saída aeroporto/hotel/aeroporto, 01 almoço e 02 jantares; Circuito em luxuoso ônibus de turismo com ar- condicionado e guia em português; Hospedagem em aptos individuais e duplos em hotéis 4 estrelas com café da manhã; Visita aos principais pontos turísticos de Zurich, Innsbruck, Salzburgo, Viena e Budapeste; Visitas internas ao Palácio de Hofburg e Catedral de Santo Estevão em Viena e muito mais; Reunião pré-embarque

Passeios inclusos: Budapestepré-embarq para apresentação do grupo em data a definir e brinde da agência; saí ; Visitas ue café da

RECEITA FEDERAL

Novas regras para monitoramento de PIX e cartões em 2025

A partir de 1º de janeiro de 2025, a Receita Federal implementou a Instrução Normativa RFB nº 2.219/2024, ampliando o monitoramento das transações financeiras no Brasil. Essa medida visa reforçar o combate à evasão fiscal e promover maior transparência nas operações financeiras.

Anteriormente, apenas instituições financeiras tradicionais, como bancos e cooperativas de crédito, eram obrigadas a reportar informações sobre as movimentações financeiras de seus clientes. Com a nova normativa, a obrigatoriedade se estende também às operadoras de cartões de crédito e às instituições de pagamento, incluindo bancos digitais e aplicativos de pagamento. Essas entidades devem informar à Receita Federal todas as transações que excedam R$ 5 mil mensais para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas. Os dados serão enviados semestralmente por meio da e-Financeira, sistema eletrônico que integra o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

Para os contribuintes, essa mudança implica na necessidade de maior rigor na organização e declaração de suas finanças. Movimentações financeiras que ultrapassem os limites estabelecidos serão monitoradas, e eventuais discrepâncias entre os valores movimentados e os declarados podem resultar em sanções, como multas que variam de 75% a 150% do valor não declarado.

EVITE PROBLEMAS

• Organização Financeira: Mantenha registros detalhados de todas as transações financeiras, especialmente aquelas que se aproximam ou excedem os limites estabelecidos.

• Declaração de Rendimentos: Assegure que todos os rendimentos sejam devidamente declarados no Im-

posto de Renda, incluindo valores recebidos por meio de Pix ou cartões de crédito.

• Consultoria Profissional: Considere buscar orientação de um contador ou consultor financeiro para garantir conformidade com as novas exigências e evitar inconsistências.

OBJETIVOS DA MEDIDA

A ampliação do monitoramento busca alinhar o Brasil a padrões internacionais de transparência fiscal, como o Common Reporting Standard (CRS), além de fortalecer o combate à sonegação e evasão fiscal. Ao ampliar a base de dados e incluir novas entidades no processo de reporte, a Receita Federal pretende aumentar a eficiência na identificação de irregularidades e assegurar o cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes.

A implementação da Instrução Normativa RFB nº 2.219/2024 representa um avanço significativo no controle das movimentações financeiras no País. Os Contribuintes devem estar atentos às novas obrigações e buscar adequar-se às exigências para evitar penalidades.

Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente reeleito da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

PRESENÇA CONSTANTE

DEPOIS DE 14 ANOS, MARIANA XIMENES VOLTA AO HORÁRIO DAS NOVE EM ‘MANIA DE VOCÊ’

Mariana Ximenes tem uma sólida e intensa trajetória na tevê, que poucas vezes a deixou ausente do vídeo. A atriz natural de São Paulo atualmente pode ser vista na trama de “Mania de Você” e mantém planos para uma trajetória bem longeva diante das câmeras. Na pele da ambiciosa Ísis, Mariana renova o prazer de estar exercendo a função que sempre sonhou. “Amo o que eu faço. Não vou parar tão cedo. E isso a gente vê na passagem de tempo, né? Estava na reprise de ‘Chocolate com Pimenta’ e no ar em ‘Amor Perfeito’ ano passado. Estamos falando uma passagem de 20 anos. E está tudo bem! Prefiro mesmo que o tempo passe porque a outra alternativa...”, afirma.

Na novela de João Emanuel Carneiro, Ísis é uma mulher de origem humilde e que cresceu na comunidade próxima ao resort Albacoa. Ambiciosa e inteligente, ela se aproximou de Berta, papel de Eliane Giardini, a milionária local, e acabou se casando com o filho dela, Henrique, de Antonio Saboia. “Minha última novela das nove foi ‘Passione’, qunado vivi uma vilã, e agora volto vivendo uma cachorra que é bem má também”, explica.

VOCÊ ESTAVA AUSENTE DO HORÁRIO AS NOVE DESDE “PASSIONE”, QUE FOI AO AR EM 2010. COMO ESTÁ SENDO RETORNAR A ESSE HORÁRIO TÃO VISADO?

Fiquei feliz de voltar ao horário nobre. É um espaço muito especial para mim. Além disso, é a minha terceira parceria com o João Emanuel. Fiquei animada porque percebi que a Ísis era uma personagem com muita brecha para aprontar todas. Minha última novela das nove foi “Passione”, em que vivi uma vilã, e agora volto vivendo uma cachorra que é bem má também.

É ASSIM QUE VOCÊ DEFINE A ÍSIS?

Ela é uma cachorra vigarista. E não esconde isso (risos). A Ísis é extremamente ambiciosa, ardilosa, dissimulada. É uma delícia fazer uma personagem com tantas camadas. Ela está o tempo todo enganando a sogra. Mas, apesar de todas essas nuances, ela tem cinismo, sarcasmo e humor. Acho interessante porque impede que você tenha um ódio enorme por ela. Esse humor dá um toque diferente na personagem.

RECENTEMENTE, VOCÊ TAMBÉM VIVEU UMA VILÃ NO HORÁRIO DAS SEIS. VOCÊ BUSCOU CONSTRUÇÕES DIFERENTES PARA INTERPRETAR A ÍSIS?

Eu entendi desde o início que eram projetos bem diferentes. São antagonistas, mas muito opostas. A Ísis vem carregada dos sarcasmos e cinismo. Enquanto isso, a Gilda (“Amor Perfeito”) era mais maquiavélica. Além disso, tem todo o jogo cênico que é diferente, né? “Amor Perfeito” era uma dramaturgia mais tradicional, mais específica. “Mania de Você” tem outra velocidade. O slogan diz que o jogo vira o tempo todo. Isso tudo faz toda a diferença. Fora a troca com os colegas. Está sendo o máximo criar com a Eliane (Giardini).

DE QUE FORMA?

Eu paquero a Eliane há muito tempo (risos). É uma dádiva ter a Eliane como parceira, tanto na coxia quanto na convivência, porque a gente janta juntas, come camarão empanado com cerveja... Ela tem uma Mariana na vida dela como filha ainda por cima. E em cena é incrível. É uma atriz extraordinária.

SÃO QUASE 30 ANOS NA TELEVISÃO. COMO TEM SIDO A PASSAGEM DO TEMPO PARA VOCÊ?

Mariana estreou na tevê em “Fascinação”, do SBT, de 1998

A passagem de tempo é da vida. A gente tem de ir fazendo as coisas. Ano passado, por exemplo, eu estava na reprise de “Chocolate com Pimenta” no início da tarde, mas, logo depois, aparecia em “Amor Perfeito”, às 18h. Temos 20 anos entre esses trabalhos. E tudo bem! O tempo passa mesmo. Prefiro que o tempo passe porque a outra alternativa não é muito legal. Amo viver. Tenho objetivos bem claros de seguir ativa e trabalho. COMO ASSIM?

Quero seguir trabalhando até onde der. Fui ver a Fernanda Montenegro no Ibirapuera e fiquei emocionada. Aos 95 anos, ela estava mobilizando 15 mil pessoas com o dom da palavra. É isso que eu quero. Minha meta é Dona Fernanda (risos).

MESMO COM TODAS AS CRÍTICAS QUE ESSE MEIO ENVOLVE?

As pessoas julgam. As pessoas sempre vão achar coisas boas ou ruins. Mas eu não vou ficar refém. Vou seguir em frente, acreditar em mim e seguir no meu ofício. É um ofício que eu amo e respeito tanto. Estou há 26 anos na Globo. Sou muito grata por toda essa trajetória. Vivo de um ofício que sempre quis exercer. Isso é uma honra e um privilégio.

Visão de futuro

Se manter ativa e atuante na tevê não é apenas uma preocupação profissional para Mariana Ximenes. Aos 43 anos, a atriz segue uma rotina regrada de exercícios e boa alimentação não apenas por estética ou vaidade diante das câmeras, mas por saúde também. “Tenho preocupação com saúde e prevenção. Sou atriz e acredito no meu corpo como instrumento de trabalho. Quero viver e quero viver bem”, explica.

A atriz, porém, sabe que saúde não está apenas na parte física do corpo. Ela ressalta o bem-estar mental para seguir saudável em meio a uma rotina corrida. “Recentemente descobri a meditação e tem feito um efeito positivo enorme. Amigos, uma boa rede apoio, terapia... são coisas importante para mim. É um jeito de bem-estar. E bom dermatologista também, né? (risos)”, ressalta.

Desejo antigo

Sempre de olho no futuro, Mariana Ximenes também nunca escondeu o desejo de ser mãe. A atriz, que atualmente namora o empresário Thiago Cordeiro, congelou seus óvulos aos 35 anos para preservar a fertilidade. “Sempre pensei em ser mãe. É um desejo que vem desde criança. Não sei quando vai acontecer, mas já me precavi. Vai acontecer quando tiver de acontecer. Acho que cada mulher tem sua liberdade, seu livre arbítrio e escolhas. E temos de respeitar. Vamos ver o que o tempo me reserva”, defende.

4 E 3 DORMS. (C/SUÍTES)

155 m2 E 125 m2

CLUBE,

3 E 2 SUÍTES 120 m2 E 74 m2

TERRAÇO COM CHURRASQUEIRA A CARVÃO | LAZER NO 32o PAVIMENTO TERRENO COM MAIS DE 7.000 M2*

PEQUENOS E INDEFESOS

CINCO ERROS COMUNS COM BEBÊS (E COMO EVITÁ-LOS)

Da amamentação à escolha das roupinhas e do que colocar no berço, os desafios são inúmeros

Eles são fofos, pequenos e indefesos e muitas pessoas não sabem exatamente o que esperar quando os bebês chegam. Os recém-nascidos podem ser desafiadores para os pais de primeira viagem, mas não só para eles. Não por acaso a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tem uma série de guias disponíveis on-line sobre os muitos cuidados necessários com os pequenos. Não é preciso, no entanto, entrar em pânico, afinal, bebês sempre existiram e a sociedade evoluiu o bastante para aprender com eles a evitar erros que podem colocar suas vidas ou segurança em risco.

SEGURO E ACOLHEDOR

De acordo com a neonatologista e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo Gislayne Souza Nieto, “informar-se sobre práticas seguras de manejo dos recém-nascidos é uma boa maneira de se preparar para a chegada deles”. Ouvir a voz da experiência - e, principalmente, da ciência, nesse caso - garante um ambiente inicial mais seguro e acolhedor. A especialista pontua seis erros comuns que as pessoas ainda cometem com recém-nascidos e como você pode evitá-los.

ROUPAS DEMAIS

Sim, eles parecem muito vulneráveis e seu primeiro instinto pode ser protegê-los com o maior número de camadas possível. Mas atenção: colocar muitas roupas no bebê não é indicado. “O número ideal é o mesmo que os pais estão usando mais um. Assim, se a mãe estiver com uma calça e uma camiseta, o bebê ficará bem usando calça, camiseta e jaqueta, por exemplo. Não é preciso - e pode ser perigoso - superaquecer os pequenos”, diz Gislayne. O mesmo vale para exposição ao sol, lareiras e aquecedores.

COBERTORES, TRAVESSEIROS E PROTETORES DE BERÇO

Jogos de berço costumam ser lindos, mas tente resistir ao impulso de comprá-los - a menos que você os retire do berço antes de colocar a criança nele. Qualquer item solto dentro do berço é um risco em potencial para o bebê, porque ele pode puxá-los para o rosto e sufocar. “Nem mesmo os cobertores são indicados antes que a criança aprenda pelo menos a rolar. Em vez disso, dê preferência a sacos de dormir, que funcionam como uma camada a mais de roupa para proteger do frio das madrugadas”, aconselha.

DORMIR

DURANTE A AMAMENTAÇÃO

Um recém-nascido exige muitas horas de vigília, o que deixa as mães exaustas. Além disso, hormônios ligados à amamentação, como a prolactina, podem fazer com que elas fiquem ainda mais sonolentas durante a amamentação. Mas é muito importante que as mulhe-

A recomendação atual é de que nunca se deixe um bebê chorar de propósito

res evitem dormir enquanto amamentam porque isso pode trazer o risco de derrubar o bebê. “Tente encontrar uma posição confortável, de preferência em uma superfície segura, como uma poltrona de amamentação. As almofadas de amamentação também ajudam a reduzir o risco de queda nesses momentos”, pontua a neonatologista.

DEIXAR O BEBÊ SOZINHO

Não importa quão bonzinho seu bebê seja, nunca o deixe sozinho. Essa dica é ainda mais importante em momentos cruciais, como o banho ou a troca de fraldas. No primeiro caso, o risco de afogamento é muito sério e, no segundo, o risco de queda é que é o problema. “Muitos pais só descobrem que o bebê sabe rolar quando ele rola para fora do trocador, por exemplo. Estar o tempo todo por perto, garantindo a segurança e o conforto do bebê, é fundamental para que ele cresça com saúde.”

DEIXAR CHORAR

Pessoas mais velhas podem te aconselhar a “deixar o bebê chorando” para não torná-lo dependente dos pais. Essa é uma crença antiga e ultrapassada. A recomendação atual é de que nunca se deixe um bebê chorar de propósito. “Bebês não sabem se autorregular emocionalmente e não sabem ‘fazer manha’, como muitas pessoas ainda acreditam. Deixá-los chorar pode causar muito estresse nos pequenos, o que não é saudável.”

FISIOTERAPIA e ACUPUNTURA EXAMES DE IMAGEM e LABORATÓRIO

VITAMINA K2

PONTOS IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS

Nutricionista fala onde encontrar a vitamina e as possíveis contraindicações

Segundo o Institut of Medicine - IOM, a recomendação de vitamina K para mulheres é de 90 mg/dia e para homens é de 120 mg/dia. Porém a falta de informação leva pessoas à suplementação inadequada, o que pode trazer riscos à saúde. Por isso, a Iana Mizumukai de Araújo, nutricionista da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo - ABRASSO, vem esclarecer pontos importantes e respaldados na ciência sobre a vitamina K2.

#1 QUAL É A PRINCIPAL FUNÇÃO DA VITAMINA K2 NO ORGANISMO?

A vitamina K2, também conhecida como menaquinona, é um dos três tipos de vitamina K, além da filoquinona (K1) e menadiona (K3). A principal função da vitamina K no organismo é atuar na coagulação sanguínea, ajudando na ativação de proteínas que são essenciais para o processo de coagulação. Além disso, ela também desempenha papel na saúde óssea. A osteocalcina, envolvida no processo de mineralização óssea, é dependente de vitamina K, assim como a proteína GLA da matriz (uma proteína que fica na cartilagem).

#2 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES ALIMENTARES DE VITAMINA K2?

Especificamente a vitamina K2 é produzida durante o processo de fermentação, como no natto, soja fermentada muito consumida no Japão. Também podemos encontrar essa vitamina em derivados do leite e vísceras, como no fígado. Em geral, as principais fontes alimentares de vitamina K incluem vegetais verde-escuros (couve, brócolis, espinafre), alface, repolho, aspargo, quiabo, pepino, couve-flor, queijos, óleos vegetais (soja, canola, azeite), margarina, lentilha, soja, gema do ovo, leite e, como já dito anteriormente, em alimentos fermentados.

#3 DE QUE MANEIRA A VITAMINA K2 ATUA NA SAÚDE ÓSSEA?

A vitamina K desempenha papel fundamental na saúde óssea ao ativar a proteína Gla da matriz, presente na cartilagem, sua importância se deve à regulação do cálcio, garantindo que ele seja direcionado para os ossos e não para os tecidos moles, como artérias. Um trabalho com camundongos que não possuíam essa proteína mostrou que esses animais apresentavam calcificação espontânea de artérias e cartilagem. Ela também ativa a osteocalcina, a principal proteína não colágena do osso e que garante que ocorra a adequada mineralização óssea.

#4 EXISTE RELAÇÃO ENTRE A VITAMINA K2 E A ABSORÇÃO DE CÁLCIO NO ORGANISMO?

Especificamente a vitamina K2 é produzida durante o processo de fermentação, como no natto, soja fermentada muito consumida no Japão

Não existe uma relação direta da vitamina K com a absorção de cálcio. Mas como dito anteriormente, a vitamina K tem papel importante na ativação da osteocalcina, fazendo com que o cálcio seja direcionado para os ossos e não se acumule em outros tecidos, diminuindo, por exemplo, o risco de calcificações arteriais.

#5 EXISTE ALGUM GRUPO ESPECÍFICO QUE DEVERIA TER MAIOR ATENÇÃO QUANTO À SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA K2?

Pessoas com dieta pobre em vitamina K, ou seja, pessoas que não consomem alimentos ricos em vitamina K, como produtos fermentados, vísceras, vegetais de folhas escuras, entre outros alimentos citados acima, podem se beneficiar da suplementação. Porém devemos nos atentar que essas são situações raras e devem ser avaliadas por um profissional da saúde qualificado.

#6 QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CONTRAINDICAÇÕES OU EFEITOS COLATERAIS DA SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA K2?

A suplementação de vitamina K é geralmente segura, mas há algumas contraindicações e possíveis efeitos colaterais que devem ser considerados como interação com anticoagulantes, reações gastrointestinais em pessoas sensíveis e reações alérgicas. Além disso, em gestantes e lactantes não existem estudos sobre a segurança das doses para suplementação e para pessoas em geral é necessário cautela para evitar a toxicidade.

Monitoramento de Atividade Física

Inteligência Arti cial

Telessaúde (Acesso Remoto) Sensores Integrados

Alertas e detecção de queda

Transcriçãode Voz para Texto Auto veri cação de desempenho

Transmissão de áudio para celular

Tradução de idiomas (27 idiomas) Realize um teste gratuito e descubra como a tecnologia pode transformar vidas com mais segurança e bem-estar. o t s dete ã

CHIP DA BELEZA

CINCO DICAS PARA PERDER PESO COM SAÚDE

Nutricionista dá dicas valiosas para quem deseja eliminar alguns quilos

Em t odo início de ano e, muitas pessoas começam a buscar maneiras de emagrecer de forma rápida. O nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak destaca que, apesar do pouco tempo, é possível, mas é essencial priorizar a saúde e compartilha dicas para quem quer perder peso com saúde.

MAIS QUALIDADE DE VIDA

Mais do que questões estéticas, se manter dentro do peso ideal é um dos requisitos para ter mais qualidade de vida. O primeiro passo para emagrecer com saúde é procurar ajuda profissional, seguir rigorosamente as orientações e criar novos hábitos.

“O importante é entender que emagrecer não significa fazer dietas restritivas, mas adotar hábitos saudáveis e que sejam sustentáveis a longo prazo”, explica Oak. A seguir, ele dá algumas dicas essenciais para quem quer emagrecer com saúde até as festas de fim de ano.

TENHA UMA ROTINA DE ALIMENTAÇÃO

Ter um horário correto para comer e se alimentar, em média, a cada três horas, também ajuda a contribuir para esse objetivo. A recomendação é fazer escolhas saudáveis que incluam fruta, iogurte e oleaginosas. “Quando as refeições são feitas diariamente no mesmo horário, as chances de bater aquela fome incontrolável em qualquer momento do dia ou antes dormir, são reduzidas”, pontua o profissional.

ESTABELEÇA METAS REALISTAS E MANTENHA O FOCO

“Não adianta querer perder muitos quilos em poucas semanas. Estabeleça um objetivo realista, que respeite o seu corpo e a sua rotina”, recomenda Oak. Segundo ele, metas realistas ajudam a manter a motivação e evitam frustrações, o que é fundamental para a continuidade do processo de emagrecimento.

PRIORIZE ALIMENTOS NATURAIS

Uma das principais orientações do nutricionista é reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e dar preferência a alimentos naturais e minimamente processados. Frutas, legumes, grãos integrais e oleaginosas são alimentos que podem substituir definitivamente biscoitos, chocolates, salgados e alimentos ultraprocessados. “Eles não só auxiliam no emagrecimento, mas também garantem nutrientes essenciais para a saúde”, comenta Oak.

NÃO PULE REFEIÇÕES

Pular refeições pode parecer uma estratégia para comer menos, mas, na verdade, pode causar o efeito con-

A hidratação é fundamental para o funcionamento do organismo e também contribui para a sensação de saciedade

trário”, alerta o especialista. Segundo Oak, “Ao pular refeições, o corpo tende a armazenar mais energia, o que dificulta o emagrecimento. O ideal é fazer refeições balanceadas ao longo do dia para manter o metabolismo ativo.

HIDRATE-SE ADEQUADAMENTE

A hidratação é fundamental para o funcionamento do organismo e também contribui para a sensação de saciedade. “Muitas vezes, confundimos fome com sede. Manter-se hidratado ajuda a regular o apetite e melhora o metabolismo”, explica o nutricionista. Oak recomenda que o ideal é ingerir entre 35 e 40 ml de água por kg de peso por dia, “Ajustando a quantidade de acordo com a rotina e as necessidades individuais, podendo ingerir mais água em dias quentes”.

MATERIAL ESCOLAR

DICAS DE COMO ECONOMIZAR

Especialista orienta os pais que querem gastar pouco na compra dos materiais dos filhos no novo ano letivo

O mercado oferece inúmeras opções de produtos, marcas, personagens e utensílios que, aos olhos das crianças, se tornam objetos de desejo

Com os gastos decorrentes das festas de fim de ano e das férias, programar o orçamento para as despesas escolares no início do ano letivo é fundamental para que os pais não entrem numa bola de neve. A compra do material escolar exige equilíbrio entre o que pode ser reaproveitado e o que é essencial. Além disso, é necessário saber gerir a felicidade do filho com as ferramentas que ele irá utilizar no dia a dia das aulas.

O mercado oferece inúmeras opções de produtos, marcas, personagens e utensílios que, aos olhos das crianças, se tornam objetos de desejo. No entanto, a atenção dos pais vai além desses detalhes observados pelos pequenos, mas sim, no preço e nas ofertas. A pedagoga Carla Oliveira selecionou algumas dicas para

não gastar mais do que o necessário nos materiais escolares dos filhos. Confira.

#1 - Veja os materiais do ano anterior e o que pode ser reaproveitado

O primeiro passo é conferir tudo o que sobrou do ano anterior e ver o que pode ser reutilizado. “O ideal é que uma mochila, por exemplo, possa ser reaproveitada por muitos anos, assim como, tesouras, estojos e outros itens mais resistentes”. Entretanto, Carla alerta: “Não é bom reutilizar cadernos. Certos itens incentivam o aluno a estudar. Um caderno novo, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Para não desperdiçar, os antigos podem ser utilizados como rascunhos ou para estudos em casa”.

ESPECIAL EDUCAÇÃO

#2 - Combine um orçamento e converse com seu filho

Estabelecer quanto pode ser gasto é o segundo passo. Assim, é possível ter mais controle na hora das compras. Levar uma calculadora para não se perder pode ser uma boa alternativa. Além disso, é preciso pensar na questão de levar o filho ou não para ajudar nessa tarefa.

Alguns pais preferem manter os filhos fora dessa decisão. A chance de eles optarem por um produto apenas pela aparência existe e é alta. Entretanto, para quem tiver interesse, essa pode ser uma ótima oportunidade para dar uma dose de educação financeira para os filhos. Isso será benéfico não apenas na hora da compra, mas a longo prazo. Entendendo o valor de cada material e com a consciência de que existe um orçamento que não pode ser ultrapassado, ele pode ter um cuidado ainda maior com suas coisas - o que aumenta a quantidade de produtos que poderão ser reaproveitados no ano seguinte, ajudando a economizar no próximo ano.

#3 - Faça uma lista do que precisa ser comprado

Durante as compras, é possível que você se depare com materiais incríveis - mas que fogem totalmente do seu orçamento. Ter uma lista e segui-la irá poupar dúvidas desnecessárias e gastos imprevistos.

#4 - Fuja de marcas e personagens

Nada de escolher um produto mais caro apenas porque é de determinada marca ou de um personagem específico. O foco aqui deve ser a qualidade dos produtos, não os logo e etiquetas que carregam. “É bom conhecer

as marcas e saber suas preferidas, mas não se limite a elas”. E pensando na durabilidade de cada item, cuidado com as estampas que escolhe. Muitas vezes, o personagem preferido do seu filho hoje pode nem passar mais pela cabeça dele daqui alguns meses.

#5 - Foque em materiais duráveis

Não adianta comprar um produto exclusivamente porque seu preço está abaixo da média e precisar comprar o mesmo produto alguns meses ou até semanas depois. A qualidade e o preço devem estar entrelaçados. “Investir no barato, sem uma durabilidade adequada não será uma economia, mas apenas uma preocupação futura”, reforça Carla.

#6 - Converse com outros pais

Os outros pais estão passando pela mesma situação, então por que não investir em algo que seja bom para todos? Uma estratégia que vale muito a pena é conversar com outros pais, se organizarem e procurarem um bom atacado, ou realizarem grupos de troca e reaproveitamento.

#7 - Pesquise

Nessa época, as lojas investem nesse setor e é possível encontrar diversas ofertas e promoções exclusivas. Entretanto, cuidado: nem todas valem a pena.

Logo, é importante fazer uma pesquisa de preços, produtos, lojas e promoções. E isso não é algo para ser feito apenas em dezembro ou janeiro, mas ao longo de todo o ano. Ter uma noção do preço dos produtos que precisa comprar irá facilitar muito suas compras.

Alguns pais preferem manter os filhos longe no dia de compras, pois a chance de eles optarem por um produto apenas pela aparência existe e é alta

ALFABETIZAÇÃO

QUATRO BRINCADEIRAS QUE ESTIMULAM

Ludicidade ajuda a superar desafios do processo de apropriação da linguagem escrita

No Brasil, aprender a ler e escrever é um direito reconhecido em lei. Aprovada em 2018 pelo Congresso Nacional, a Política Nacional de Leitura e Escrita reconhece que a leitura e a escrita são essenciais para assegurar a plena cidadania e uma vida digna. O processo de alfabetização pode ser uma fase desafiadora para as crianças, mas algumas estratégias ajudam a superar os desafios e tornam essa jornada mais prazerosa para os pequenos.

ATIVIDADES LÚDICAS

De acordo com a coordenadora editorial da Aprende Brasil Educação, Patricia Waltiach, é preciso investir em atividades lúdicas, que ajudam a atribuir significado àquilo que se está aprendendo. “Brincadeiras como jogos de rimas, caça-palavras e adivinhações estimulam a consciência fonológica e ampliam o vocabulário, além de desenvolverem a coordenação motora e a concentração, habilidades fundamentais para o processo de alfabetização”, ressalta. A educadora ainda afirma que a ludicidade nas práticas de alfabetização fortalece o vínculo emocional com o aprendizado, promovendo a autoconfiança e a motivação, aspectos essenciais para que a criança se sinta segura e interessada em ler e escrever.

CAÇA AO TESOURO

Desenhe as letras do alfabeto em uma cartolina, cortando uma por uma em seguida. Então, esconda esses cartões com as letras em determinado espaço - pode ser a sala, o quintal ou a casa, como um todo. As crianças devem ser incentivadas a encontrar os cartões e dizer qual é a letra em voz alta. “Isso ajuda a identificar o conjunto de símbolos gráficos utilizados para leitura e escrita”, diz a especialista.

JOGO DA MEMÓRIA

Essa brincadeira pode ser feita com imagens de objetos cujos nomes começam com letras específicas, produzindo um conjunto de cartas com as letras do alfabeto e outro com as figuras correspondentes. “Essa prática estimula o reconhecimento das letras e a associação de sons iniciais, promovendo habilidades essenciais para a alfabetização”, esclarece.

RIMAS

“As rimas propiciam o desenvolvimento da consci-

O processo de alfabetização pode ser uma fase desafiadora para as crianças, mas algumas estratégias ajudam a superar os desafios

ência fonológica, permitindo à criança que perceba e manipule os sons das palavras. Ao identificar rimas, os pequenos aprendem a reconhecer semelhanças sonoras e a dividir as palavras, facilitando o entendimento de como os sons se combinam”, pontua Patricia. Aqui, quando o adulto fala uma palavra, a criança deve dizer uma outra que rime com a primeira. Essa também é uma boa opção de brincadeira em grupo, permitindo que as crianças desenvolvam, também, habilidades sociais e trabalho em equipe.

NOME PRÓPRIO

A ideia é escrever o nome da criança com letras maiúsculas em um pedaço de papel e, em seguida, pedir que ela procure as letras correspondentes no alfabeto móvel, colocando-as na ordem correta. “Essa atividade favorece o reconhecimento das letras e permite que a criança se envolva de forma ativa com a escrita de maneira personalizada, fazendo uma conexão afetiva com o aprendizado”, completa.

Metodologia Prime

sociais para o desenvolvimento brincar, as interações e o desenvolvimento das habilidades

seu filho e a integração entre

escola e família o bem-estar!

Horta Vertical, Mini arvores

frutíferas e aulas de educação nutricional com culinária infantil.

Preparada na hora do consumo, integral.

perto de você!

orientadora educacional

Desenvolver habilidades emocionais

desde cedo é o alicerce para acompanhar seu filho durante todo período escolar.

desde oBerçário!

nosso atendimento Prime! uma vida cheia de empatia, resiliência e sucesso.

on-line você pode crianças e para as famílias.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.