Revista do Tatuapé - 215

Page 1


Retinoblastoma: a importância do diagnóstico precoce

Na seção Saúde, saiba sobre a campanha De Olho nos Olhinhos, idealizada pelo apresentador Tiago Leifert e a jornalista Daiana Garbin, busca alertar a sociedade sobre os sinais do retinoblastoma, câncer ocular infantil, com o objetivo de aumentar as chances de cura.

Em Celebridade, Chay Suede vive o dissimulado Mavi, em “Mania de Você”. O ator, que surgiu para o grande público na quinta temporada de “Ídolos”, foi ter a certeza de que queria seguir a carreira por volta de 2013/2014, durante as preparações para “Império”. Hoje, confessa estar à vontade na dramaturgia, encarando mais um papel de destaque na TV. Dê só uma olhada!

TDAH pode prejudicar o resultado no teste de QI? O neurocientista Fabiano de Abreu Agrela esclarece as questões sobre o assunto. Ele afirma que adultos com TDAH e QI elevado podem apresentar déficits menos evidentes em funções executivas. Confira!

Mesada ou conversa? Como negociar com as crianças? De acordo com o embaixador da Aprende Brasil Educação, Marcos Meier, dar “prêmios” sempre que a criança cumpre com obrigações comuns à vida doméstica pode fazer com que ela entenda que só precisa trabalhar quando é recompensada.

A geneducação é uma abordagem que utiliza informações genéticas para entender e otimizar o processo de aprendizado. É o futuro de uma educação mais direcionada e personalizada. Confira estudo de caso que revela influência dos genes na educação.

Em Beleza & Estética, confira a diferença entre pó compacto e pó solto. Escolher o pó ideal para o seu tipo de maquiagem faz toda a diferença na make.

Boa Leitura!

> Equipe Grupo Leste

Revista do Tatuapé • Revista da Mooca são publicações mensais da Grupo Leste de Comunicações, distribuídas gratuitamente via courier nos seguintes bairros: Tatuapé, Jardim Anália Franco, Mooca, Brás, Belém, Água Rasa, Vila Formosa, Vila Carrão, Jardim Têxtil, Jardim Avelino e Vila Santa Isabel.

Diretor Responsável

Jaime Braz Romano • jaime@grupoleste.com.br

Editora

Fabiana Nascimento • fabiana@grupoleste.com.br

Diretor Comercial

Mauro Tadeu Silva • mauro@grupoleste.com.br

Revisão

Antonia Romano • antonia@grupoleste.com.br

Publicidade publicidade@grupoleste.com.br

Design dos Anúncios

RP7 Comunicação

É expressamente proibida a reprodução

Publicações do Grupo:

@revista_do_tatuape

@revistadamooca revistadotatuape

Grupo Leste TV

11 98485-9593

REDES SOCIAIS

Diariamente novidades da região que tanto amamos.

Chay Suede Ator

Chay Suede

Endereço: R. Serra de Botucatu, 1.690, Tatuapé São Paulo/SP CEP: 03317-001 E-mail: contato@grupoleste.com.br FONE: 11 2095-8202 www.revistadotatuape.com.br

FILME VENOM: A ÚLTIMA

RODADA CURTAS

Venom: A Última Rodada é o terceiro capítulo da franquia. Eddie Brock (Tom Hardy) e Venom estão em uma frenética fuga. Caçados por forças tanto do seu planeta natal quanto da Terra, a dupla se encontra em um aperto crescente, com a rede se fechando rapidamente ao seu redor. À medida que a pressão aumenta, Eddie e Venom são forçados a tomar uma decisão devastadora que marcará o fim de sua última dança juntos. O filme contará com cenas eletrizantes, com Venom devorando inimigos enquanto luta ao lado de Eddie. A situação se complica quando outros alienígenas do planeta de Venom descobrem seu paradeiro e chegam à Terra com a missão de capturá-lo. A aliança inseparável entre Eddie e Venom é posta à prova como nunca antes, enfrentando ameaças implacáveis e perigos de todos os lados. Dirigido por Andy Serkis, o filme também conta com Juno Temple e Chiwetel Ejiofor, prometendo um desfecho épico e emocionante para a saga.

LIVRO O ABISMO DE CELINA

Escrito por Ariani Castelo, o lançamento mistura romance, aventura e fantasia sombria para narrar a trajetória de uma jovem que está disposta a encarar seus maiores medos para não passar a eternidade em um mundo desolador. Ao acordar sem memória no Abismo, ela precisa encontrar aliados em um grupo de desconhecidos para triunfar perante os desafios da Morte – uma figura enigmática e cruel, mas bela e generosa na mesma medida. Os capítulos curtos equilibram os diálogos intensos, sarcásticos e misteriosos entre os personagens com as descrições de um local que reflete os maiores pesadelos de qualquer ser humano. As árvores secas, a falta de luz do sol, as cores cinzentas monocromáticas e o som sufocante do silêncio – essa ambientação leva o leitor para um mundo sombrio onde cada passo em falso pode determinar o destino de alguém pelo resto da eternidade.

SÉRIE NINGUÉM QUER

J oanne (Kristen Bell), uma apresentadora de podcast agnóstica, e Noah (Adam Brody), um rabino nada convencional que acabou de terminar um relacionamento, se conhecem em uma festa. Eles vão embora juntos e, apesar das diferenças, percebem que podem se dar muito bem. Mas também muito mal, porque cada um tem um jeito de encarar a vida. Além disso, o amor hoje em dia é muito difícil, e as famílias dos dois, incluindo a irmã dela. Criada por Erin Foster, a “Ninguém Quer” tem no elenco Justine Lupe e Timothy Simons.

Divulgação

Novo formato para renegociação de dívidas

Oprograma Desenrola Brasil representa uma iniciativa significativa no contexto econômico brasileiro, especialmente no que tange ao refinanciamento de dívidas. Originalmente lançado como uma Medida Provisória e transformado em Projeto de Lei, seu objetivo principal é facilitar o acesso ao crédito e oferecer condições mais favoráveis para a renegociação de dívidas. Essa medida é particularmente relevante em um cenário onde muitos microempreendedores individuais (MEIs) e produtores rurais enfrentam dificuldades financeiras exacerbadas desde a pandemia.

A proposta de expansão do Desenrola Brasil inclui a extensão do programa para MEIs e produtores rurais, categorias que frequentemente encontram barreiras significativas ao acesso ao crédito formal. A inclusão desses grupos é uma tentativa de promover uma recuperação econômica mais inclusiva, permitindo que pequenos negócios e empreendimentos rurais possam renegociar suas dívidas em condições mais favoráveis. Esta abordagem visa não apenas aliviar o fardo financeiro imediato, mas também incentivar a sustentabilidade econômica a longo prazo desses setores.

Além dos benefícios econômicos diretos, a expansão do programa pode ter um impacto significativo na redução da desigualdade social. A falta de acesso ao crédito é um dos principais fatores que perpetuam a pobreza e a desigualdade no Brasil. Ao facilitar a renegociação de dívidas, o programa pode ajudar a diminuir as disparidades econômicas, proporcionando uma base mais sólida para o desenvolvimento econômico inclusivo. A possibilidade de renegociar dívidas em condições mais favoráveis permite que microempreendedores e produtores rurais possam investir em seus negócios, gerar empregos e contribuir para o crescimento econômico do país.

No entanto, a implementação bem-sucedida do De-

senrola Brasil exige um esforço coordenado entre governo, instituições financeiras e beneficiários. É crucial que as condições de renegociação sejam realmente acessíveis e que o processo burocrático seja simplificado para garantir que os benefícios do programa cheguem a quem mais precisa. A transparência e a comunicação eficaz sobre as condições e os procedimentos do programa são essenciais para garantir sua eficácia e adesão por parte dos beneficiários.

O Desenrola Brasil, com sua proposta de expansão, representa uma política pública que busca responder a desafios econômicos urgentes de maneira inclusiva e sustentável. Ao focar em microempreendedores individuais e produtores rurais, o programa não só promove a recuperação econômica, mas também contribui para a construção de uma economia mais justa e equitativa. Se implementado de maneira eficaz, o Desenrola Brasil pode se tornar um modelo para outras iniciativas de refinanciamento de dívidas, demonstrando como políticas bem planejadas podem transformar realidades econômicas e sociais.

Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente eleito da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

VILANIA NUA E CRUA

CHAY SUEDE VIVE O DISSIMULADO MAVI, EM “MANIA DE VOCÊ”

Os holofotes da fama acompanham Chay Suede há quase 15 anos. Ele, porém, só conquistou a certeza de qual trajetória artística iria seguir há uma década. Atualmente no ar como o vilão do horário nobre Mavi, de “Mania de Você”, o ator, que surgiu para o grande público na quinta temporada de “Ídolos”, nutria uma série de dúvidas sobre qual o espaço da música e da atuação em sua carreira. “Fui ter a certeza de que queria ser ator por volta de 2013/2014. Foi durante as preparações para ‘Império’. Naquele momento, eu entendi que nasci para ser ator e sou muito feliz com a minha escolha. Antes, eu me perguntava e me revezava ainda”, explica.

Cada vez mais à vontade na dramaturgia, Chay encara mais um papel de destaque no horário. Em “Mania de Você”, Mavi é um rapaz carismático, amoral e ambicioso. Filho de Mércia, papel de Adriana Esteves, com quem quase não tem contato, ele acredita que Nahum, de Ângelo Antônio, homem que o criou, seja seu pai. É formado em Tecnologia da Informação e vai acabar usando seus conhecimentos como hacker para manipular e brincar com a vida das pessoas.

No começa, tenta trabalhar na empresa de cibersegurança de Molina, seu pai biológico e patrão da sua mãe, vivido por Rodrigo Lombardi, mas é rejeitado. Salva Viola, de Gabz, que havia sido sequestrada pela gangue para quem fazia um trabalho, e se apaixona por ela. Em um segundo momento, acaba herdando a empresa de Molina e aí se torna mais perigoso. “O Mavi sempre foi um ‘outsider’, uma pessoa vivendo à margem... O Mavi vai tomar as oportunidades à força. Ele sonhou a vida toda em se aproximar da mãe e se inserir naquele universo que ela faz parte”, aponta

POUCO MAIS DE UM ANO APÓS O FIM DE “TRAVESSIA”, VOCÊ RETORNA AO HORÁRIO NOBRE NO ENREDO DE “MANIA DE VOCÊ”. O QUE CHAMOU A SUA ATENÇÃO NESSE NOVO PROJETO?

Eu fiquei muito entusiasmado quando recebi o convite. E, quando tive contato com os primeiros capítulos, minhas expectativas se confirmaram. Estou muito feliz em repetir a parceria com João Emanuel, e muito ani-

mado por todas as parcerias que esse projeto irá me proporcionar. São muitos detalhes artísticos gostosos de acompanhar nesse projeto.

DE QUE FORMA?

Essa obra é sobre mistérios. Estamos fazendo um noir tropical. Principalmente nos primeiros capítulos. É algo sexy, colorido. Um noir tropical mesmo. É um suspense atrás do outro. Termina um e logo começa outro. Os personagens são, de fato, muita coisa, tridimensionais. São muitos sentimentos envolvidos, como amor, ódio, desprezo, excitação...

O MAVI É UM PERSONAGEM TOTALMENTE AMORAL E AMBICIOSO. VOCÊ ACREDITA QUE ELE PREENCHA TODOS OS REQUISITOS PARA OCUPAR O POSTO DE VILÃO DA HISTÓRIA?

O Mavi é um vilão. Isso eu assino embaixo. Ele é um sujeito que recebeu muitas negativas da vida. São negativas da mãe, do grande amor da vida dele... Ele é desprezado. Isso faz com que ele se torne muito autocentrado. Acho que isso explica, mas não justifica essa perversidade do caráter dele. Acho até que isso cria uma empatia em relação ao personagem. Mas acredito que o Mavi ocupe a função narrativa do vilão.

COMO ASSIM?

O vilão vai muito além de ser perverso ou não. O vilão tem uma função narrativa para cumprir e isso permeia a história e os personagens. Cumpre uma trajetória narrativa. Assim como tem o arco do herói, tem o arco do vilão também. Não é qualquer personagem que é o vilão. O Ari, que eu fiz em “Travessia”, era mau caráter e vacilão, mas não era o vilão. Ele não cumpria uma série de prerrogativas dentro do melodrama. O Mavi, no entanto, é o vilão clássico, cumpre essas prerrogativas dentro da trama. Ele, porém, não é só mau. O Mavi, assim como todos os personagens do João Emanuel, é humano.

A TRAMA DE “MANIA DE VOCÊ” MARCA MAIS UMA PARCERIA SUA COM ADRIANA ESTEVES. COMO ESTÁ SENDO CONTRACENAR COM A ATRIZ NOVAMENTE?

O ator é natural de

Vila Velha, na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo

CELEBRIDADE

É meu quarto trabalho com a Adriana. É uma parceria de muito amor. A gente se ama, se adora e se respeita. Estava torcendo pelo momento que trabalharíamos juntos novamente. Ela é o amor da minha vida. Preciso fazer muito pouco em cena quando estou com ela. É só olhar para ela que a cena acontece.

VOCÊ SURGIU PARA O GRANDE PÚBLICO DURANTE O REALITY SHOW “ÍDOLOS”. APÓS TANTOS ANOS E DIVERSAS NOVELAS, QUAL O ESPAÇO QUE A MÚSICA OCUPA NA SUA CARREIRA?

A música sempre terá um espaço imenso na minha vida. Comecei no “Ídolos”, mas nem era cantor na época. Mas foi a música que me deu a oportunidade de virar ator. Não tenho nenhum projeto profissional voltado para a música há anos. Mas a música sempre está inserida na minha rotina. Hoje, no entanto, a minha profissão é de ator.

EM ALGUM MOMENTO VOCÊ FICOU DIVIDIDO ENTRE A MÚSICA E A ATUAÇÃO?

Não sei se na dúvida, mas hoje eu tenho certeza de que sou ator. Antes eu me revezava e me questionava. Depois de “Império”, por volta de 2013/2014, eu percebi que nasci para ser ator. Foi um trabalho que teve muito significado para mim e para a minha carreira.

Em boa hora

O papel de destaque no horário nobre da Globo não é a única grande novidade de Chay Suede em 2024. O ator também aguarda a chegada do terceiro filho, fruto do relacionamento com a atriz e modelo Laura Neiva. A família, que mora em São Paulo, está acompanhando o ator durante as gravações no Rio de Janeiro. “Estou acompanhando de perto (a nova gravidez), como todas as outras porque estamos sempre juntos. Minhas crianças, a Laurinha, estão sempre aqui comigo, a gente está morando no Arpoador, claro, a nossa base é em São Paulo, mas eles estão aqui comigo todos os dias”, explica.

Chay e Laura já são pais de Maria, de 4 anos, e José, de 2 anos. Pais de um casal atualmente, os dois optaram por só saber o sexo do terceiro filho no momento do parto. “A gente não sabe. Foi uma ideia da Laura. Achei o maior barato. Já pensamos em nomes de menino e menina, mas não posso falar. Vai ser surpresinha”, despista.

Noite de estudos

Com cenas em cenários paradisíacos de Angra dos Reis, Costa Verde do Rio de Janeiro, Chay Suede precisou tirar carteira de motonauta, que permite conduzir motos aquáticas, popularmente chamadas de jet-ski. Conquistar a habilitação, porém, não foi uma tarefa fácil. “Tive de fazer uma prova. Achei bem difícil. Precisei estudar. Há quanto tempo eu não estudava para uma prova (risos). Mas foi bem legal”, revela.

Cada vez mais à vontade na dramaturgia, Chay encara mais um papel de destaque no horário. Em “Mania de Você”

SUA MAKE CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE PÓ COMPACTO E PÓ SOLTO

Escolher o pó ideal para o seu tipo de maquiagem, faz toda a diferença

O pó solto é ideal para um acabamento mais leve e translúcido que não altera o fundo de cor da make

Pó compacto ou pó solto? Muitas dúvidas cercam esse tema, mas uma coisa é certa, escolher o pó ideal para o seu tipo de maquiagem, faz toda a diferença. Os pós compactos e soltos possuem diferentes características e finalidades, e entender suas diferenças é fundamental na make.

Os compactos são práticos e fáceis de aplicar, proporcionam cobertura e fundo de cor. O pó compacto Comfort Skin da Mahav foi desenvolvido para selar a base e acrescentar pigmentação que uniformiza o tom, com toque aveludado e sensorial ultrafino para os fãs de pele com acabamento de novela.

EXCESSO DE OLEOSIDADE

Com micropartículas de pigmentos, ele proporciona cobertura e alto poder de selar a pele, não marcam as linhas finas de expressão e protege a maquiagem do excesso de oleosidade. Sabe aquele efeito de pele de porcelana? Ele entrega esse resultado com um efeito soft focus garantindo um visual perfeito em qualquer iluminação!

ASPECTO NATURAL E AVELUDADO

Já o pó solto é ideal para um acabamento mais leve

e translúcido que não altera o fundo de cor da make. É excelente para selar toda a maquiagem e garantir que ela permaneça intacta por mais tempo, mantendo o aspecto natural e aveludado sem pesar a maquiagem além de a controlar a oleosidade e o suor.

CONTROLE DE OLEOSIDADE

O pó facial translúcido Pocket da Mahav é ultrafino ideal para quem busca um acabamento natural. A textura leve, sela a maquiagem com efeito matte duradouro e toque aveludado. A pigmentação translúcida não interfere nas cores da maquiagem, deixando-a intacta. Perfeito para peles oleosas pois auxilia no controle da oleosidade, melhora o aspecto geral e não acumula nas linhas de finas expressão. Resistente à água e não estoura no flash, é ideal para finalizar a maquiagem proporcionando uma pele selada ao longo do dia.

RETOQUES RÁPIDOS

Afinal, qual o melhor? Se você busca praticidade e retoques rápidos com um toque de cor a mais e uniformidade no tom da pele, o pó compacto é a melhor escolha. Se preferir um acabamento leve e translúcido para selar toda a maquiagem, o pó solto é ideal.

RETINOBLASTOMA ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA

DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

As chances de cura do tumor, que acomete crianças abaixo de cinco anos, superam 90% quando diagnosticado em estágio inicial

OHospital do GRAACC, referência no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil, apoia, pelo terceiro ano consecutivo, a campanha De Olho nos Olhinhos. Idealizada pelo apresentador Tiago Leifert e a jornalista Daiana Garbin, a iniciativa alerta a sociedade sobre os sinais desse câncer ocular infantil, com o objetivo de aumentar as chances de cura.

Apesar de raro, o retinoblastoma é o tipo mais comum de câncer no olho em crianças. Ele tem origem na retina e 95% dos casos ocorrem até os 5 anos de idade. “O diagnóstico precoce é imprescindível em qualquer tipo de câncer. No caso do retinoblastoma, se o tumor for diagnosticado em estágio inicial e tratado em centros especializados, as chances de cura superam 90%”, explica a Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica do Hospital do GRAACC. “Por outro lado, se houver demora na detecção, o câncer sai do olho e se espalha para outros locais do corpo, o que coloca em risco não somente a visão, mas também a vida da criança”, previne.

A oncologista pediátrica ressalta que, independentemente do surgimento ou não de sintomas aparentes, é muito importante que pais e responsáveis levem a criança para avaliação de um oftalmologista no primeiro ano de vida. “Os cuidados com os olhos são fundamentais para o diagnóstico em estágio inicial de qualquer alteração ocular nos bebês”, frisa a Dra. Carla.

PRINCIPAIS SINTOMAS DO RETINOBLASTOMA

Reflexo branco na pupila: Em mais de 60% dos casos, o retinoblastoma causa leucocoria, ou seja, um reflexo anormal na pupila quando exposta à luz. Popularmente conhecida como ‘reflexo do olho de gato’, a leucocoria é perceptível em fotos tiradas com flash, nas quais aparece um brilho branco diferente no olho da criança e, também, por meio de um exame oftalmológico.

Estrabismo: desvio ocular no qual os dois olhos não parecem olhar na mesma direção, que pode acontecer por conta da fraqueza do músculo que controla o movimento do olho.

Proptose: deslocamento anterior do olho na cavidade da órbita, condição que faz com que um ou ambos os olhos fiquem salientes.

Outros sinais também merecem atenção, como problemas de visão, aumento do tamanho do olho, dor nos

Em mais de 60% dos casos, o retinoblastoma causa leucocoria, ou seja, um reflexo anormal na pupila quando exposta à luz, perceptível em fotos tiradas com flash

olhos, vermelhidão da parte branca do olho e sangramento na parte anterior do olho.

TRATAMENTO

O Hospital do GRAACC possui um dos mais modernos centros de tratamento do retinoblastoma, que é comparado aos principais serviços existentes em países da Europa e nos Estados Unidos. Sua equipe multidisciplinar é especializada em todas as modalidades terapêuticas necessárias.

Há mais de 10 anos, o Hospital aplica a quimioterapia intra-arterial, procedimento minimamente invasivo que age no foco da doença. “Um microcateter é introduzido, normalmente em um acesso na virilha, e, por meio de micronavegação, é posicionado na artéria oftálmica do olho, onde será injetada a medicação quimioterápica, com concentração 80 vezes maior que a quimioterapia sistêmica. Geralmente são suficientes de 3 a 5 sessões para a remissão do câncer”, explica Dra. Carla. “Esse procedimento, juntamente com a quimioterapia sistêmica, quimioterapia intraocular e as demais técnicas de tratamento local, reduz, em média, para 20% a necessidade de enucleação, que é a remoção do globo ocular”, completa.

ESPECIAL EDUCAÇÃO

TDAH

PODE PREJUDICAR O RESULTADO NO TESTE DE QI?

A investigação sobre os efeitos dos sintomas do TDAH na performance intelectual adulta revelou correlações significativas

Em uma análise minuciosa sobre a relação entre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o desempenho em testes de Quociente de Inteligência (QI), Fabiano de Abreu Agrela, pós PhD em Neurociências, especialista em genômica e diretor do Projeto GIP, RG TEA e Neurogenomic, oferece estudos técnicos e complexos sobre esta interseção crítica.

TESTES DE QI

“Estudos têm demonstrado uma correlação estatisticamente significativa entre o TDAH e desempenhos reduzidos em testes de QI, particularmente em domínios que exigem funções executivas robustas”, explica Agrela. “Essas funções incluem atenção sustentada, inibição de respostas impulsivas e memória de trabalho, todas essenciais para um desempenho cognitivo elevado.”

DESEMPENHO NEUROPSICOLÓGICO

O especialista destaca um estudo fundamental publicado no Archives of Clinical Neuropsychology, que avaliou crianças com TDAH em comparação com normas publicadas e classificações comportamentais dos pais. “Os resultados indicam que, apesar dos QIs médios a baixos-médios, as crianças com TDAH tiveram um desempenho significativamente inferior nas medidas sensíveis ao funcionamento fronto-executivo, com uma prevalência notável de déficits em testes de memória que requerem recall livre, dependente do funcionamento intacto das regiões frontais do cérebro”.

QI E TESTES CONTÍNUOS DE PERFORMANCE

“O desempenho em testes contínuos de performance

O desempenho em testes contínuos de performance (CPTs) também varia significativamente com o QI entre crianças com TDAH

(CPTs) também varia significativamente com o QI entre crianças com TDAH”, aponta Agrela, referindo-se a um estudo publicado na Psychiatry Investigation. “Crianças com TDAH e QI superior (≥120) tendem a apresentar menos erros de omissão e comissão em testes visuais e auditivos comparadas às crianças com QI médio (70-120), mesmo após controlar variáveis como idade e gênero”.

EFEITOS DOS SINTOMAS

A investigação sobre os efeitos dos sintomas do TDAH na performance intelectual adulta revelou correlações significativas. “Sintomas de TDAH na idade adulta prejudicam o desempenho em testes intelectuais, independentemente do tempo de conclusão do teste, com um efeito de tamanho médio a grande”, detalha o Dr. Abreu Agrela, citando um estudo publicado na Personality and Individual Differences.

MASCARAMENTO DOS DÉFICITS COGNITIVOS

“Adultos com TDAH e QI elevado podem apresentar déficits menos evidentes em funções executivas, o que sugere uma compensação parcial das deficiências cognitivas por meio da alta eficiência intelectual”, comenta o médico, com base em um estudo da Journal of Attention Disorders.

TRANSTORNO FREQUENTEMENTE

“É crucial que os profissionais de saúde mental e educadores compreendam que, embora um QI elevado possa mascarar alguns dos déficits cognitivos associados ao TDAH, os indivíduos com este transtorno frequentemente enfrentam desafios significativos em várias áreas de desempenho intelectual e funcional”, conclui Agrela.

ESPECIAL EDUCAÇÃO

MESADA OU CONVERSA?

COMO NEGOCIAR COM CRIANÇAS

Enquanto algumas tarefas podem ser recompensadas, outras precisam fazer parte da rotina diária dos pequenos, sugerem especialistas

Negociação, acordo, combinado. Os nomes são muitos, mas o significado é um só: conseguir que as crianças participem das tarefas domésticas, façam o dever de casa ou, simplesmente, parem de brigar com seus irmãos. Oferecer benefícios e recompensas é uma forma eficaz de conseguir a atenção dos pequenos, mas, segundo educadores, nem sempre é recomendável apelar para esse tipo de recurso.

SENTIMENTO SAUDÁVEL

De acordo com o embaixador da Aprende Brasil Educação, Marcos Meier, dar “prêmios” sempre que a criança cumpre com obrigações comuns à vida doméstica pode fazer com que ela entenda que só precisa trabalhar quando é recompensada. “Isso não desenvolve o sentimento de pertencimento à família, nem um sentimento saudável em relação a trabalhar. Então, é um grande malefício, a criança fica sempre dependente de algum tipo de retorno e acaba não incorporando aquela vontade e desejo de progredir, crescer e fazer as coisas cada vez melhor”, alerta.

COMBINADOS E DIÁLOGOS

Embora tudo, em uma família, deva ser fruto de combinados e diálogos, algumas tarefas do dia a dia não devem ser negociadas, nem recompensadas, diz o especialista. “Tarefas domésticas como lavar a louça, varrer ou juntar os brinquedos nunca devem ser premiadas porque são obrigações da criança, ela precisa participar. Podemos elogiar, brincar, dar um abraço, tudo isso serve como incentivo e faz com que ela se sinta pertencente à família. Mas premiar a tarefa, nunca”, detalha.

TAREFAS COMUNS

O cenário é outro quando se fala de situações que não são corriqueiras e que fogem às rotinas diárias da criança. Ajudar o tio a lavar o carro é uma dessas tarefas que não estão no dia a dia, mas podem aparecer e, aí sim, serem recompensadas. “Pode ser em dinheiro, pode ser um passeio, pode ser um brinquedo. Isso precisa ser combinado com a criança. Assim, ela vai entender que aquilo é um extra, não faz parte das tarefas comuns que ela tem”, explica.

RECOMPENSAS?

Nem sempre é necessário dar uma recompensa física ou simbólica para que os pequenos colaborem com as ati-

Nem sempre é necessário dar uma recompensa física ou simbólica para que os pequenos colaborem com as atividades de casa

vidades de casa. O ideal é que eles se sintam incluídos ao ponto de que participar dessas atividades se torne um impulso natural. Uma das formas de fazer isso é por meio dos elogios ao esforço contínuo da criança. “Quando você elogia uma criança por sua beleza ou inteligência, ela entende que essas são características que ela já tem como garantidas. Mas, se você elogia pelo esforço em realizar uma tarefa, então ela entende que será elogiada sempre que se esforçar e sente mais vontade de colaborar”, diz Meier.

PERSONALIDADE DA CRIANÇA

A dica para os pais é elogiar sempre o trabalho, o esforço, a dedicação e a persistência. Elogiar quando a criança fala a verdade, ainda que esteja com medo, enfim, elogiar os princípios dos pequenos. O mesmo vale para as críticas. “Elas sempre devem ser feitas em particular e sem ofender a criança. Busque criticar o comportamento e não o indivíduo. Não diga coisas como ‘você é relaxado, agressivo ou maldoso’, mas substitua por ‘o quarto que você arrumou ficou muito bagunçado’. Isso é criticar o comportamento, o que preserva a personalidade da criança”, finaliza.

- Hidroginástica, Natação Adulto e Infantil.

Aquáticos
Terrestres - Várias modalidades de Ginástica e Musculação.

GENÉTICA NA EDUCAÇÃO

ESTUDO DE CASO REVELA INFLUÊNCIA DOS GENES NO APRENDIZADO

A

geneducação é o futuro de uma educação mais direcionada e personalizada, afi rma o pós PhD em Neurociências

Entender os genes do estudante ajuda a compreender melhor diversas características importantes para o aprendizado, como a personalidade, propensões, características emocionais e psicológicas, entre outras

Odesenvolvimento de estratégias personalizadas para o ensino é fundamental para aprimorar o aprendizado e melhorar a retenção de informações, no entanto, essa é uma tarefa muito complexa, mas que cada vez mais tem ganhado ferramentas para auxiliá-la, como a genética.

Entender os genes do estudante ajuda a compreender melhor diversas características importantes para o aprendizado, como a personalidade, propensões, características emocionais e psicológicas, entre outras, gerando uma base sólida para a elaboração de técnicas pedagógicas mais eficazes.

INFORMAÇÕES GENÉTICAS

A geneducação é um conceito desenvolvido pelo pós PhD em Neurociências, especialista em genômica e membro da Royal Society of Biology no Reino Unido, Fabiano de Abreu Agrela, que abraça o estudo dos genes como forma de potencializar o aprendizado.

“A Geneducação é uma abordagem que utiliza informações genéticas para entender e otimizar o processo de aprendizado. Ao analisar os genomas individuais é possível obter detalhes sobre características específicas de cada aluno, o que possibilita a criação de estratégias direcionadas e adaptadas às necessidades individuais de cada estudante, melhorando o aprendizado”, afirma Fabiano.

GENEDUCAÇÃO

“Dentre os testes que realizo para refinar cada vez mais o uso da geneducação, um em especial pode ser bastante expressivo sobre o processo”, esclarece o especialista.

“Há um adulto e uma criança, o adulto foi diagnosticado através de um teste de QI com altas habilidades, mas não teve uma cultura de estudo ou incentivo de pais, o que fez com que, nos testes, seu QI verbal não fosse tão expressivo, ao contrário do resultado de testes genéticos, que mostravam um QI verbal maior que o QI processual. Isso mostra que o ambiente favoreceu seu QI processual para superar os obstáculos da vida, enquanto o QI verbal não obteve tantos estímulos no ambiente e, por isso, não se desenvolveu tanto”.

QI VERBAL E PROCESSUAL

“Já a criança, em seu teste de QI, teve um bom QI verbal e processual, mas foi revelada uma baixa predisposição genética para matemática, o que reforça a experiência prática. Ou seja, é possível trabalhar de forma direcionada as habilidades das quais ele possui menor predisposição, gerando um melhor processo educacional”, finaliza o neurocientista.

Baby Prime Berçário e Educação Infantil:

Matrículas Abertas para 2025!

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA DAR AO SEU FILHO UM COMEÇO BRILHANTE E CHEIO DE POSSIBILIDADES? CONHEÇA

A BABY PRIME, ONDE CADA MOMENTO É UMA

OPORTUNIDADE PARA CRESCER, APRENDER E BRILHAR!

EXCELÊNCIA NOS CUIDADOS E EDUCAÇÃO

Na Baby Prime, acreditamos que cada bebê merece o melhor. Oferecemos um ambiente seguro, acolhedor e estimulante, com uma equipe dedicada a proporcionar uma educação de qualidade e cuidados excepcionais.

uma

PROGRAMA BILÍNGUE

EDUCAÇÃO RESPEITOSA E ACOLHIMENTO PARA AS FAMÍLIAS:

Nosso programa bilíngue imersivo ajuda as crianças a desenvolverem habilidades linguísticas desde cedo, abrindo portas para um futuro brilhante.

MONITORAMENTO ON-LINE: TRANQUILIDADE PARA OS PAIS!

Com nosso sistema de monitoramento on-line, você pode acompanhar o dia do seu filho em tempo real, garantindo segurança e transparência.

Valorizamos cada família e praticamos uma educação respeitosa que prioriza o bem-estar emocional e o desenvolvimento integral dos nossos pequenos. Aqui, a família é parte essencial do processo educativo.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SÓCIO-EMOCIONAL:

Nossa metodologia reflexiva exclusiva coloca a criança como protagonista de sua aprendizagem, estimulando habilidades cognitivas, sócio-emocionais, criatividade e liberdade para construir o próprio conhecimento.

METODOLOGIA REFLEXIVA EXCLUSIVA

Nossa abordagem inovadora prioriza o protagonismo na aprendizagem, permitindo que cada criança explore suas potencialidades de forma única e significativa, com vivências em psicomotricidade, musicalização, culinária infantil, língua inglesa e projetos socioemocionais.

Venha Fazer Parte da Família Baby Prime!:

As matrículas para 2025 estão abertas! Garanta a melhor educação e cuidado para o seu filho em um ambiente que valoriza cada momento do seu desenvolvimento.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.