Charlotte
No elenco de ‘Renascer’, atriz exalta trajetória intensa na televisão
Charlotte
No elenco de ‘Renascer’, atriz exalta trajetória intensa na televisão
Uma vida saudável pode resultar em situações de maior equilíbrio e sem preocupações. Mas, para que isso seja alcançado, um dos primeiros lugares a receber atenção é a própria casa. Na seção Saúde, será possível ver que um lugar higienizado, arejado e com luz natural pode fazer toda a diferença, principalmente no período do outono, quando as variações de temperatura e o tempo seco geram doenças respiratórias.
A partir dessa atitude, é possível dar seguimento a outras ações que envolvam cuidados com a alimentação e a própria beleza estética. Na seção Comportamento, essa edição traz o valor de se viver com plenitude e bem-estar. Principalmente apostando em uma alimentação que possibilite um funcionamento melhor do organismo. Isso porque, essas ações acabarão influenciando a aparência da pele, dos cabelos, unhas e outras parte do corpo. Para ver o quanto isso é importante, basta conferir dicas da seção Beleza & Estética.
Essa construção exige dedicação. Porém, nada melhor do que poder integrar um ambiente de harmonia, com espaços verdes, com o fato de poder aproveitar a vida da melhor maneira. Isso nos leva a pensar que, para criar esses momentos, também necessitamos de lazer. Esse tempo de diversão e de convivência feliz cada vez mais está reunindo grupos de terceira idade. Tanto é que, segundo uma pesquisa, as pessoas com 60+ são as que mais se interessam por jogos eletrônicos. Para saber mais, confira a seção Comportamento. Por outro lado, a seção Curtas propõe alternativas nas áreas de teatro, música, literatura, entre outras.
E por falar em entretenimento, a seção Celebridade traz a volta da atriz Sophie Charlotte para as novelas. Desta vez, ela interpreta a personagem Eliana, de “Renascer”. Nesse sentido, a artista fala de sua trajetória na carreira e da importância de ter trabalhos de destaque na televisão. Sophie aproveitou para adiantar que a nova versão da novela prepara muitas surpresas para o público.
Boa Leitura!
> Equipe Grupo Leste
Revista do Tatuapé • Revista da Mooca são publicações mensais da Grupo
Leste de Comunicações, distribuídas gratuitamente via courier nos seguintes bairros: Tatuapé, Jardim Anália Franco, Mooca, Brás, Belém, Água Rasa, Vila Formosa, Vila Carrão, Jardim Têxtil, Jardim Avelino e Vila Santa Isabel.
Diretor Responsável
Jaime Braz Romano • jaime@grupoleste.com.br
Editora
Fabiana Nascimento • fabiana@grupoleste.com.br
Diretor Comercial
Mauro Tadeu Silva • mauro@grupoleste.com.br
Revisão
Antonia Romano • antonia@grupoleste.com.br
Publicidade publicidade@grupoleste.com.br
Design dos Anúncios
RP7 Comunicação
Impressão
FASTi Qualidade Gráfica
É expressamente proibida a reprodução
@revista_do_tatuape
revistadotatuape
Grupo Leste TV
@revistatatuape
11 98485-9593
Diariamente novidades da região que tanto amamos.
Nadar é uma terapia para a mente e o corpo: estudos mostram que sua regularidade podem reduzir os sintomas de ansiedade e depressão em até 30%
Chega aos cinemas, no dia 1º de maio, “Garfield: Fora de Casa”. Na trama, o amado gato de estimação laranja (dublado por Chris Pratt) está de volta para mais uma aventura inesquecível. Após reencontrar seu pai, o gato de rua Vic (dublado por Samuel L. Jackson), que não via há muito tempo, Garfield e o cãozinho Odie acabam se envolvendo em um arriscado assalto. O projeto conta com roteiro de David Reynolds, de Procurando Nemo (2003) e direção de Mark Dindal, de O Galinho Chicken Little (2005). Criado como um personagem de tirinhas de jornal em 1978, por Jim Davis, Garfield costuma causar problemas ao seu dono, Jon Arbuckle, por conta de seu estilo de vida preguiçoso. Ele costuma ser acompanhado do cachorro Odie, ao lado do qual se tornou um ícone memorável da cultura pop.
Aaclamada escritora Ana Tereza Camasmie une o conhecimento doutrinário espírita e o especializado na psicologia, com a extensa experiência, para compor a obra “Caminha que a vida te encontra”. A autora conduz o leitor com argumentação sensível, persuasiva e bem fundamentada para transformá-lo em um peregrino que enfrenta a travessia da dor para alcançar a cura. O livro vai além das essenciais reflexões para autodesenvolvimento, propondo muitos exercícios práticos para a jornada. Cura, despertar, luto, autocuidado, desilusão, violência, crescimento, medo, autoamor, meditação e outras questões compõem os capítulos da obra. Trata-se de um roteiro para a retomada da caminhada esquecida. Viver o ser inteiro. Aprender cada vez mais e descobrir o máximo da vida.
OEspaço Unimed receberá, no dia 7 de junho, o show “A música de Minas –50 anos”, com Flavio Venturini, Lô Borges e Beto Guedes. Lô Borges apresentará enormes sucessos como “Paisagem na Janela”, “Trem Azul”, “Quem sabe isso quer dizer amor”, além das canções do mais novo álbum. Beto Guedes, autor de clássicos como “Amor de Índio”, “Sol de Primavera” e parceiro de Lô na inesquecível “Equatorial”, rememora seus 50 anos de carreira que marcaram gerações. Já Flávio Venturini, autor de hits como “Todo azul do mar”, “Te amo espanhola” e “Criaturas da Noite” apresenta as canções que fizeram da sua história uma das mais celebradas da música brasileira, além de novas composições. Os ingressos custam a partir de R$ 120,00. Local: Rua Tagipuru, 795. Compras pelo ticket360.com.br.
M arisa Orth e Tania Bondezan protagonizam “Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada”, que fica em cartaz no Teatro Faap até o dia 23 de maio, de terça a quinta, às 20 horas. Inédito no Brasil, o espetáculo dirigido por Odilon Wagner é uma comédia ágil, de humor insólito e cheio de surpresas. No insólito texto, Glória e Lúcia são cuidadoras que trabalham em turnos diferentes para cuidar de Radojka, uma idosa sérvia que vive longe da família. Tudo funciona maravilhosamente bem até que, em uma manhã, Glória descobre que Radojka, após um fatídico acidente doméstico, faleceu. É uma comédia inteligente, baseada nos planos delirantes que tanto Glória quanto Lúcia estão tramando para não perder o emprego. Ingressos: R$ 120,00. Local: Rua Alagoas, 903, Higienópolis.
Na série “Dark Matter”, que estreia no dia 8 de maio, pela Apple TV +, um especialista em astrofísica estuda constantemente a matéria escura, um dos principais mistérios da física moderna. O que ele não esperava é que seus estudos se tornassem uma arma fatal para sua família, quando inesperadamente é sequestrado pela versão alternativa de si mesmo e jogado em uma realidade paralela de sua vida. Em uma jornada angustiante, ele luta contra o tempo e sua própria mente para salvar sua família de um perigoso inimigo: ele mesmo. “Dark Matter” é um dos romances de ficção científica mais aclamados da década. Criado por Blake Crouch, estão no elenco: Jennifer Connelly, Joel Edgerton, Oakes Fegley, Jason Dessen, Jimmi Simpson, Dayo Okeniyi, Alice Braga, Amanda Brugel e Jimmy Styx.
Quem for até o Centro Cultural Fiesp poderá conhecer a exposição “Maracatu Rural – a magia dos canaviais”. A mostra, que fica em cartaz até o dia 9 de junho, pode ser vista de terça a domingo, das 10 às 20 horas. Não é necessário reservar ingresso para a visitação. A exposição apresenta um dos mais importantes símbolos da cultura brasileira, que se consolidou como tal a partir dos anos de 1990. Apresentada através de fotografias, objetos, documentos, artesanato, personagens, figurinos e vídeos a exposição busca o entendimento da sociedade sobre a formação do homem nordestino canavieiro, que além de manter viva a sua própria cultura, influenciou artistas de diversos segmentos. Local: Av. Paulista, 1.313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô).
BANHO e TOSA
ÁREA DIFERENCIADA DE BANHO PARA GATOS
TÁXI DOG
VETERINÁRIOS ESPECIALIZADOS
REALIZAÇÃO DE TODOS OS TIPOS DE CIRURGIA
FISIOTERAPIA e ACUPUNTURA
EXAMES DE IMAGEM e LABORATÓRIO
HOTELZINHO
CRECHE e DAYCARE
MONITORAMENTO 24H
Horário de Atendimento:
Segunda a Sábado
das 8h às 23h
NO ELENCO DE “RENASCER”, SOPHIE CHARLOTTE EXALTA TRAJETÓRIA INTENSA NA TELEVISÃO por Caroline Borges / TV Press
Atelevisão sempre teve uma presença constante na trajetória de Sophie Charlotte. Desde que estreou diante das câmeras, a atriz engatou um trabalho no outro. Nos últimos anos, ela integrou o elenco de inúmeras produções na Globo, como “Ilha de Ferro”, “Passaporte para Liberdade”, “Todas as Mulheres do Mundo” e “Todas as Flores”. Agora, após quase 10 anos longe das novelas na tevê aberta, Sophie retorna ao formato que a consagrou para o grande público. Mas tudo isso com novas visões e percepções de seu trabalho nos estúdios. “Eu quero ter a possibilidade de fazer bons personagens e eu tenho tido esse privilégio. Recebi esse convite para participar de ‘Renascer’ com um sim absoluto. Queria simplesmente me divertir nessa oportunidade. Eu gosto de me sentir desafiada. Cada projeto acaba tendo um Norte. Não tenho um planejamento tão cartesiano, mas eu projeto os meus desejos e acabo mentalizando e visualizando”, afirma.
Em “Renascer”, Sophie vive a sofisticada e sedutora Eliana, mulher de José Venâncio, papel de Rodrigo Simas. Modelo de sucesso e um tanto paranoica, ela abriu mão da carreira para viver ao lado do marido no Rio de Janeiro. Nunca teve vocação nem vontade para a maternidade, enquanto o sonho de Venâncio era dar um neto ao seu pai. “A Eliana é uma mulher que sabe que tem poder, tem sensualidade e sedução. Ela não é uma mocinha. Mas precisa lidar com sentimentos muito confusos e complexos”, defende.
VOCÊ ESTAVA LONGE DAS NOVELAS CLÁSSICAS, DE TEVÊ ABERTA, HÁ QUASE 10 ANOS. COMO O CONVITE PARA “RENASCER” FEZ VOCÊ REGRESSAR AO FORMATO?
Estava com saudade dessa sensação de começar um trabalho e construir essa história com o público. “Renascer” veio muito nesse sentido. Quando esse projeto chegou, eu entendi que queria me divertir. Mesmo tendo cenas intensas, meu intuito é diversão. Quero fa-
zer esse ofício com prazer. Curtir essa contação de história. Tenho o privilégio de fazer o que amo. Por isso, valorizo tanto essa oportunidade.
A TRAMA DE “RENASCER” É O TERCEIRO REMAKE QUE VOCÊ PARTICIPA. COMO ESTÁ SENDO RECONSTRUIR UMA HISTÓRIA QUE JÁ ESTÁ NO IMAGINÁRIO POPULAR HÁ TANTOS ANOS?
Fui atrás de me inspirar e entender essa história. Não conhecia a obra toda, mas sabia do tamanho e da importância dela para a dramaturgia brasileira. “Ti-Ti-Ti” foi cercada de expectativas e “O Rebu” foi muito importante, mas “Renascer” é um fenômeno pela grandiosidade do cenário brasileiro. É um projeto que une muitos preceitos e é uma homenagem ao Benedito Ruy Barbosa. Mas, ainda assim, vamos em busca de outro viés para contar essa história.
COMO ASSIM?
Os tempos mudaram, né? Ainda bem. Minha personagem se transformou bastante nessa passagem de tempo. Os questionamentos da Eliana podem se transformar. Quando saíram as primeiras notícias e chamadas sobre ela, eu fiquei na dúvida sobre qual seria a percepção. Acho que esse vai ser o grande mistério e a grande beleza de estar, ao mesmo tempo, homenageando o que está no imaginário brasileiro, e que precisa e vai ser respeitado e reverenciado, e refletindo sobre o que mudou e o que precisa mudar. Na história desse núcleo, agora, em 2024, o que acontece? A novela tem essa força, essa potência. Sempre acreditei nisso, que contando histórias, falando de emoção, de paixão, de conflitos, conflitos familiares, a gente consegue trazer para a conversa dentro das casas muitos assuntos que às vezes não chegam de outra forma.
VOCÊ CHEGOU A CONVERSAR COM A PATRÍCIA
PILLAR, QUE VIVEU A ELIANA NA PRIMEIRA VERSÃO, SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM?
Não falei com a Patrícia Pillar, mas assisti a tre-
chos no Globoplay da primeira versão. Eliana se transforma bastante na passagem de tempo de uma versão e outra. Me senti livre para poder criar uma nova Eliana e fazer uma leitura divertida e sagaz.
LOGO NO INÍCIO DA SEGUNDA FASE, A ELIANA EXTERNA SEUS PENSAMENTOS SOBRE A MATERNIDADE. COMO VOCÊ LIDOU COM ESSE DESEJO DA PERSONAGEM DE NÃO QUERER SER MÃE?
Acho importante ter personagens que falem sobre isso. Mas isso não pode transformar a Eliana numa vilã. E nem acredito que vá. Outras atitudes da personagem mostram que ela não é uma Maria Santa (risos). A Eliana é uma personagem muito humana, muito intensa. Essas cores deixam a personagem muito interessante, mas também nem acho que podemos enquadrá-la como vilã.
POR QUÊ?
Tinha gente que me questionava se ela seria como a Vanessa (“Todas as Flores”). Mas a Vanessa foi para um lado completamente diferente. A Eliana começa a história muito apaixonada por esse marido, mas logo percebe que ele não está mais tão envolvido assim, se apaixonou por outra, está vivendo outra história. Então, essa mulher lida com sentimentos
não tão leves. Com isso, alguns traços da personalidade dela vão aparecendo. Não gosto muito de definir a Eliana porque tem muita coisa para acontecer na história dela.
NOS ÚLTIMOS CAPÍTULOS, ELIANA CHEGOU NA FAZENDA DE JOSÉ INOCÊNCIO, EM ILHÉUS. COMO ESSA VIAGEM IRÁ ALTERAR OS RUMOS
DA PERSONAGEM?
Estava em uma expectativa grande por esse momento. Sinto que a natureza vai transformar a Eliana. Vai ficar mais leve, ser arrebatada pelo local. Surge uma paixão improvável. Acho que será uma chance de ela se entregar a novos sentimentos e uma nova história. A Eliana não é uma personagem fácil de conduzir.
QUAL A DIFICULDADE?
A trama da Eliana fala sobre muitas coisas do feminino que ainda precisam ser aprofundadas. Ela não é uma mocinha. Ela está do lado difícil da trama. Não é nada fácil isso. Tem sido fascinante e tenho muita ajuda da direção nessa construção. Temos uma abertura muito grande para trocar ideias. Essa construção coletiva deixa o trabalho muito mais interessante e rico.
Nos primeiros cinco anos de vida, a criança passa por um período crucial de desenvolvimento, onde cada experiência e estímulo são fundamentais para a construção de sua personalidade e habilidades. É nessa fase que a escolha de uma instituição de ensino que valorize o protagonismo da criança e promova um ambiente de reflexão e desenvolvimento das habilidades socioemocionais se torna essencial.
A Baby Prime compreende a importância desse período e se dedica a proporcionar uma educação que vai além, colocando a criança como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Através de uma metodologia própria e de uma educação respeitosa, a Baby Prime estimula a reflexão, a autonomia e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, preparando as crianças para enfrentar os desafios do mundo atual.
Na Baby Prime, cada criança é única e valorizada em sua individualidade, sendo incentivada a explorar, questionar, criar e se expressar. O ambiente acolhedor e estimulante favorece o desenvolvimento integral, promovendo a construção de uma base sólida e reflexiva para o futuro de cada criança.
Se você busca uma escola que priorize o desenvolvimento socioemocional da criança, onde ela tenha a oportunidade de crescer de forma plena e equilibrada e ainda desenvolvendo habilidades da língua inglesa, a Baby Prime é a escolha certa!.
Do berçário à formatura da educação infantil, estamos aqui para acompanhar e contribuir para o crescimento e felicidade do seu filho nessa fase tão importante da vida. Venha nos conhecer e descubra como podemos ser parte desse momento especial na vida do seu filho.
REBECA FOI NOSSA ALUNA DESDE OS 8 MESES, ATÉ A FORMATURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUANDO COMPLETOU 6 ANOS. UMA
VENHA CONHECER:
R. Azevedo Soares, 2409 - Tatuapé
Fone: (11) 2225-1550
WhatsApp: (11) 99829-3974
www.babyprime.com.br
@babyprimeoficial
De acordo com pesquisa, 21% dos idosos acima de 60 anos jogam videogame com frequência
A indústria brasileira de desenvolvimento de jogos está acompanhando o crescimento mundial
Osetor de jogos eletrônicos mundial está em expansão, tendo movimentado mais de US$ 196,8 bilhões em 2022, segundo projeções da PwC. A pandemia de Covid-19 influenciou nesses números, visto que foi responsável por popularizar o trabalho remoto e, além disso, obrigou que as pessoas ficassem confinadas dentro de suas casas, proporcionando o aumento no número de jogadores.
Essa área, que antigamente era associada a crianças e adolescentes, hoje alcança um público extremamente plural e diverso. Inclusive, de acordo com a empresa de pesquisa Euromonitor, 21% dos idosos acima de 60 anos jogam videogame com frequência, o que demonstra que estão cada vez mais conectados com o universo digital.
Nesse sentido, a indústria brasileira de desenvolvimento de jogos está acompanhando o crescimento mundial. É o que afirma a 9ª edição da Pesquisa Game Brasil PGB), que constatou um acréscimo de 169% no número de estúdios desenvolvedores no Brasil em comparação a 2018 — de 375 para mais de mil.
Ricardo Nakamura, professor da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Ins-
tituto de Estudos Avançados (IEA), afirma que a migração para a distribuição digital é o principal fator da expansão do mercado de desenvolvimento e do consumo de jogos eletrônicos no País. “Na medida em que grande parte dos jogos digitais é distribuída pela internet, não mais no pacote físico, que tem que ser colocado numa loja e tem todos os desafios de logística, a gente vê essa expansão”, desenvolve.
Diante desse cenário, atualmente o Brasil é o maior mercado de games da América Latina e o 13º no ranking mundial, responsável por movimentar cerca de R$ 12 bilhões ao ano, de acordo com estimativas da Newzoo, e com investimento superior a mais de US$ 20 bilhões em empresas da área somente nesta década, segundo levantamento da XDS. Relativo à exportação, o relatório Brazil Games revelou que, em 2021, foi ultrapassada a marca dos US$ 50 milhões e os principais consumidores das produções nacionais são os Estados Unidos e a própria América Latina.
FUTURO PRÓSPERO
Segundo os relatórios que tratam da temática da indústria brasileira de jogos eletrônicos, existe a tendência de amadurecimento das pequenas e médias empresas da área — que já estão se mantendo no mercado há pelo menos cinco anos.
BRASILEIRA POR FILHOS DE BRASILEIROS NASCIDOS NO EXTERIOR
Abusca pela aquisição da nacionalidade brasileira para filhos de brasileiros nascidos no exterior está se tornando cada vez mais comum.
Para além do reconhecimento e fortalecimento da identidade e pertencimento ao Brasil, especialmente para aqueles que possuem laços familiares ou históricos com o país, essa opção pode oferecer uma série de vantagens, como direito de votar e ser votado em eleições, acesso aos serviços públicos oferecidos pelo governo brasileiro, facilidade no processo de residência permanente no Brasil, oportunidades de emprego, proteção diplomática, entre outras.
O direito à nacionalidade é previsto constitucionalmente e goza de proteção máxima em nosso ordenamento jurídico, sendo regulado também pela Lei da Migração.
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 12, inciso I, alínea C, reconhece como hipótese de aquisição originária a nacionalidade brasileira aos indivíduos nascidos no exterior, com base no critério jus sanguinis, ou, direito de sangue, situação em que os filhos de pai ou mãe brasileiros, podem optar pela nacionalidade de seus genitores.
A Lei maior estabelece os critérios para a obtenção da nacionalidade por descendência, sendo necessário verificar se a pessoa preenche os requisitos legais para exercer o direito.
São três os requisitos necessários para promover a ação de opção de nacionalidade:
Primeiramente, o solicitante deve ser filho de pai ou mãe brasileiros, o que pode ser comprovado por meio de certidões de nascimento.
O segundo requisito é o ânimo de residir definitivamente no território brasileiro e demonstrar integração ao meio em que vive, tanto operacional quanto socialmente.
Por fim, o terceiro requisito é atingir a maioridade. Exige-se, portanto, que o optante tenha capacidade plena para manifestar sua vontade, capacidade essa
PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO TELEFONE: (11) 2091-7133.
ACOMPANHE OUTRAS PUBLICAÇÕES RELATIVAS
A DIREITO PREVIDENCIÁRIO, TRIBUTÁRIO
E DESPORTIVO NO SITE: WWW.HPSTIP.COM
alcançada ao atingir a maioridade.
É importante destacar que o Decreto n.º 9.199/2017, em seu art. 213, §1º, estipula que a opção pela nacionalidade brasileira via ação judicial não implica na renúncia de outras nacionalidades. A ação apenas manifesta a vontade do brasileiro nascido no exterior de manter sua nacionalidade.
Uma vez preenchidos os requisitos necessários, é possível iniciar o procedimento judicial. Após o cumprimento dos requisitos objetivos e subjetivos, a comprovação da aquisição da nacionalidade ocorrerá por meio do registro da sentença no cartório de registro civil das pessoas naturais. Concluído o processo de opção, o solicitante será considerado brasileiro nato.
HENRIQUE AUGUSTO PAULO
É ADVOGADO SÓCIO DO ESCRITÓRIO HAPAULO & STIP ADVOGADOS
O que difere um indivíduo vegetariano de um vegano na verdade é a extensão desse estilo de vida, aponta nutricionista
Nos últimos anos, o veganismo e o vegetarianismo ganharam destaque como estilos de vida e escolhas dietéticas. Embora ambos envolvam a exclusão de carne da dieta, há diferenças cruciais a serem observadas, juntamente com dicas nutricionais importantes para uma alimentação equilibrada. Pensando nisso, entrevistamos a nutricionista Driele Cavalcanti, que explicará a diferença entre os métodos. Confira.
ESTILO DE VIDA
“O indivíduo vegetariano pode ou não excluir todos os alimentos de origem animal, não é uma regra que eles consumam queijos/ovos, porque há o vegetariano estrito. O que difere um indivíduo vegetariano de um vegano na verdade é a extensão desse estilo de vida, quando transcende a alimentação e essas preocupações em consumir itens que envolvam sofrimento animal passam a ser também sobre serviços/produtos que não são alimentos”, explica. Já os veganos vão além. A nutricionista diz que “eliminam-se todos os produtos de origem animal de sua dieta, incluindo carne, laticínios, ovos, mel e qualquer alimento que contenha ingredientes de origem animal, como gelatina”.
Segundo a especialista, o veganismo é uma filosofia de vida que se estende além da alimentação, buscando minimizar o uso de produtos de origem animal em todas as áreas da vida, incluindo vestuário e cosméticos. Para ambas as escolhas, a nutrição adequada é fundamental. Confira algumas dicas da especialista para manter uma dieta saudável.
#1 Garanta uma ingestão adequada de proteínas a partir de fontes vegetais, como leguminosas, tofu, nozes e sementes;
#2 Varie suas fontes de cálcio, incluindo produtos lácteos, vegetais de folhas verdes, tofu e leites vegetais fortificados;
#3 Mantenha um equilíbrio de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina B12, que podem ser obtidos de alimentos de origem animal ou suplementos.
Para ambas as escolhas, a nutrição adequada é fundamental
#1 Planeje suas refeições para assegurar uma ingestão suficiente de proteína a partir de leguminosas, grãos inteiros, nozes e sementes;
#2 Considere a suplementação de vitamina B12, uma vitamina que é escassa em fontes vegetais;
#3 Obtenha cálcio de fontes como vegetais de folhas verdes, tofu enriquecido e leites vegetais fortificados.
Ambientes quentes e úmidos podem estimular as glândulas sebáceas a produzir mais óleo
Apele oleosa pode se concentrar nas regiões da testa e do nariz. Porém, ela pode deixar todo o rosto com a sensação de engordurado. Contudo, antes de entender como diminuir a oleosidade do rosto, é importante saber qual é a aparência da pele para identificar o skincare para ela. A pele oleosa é um tipo de pele com características que necessitam de cuidados específicos.
Produção excessiva de sebo: a característica mais marcante da pele oleosa é a produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. Isso traz a aparência de brilho excessivo e prejudica o acabamento da maquiagem, por exemplo.
Poros dilatados: devido à produção excessiva de oleosidade, os poros tendem a ficar mais dilatados e visíveis na pele oleosa.
Propensão à acne: a pele oleosa é mais propensa à acne, pois o excesso de sebo pode obstruir os poros e criar condições favoráveis para o desenvolvimento de espinhas e cravos.
Textura irregular: a textura da pele oleosa pode parecer áspera e irregular devido os cravos, espinhas e poros dilatados.
O excesso de oleosidade no rosto pode ser causado por uma combinação de fatores genéticos, hormonais e de estilo de vida. Porém existem outros fatores que podem agravar o excesso de oleosidade.
O clima pode afetar a oleosidade da pele. Ambientes quentes e úmidos podem estimular as glândulas sebáceas a produzir mais óleo. Por outro lado, ambientes secos podem levar à desidratação da pele, levando a um aumento na produção de óleo como uma resposta de autodefesa.
O estresse pode afetar os níveis hormonais no corpo, levando a um aumento na produção de sebo e, portanto, à oleosidade da pele.
Confira alguns passos essenciais na rotina de cuidados com a pele que ajudam a reduzir o excesso de oleosidade. Lavar o rosto com gel de limpeza facial. Não use sabonete corporal na pele do rosto, pois ele foi feito para a limpeza do corpo.
A vitamina C é um potente antioxidante que comba-
O estresse pode afetar os níveis hormonais no corpo, levando a um aumento na produção de sebo
te a ação dos radicais livres e protege a pele contra os efeitos dos raios UV e poluição, combate os danos da luz azul e ilumina a tonalidade da pele. Ela ainda ajuda a reduzir os poros dilatados.
O protetor solar facial é o melhor amigo de todos os tipos de pele. Ele deve ser usado diariamente para proteger a pele dos raios solares e evitar manchas, doenças e o envelhecimento precoce.
A esfoliação ajuda a manter a pele profundamente limpa e saudável, por isso deve ser feita semanalmente. Com ela a pele fica macia, sem brilho e sem oleosidade.
Veja alguns cuidados simples que deixam a casa limpa, ajudando a evitar as alergias
Tapetes também são outros grandes acumuladores de poeira. Para fazer uma limpeza profunda, polvilhe bicarbonato de sódio por toda a superfície do objeto
Com a chegada do outono surge o alerta para as doenças respiratórias típicas da estação. Embora seja um período de temperaturas mais agradáveis, ocorre uma maior variação térmica, com tempo seco e consequente piora da poluição.
Como resultado, os casos de doenças respiratórias aumentam e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) destaca quadros recorrentes de gripe, resfriado, sinusites, bronquites, bronquiolite, crises de asma e, também, pneumonias.
Pensando no seu bem-estar, selecionamos algumas dicas simples e práticas, que deixam a casa limpa, ajudando a evitar as alergias dessa época do ano. Confira todas e afaste o risco de ficar doente.
#1 MENOS ESPANADOR E MAIS PANINHO
A melhor maneira de retirar o pó dos móveis é utilizando um pano úmido. Ao contrário do espanador, que apenas transfere o pó de um lugar para outro da casa, o pano úmido consegue efetivamente retirar a sujeira dos espaços.
#2 LAVE BICHOS DE PELÚCIA E CORTINAS
Todos estes objetos acumulam muita poeira, por isso é importante mantê-los sempre higienizados. Panos úmidos são práticos e eficazes na limpeza das persianas. Cortinas de tecido e pelúcias devem ser lavadas à mão, preferencialmente. Aproveite os dias ensolarados e secos do período para fazer isso.
#3 LIMPE O SOFÁ
Por ser um dos móveis com maior potencial para acumular poeira, é recomendado limpá-lo a seco, utilizando um aspirador de pó. Tenha atenção especial aos “cantinhos”, famosos por acumular sujeira.
#4 HIGIENIZE OS TAPETES
Tapetes também são outros grandes acumuladores de poeira. Para fazer uma limpeza profunda, polvilhe bicarbonato de sódio por toda a superfície do objeto (utilize uma peneira para fazer isso) e deixe agir. No dia seguinte, retire o produto com um aspirador.
#5 CUIDADO COM OS VIDROS
Vidros também podem acumular poeira. Para fazer uma limpeza profunda, dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em 250 ml de água e aplique o produto com um pano de algodão.
#6 ATENÇÃO AOS COBERTORES E EDREDONS
As noites de outono costumam ser mais frias, portanto perfeitas para dormir com um cobertor, uma manta ou um edredom. Antes de utilizá-los, no entanto, é importante lavá-los e deixá-los secar bem para ter certeza de que não transportem ácaros para a cama.
#7 MENOS VASSOURA, MAIS ASPIRADOR
Varrer a casa é bom, mas pode suspender a poeira e os ácaros causadores das doenças respiratórias. Sempre que possível, opte por utilizar o aspirador de pó ou panos úmidos para fazer a higienização. Caso tenha de utilizar a vassoura, envolva-a com um pano úmido de modo a realizar a limpeza com mais eficácia.
#8 ARMÁRIOS ENTRAM NA LISTA TAMBÉM
Limpe o móvel com uma solução de água e vinagre (diluídos em partes iguais). Após a higienização, feche as portas e deixe agir por duas horas. Na sequência, passe um pano com água e deixe secar naturalmente.
#9 UTILIZE PRODUTOS DE LIMPEZA COM MODERAÇÃO
Os produtos de limpeza convencionais costumam ter odores fortes que, por consequência, podem instigar as alergias. Escolha os que apresentam cheiros mais suaves.
#10 DEIXE A LUZ ENTRAR
Tente manter as portas e janelas de casa abertas, sempre que possível. Aproveite os períodos da manhã e meio da tarde para deixar o sol entrar e arejar todos os espaços. Ele também é um excelente aliado na limpeza doméstica.
Antes de utilizar edredons e cobertores é importante lavá-los e deixá-los secar bem para ter certeza de que não transportem ácaros para a cama
Adesconsideração da personalidade jurídica é um tema crucial que envolve a quebra da separação entre a pessoa jurídica e seus sócios ou administradores. Regulamentada pelo Artigo 50 do Código Civil, essa prática é frequentemente utilizada para responsabilizar individualmente os sócios em situações excepcionais, como fraudes ou abusos.
É fundamental destacar que a desconsideração da personalidade jurídica é uma ferramenta legítima, mas que deve ser aplicada com cautela e em conformidade com os princípios legais estabelecidos. A personalidade jurídica confere uma pessoa separada aos negócios da empresa, protegendo os sócios de responsabilidades pessoais. No entanto, em certas circunstâncias, essa separação pode ser ignorada para evitar injustiças.
É crucial que os empresários sejam protegidos contra o uso inadequado da desconsideração da personalidade jurídica. Quando aplicada sem devida fundamentação legal, essa prática pode comprometer a estabilidade financeira e a segurança jurídica dos empreendedores.
A correta aplicação desse artigo é essencial para evitar abusos judiciais e garantir que a desconsideração da personalidade jurídica seja uma medida excepcional e justa. Os juízes devem analisar cada caso individualmente, levando em consideração as circunstâncias específicas e garantindo a proporcionalidade da medida.
A sua correta aplicação requer a observância rigorosa de seus critérios. A existência de desvio de finalidade ou confusão patrimonial deve ser devidamente comprovada.
Ela ocorre quando a pessoa jurídica é utilizada para fins ilegais ou contrários à sua finalidade original. Já a confusão patrimonial refere-se à mistura inadequada dos bens pessoais dos sócios com os da empresa.
Além disso, a decisão judicial deve ser fundamentada, garantindo a transparência e a possibilidade de defesa por parte dos empresários afetados.
Assim, a desconsideração da personalidade jurídica é uma ferramenta valiosa para a justiça e equidade nas relações empresariais. No entanto, é imperativo que os juízes apliquem com prudência, respeitando os critérios estabelecidos e protegendo os empresários contra o uso inadequado dessa medida. A correta aplicação do Artigo 50 é essencial para garantir a segurança jurídica no ambiente empresarial, incentivando a inovação e o empreendedorismo.
Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente eleito da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.