__MAIN_TEXT__

Page 29

29 | Forum Estudante | dez’20

/Internet Segura

Publirreportagem

Manual de sobrevivência para viagens… online

Assume um espírito de aventura Nada como ter uma password diferente para cada plataforma, é sempre uma novidade quando entras em cada conta. Se alguém te roubar a password, apenas acede a uma plataforma. Além disso, não uses palavras previsíveis.

Prepara-te para longas caminhadas Utiliza uma password longa. Quanto maior for a password, mais difícil será de algum programa a descobrir por tentativa-e-erro (a chamada força-bruta). Usa uma frase de que te recordes, mas, não te esqueças, deve ser imprevisível.

online quando não tens total confiança na plataforma que usas. Um dia podem ser usados contra ti.

Mantém-te atualizado Atualiza o software do teu computador e do teu smartphone, muitas das atualizações trazem soluções que tornam os teus dispositivos mais seguros.

Tem cuidado com os estranhos Não cliques em anexos e links de emails e SMS desconhecidos ou suspeitos. Podem trazer software malicioso ou roubar-te credenciais. Enfim, estragam-te a viagem.

Leva uma mochila às costas

Compra souvenirs para boas memórias

Faz um backup frequente dos teus ficheiros mais importantes, como trabalhos da escola ou fotografias de férias. Podes precisar deles a qualquer momento, e assim prevines o furto.

Verifica a reputação dos vendedores online e utiliza carteiras digitais ou cartões temporários para fazer as tuas compras. Há memórias que não queres ter.

Não temas as estradas em “s”

Sabias que?

Visita apenas websites com https, evitando os que não têm o “s” depois do “p” (http). São mais seguros (o “s” quer dizer “secure”).

Atualmente, o cibercrime está muito organizado. Por vezes, são utilizados meios bastante sofisticados para realizar ataques cibernéticos. Os cibercriminosos são pessoas ou grupos que fazem esses ciberataques com o objetivo de ganhar dinheiro. Alguns

Guarda bem os teus documentos Não partilhes os teus dados pessoais

www.internetsegura.pt

organizam-se como se fizessem parte de uma empresa, com vários departamentos e funções especializadas. Certos grupos chegam a ser patrocinados por Estados. Nesses casos, o objetivo dos ciberataques pode ser político ou ligado à segurança nacional. Existem ainda indivíduos ou grupos que fazem ciberataques para desestabilizar, de modo a fazerem afirmações políticas. Chamam-se hacktivistas (ativista + hacker). Alguns terroristas também usam o ciberespaço para promover o medo ou recrutar novos membros. E, por incrível que pareça, quem percebe pouco de informática também consegue realizar ciberataques (os chamados script kiddies). Na dark web (submundo da Internet onde ocorrem atividades ilegais), vendem-se kits que permitem a qualquer um, sem conhecimentos especializados de informática, provocar um incidente de cibersegurança. Este é um dos problemas que todos enfrentamos, o facto de ser mais fácil atacar do que de defender. E qualquer um pode ser um alvo. Por isso, a segurança começa no comportamento de cada um. Viaja com cuidado, e em caso de problema contacta as autoridades.

Profile for Forum Estudante

Revista Forum Estudante 329 Dezembro 2020  

Advertisement
Advertisement