Perguntas e Respostas Comentadas de Cardiologia

Page 85

Exames Complementares Respostas

1. Resposta E O eletrocardiograma (ECG) é o registro gráfico da atividade elétrica do coração. O eletrocardiograma convencional possui 12 derivações (seis periféricas e seis precordiais). As derivações eletrocardiográficas são linhas que unem o potencial elétrico entre dois eletrodos (Hespanha, 2004). A Figura 17.7-8 ilustra as 12 derivações eletrocardiográficas e respectivas paredes envolvidas. Na determinação do eixo elétrico cardíaco, as derivações D1 e AVL (parede lateral alta) definem o quadrante em que está situado o referido eixo (eixo QRS). No bloqueio divisional anterior esquerdo, o eixo elétrico situa-se entre –45º e –90º (vetor cardíaco em direção ao quadrante superior esquerdo). 2. Resposta B O impulso cardíaco propaga-se a partir do nodo sinusal, passando pelo nodo atrioventricular, pelo feixe de Hiss, até todo o miocárdio ventricular (através das fibras de Purkinje). Ao eletrocardiograma, a onda P representa a despolarização atrial; o espaço PR (intervalo PR) vai do início da onda P até o início do QRS e mede o tempo de condução pelo nodo atrioventricular. O complexo QRS é formado pelas ondas Q (primeira deflexão negativa), R (primeira deflexão positiva) e S (segunda deflexão negativa), que refletem a despolarização ventricular. O trecho eletrocardiográfico que vai do ponto J ao início da onda T (repolarização ventricular) é chamado segmento ST. A Figura 17.2 ilustra em forma esquemática o registro elétrico do coração.

Figura 17.2 Registro eletrocardiográfico normal

3. Resposta D A onda U aparece em alguns traçados eletrocardiográficos. Representa uma deflexão normalmente positiva, logo após a onda T, de pequena voltagem, da mesma polaridade que a onda T, e representa a repolarização do músculo papilar. É mais bem observada nas derivações DII (torácica), V3 e V4 (precordiais). Acredita-se que sua presença se deva à recuperação lenta do sistema Hiss-Purkinje (Carneiro, 1987). É frequentemente vista em situações de hipopotassemia (também é mais proeminente nas bradicardias).

17-Bizu Com - Cardiologia.indd 399

9/9/2011 13:24:28


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Perguntas e Respostas Comentadas de Cardiologia by Editora Rubio - Issuu