Page 26

OMNICHANNEL

OMNICHANNEL:

A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR

Aline Autran Sócia-proprietária da Ideiamais alineautran@ideiamais.com.br

26

ECBR

consumidor está cada vez mais exigente, mais racional, muitas vezes mais bem informado do que o vendedor e totalmente consciente do seu poder. A Internet e a tecnologia mudaram a forma de consumo, principalmente das novas gerações. Estamos vivendo a era da transformação digital, na qual a jornada de compra do consumidor é influenciada pelo mobile. O maior desafio do varejista não está mais em decidir se vai proporcionar ou não uma experiência de compra multicanal (com online e offline), mas sim em como implementar de uma forma eficiente, pois o varejista que ignorar essas mudanças tem o risco de obsolescência.

As novas gerações, conhecidas como Y (Millennials) e Z, são gerações da Internet, vivem em um mundo tecnológico e virtual. Mais de 75 milhões de pessoas nos EUA (30%) e 2,5 bilhões no mundo são Millennials, de acordo com pesquisa da L.E.K. Consulting, de 2016. Tempo e recurso são preciosos para eles, que buscam velocidade e conveniência. A Geração Z, nativa digital, é altamente acostumada com a tecnologia em rápida mudança. Os recursos online os ajudam a escolher suas compras, e os varejistas tradicionais não são tão populares para eles. Além disso, os anúncios em mídias digitais são vitrines para essas gerações.

ilustração - Freepik

O

Aline Autran é sócia-proprietária da Ideiamais, empresa com implantação de sistemas de e-commerce e consultoria para varejo físico e virtual. Formada em Relações Públicas pela UFRGS, com especialização em Marketing pela FGV/POA e MBAs pela FGV/SP e ESPM/ POA, além de mestre em Administração pela Unisul/ Florianópolis. Pesquisa nas áreas de marketing de varejo e digital e omnichannel. Executiva de varejo com mais de 20 anos de experiência.

A hora e a vez dos marketplaces  

Edição 43 da Revista E-Commerce Brasil

A hora e a vez dos marketplaces  

Edição 43 da Revista E-Commerce Brasil

Advertisement