6
Estruturas e Funções do Corpo
Região Região hipoconRegião hipocondríaca epigástrica dríaca direita esquerda
Umbigo
Região lombar direita
Região ilíaca direita
Região umbilical
Região hipogástrica
Região lombar esquerda
Quadrante superior direito (QSD)
Quadrante superior esquerdo (QSE)
Quadrante inferior direito (QID)
Quadrante inferior esquerdo (QIE)
Região ilíaca esquerda
Figura 1-5 Regiões do tórax e do abdômen
?
Você sabia?
O ponto de McBurney não fica no topo de uma montanha, mas num ponto intermediário entre o umbigo e a crista ilíaca (a região proeminente no osso do quadril) e o quadrante inferior direito ou área inguinal direita. Essa região fica dolorida quando uma pessoa tem apendicite.
Funções vitais Quando examinamos humanos, plantas, organismos unicelulares ou organismos multicelulares, reconhecemos que todos têm uma coisa em comum: são seres vivos. Todos os organismos vivos são capazes de sustentar funções vitais. As funções vitais são uma série de atividades altamente organizadas e interligadas que permitem que os organismos vivos vivam, cresçam e se mantenham.
Figura 1-6 Divisão do abdômen em quadrantes
Tais funções vitais incluem movimento, ingestão, digestão, transporte, respiração, síntese, assimilação, crescimento, secreção, excreção, regulação (sensibilidade) e reprodução (Tabela 1-1).
Desenvolvimento humano Ao longo de nossa vida, o corpo cumpre inúmeras funções que nos mantêm vivos e ativos. Viver depende da liberação constante de energia em cada célula do corpo. Depois de receberem a energia liberada pela alimentação, as células são capazes de sustentar as próprias condições de vida e, dessa forma, a vida de um ser humano. Uma forma de vida complexa como o ser humano é composta de mais de 50 trilhões de células. A célula é a unidade estrutural e funcional básica de todos os seres vivos. Inicialmente, durante o desenvolvimento do ser humano, alguns grupos de células tornam-se altamente especializadas para certas funções, como movimento ou crescimento.