
2 minute read
Siemens, no Brasil
O ano era 1867 e o imperador D. Pedro II resolveu instalar a primeira linha telegráfica no Brasil, ligando o Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul. Naquele momento, começava a história da Siemens no Brasil. Nos anos seguintes, ainda no século 19, a Siemens liderou novos projetos e se tornou cada vez mais relevante para o desenvolvimento do Brasil, tornando praticamente lógico seu estabelecimento definitivo como companhia nacional. A fundação aconteceu em 1905, no Rio de Janeiro, e desde então a Siemens mantém-se como uma empresa regularmente atuante no País. Em mais de 155 anos, a Siemens participou de diversos projetos pioneiros, como a primeira central diesel-elétrica do Brasil (1909); a primeira central telefônica automática da América Latina (1922); a primeira fábrica de transformadores do Brasil (1939). Também fomos a primeira empresa do País a conquistar o certificado ISO 9000, em 1989.
Atendendo hoje os segmentos de indústria, infraestrutura, mobilidade e saúde, a Siemens é responsável por mais de 2.500 empregos diretos no Brasil.
Advertisement
A Siemens instala entre a residência do imperador (Rio de Janeiro) e a cidade de Rio Grande (RS) a primeira grande linha telegráfica do Brasil.
A Siemens instala no Theatro Municipal do Rio de Janeiro a primeira central dieselelétrica do Brasil.
Fundada no Rio de Janeiro a Cia.
Brazileira de Electricidade
SiemensSchuckertwerke, primeira multinacional eletroeletrônica a se estabelecer no Brasil.
A Siemens instala em São Paulo (SP) a primeira fábrica de Transformadores do Brasil.
Inaugurada em Jundiaí (SP) a nova fábrica de Transformadores da Siemens.
A Siemens recebe o primeiro certificado ISO 9000 do Brasil.
A Siemens fornece e instala em Porto Alegre (RS) a primeira central telefônica automática da América Latina e a terceira das Américas (depois apenas de Nova York e Chicago).
Entra em operação a primeira turbina a vapor do Brasil, fornecida pela Siemens à Coperbo (PE). Inauguração da fábrica da Siemens na Lapa (SP).
A Siemens instala o primeiro rotor dos 18 geradores de Itaipu, com potência de 823,6 MVA.
A Siemens comemora 100 anos de sua fundação no Brasil.
A Divisão de Telecomunicações da Siemens no Brasil recebe o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ).
Primeiro centro de modernização e montagem de trens da Siemens na América Latina, em Cabreúva (SP).
A Siemens inaugura a maior planta integrada de equipamentos para energia da América do Sul, em Jundiaí (SP).
Siemens comemora 110 anos de sua fundação no Brasil.
Instalados os primeiros parques eólicos com soluções Siemens no País.
Transmissão HVDC garante fornecimento de energia no Brasil. Inauguração da plataforma MindSphere no Brasil para conectar o mundo virtual ao real.
Aquisição da Dresser-Rand e da Guascor.
A Siemens se torna a primeira empresa do Brasil a obter licença para uma rede 5G industrial
Criação do Digital Experience Center (DEX), o primeiro da América Latina, e do MindSphere Application Center (MAC), estruturas dedicadas ao desenvolvimento da digitalização nos setores atendidos pela Siemens.