1 minute read

175 anos da Siemens no mundo

Há 175 anos, em uma oficina na Schöneberger Strasse, em Berlim, foi fundada uma empresa que iria mudar o dia a dia das pessoas. Começando com uma equipe de dez homens, a “Telegraphen-Bauanstalt von Siemens & Halske” depois se tornou a Siemens AG.

A Siemens vem moldando revoluções industriais desde que foi fundada. E a próxima já começou, com a digitalização transformando os setores que são a espinha dorsal das nossas economias: indústria, infraestruturas, mobilidade e saúde. E a Siemens é mais uma vez uma força para a disrupção criativa – apoiando seus clientes na aceleração de sua transformação digital e a alcançar metas de sustentabilidade. Desde o início, a empresa sempre foi motivada a criar tecnologias que sirvam às pessoas.

Advertisement

1847 – O telégrafo de ponteiro

Inventado por Werner von Siemens, foi uma evolução dos telégrafos anteriores, que dependiam do código Morse para transmitir mensagens. O telégrafo elétrico simboliza o início da compressão do espaço e do tempo. Isto aproximou as pessoas e anunciou o rápido intercâmbio de informações entre países e continentes.

Em 1866, Werner von Siemens foi o primeiro a reconhecer o potencial do princípio dínamo-elétrico e construiu o protótipo de uma poderosa máquina dínamo, que converteu energia em eletricidade de forma eficiente. O dínamo inaugurou a era da eletricidade que radicalmente mudou a indústria, bem como a vida cotidiana das pessoas.

1881 – O bonde elétrico

O transporte de passageiros se tornaria um dos próximos grandes temas que moveram a Siemens na direção de mais inovações. A empresa destacou-se como pioneira na área de eletromobilidade, com foco na eletrificação do trânsito urbano, e inaugurou o primeiro bonde elétrico em Berlim, em 1881. E com grande sucesso: o bonde transportou cerca de 12.000 pessoas apenas nos primeiros três meses. Outras cidades na Alemanha e no exterior logo a seguiram.

1895 – A máquina de raios-X

Por milhares de anos, olhar sob a pele de pessoas vivas só era possível com um bisturi. Com a descoberta dos raios-X, em 1895, Wilhelm Conrad Röntgen mudou o mundo. A Siemens foi uma das primeiras empresas a reconhecer o potencial dessa nova forma de radiação. Apoiada por seu trabalho pioneiro e experiência na área de eletromedicina desde 1847, a empresa pôde começar a desenvolver a fabricação de sistemas de raios-X logo após a descoberta.

1960 – SIMATIC

A busca por eficiência na produção industrial desencadeou um boom de automação após 1945. Com o SIMATIC, a Siemens deu uma importante contribuição para o desenvolvimento da automação industrial a partir de 1960. O inovador sistema operado por transistor, para controlar e regular os processos, significou economia de espaço, design claro e robusto, alta velocidade de operação e uma vida útil virtualmente ilimitada.

Assista ao vídeo sobre os 175 anos da Siemens.

This article is from: