ESTUDO DE CASO
36 – RTI – SET 2021
Melhoria no gerenciamento de infraestrutura de redes de TI Abner Mateus Alves Silva, analista de segurança e redes da Danresa Security & Network, e Rodrigo Rodrigues, professor de cursos de TI do centro universitário ENIAC
A
O artigo traz um estudo de caso de uma escola cuja infraestrutura de redes não atendia de forma efetiva seus colaboradores, sendo insuficiente nos critérios de disponibilidade, integridade e confiabilidade. A implantação de novos equipamentos e protocolos melhorou o desempenho e agregou segurança e redundância à rede local.
escola municipal utilizada como estudo de caso apresenta diversas imperfeições em sua estrutura de rede, a começar pelo acesso à Internet com apenas um link. Em uma manutenção, falha de equipamentos ou indisponibilidade da operadora, a equipe ficava sem acesso. Outro problema era a falta de proteção. É importante ressaltar que a ruptura da segurança da informação não ocorre apenas de fora para dentro, mas também por erros nos processos internos, como um colaborador com um pendrive infectado. O colégio não contava com um servidor de arquivos ou drive compartilhado, gerando um problema de intensa circulação de documentos pela rede. Para solucionar as questões, foram implantados equipamentos e
Fig. 1 – Regras de firewall
protocolos que, atuando em conjunto aprimoram a LAN - Local Area Network, agregaram segurança, redundância e disponibilidade.
Desenvolvimento O projeto aplicou o software de emulação de redes de computadores EVE-NG, com imagens simuladas de switches e roteadores Cisco. Já a VM – Virtual Machine utilizou uma máquina virtual com licença teste do firewall Fortigate, da Fortinet. Por fim, foi aplicado o Windows Server 2016 com licença de avaliação.
Resultados Para embasar os conhecimentos sobre as tecnologias apresentadas no projeto, é importante a revisão