RTI - Janeiro - 2022

Page 20

Antenas para 5G

C

A implantação do 5G demandará de cinco a 10 vezes mais antenas que o 4G, por conta das altas frequências de operação, do adensamento de tráfego em determinadas regiões e da baixa latência de transmissão exigida em serviços como telemedicina. Devido às novas tecnologias para melhorar a eficiência espectral e rendimento, como o Massive MIMO, as antenas 5G tornam-se elementos ativos e integradas à solução fim a fim dos grandes fabricantes.

sem fio por muitos anos, incluindo om as altas frequências de Wi-Fi e Long-Term Evolution (LTE). operação do 5G, acima de É comum que dispositivos móveis e 2,3 GHz, novas tecnologias de redes tenham várias antenas para infraestrutura de rede foram aprimorar a conectividade e oferecer desenvolvidas para suportar as melhores velocidades e experiências elevadas taxas de dados e throughput ao usuário. A 3GPP, organização por usuário, de até 10 Gbit/s. global responsável pela definição de Entre os destaques está o Massive padrões sem fio, especificou o MIMO MIMO - Multiple Input Multiple para LTE pela primeira vez em 2008, Output, com múltiplas antenas no em sua versão 8. Essa variante inicial transmissor que emitem sinais de usava dois transmissores e dois dados independentes e codificados receptores (2x2 MIMO) e os separadamente, aumentando a aumentos subsequentes na qualidade e a capacidade do link de capacidade de processamento rádio. Uma outra inovação é o permitiram o uso de mais fluxos de beamforming, ou seja, envio de um dados simultâneos em redes 4G LTE fluxo de sinal para usuários (4×4 MIMO). Para o 5G NR - New específicos, o que reduz a interferência entre células, em vez de transmitir para uma área ampla. Com o grande número de elementos de antena em um sistema MIMO massivo, o beamforming se torna “3D Beamforming”, com feixes horizontais e verticais de alta precisão em direção aos receptores. O MIMO tem sido Estação radiobase 5G: cinco a 10 vezes mais usado em comunicações antenas que o 4G

Deposit Photos

ESPECIAL

20 – RTI – JAN 2022


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
RTI - Janeiro - 2022 by Aranda Editora - Issuu