Strada Truck #161

Page 24

STRADA 161

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

EVENTS

3 que competem entre eles e cujas competências ficam aquém do desejável. Actualmente, em Itália, faltam 15.000 profissionais do sector dos transportes rodoviários e na Europa este número sobe para mais de 140.000. A profissão de motorista requer cada vez mais competências tecnológicas muito específicas e as empresas necessitam cada vez mais de motoristas preparados para esta profissão. O mundo da logística italiana queixa-se do mesmo, com a falta de técnicos manobradores e de manutenção de empilhadores. Os quatro dias desta feira serviram também para debater profundamente este tema, empresas e associações juntaram-se e iniciaram a tomar uma posição enérgica para sensibilizar e envolver os jovens neste mundo dos transportes.

competitividade e diminuir a pegada ecológica. O software de gestão de frota, permite monitorizar remotamente a localização, condições de exercício e funcionamento dos veículos; as soluções digitais oferecidas por empresas de serviços permitem diminuir ou até anular os tempos perdidos durante a manutenção, a assistência, a reparação, o pagamento de portagens e abastecimentos, entre outras tarefas; com a utilização integrada destas ferramentas digitais, o empresário tem a possibilidade real de maximizar o rendimento dos veículos, mantendo médias de exercício mais elevadas e minimizar os custos causados por paragens forçadas devido a avarias, engarrafamentos, entre muitas outras causas.

Digitalização Muito falado por marcas e por empresas de serviços, o tema digitalização foi amplamente debatido. Para acompanhar os ritmos do mercado e a evolução da tecnologia, é necessário passar forçosamente através de um processo de inovação, o qual, por sua vez, implica a implementação de processos digitais. Sem a constante utilização de ferramentas digitais, as empresas iniciam um inexorável processo de decadência e são, por isso, destinadas a desaparecer. Portanto, a digitalização é importantíssima para garantir a sustentabilidade das empresas modernas, ajudando a reforçar a segurança, aumentar a eficiência energética, optimizar recursos, proporcionar mais

Formação A formação é finalmente outro tema quente que esteve acima das mesas durante as conferências, workshops e apresentações, tendo sido vivamente discutido. A quantidade de inovações normativas, legislativas e tecnológicas, que estão a ser introduzidas nos sectores dos transportes e da logística, obriga a que o pessoal relacionado a estes sectores, tenha que receber uma formação quase constante. A tecnologia dá passos de gigante em pouquíssimo tempo e as normas e leis obrigam a mudar de hábitos e comportamento, todos factores que obrigam estes profissionais a receberem constantes formações. Aqui surgem os problemas: de um lado encontramos empresários que

24 Março 2019

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.