Edição 308 Jornal Universitário de Coimbra - A CABRA

Page 17

3 de maio de 2022

soltas 17

Relatório do IPCC: tu fazes a diferença! - POR TOMÁS CORREIA - GRUPO ECOLÓGICO DA AAC -

A 4 de abril de 2022 foi aprovada uma parte do Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC). Intitulado de “Alterações Climáticas 2022: Mitigação das Alterações Climáticas”, este segmento do relatório mostra que, dentro dos cenários projetados, vamos ultrapassar o limite definido em 2015 no Acordo de Paris: o aumento em 1,5º C da temperatura global. Se o segundo melhor cenário requer que as emissões de carbono sejam cortadas definitivamente a metade até 2050, o relatório mostra que há medidas em todos os setores para essa redução até 2030! Se mantivermos o rumo atual, as projeções indicam que o carbono que iremos mandar para a atmosfera excederá as 850 gigatoneladas (Gt). Porém, idealmente, apenas mais 510 Gt de carbono podem ser retidas na atmosfera, de acordo com os melhores cenários.

As medidas mais conhecidas passam por (1) ter cuidado com a nossa alimentação. Sempre que possível, optar por uma refeição vegetariana reduz a nossa própria pegada ecológica e, consequentemente, a pegada mundial. Por cada grama de carne de ruminante produzido, as emissões de carbono para a atmosfera conseguem atingir níveis na ordem do quilogramas por ano. muito desse carbono emitido vem da própria emissão de gases com efeito de estufa dos animais ruminantes e do uso excessivo da terra. Portanto, o consumo de carne aumenta a pegada ecológica de cada pessoa. Optar por refeições sem carne tem um impacto positivo! Outra medida passa por (2) ter cuidado com as viagens. Longas deslocações de avião, com mais de 1000 km, podem produzir (bem) mais de 200 kg de carbono por pessoa que faz a viagem! É muito melhor optar,

quando possível, por viagens de comboio para longas distâncias, sendo o meio de transporte com a menor pegada ecológica. Para distâncias mais curtas, andar de bicicleta e a pé é a melhor opção. Para além destas medidas que podemos adotar, aquela (talvez) mais importante é (3) plantar uma árvore. A melhor forma de não exceder as 510 Gt de carbono seria mesmo poder retirar o carbono da atmosfera, algo que as plantas conseguem fazer! Uma árvore adulta consegue retirar mais de 20 kg por ano! Plantar e manter florestas pode ajudar em grande escala a retirar milhões de toneladas de carbono da atmosfera. Na rea­ lidade, são as florestas que atualmente persistem que nos impedem de ultrapassar os piores cenários projetados. Mas os esforços têm de ser conduzidos na redução das emissões. No combate às alterações climáticas, tu fazes a diferença!

OBITUÁRIO - POR CABRA COVEIRA -

[PROCURA-SE TÍTULO]

S

eria futurismo? Não é que desceram mesmo? Fafe, Anadia, Desportivo de Curral de Móinas, Canelas 2010, Sanjoanense, S. João Ver, Montalegre, Amora, Cova da Piedade, Caldas, Cuspe FC, Real, Felgueiras, Vitória FC e o ­Oliveira do Hospital. Estes são alguns dos clubes com quem a nossa Brio-o-o-o-o-o-oo-o-sa pode vir a colecionar novas derrotas. Muita parra pouca uva, meus caros. Não há jotinha que pegue nisto, como se pode ver pela ausência de candidatos à presidência do clube. Citando dois grandes filósofos e empreendedores do mundo futebolístico, conhecidos por Júlio de Matosinhos e o outro (também de Matosinhos provavelmente), “trocam de treinador como eu troco de ceroulas” (são siameses).

BUCHA E ESTICA

PIA FININHO

C

hamem o Rato-Esquilo! Temos um Falcão para depenar. Aí sim, vai haver histeria. Mas esconder histeria é com esta malta. Reza a lenda que, depois deste berbicacho todo, não houve mais filas nas cantinas... que se vissem! Que eras uma ave rara todos sabiam, agora arraçada de burro é que é surpreendente. Isto torna as coisas complicadas, mas de certo que alguém no DCV te saberá dar um nome. Só é preciso uma viagem ao Pólo I. Se fores assediado, chama o PAN. Com esse salário de certeza que tens telemóvel, né? Afinal de contas, só não denuncia quem não quer. A UC não é a Santa Casa da Misericórdia, mas não está longe de ser um hospício. De qualquer forma, basta descer as escadas e confirmar por ti. Mas pronto, quem tem cu tem medo.

J

á contava Laurindo Frias AKA Estica que corriam os anos de 1800 e picos e os estudantes andavam a aviar professores como quem come tremoços, em defesa de ideais liberais. No entanto, antes de voltar aos pastos, o nosso querido Estica de repente lembrou-se que a Académica existe e tem princípios. Do outro lado do ringue, no campeonato dos dirigentes inúteis, na categoria dos pesos pesados, ainda a subir as escadas (com dificuldade), vem Vítor Parada AKA Bucha. Não há muito mais a dizer. A Disciplinar continua morta e, de acordo com o próprio Bucha, nem o mail conseguiram meter no site. Mas calma que teve menos dois meses de mandato e a net da casa é o que é. Que tenham um bom resto de percurso no CRT: Centro de Reabilitação do Tacho.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.