abolsamia 129 (dez 2021/fev 2022)

Page 40

PRODUTO

EM FOCO

TEXTO JOÃO SOBRAL

FOTOS WORKMOVE

JOPAUTO E CLEMENS EM DEMONSTRAÇÃO PELO PAÍS A tecnologia da Clemens para mobilização e deservagem mecânica esteve em demonstração ao longo de uma semana nas principais regiões vitícolas. A iniciativa foi promovida pela Jopauto, a casa que assegura a representação da Clemens no nosso país, e contou com a presença de técnicos da marca que vieram conhecer as condições específicas dos agricultores portugueses.

I

a novembro a meio quando os viticultores das regiões do Douro, Dão, Alentejo e Oeste beneficiaram de eventos de demonstração em campo com as máquinas da Clemens.

O primeiro dia foi dedicado ao Douro, tendo começado na Quinta do Ataíde, uma propriedade da Symington Vinhos SA situada no Vale da Vilariça. O nevoeiro matinal que cobria a área de vinha foi atravessado por dois tratores com alfaias Clemens instaladas na frente e atrás, para operação combinada, numa ação que contou com a presença dos técnicos daquela casa produtora de vinhos.

abolsamia

Filme disponível em youtube.com/abolsamia

De tarde, já com um sol de São Martinho, a equipa deslocou-se para a Quinta do Cidrô, em São João da Pesqueira, pertencente à Real Companhia Velha. Aí, foi realizada uma demonstração direcionada a agricultores associados da Prodouro. A semana de campo seria encerrada na Quinta da Almiara, numa ação preparada em coordenação com a Auto Agrícola Sobralense para os viticultores da região Oeste.

A discussão técnica entre agricultores e representantes da Clemens originou inputs em dois sentidos Os agricultores obtiveram informação acerca do potencial de redução de custos por hectare e acerca do impacto das afinações finas aplicadas às máquinas para alcançar os resultados pretendidos com cada operação cultural.

40

AFINAÇÕES A afinação fina dos ângulos de trabalho e dos sensores de pressão hidráulica é determinante para obter os resultados pretendidos.

dezembro 2021 / fevereiro 2022

Os técnicos da Clemens obtiveram informação acerca das diferentes condições de solo, tipo de vinha, espaço entre cepas, e tipos de erva que há em cada sítio. E tomaram nota das solicitações dos agricultores, com o intuito de adaptarem alguns detalhes às especificidades encontradas.

www.abolsamia.pt