abolsamia 127 (jul/set 21)

Scroll for more

Page 52

TECH

ARTIGO TÉCNICO

TEXTO HELIODORO CATALÁN MOGORRÓN

O drone como ferramenta de recolha de informação na atividade agrícola Drone? Popularmente denominam-se drones as Aeronaves Não Tripuladas (UA ou UAV em inglês) e que podem ser manobrados à distância ou, inclusivamente, traçar a sua própria rota e sendo então guiados automaticamente por GPS.

Autonomia, hélices e alimentação

Asa fixa ou rotativa? Para aplicações agrícolas, o drone de asa rotativa é mais popular que o de asa fixa, mais utilizado em aplicações bélicas. O de asa fixa apresenta vantagens como um menor consumo, maior autonomía ou mais velocidade, já o de asa rotativa tem a vantagem da fácil descolagem e aterragem. Mais ainda, é capaz de se mover em todas as direções e permanecer quieto no ar ou mover-se a velocidades muito baixas; sendo por isso mais manobráveis.

52

abolsamia

Um drone multirrotor dispõe de um tempo de voo aproximado de 30 minutos. A sua classificação é definida de acordo com a disposição das hélices: tricópteros, quadricópteros, hexacópteros e octacópteros. Ainda que se possam incorporar motores a gasolina, são muito mais habituais os elétricos com bateria.

julho/setembro 2021

Desenho São dispositivos mecânicos desenhados para ter uma reparação e manutenção fácil. São geralmente fabricados com materiais aeroespaciais: poliestireno, compósitos, fibra de carbono, fibra de vidro, kevlar ...; o que significa baixo peso e alta resistência.

www.abolsamia.pt