abolsamia 127 (jul/set 21)

Scroll for more

Page 42

Ventilação Cowsy Breeze da Cow-Welfare

AR CONDICIONADO (Cowsy Breeze, da Cow-Welfare) Lembro-me de ter visitado uma vacaria, há uns 15 anos, cá em Portugal, com um sistema deste género. Lembro-me de ter entrado no escritório da exploração e de ter pensado que estava melhor no pavilhão com as vacas. Estavam 40º ao Sol, nesse dia. O pavilhão não tinha paredes. O sistema inclui ventoinhas embutidas dentro da tubagem suspensa sobre as camas e/ou manjedouras. Como são em menor número, há uma poupança significativa face à solução 1.

PONTOS FORTES Ar fresco a circular dentro do estábulo; instalação versátil; maior pressão de ar fresco dentro do estábulo; conforto animal inquestionável, face às soluções 1 e 2 pelo facto do ar ser refrigerado

PONTOS A CONSIDERAR Custo e eficiência energética. (Na verdade, temos de comparar o comparável. É muito difícil comparar esta solução com as anteriores porque é substancialmente diferente. Começamos pelo facto de não podermos comparar um sistema que oferece ar refrigerado às vacas com outros que movem ar quente. Temos depois a questão do número de ventoinhas horizontais ou verticais. Como normalmente existe uma instalação em número inferior ao necessário, esta solução pode parecer mais cara do que é na verdade. Por fim, a questão energética. Não conheço estudos comparativos. Todavia, idealmente a resposta a esta questão deveria ser dada pelas vacas. Podemos ter um custo energético ou mesmo de instalação superior, mas se isso se traduzir em mais leite face às ventoinhas faladas anteriormente pode ser muito mais compensador).

42

abolsamia

julho/setembro 2021

SISTEMAS DE GOTA FINA OU NUVEM Devo dizer que conheço estábulos com este sistema e em que o mesmo funciona lindamente. Basicamente existe uma linha de água ao nível dos ventiladores, a qual é libertada em gotículas muito finas que formam um ligeiro nevoeiro/nuvem no estábulo. Ótimo para ajudar a controlar as moscas. Exige obrigatoriamente a instalação de ventoinhas para movimentar e dispersar a humidade no ar.

PONTOS FORTES Ar ventilado mais fresco do que na solução 1 e 2, mas… (ver o próximo parágrafo)

PONTOS A CONSIDERAR Não é para todo o tipo de pavilhões. Pode gerar um clima tropical (ar “muito pesado”, elevado teor de humidade e temperatura combinados) e agravar o stress térmico; precisa de ventoinhas; possível obstrução dos bicos das microgotas, exige necessidade de manutenção da linha de aspersão).

www.abolsamia.pt