abolsamia 127 (jul/set 21)

Scroll for more

Page 22

PRODUTO

EM FOCO

A OPÇÃO FOCUS+MAESTRO “Esta máquina veio substituir o semeador que cá existia (um John Deere de 8 linhas com cart frontal e sistema de mobilização com discos e com velocidade de trabalho máxima de 7 km/h). Uma grande vantagem é a de conseguirmos na mesma passagem fazer a mobilização, a localização de adubo e a sementeira, ao invés de fazer a mobilização em separado, como acontecia até aqui”, elucidou Abílio Pereira. “No nosso contexto, a mobilização feita pelo Focus será suficiente na maioria das nossas folhas. Por exemplo, na sucessão de ervilha-milho, esta máquina é bastante vantajosa porque nos permite, teoricamente, atrás da máquina de colheita de ervilha, podermos semear (se as condições, como a compactação do solo não for excessiva, se encontrarem reunidas). Uma das características desta máquina é que trabalha muito bem em solos com até 30% de argila, a partir daí torna-se quase sempre necessário fazer uma mobilização prévia adicional pela dificuldade em fazer “terra-fina” suficiente para uma boa cama de sementeira. Nesses tipos de solos mais pesados é então necessário deixar secar mais um pouco e fazer uma mobilização superficial para obtermos as condições ótimas de germinação”, explicou Abílio Pereira.

VANTAGENS DO FOCUS 1

Numa única passagem consegue fazer três operações: preparar a cama, adubar e semear.

2

A velocidade de trabalho varia de 6 a 12km / hora –2 a 4 km/h mais rápido do que o semeador anterior.

3

Qualidade de sementeira superioruniformidade de emergências.

4

Maior autonomia.

FOCUS E TIPOS DE SOLO Uma das características do Focus é que trabalha muito bem em solos com até 30% de argila. A Quinta apresenta uma multitude de tipos de solo, desde aluvião e solos de charneca (podzois) e arenosos e argilosos.

FOCUS 6.75 TD É o equipamento de mobilização na linha da Horsch. Tem 6 metros de largura, 8 linhas a 75cm de entrelinha, e pode trabalhar com um semeador de milho ou um semeador para culturas de entrelinhas estreitas, entre 12,5, 15-20, e até 30 cm de entrelinha, como cereais de inverno, ervilhas ou luzerna. Assim, e por ter sido adquirido para trabalhar com milho, foi decidido acoplar aos três pontos da máquina (opcional), um Maestro, neste caso o modelo RV (modelo montado).

“Este conjunto (Focus+Maestro RV) oferece um sistema de mobilização à frente, composto por um disco de corte para evitar empapamentos e cortar tudo o que exista de restolho, depois um ferro ajustável, com sistema de segurança non-stop, que pode mobilizar até 30 cm de profundidade, onde podemos também localizar adubo a duas profundidades – à superfície ou até 20 cm de profundidade. Depois do ferro existe um conjunto de discos amontoadores que, consoante a afinação dada, faz um nivelamento do solo, dando-nos a possibilidade de semear mais em camalhão ou com a terra completamente plana. Após os discos, existe um conjunto de rolos pneumáticos, que serve não apenas para o transporte do equipamento, que tem a particularidade de ter uma roda atrás de cada ferro onde vai ser colocada a semente, ou seja, este rolo faz um nivelamento e uma reconsolidação do solo sem compactar, porque uma das rodas passa no local mobilizado e a roda ao lado passa sobre terra crua, ou seja, o solo fica nivelado sem ficar compactado no sítio que receberá a semente. Existem também duas tremonhas pressurizadas, com capacidade total de 5000 litros – uma de 3000 (adubo sólido localizado) e outra de 2000 (pode ser usada para semente em culturas de entre

FOCUS 6.75 TD Largura de trabalho Largura de transporte Altura de transporte

6m 3,30 m 3,45 m

Comprimento

10,60 m

Capacidade da tremonha

5000 l (2000 l / 3000 l)

(com a unidade de sementeira)

Altura de carregamento da tremonha Número de ferros Velocidade de trabalho PVP (Focus TD 6.75+Horsch Maestro RV)

22

abolsamia

julho/setembro 2021

2,95 m 15 6-10 km/h 120.000€

www.abolsamia.pt