__MAIN_TEXT__
feature-image

7 minute read

Zanoni Equipamentos – Empresa Onde uma Família Trabalha em Conjunto

Zanoni Equipamentos é um nome que carrega a marca registrada de produtos de qualidade para aplicações aéreas e uma família onde pai, mãe, filhos, genro e nora trabalham juntos para manter o nome Zanoni Equipamentos no topo da lista de fabricantes de tecnologias para aviação agrícola.

No início da década de 1990, Sérgio Zanoni trabalhou para seu primo, Pedro Luiz Teruel, que era um dos maiores operadores (senão o maior) de Ipanema do Brasil naquela época. A Teruel Aviação Agrícola, localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, operava 17 Ipanemas no auge da empresa (Ver AAU 09/2015) e Sérgio era o responsável pela manutenção dos sistemas de pulverização de suas aeronaves.

Devido à necessidade de um sistema de pulverização mais confiável, utilizando sua formação em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Paraná, Sérgio passou a fabricar barras e bombas para os Ipanemas da Teruel Aviação Agrícola. Mais tarde, Sergio expandiu seus esforços e começou a fornecer bombas hidráulicas e outros equipamentos de pulverização para a Neiva. Na época, a Neiva era a fabricante do Ipanema, que depois foi adquirida pela Embraer. Sérgio é o responsável pela introdução dos sistemas de pulverização de aço inoxidável no Brasil após a formação da Zanoni Equipamentos em 1997.

Hoje, a Zanoni Equipamentos está sediada em Paranavaí, Paraná, operando em uma moderna unidade fabril de 1.500 m². As instalações atuais da empresa foram construídas em 2003 e foram ampliadas desde então. Aqui, Sérgio é o responsável por todo o trabalho de projetos para atualizar a linha de produtos e desenvolver novos equipamentos para o mundo em constante mudança da aviação agrícola. Ele é auxiliado por outros cinco engenheiros.

1–Esta máquina usa água em alta pressão para perfurar chapas ou cortar chapas de metal nos formatos desejados.
2–Equipamentos Zanoni que são destinados a trabalhar com líquidos são testados com esta máquina.
3–Visão geral de parte das instalações da Zanoni em Paranavaí. A empresa conta com 4 tornos CNC (Controle Numérico Computadorizado) e 3 centrosde usinagem”.
4–Esferas de válvulas fabricadas com precisão, a partir da matéria-prima sólida (aço inoxidável).
5–O sistema de pulverização Zanoni possui uma válvula de corte à frente de seu grande filtro de aço inoxidável (tubo bomba by-pass), permitindoao operador evitar derramamentos ao limpar o filtro e protegendo ofluxômetro.  6–A Zanoni Equipamentos tem uma parceria de longa data com a canadenseAg- Nav, fabricando a unidade mecânica do fluxômetro Ag-Flow.
7–VRU Zanoni instalada em uma barra – é conectada ao atomizador através de uma mangueira. A válvula possui um sistema de dupla alimentação,podendo ser instalada a outra parte da barra para vazões mais altas.
8–Este é apenas um dosmuitos corredores do estoqueda Zanoni.

Embora Sérgio seja o presidente da Zanoni Equipamentos, o mais importante é que sua família trabalha ao seu lado. Sua esposa, Graziela, é a diretora financeira da empresa. Seu filho, Vitor Zanoni, auxilia a mãe nas finanças, além de possuir uma fábrica especializada em produtos residenciais e comerciais em aço inoxidável, dentro da fábrica da Zanoni. Lucas, que é filho de Sérgio e Graziela, voltou recentemente à empresa depois de trabalhar em São Paulo e é o responsável pela expansão da empresa com a área de negócios internacionais. A irmã de Lucas e Vitor, Bruna, é casada com Juliano Mastella. Bruna é responsável pelo controle de qualidade, enquanto Juliano é o gerente de vendas. Letícia Zanoni, casada com Vitor, cuida do marketing. Dois outros funcionários importantes são Luciana Teixeira e Eduardo Cabral. Eduardo Cabral é irmão de Graziela e inspetor final da empresa. Luciana é a responsável pela coordenação de vendas e pela liderança do escritório da Zanoni Equipamentos.

A Zanoni Equipamentos fabrica todos os tipos de sistemas de pulverização para aeronaves agrícolas. Não fabrica dispersores de sólidos, hoppers, tanques prémistura e bicos convencionais. A Zanoni é especialista em equipamentos de qualidade para aplicação de produtos líquidos para aviação agrícola. A empresa também tem parceria com Alan Poulsen, que é o representante da Spectrum Electrostatic Spray System no Brasil. A Zanoni fabrica o bico e outros componentes do sistema ES. Os eletrônicos são terceirizados para uma empresa brasileira. As barras deste sistema também são fabricadas em aço inoxidável.

Cada componente Zanoni que é destinado a uso com líquidos é testado na fábrica para evitar vazamentos e garantir um correto funcionamento. A pressão de teste normal é de 50-60 PSI, a menos que um determinado componente exija uma pressão de teste mais alta. As bombas de pulverização são fabricadas totalmente em aço inoxidável e vêm em três tamanhos, 2”, 2,5” e 3”. São basicamente as mesmas bombas, exceto pelas versões do Air Tractor e Thrush que são um pouco mais pesadas, com 13 quilos, enquanto as outras para Ipanema, Cessna e Pawnee pesam 8 quilos. A bomba de pulverização possui um freio elétrico fabricado pela própria Zanoni.

A foto registra a logomarca em um equipamento na unidade da Zanoni Equipamentos em Paranavaí, Paraná, Brasil.
Lucas Zanoni explica que esta é uma das mesas de inspeção finais com uma série de componentes da bomba de pulverização. No fundo está o tiodeLucas e inspetor final da fábrica, Eduardo Cabral.

O freio elétrico da bomba de pulverização Zanoni tem uma grande área de superfície de frenagem (para uma trava rápida das pás de hélices) e uma vida útil mais longa do que os freios convencionais. O freio elétrico tem uma seleção de três pás de hélices com tamanhos diferentes, oferecendo uma variedade de vazões para as diferentes aeronaves agrícolas. Todas as carcaças das bombas são fabricadas em aço inoxidável fundido, que fornece um encaixe mais preciso e é muito mais resistente do que as carcaças da bomba padrão das aeronaves. As bombas de 2 polegadas são capazes de fornecer até 420 l/min e a bomba de pulverização de 3 polegadas já foi testada em campo para fornecer até 650 l/min, mas tem a capacidade de fornecer vazão ainda mais alta.

As bombas usam um selo especial com uma face de tungstênio, que resiste melhor a produtos químicos abrasivos, apresenta pouco desgaste e raramente vaza. Os eixos das bombas são quadrados, o que garante uma vida útil mais longa. Não é incomum para Zanoni entregar 10 bombas de pulverização em um único dia durante a safra.

A Zanoni Equipamentos também tem em sua linha de produção diversos modelos de bombas para apoio terrestre de aeronaves agrícolas. Esses produtos também são fabricados em aço inoxidável e com outras tecnologias para garantir durabilidade. Essas bombas foram desenvolvidas para serem instaladas em motores elétricos e motores a combustão, como os da Honda e de outras marcas brasileiras. Esses equipamentos são utilizados por empresas de aviação agrícola no Brasil e também fornecidos para algumas das maiores fábricas de máquinas agrícolas do país. Em 2020, a Zanoni Equipamentos fabricou cerca de 300 bombas de apoio terrestre e tem mais de 500 já vendidas para 2021.

Juliano Mastella mostra o estoque da Zanoni aguardando o embarquepara outros países.

Existem seis soldadores na oficina de soldagem, fazendo as cuidadosas soldas para todo o equipamento de pulverização. O soldador chefe, Ednaldo Fonseca, foi o primeiro funcionário da Zanoni Equipamentos.

A última edição da linha de produtos Zanoni é uma comporta de incêndio hidráulica. Até 2-3 unidades por semana foram entregues em 2020. Até o momento, mais de 100 comportas de incêndio foram instaladas em aeronaves brasileiras e sul-americanas. A comporta Zanoni não exige nenhuma mudança na configuração da aeronave entre o trabalho de pulverização e o de combate ao fogo. É uma comporta de estilo horizontal que tem uma abertura maior do que uma caixa de alijamento tradicional, sendo aberta por um sistema hidráulico rápido e preciso. Ainda neste ano, a comporta Zanoni será capaz de fazer interface com o sistema Ag-Nav, proporcionando a precisão do GPS para aplicação e volume.

Além disso, a Zanoni Equipamentos também fabrica atomizadores rotativos. O equipamento tem se destacado no mercado brasileiro para a pulverização de fungicidas em lavouras e também está sendo utilizado na América do Norte para o controle de mosquito. Os atomizadores rotativos vêm com três telas diferentes e três pás com tamanhos diferentes, que podem ser substituídas de acordo com o tamanho de gota desejado para cada aplicação. Além da recepção positiva dos operadores e agrônomos quanto à uniformidade de gotas oferecida pelo equipamento, esses atomizadores rotativos apresentam uma longa vida útil. São fabricados em aço inoxidável, incluindo a Válvula Reguladora de Vazão (VRU) do atomizador rotativo (a pequena válvula que conecta o bico à barra por meio de uma mangueira). Os atomizadores rotativos Zanoni também possuem rolamentos de longa durabilidade.

Proprietário da Zanoni Equipamentos, Sergio Zanoni a frente de umamplo estoque de aço inoxidável para fabricação de sistemas depulverização.

Em janeiro de 2021, os atomizadores Zanoni serão testados no Laboratório de Tecnologia de Aplicação de Pesticidas (da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos). Este projeto de pesquisa oferecerá um grande banco de dados para contribuir com a qualidade da aplicação aérea com este tipo de tecnologia. A empresa também está desenvolvendo um atomizador rotativo especial para helicópteros e pequenas aeronaves agrícolas. A unidade tem um corpo menor do que um atomizador rotativo de tamanho padrão. É mais leve e tem a capacidade de aplicar a taxas mais baixas, necessárias para helicópteros e pequenas aeronaves agrícolas.

Orientada pelos valores familiares e voltada para a qualidade, a família Zanoni cresceu para ganhar o respeito de todos os seus clientes na América do Sul através dos produtos da Zanoni Equipamentos. Isso inclui a expansão do alcance da empresa por meio de uma parceria com a empresa norte-americana Turbines Conversions, como revendedor exclusivo da Zanoni Equipamentos na América do Norte.

Sempre que a indústria precisou de um aprimoramento, há mais de vinte anos a Zanoni Equipamentos está na vanguarda com seus modernos sistemas de pulverização e agora com sua comporta de incêndio hidráulica. Temos todos os motivos para acreditar que a inovação da família Zanoni continuará por muitas décadas.