Page 1

202 ANO XIX MARÇO 2014

ATÉ DIA 11 DE ABRIL ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DO GRACIOSA. PARTICIPE E MOSTRE QUE VOCÊ TEM TALENTO


programação variada marca

o INÍCIO DAS ATIVIDADES EM 2014 É com muita honra e satisfação que entrego à família graciosana no mês de março a nossa Sede Social, totalmente restaurada e modernizada, e a conclusão de outras obras importantes realizadas no período. Conforme informado na edição anterior, durante as férias todo clube passou por reformas de revitalização e melhorias, e após 45 dias de trabalhos intensos, entregamos um Graciosa ainda melhor, para que todos possam desfrutar dessa magnífica estrutura, seus benefícios e comodidades com muito mais conforto e qualidade no seu dia a dia. Nesta edição, vocês poderão conferir os locais e as obras realizadas. O mês de março é especial, ele abre oficialmente a agenda da família graciosana, que em 2014 será recheada de atividades e eventos memoráveis para todas as idades e gostos. Com uma explosão de alegria os pequenos graciosanos abriram o mês em duas grandes festas dedicadas a eles, o Grito de Carnaval no dia 01 e a tradicional Festa de Carnaval no dia 08, no Clubinho da Criança. Não poderia deixar de mencionar o Departamento de Tênis que sediou nos dias 7, 8 e 9 de março, a 12a edição do circuito Itaú Masters Tour de Tênis. A competição é considerada uma das maiores disputas de seniors do país. Teremos ainda neste mês duas grandes festas. O Encerramento do Verão irá relembrar os grandes clássicos dos anos 70 no dia 22, organizada pela Diretora Social Eliana Fadel Farracha de Castro. E a festa Wild One, organizada pelo Grêmio Flamingo que irá agitar os nossos jovens no dia 28, com uma variedade de atrações. Reforço aqui o meu convite a todos para desfrutarem intensamente de todas atividades, pois elas são organizadas e produzidas com muita dedicação para vocês. Não deixem de conferir a programação completa! E por fim deixo aqui o meu abraço e o meu carinho a elas que fazem dos nossos dias ainda mais dinâmicos com toda sua multiplicidade funcional e sua radiante beleza. Parabéns a todas as mulheres, não apenas pelo seu dia, pelo seu mês, mas por todos os 365 dias.

Saudações Graciosanas, João Carlos Ribeiro Presidente

3


&

Jardim Social Av. Nsa. Sª da Luz, 1715 F. 41 3023 9393

Batel R. Gonçalves Dias, 198 F. 41 3274 4882

Água Verde R. Castro, 197 F. 41 3014 9393


A Inove, referência em mobiliário contemporâneo, traz para Curitiba a marca Vitra, ícone do design mundial.

INOVEDESIGN.COM.BR


SUMÁRIO 08.

news

PATRIMônio

16.

SOCIAL

Obras

Grito de Carnaval do Clubinho Quarta com Música

26.

Cultura

36.

Cpe

Golfe Abertura da Temporada 2014 Taça Volta às Aulas Taça Verão Termos Técnicos do Golfe

6

16

Salão Graciosa de Artes Plásticas Encontro com a Palavra

Entrevista Judô e Muay Thay Campeonato de Futebol Society Aulas de Spinning + ZUMBA R Graciosa Runner’s

48.

12

Chá daTarde Encontro com a Palavra Revista Interativa Ouvidoria Cultura Avisos

12.

42.

nº 202 . Ano XIX Março 2014

tênis Master 2013 Raquetinha de Verão Itaú Master Tour Tenistas que Brilham

Expediente Jornalista Responsável Caroline Nogarolli > MTB 5271 direção de arte Alessandra Saltori > ldeale Design designers Roberta Soares, Renato Nogueira e Paula Masetti > ldeale Design comercialização de publicidade renato@saltori.com.br www.saltori.com.br 41. 3016-9094 / 9996.9995 impressão > Total Editora Ltda. A Revista Graciosa Country Club não se responsabiliza pelos espaços publicitários comercializados, bem como pelos artigos assinados, sendo as duas formas de promoção de inteira responsabilidade de seus anunciantes e autores.


COMUNICADO EXAME MÉDICO OBRIGATÓRIO PARA ACESSO ÀS PISCINAS A Diretoria do Graciosa Country Club, comunica que atendendo a Resolução SMS nº 40 de 04/12/2012, a partir do dia 30 de março de 2014, somente poderá frequentar as piscinas do Clube, o sócio que estiver com exame médico em dia.

“EXAME DERMATOLÓGICO PARA USO DE PISCINAS” Os agendamentos devem ser efetuados a partir do dia 05 de fevereiro na Secretaria do CPE. DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO: Quartas-feiras das 17h00 às 19h00 Sábados das 09h30 às 11h30 LOCAL DO ATENDIMENTO: Ambulatório Os exames serão efetuados pela empresa Saúde Vital Médico responsável: Dr. João Cesar Linczuk – Diretor Médico IMPORTANTE - Quem deve fazer: adultos e crianças a partir dos 06 anos de idade. - O associado deve se apresentar para o exame em traje de banho. - O exame terá o valor de R$ 30,00 que poderá ser debitado no seu cartão graciosa ou pago em dinheiro no momento do agendamento. - Serão aceitos atestados de médicos particulares, porém o atestado deve ser especifico para liberação de uso de piscina. Deve conter: Exame dermatológico “Aptidão para uso de piscina” - O atestado deverá ser entregue na Secretaria do Centro Poliesportivo ou na Secretaria Geral. Informações na Secretaria do CPE


news

novidades do clube

chá da tarde Venha desfrutar de uma agradável tarde na companhia das amigas, com muito batepapo e quitutes deliciosos. Lançamento da Coleção Dia das Mães Bergerson.

> dia

30 de abril > horário

15 horas > LOCAL

Sede Social

O Conselho da Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Netto, esta preparando uma noite em comemoração aos 450 anos do nascimento de William Shakespeare.

> dia

24 de abril > horário

19h30 > LOCAL

Sede Social

8


news

novidades do clube

revista interativa

Agora você já pode acessar a Revista do Graciosa de forma interativa pelo seu Smarthphone ou Tablet. Disponível para download gratuito pela App Store e no Google Play.

> Acesse ht t p s : / / w w w . m agt a b .com/re v ist a - g ra ciosa - count ry- club

quarta com música Toda última quarta-feira do mês tem música no Bar do Tênis em um happy hour super animado. Venha curtir bons momentos com os amigos a partir das 19h30.

9


news

novidades do clube

ouvidoria Com o intuito de fazer um Graciosa cada vez melhor, participe, opine e dê sugestões. Elas serão avaliadas pela ouvidoria do Clube. São três os canais disponíveis: > e-mail

o u v i d o r ia. gcc@ gr aci o s a.co m . b r > Fale conosco no site

w w w .g r aci o s a.co m .b r > Canal Aberto

urnas à disposição dos associados espalhadas em pontos estratégicos do clube.

secretaria Para sua segurança, a diretoria do clube solicita que todos os sócios façam sua atualização cadastral e de seus dependentes e a renovação de sua foto. Lembramos que o clube possui eventos mensais os quais são divulgados via e-mail marketing, atualize seus dados e fique por dentro de toda programação.

10

SPA MASCULINO A partir de março ela esta de volta! Todas as quartas-feiras, tem costela assada no SPA masculino, a partir das 18 horas. Mais informações SPA masculino


obras

revitalização e melhorias

REVITALIZAÇÃO e MELHORIAS A

s obras de revitalização e melhoria, são um processo continuo dentro das organizações. Elas visam não apenas a manutenção e revitalização das estruturas existentes, mas também a modernização e substituição de peças e produtos por tecnologias mais avançadas. Aqui no Graciosa não poderia ser diferente, visando sempre a qualidade e satisfação de todos os sócios, aproveitamos o período de férias, que é quando o fluxo de pessoas diminui, para aprimorar e modernizar nossas instalações. Em janeiro e fevereiro de 2014 foram feitas obras por todo clube, algumas ainda em fase de finalização. 12

O Centro Poliesportivo teve o sistema de aquecimento a gás das piscinas substituído por bombas de calor, sistema trocador de calor, que mantem a piscina aquecida com baixo consumo de energia, representando economia significativa. E a implantação do lava-pés concluída. O Departamento do Tênis teve a quadra 8 de saibro totalmente refeita em um trabalho minucioso e manual. As duas quadras de Squash foram totalmente reformadas, paredes, piso e teto 100% trocados e toda pintura refeita. O Departamento de Golfe além da manutenção constante em seu campo, teve a cascata, um grande diferencial do nosso campo totalmente repaginada, foram efetuadas melhorias no chafariz e lago do green 9/18.


fotos Lucas Lopes

As duas quadras de Squash e a quadra 8 de tênis foram totalmente reformadas

Bombas de calor, sistema trocador de calor para aquecimento das piscinas do CPE

A Casa de Festas, ganhou parede divisória entre área de serviço e salão, mantendo assim maior privacidade para os eventos. Na parte da cozinha, uma nova área específica com armários de aço para guardar utensílios e panelas foi construída. O novo acesso de serviço através de rampa com entrada pelo estacionamento funcional, ajudará a equilibrar o congestionamento na entrada principal em dias de festas, evitando transtornos no transito e com vizinhos. A Sede Social, passou por reformas nesse período, tendo em sua estrutura todo sistema de ar condicionado trocado, desde a tubulação, ganhando novo sistema com gás ecológico. Considerado ecológico pois não contém cloro nocivo, clorofluorcarboneto, não é tóxico e nem inflamável, o gás com baixos níveis de toxicidade e de inflamabilidade, com potencial zero da prostração de ozônio.

Além disso, os condicionadores de ar com esse sistema são de 50% a 60% mais eficientes que aparelhos convencionais, em condições de funcionamento comparáveis. O condicionador de ar com gás ecológico tem o consumo elétrico reduzido, pois não permite a geração de picos de energia. Além de maior durabilidade do equipamento. O teto de gesso passou por restauração completa, o piso recebeu tratamento especial, sendo lixado, impermeabilizado e encerado e a iluminação foi toda substituída por luminárias e lâmpadas de LED. As luzes de LED são extremamente eficientes e permitem economizar entre 60 e 90% se comparadas às lâmpadas incandescentes convencionais. As luzes LED resistem a grandes variações de temperatura e a vibração, o que assegura a continuidade de operação. As lâmpadas LED não são frágeis e dificilmente se quebram. A qualidade luminosa é visivelmente notada. 13


obras

revitalização e melhorias

Piso da Sede Social recebeu tratamento especial

O paisagismo do jardim da sede social foi refeito ganhando nova ornamentação de flores.

O paisagismo do jardim da sede social foi refeito ganhando nova ornamentação de flores

14

A manutenção não para por aqui, afinal uma estrutura com a magnitude do Graciosa, precisa e merece toda atenção e conservação para o seu bom funcionamento.


clubinho

grito de carnaval

carnaval A tarde do sábado dia 01 de março foi de muita alegria e diversão com o Grito de Carnaval organizado pela Diretora do Clubinho da Criança, Alessandra Pinheiro, e sua equipe. São Pedro colaborou e o sol compareceu para deixar o dia ainda mais delicioso. Os pequenos graciosanos pularam e brincaram com muito confete e serpentina embalados pelas marchinhas de Carnaval. A parte interna e externa do clubinho ficou lotada em total clima de interação e descontração entre as famílias graciosanas.

16


17

fotos Lucas Lopes


18

clubinho

grito de carnaval


19

fotos Lucas Lopes


20 fotos Lucas Lopes

clubinho

grito de carnaval


social

quarta com música

música, sempre Amigos, bate papo e boa música, assim começou a temporada 2014

O

Happy Hour mais animado, abriu o calendário no dia 29 de janeiro, reunindo associados de todas as faixa etárias. O evento que acontece toda última quarta-feira de cada mês e tem como objetivo, proporcionar um espaço para que o sócio musicalizado interaja com os amigos está de volta. Em fevereiro demos uma pausa devido às festividades carnavalescas, mas a partir de março, já deixe a última quarta-feira reservada em sua agenda e venha cantar e se divertir.

01

02 03

01.

22

Sofia Oliveira

02.

Adriana Vidal, Reinaldo Accyoli e Mariane Tourinho

03.

Liliane Nicolau, Maria Eduarda e Marcelo Gomm Santos


>

04. Silvio Luhm, Rodrigo Valente, Ricardo Cortese, Joaquim Guimarães e Miau Carraro 05. Bernardo Laks, Silneide Pereira Alves, Andrea Martinez, Carlos Araujo e André Martinez 06. Mark Luhm, Clara Luhm e Clarice Montenegro 07. Rodrigo Valente e Elizabeth Neto 08. Tania Fernandes, Rosane Ambrósio e Joice Margue 09. Tereza e Ricardo Maranhão

07

04

05 08

06 09

23


22/03 Summer Closing closing Anos 70 BANDA NEGA FULO INICIO: 21HS E MAIS: DJ STEPHANYA LIMA WELCOME DRINK DE CUBA LIBRE

LOCAL: SEDE SOCIAL INFORMACOES NA SECRETARIA GERAL DO CLUBE

24


25


cultura

SALÃO GRACIOSA DE ARTES PLÁSTICAS

SALÃO GRACIOSA DE ARTES PLÁSTICAS por Suzana Lobo

E

stamos na 16ª edição do Salão Graciosa de Artes Plásticas. Um Salão particular, idealizado pelo Presidente João Carlos Ribeiro e seu então diretor de cultura, o arquiteto Waldir Simões de Assis. O Graciosa Country Club, criado com objetivos bem definidos: a prática do golfe e do tênis, começava então uma proposta nova, ampliando sua atuação e garantindo seu aprimoramento intelectual, além de uma oportunidade para que os sócios pudessem mostrar sua arte e principalmente, apreciar o que se estava fazendo de novo nessa área. E o presidente pensou grande: abrindo o espaço para a comunidade artística em geral, oferecendo prêmios iguais ou melhores aos dos Salões Oficiais do país. Para tal, foram feitas parcerias e todos saíram ganhando.

26


Mas os sócios se sentiam em desvantagem pois enquanto amadores, na sua grande maioria, viam os prêmios escorrendo por entre os dedos. Foi quando o diretor de cultura Túlio Vargas teve a ideia de dividir o Salão em duas categorias: a do sócio e da comunidade artística. Isto foi possível, repito, por se tratar de um Salão não governamental, que embora não abra mão da qualidade artística, da inovação e das técnicas e novas correntes da arte, vê na valorização do sócio um de seus maiores objetivos. Há 15 anos sou a curadora do Salão de Artes Plásticas Graciosa. Para selecionar as obras, bem como indicar os premiados, convidamos sempre artistas, professores e críticos do mais alto calibre. Ao júri, ora composto pelo artista plástico Fernando Vellozo, o crítico de arte João Henrique do Amaral e o escultor Alfi Vivern, caberá a difícil tarefa de escolher as obras mais representativas de nosso tempo. É a vida se refletindo na arte, cheia de contradições e desencontros, mas também plena de esperança. Fica o meu convite aos sócios artistas, a participação de todos é sempre muito enriquecedora para o nosso evento.

Curadora e sócia Suzana Lobo SUZANA LOBO, curitibana, passou a infância e juventude no Rio de Janeiro, onde se iniciou nas artes plásticas, sendo discípula de Iberê Camargo e Ivan Serpa. Com extenso currículo, incluindo exposições no Brasil e exterior, participação na IX Bienal de São Paulo e tendo obtido diversas premiações, é verbete em três Dicionários de Arte: Dicionário das Artes de Roberto Pontual, Dicionário de Artes do Ministério de Educação e Cultura e Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos de Walmir Aiala.

> Desde 1967 morando em Curitiba, Suzana Lobo coordenou o atelier do Museu Guido Viaro (de 1977 a 1987) e o atelier de pintura do Solar do Barão em 1988. > Dirigiu o Museu Guido Viaro (Fundação Cultural de Curitiba) de 1989 a 1994, quando foi também coordenadora dos museus municipais de Curitiba. > Fez parte do Conselho Estadual da Mulher e do Conselho Consultivo do Museu Alfredo Andersen. > Dirigiu o Museu Alfredo Andersen de 1995 a 1997. > De 1998 a 2002 foi Coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Paraná. > Fez parte do conselho consultivo do MAC.

Obras suas fazem parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes (RJ), Museu > De 2002 a 2003 foi coordenadora do Museu Metropolitano de Arte (MUMA) até sua aposentadoria em 2009. de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Metropolitano de Arte (MUMA-PR), Museu > Atualmente faz parte do conselho do (novo) Museu Guido Viaro. Oscar Niemeyer (PR) além de coleções > Curadora do Salão Graciosa de Artes Plásticas desde 1999. particulares no Brasil e exterior.

27


O Filme da Sua Vida por Follador Imóveis Paixão em viver ao lado do Graciosa Country Club Hampton Village

782m²

Feitos Um para o Outro Você e o Graciosa Ville Lumière

1009m²

Casa Bella o sonho de viver numa Mansão 768m²

Condomínio Fechado

CRECI 1355

Alfredo Andersen

Os imóveis são cinematográficos

Terreno Exclusivo

3.465m²

Quem ganha o Oscar é você!

Detalhes destas e outra ofertas de Alto Padrão, visite nosso site: www.folladorimoveis.com.br 3013.6564 | 9976.2961


BAZAR SOLIDÁRIO DE INVERNO Temos um ano muito movimentado pela frente.

Contamos com o apoio de todos e comunicamos

aos associados, que já

estamos recebendo doações para o bazar

solidário de inverno.

responsabilidadesocial@graciosa.com.br Seja você também uma voluntária!

30


31


cultura

ENCONTRO COM A PALAVRA

Shakespeare faz 450anos p o r p r o f a. L i a n a L e ã o

Em comemoração à data, o Conselho da BIBLIOTECA BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETTO, traz informações valiosas, algumas pouco conhecidas da trajetória e história de Shakespeare, em entrevista exclusiva com Liana Leão, Professora da UFPR, Editora do Global Shakespeare do MIT. O Encontro com a Palavra acontecerá no dia 24 de abril 32


GCC > Alguns sustentam que Shakespeare não existiu e que quem escreveu as obras foram nobres, talvez o Conde de Oxford, ou mesmo a Rainha Elizabeth...

GCC > Qual o significado da comemoração 450 anos de Shakespeare? LL > Em abril de 1564 Shakespeare nasceu, no

LL > Quem dúvida da autoria, esquece o imponderável do “gênio”. Ele existiu, e era filho de Mary Arden e do luveiro e comerciante John Shakespeare. Nasceu em Stratford e há muita documentação sobre ele e a família. O problema é que muitos têm preconceito contra um rapaz do interior da Inglaterra, que não era nobre e nem frequentou a universidade; acham que alguém sem preparo universitário seria incapaz de escrever tão bem. O que absolutamente não é verdade. GCC > A visão de Shakespeare sobre o ser humano tende a ser positiva ou negativa?

interior da Inglaterra. O dia exato é desconhecido. Sabemos que foi batizado no dia 26 de abril. Como ele morreu em 23 de abril de 1616, elegeu-se o dia 23 de abril como dia do nascimento, que é também dia de São Jorge, padroeiro da Inglaterra (nas palavras de hoje, isto seria marketing). Em 2014, 450 anos depois de seu nascimento, continuamos a ler e a montar as suas peças.

LL > Há uma passagem que ilustra bem sua visão complexa acerca do ser humano: “Que obra de arte é o homem, como é nobre na razão; como é infinito em faculdades, na forma e no movimento como é expressivo e admirável, na ação é como um anjo, em inteligência, como um Deus! A beleza do mundo; o paradigma dos animais. Mas, para mim, o que é essa quintessência do pó?” Ou seja, ele eleva o humano às alturas para depois dizer que é apenas pó.

GCC > Por que o permanente interesse por sua obra?

LL > O rei Lear divide seu reino igualmente entre as três filhas. Mas, primeiro, exige que elas declarem publicamente o seu amor. As duas mais velhas, Goneril e Regan, o fazem com exagero, dizendo que amam o pai acima de tudo, mas após herdarem as propriedades, o amor acaba. Elas expulsam o pai de casa em meio à tempestade: são “tigres, não são filhas”, como conclui depois o próprio Lear.

LL > Aprendemos com os seus textos, passamos a compreender as pessoas, suas motivações, seus limites. Ele criou personagens que vivem conflitos e paixões universais: o ciúme; a ambição, a ira, o desejo de vingança. Shakespeare os retrata em situações profundamente humanas: a descoberta do amor de Romeu e Julieta; a paixão na idade madura de Antônio e Cleópatra; o luto de Hamlet pelo pai; a necessidade de ser aceito e amado de Timon de Atenas, que “compra” os amigos, a traição de Brutus, e por aí vai. Há melhor imagem de culpa do que Macbeth, depois que assassinou o rei, olhando suas mãos ensanguentadas e se perguntando: “Que mãos são essas que me arrancam os olhos? Será que o vasto oceano de Netuno pode lavar o sangue destas mãos? Não; nunca! Antes estas mãos conseguiriam avermelhar a imensidão do mar tornando rubro o verde.” Talvez culpa igual encontremos em Lady Macbeth, sonâmbula, que tenta lavar as manchas de sangue (imaginárias) das mãos: “Mas ainda há uma mancha aqui. Fora, mancha maldita.” Como todo mundo sabe, ela acaba se suicidando.

GCC > Poderia dar um exemplo desta visão em uma peça?

Cordélia, a filha caçula, se recusa a exibir publicamente o seu amor, e é banida do reino. Quando ela descobre que o velho pai está vagando como um mendigo, retorna e o resgata. A esta altura, Lear está louco, mas é capaz de reconhecer Cordélia, a quem chama de espírito celeste e alma do paraíso. Ele compreende o seu erro em avaliar mal o caráter das filhas, e o que mais lhe dói é ter sido injusto com Cordélia. Temos, portanto, três filhas, criadas pelo mesmo pai e aparentemente “iguais”. As duas mais velhas são falsas e sabem adular e a mais nova, a que fica em silêncio, é a que verdadeiramente ama. Shakespeare, portanto, fala do ser humano em sua grandeza e em seus aspectos mais mesquinhos, desenha-o como o mais nobre e também o mais abjeto dos seres; aproxima-os dos anjos, como Cordélia, e das feras e aves de rapina, como Goneril e Regan.

Como vocês podem ver, os personagens de Shakespeare são muito mais ricos que qualquer novela. Aliás, o maior vilão de Shakespeare, Ricardo III, que matou o sobrinho - criança e nos seduz pela inteligência e pelo humor, ultimamente inspirou um personagem de novela, com grande sucesso. O que eu quero dizer com essa comparação é que não é difícil ler Shakespeare e é muito compensador. 33


cultura

ENCONTRO COM A PALAVRA

GCC > Shakespeare se tornou um homem rico? LL > O teatro era sua fonte de renda de várias maneiras. Ele trabalhou como ator, mas não era um ator de primeiro time como seu amigo Richard Burbage, para quem escreveu os personagens Hamlet, Macbeth e Lear. Ganhou também escrevendo peças. Mas só ficou rico porque era um dos donos do teatro Globe e cotista da companhia teatral. GCC > Onde Shakespeare está enterrado?

GCC > Como era o palco de Shakespeare? LL > Era um pequeno palco de madeira, ao ar livre e à luz do dia,

sem cenário e sem cortinas. Como o palco era muito simples e os recursos limitados, a essência deste teatro estava na arte da palavra: eram as palavras que descortinavam mundos. Talvez aqui esteja a dificuldade maior de Shakespeare para nós hoje: somos uma civilização visual, temos dificuldade em ler e em ouvir trechos mais longos no teatro.

LL > Ao se depararem com uma escultura em mármore branco e em tamanho natural do poeta, alguns visitantes à Abadia de Westminster, em Londres, pensam que ali está o túmulo do dramaturgo, ao lado de Lord Byron, Charles Dickens e até de seu grande intérprete no século XX, o ator Sir Laurence Olivier. Mas a verdade é que no famoso Canto dos Poetas de Westminster está somente a estátua que homenageia Shakespeare. Seu túmulo permanece na cidade onde nasceu, na pequena Igreja onde foi batizado. E, na lápide, uma maldição: “Malditos sejam os que moverem os meus ossos.” Talvez seja por isso que ninguém ainda tenha desenterrado o poeta.

Voltando ao palco, a proximidade entre o palco e a platéia dava a intimidade necessária para que as peças funcionassem bem; os atores não precisavam gritar, os monólogos permaneciam falas íntimas, a acústica era boa, o público se sentia próximo dos personagens e de seus conflitos. Podiam ouvir os monólogos como se estivessem entreouvindo seus próprios pensamentos. E a música estava sempre presente nos espetáculos.

GCC > Pode-se visitar o teatro de Shakespeare hoje? LL > Podemos visitar uma cópia historicamente fiel: o teatro Globe de Londres. A platéia pode ver o espetáculo tanto sentada, quanto em pé, em torno do palco. É uma experiência teatral diferente dos nossos teatros, em que ficamos sentados e no escuro, e há uma cortina. Ficamos separados do palco e dos atores; os elisabetanos ficavam muito mais próximos.

L i a n a L e ã o é professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras na UFPR. É formada em Letras e doutora em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 15 livros publicados, entre eles “A caixinha de Narizes”, “O Livro das Casas” e “Julieta de Bicicleta”, já foi traduzida para o espanhol. Editou os livros “Shakespeare sua época e sua obra”, e “Reflexões shakespereanas”. Vive em Curitiba (PR)

acesse > 34

ht t p : / / gl o b al s hake s p e ar e s .mit .e du/b ra z il/


cpe

bate-papo

entrevista

fernanda pimpão A revista do GCC, conversou com Fernanda Pimpão, que durante as férias manteve o ritmo e não deixou de praticar atividades um dia sequer. Em um bate papo, ela contou um pouco sobre sua vida e a rotina de exercícios e as dicas que ela dá para quem quer manter o pique.

Nome > Fernanda Cavalcanti de Albuquerque Pimpão

GCC > Como é o seu dia a dia, sua rotina com casa, família, filhos, trabalho, como conciliar tudo e estar bem disposta para malhar? FP > Meu dia é sempre corrido, pois conciliar 2 filhos e trabalho não é fácil! Mas como vou a academia pela manhã, no horário de aula deles fica mais tranquilo. Não abro mão do meu tempo pela manhã, já que considero a atividade física minha terapia, depois da malhação estou pronta para cuidar da casa, marido e filhos! GCC > Como foi o começo de tudo? Qual sua relação com os exercícios? FP > A minha vida inteira pratiquei exercícios, quando criança fazia ballet e mais tarde troquei para ginástica, já no clube, sempre alternando aula com musculação. Já joguei tênis mas na época estava muito corrido para conciliar então decidi parar. Como já disse anteriormente a atividade física é minha terapia, me sinto com mais energia para a correria do dia, mesmo quando saio “destruída” da aula. GCC > Quais as modalidade(s) que prática e a quanto tempo? FP > Faço aula de treinamento funcional, desde o ano passado. GCC > Mantem algum hábito alimentar ou acompanhamento nutricional? FP > Procuro me cuidar um pouco no dia a dia mas no geral como de tudo, só que sem exageros! 36

idade > 41 anos

profissão > Fisioterapeuta

Adoro fritura (estou diminuindo) e não abro mão do meu chocolate. Tenho pouca fome e quando saio da linha dou uma controlada nos dias seguintes. Faço acompanhamento com uma nutricionista já que tomo alguns suplementos. GCC > Toda sua família prática esportes? FP > Sim, todos. GCC > Durante o período de férias praticou atividade física regularmente, quais os benefícios de não parar nesse período? FP > Sim. Com a prática diária além de me sentir bem disposta, percebi melhora na definição muscular, aumento na capacidade respiratória e neuro muscular. Além da rápida recuperação muscular, sem, falar que o treino na areia faz bem pra alma, já que estava na praia. Acordar cedo com aquela vista linda, tive que aproveitar as dicas do professor. GCC > O que melhorou na sua qualidade de vida com a prática constante de atividade física? FP > Tenho mais disposição para começar o dia. O fortalecimento muscular além da definição do corpo ajuda a evitar possíveis lesões. GCC > Qual o segredo para manter o pique? FP > Eu realmente estou apaixonada por essa aula. Um tempo atrás tinha que me forçar ir para academia, quando comecei esse treino funcional me viciei, vi a diferença no meu corpo e gostei do resultado. Então o segredo é encontrar uma atividade física que nos dê prazer, aí fica tudo natural.


GCC > Qual a mensagem você deixa para os colegas que começam e param? FP > Sempre é hora para recomeçar. Fazer o que nos dá prazer é fundamental para não tornar o exercício um castigo! GCC > Que dicas dá para quem pratica atividades e pausa nessa época do ano? FP > Retorno gradativo às atividades, ingestão de líquidos, alimentação saudável com baixas calorias e muita força de vontade para voltar a malhação. GCC > Como é treinar no GCC, com a equipe do CPE? FP > Sempre treinei aqui e me sinto totalmente satisfeita. Tenho total apoio do professor Mike, sempre que preciso mudar algo no meu treino. E ele consegue dar atenção quase que personalizada para todas suas alunas mesmo numa aula lotada!

O QUE O PROFESSOR MIKE DIZ SOBRE FERNANDA: Fernanda é uma aluna extremamente dedicada. Ela retomou suas atividades em 2013, após um período de ausência por motivos profissionais. Seus resultados, num curto espaço de tempo, foram considerados os melhores em termos de qualidade muscular e resistência cardio-respiratória. Sua dedicação nas férias foi fundamental para que no retorno das atividades atingisse números ainda melhores.

r e t o r no à s a t i v i da des f í s i c a s a pó s a s f é r i a s s o m e nt e c om o r i e nt a ç ã o pr o f i s s i ona l

EVITE ABORRECIMENTOS O

s praticantes de esportes tem por hábito reduzir a frequência das atividades físicas quando as festividades de fim de ano se iniciam. Com a proximidade do fim do verão e do “período de férias”, que acabamos nos dando de dezembro até depois do carnaval, muitos já começam a retornar à prática das atividades físicas, mas esquecem que a volta deve ser lenta e cautelosa para que o corpo se adapte novamente a rotina de atividades, evitando assim lesões. Afinal, o corpo acaba relaxando nesse período e não

devemos exigir que repentinamente ele mantenha a mesma performance do período anterior às férias. Com isso o ideal é retornar aos poucos, sempre com auxílio do profissional de educação física para que o retorno não se transforme em pesadelo. Ele deve ser prazeroso, buscando o resultado esperado dentro das suas limitações. O CPE dispõe de professores altamente qualificados, prontos a lhe auxiliar. 37


cpe

AULAS / campeonato

venha praticar com a gente JUDÔ O Judô, um esporte de combate praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano, em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Horário

Categoria

Dias

9 às 10 horas

4 a 10 anos

Segunda e Quarta

MUAY THAI O Boxe Tailandês, como é conhecido popularmente no Brasil, é um esporte milenar com mais de 2000 anos, teve sua origem com os Tailandeses, a origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atualmente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. O Muay Thai, utiliza-se de socos, cotoveladas, joelhadas, chutes e é a luta mais completa e com a maior perda de calorias. Horário

Categoria

Dias

19 às 20 horas

Livre

Segunda e Quarta

20 às 21 horas

Livre

Segunda e Quarta

campeonato FUTEBOL society ADULTO MASCULINO su a eq uip e! nã o fiq ue de for a, in sc re va Inscrições e informações > Na secretaria do CPE

Início do campeonato > Dia 08 de abril

O Congresso Técnico acontecerá no dia 27/03/2014 as 19h30 no Centro Poliesportivo 38


VA G A S LI M I TAD AS S o r t e i o de b r i nde s !

AULÃO DE SPINNING com DJ + LANÇAMENTO DO ZUMBA® Acontecerá no dia 22 de março, um aulão para a despedida do verão a beira da piscina externa. Você não pode ficar de fora afinal o Spinning auxiliar todo o sistema cardiorrespiratório, fortalece pernas e coxas, proporcionando mais saúde e boa forma. Sem contar que ajuda a criar maior resistência corporal e fortalecimento dos músculos da região do abdômen, glúteo, panturrilha e dos sistemas respiratório e cardíaco. Inscrições e informações no CPE.

programação Horário

atividade

9 às 10 horas

Aulão de spinning 01

10 às 11 horas

Aulão de Lançamento ZUMBA®

11 às 12 horas

Aulão de spinning 02

12 às 13 horas

Aulão de ZUMBA®

SOBRE O ZUMBA® A festa de dança e fitness original Você está pronto para entrar em forma se divertindo? Esqueça a ginástica pesada; solte-se com a música e fique em forma participando da incrível festa de dança-fitness. As aulas de ZUMBA® apresentam ritmos exóticos com batidas internacionais e latinas de alta energia. Antes mesmo de você se dar conta, estará em forma e com seus níveis de energia nas alturas! É fácil de fazer, eficaz e divertido ao extremo.

39


cpe

GRACIOSA RUNNERS

Co r r e r é ó t i m o . Co r r e r e m g r upo é m e l ho r a i nda !

GRACIOSA RUNNER’S Venha conhecer e participar do grupo Graciosa Runner’s. Melhore sua saúde e sua auto-estima, conquistando quilômetros e passando por cima da tensão do dia a dia, fazendo da corrida um estilo de vida!

inscrições

Categorias:

Agora o clube está fazendo as inscrições de algumas provas diretamente na secretaria do CPE.

Grupo 5k + >

Vantagens

Grupo para os atletas que gostariam de iniciar esta modalidade. Nos treinos você terá informações para aprender a correr de maneira correta e segura. Grupo 21k + >

Grupo intermediário e avançado, para atletas que já possuem experiência em corrida de rua e desejam ampliar ainda mais seus objetivos e metas. Os treinos acontecem de segunda a sexta-feira às 07h30.

Local de saída > Portaria Social. DIAS

40

G a ra nt a sua v a g a na s corrida s de rua de Curit ib a

seg

ter

qua

qui

sex

21k+

5k+

21k+

5k+

21k+

> Descontos especiais; > Retirada do kit no clube; > No dia da corrida pegamos o seu chip;

atendimento vip Oferecemos ainda, um box de atendimento no dia das provas, onde todos os sócios poderão aproveitas os serviços de: > > > >

Hidratação Massagem Guarda -volumes Frutas


taรงas

golfe

abertura da temporada 2014 42


A fotos: departamento de golfe

s golfistas abriram a temporada 2014, no dia 06 de fevereiro. O ano promete ser de muitas tacadas, nem a alta temperatura afastou as atletas do gramado. Em clima de muita descontração elas se reuniram após a partida para colocar o papo em dia.

02

01

Letícia da Rosa

01. Roberta Comodo e Mirian Joice Gianello 02. Neusa Moro e Fanny Luhm 03. Yonne Ninno Leite e Gunilla Lindeström

Luciana Fuchs

84

1º lugar >

Mirian Joice Gianello

71

2º lugar >

Roberta Comodo

75

1º lugar >

Neusa Moro

72

2º lugar >

Fanny Luhm

73

1º lugar >

Yonne Ninno Leite

78

2º lugar >

Gunilla Lindeström

79

G RO S S > 1 º C ateg o ria

2 ª C AT E G O R I A

3 ª C AT E G O R I A

03

MENOR NúMERO DE PUTTER >

Suilan Bianeck

MELHOR APPROACH >

Leslie Bocchino

31

43


taças

golfe

departamento feminino

VOLTA ÀS AULAS fotos: Lucas Lopes

Para comemorar o início do ano letivo, as golfistas se reuniram no dia 13 de fevereiro, e com belas tacadas na modalidade stroke-play, (vence o jogador que cumprir os 18 buracos com menor número de tacadas), homenagearam esse momento.

01

01. Gilda Pereira e Maria Lucia Fagnani 02. Fanny Luhm e Gunilla Lindström 03. Rosana Nigro Moura, Marisa Leal e Roberta Comodo 02

03

44


>

continuação VOLTA ÀS AULAS

Roberta Comodo

84

1º lugar >

Angela Ninno Leite

73

2º lugar >

Fernanda Feres

74

1º lugar >

Gunilla Lindeström

72

2º lugar >

Fanny Luhm

74

1º lugar >

Maria Lucia Fagnani

62

2º lugar >

Gilda Pereira

73

G ROSS > 1 º Categoria

2 ª CAT EGORIA

3 ª CAT EGORIA

MENOR NúMERO DE PUTTER >

Angela Ninno Leite

29

01

VERÃO Já em clima de despedida, as golfistas se reuniram no dia 20 de fevereiro para Taça Verão, aproveitando as energias da estação mais quente do ano com muitas tacadas. agradecimento >

01. Suilan Bianeck, Arahy Sarrão e Fanny Luhm 02. Angela Ninno Leite, Roberta Comodo e Leslie Bocchino 02

Roberta Comodo

88

1º lugar >

Leslie Bocchino

74

2º lugar >

Angela Ninno Leite

75

1º lugar >

Suilan Bianeck

74

2º lugar >

Fanny Luhm

74

1º lugar >

Ana Teresa Braz

74

2º lugar >

Arahy Sarrao

78

G RO S S > 1 º C ateg o ria

2 ª C AT E G O R I A

3 ª C AT E G O R I A

MENOR NúMERO DE PUTTER >

Angela Ninno Leite

27 45


glossário

golfe

VOCÊ SABE QUAIS SÃO os TERMOS Para os jogadores profissionais de Golfe, eles são bem familiares, já os amadores usam, mas por vezes sem saberem exatamente o que significam todos os termos.

A lbatro z >

E agle >

A pproac h >

F air w a y >

Acertar o buraco com três tacadas abaixo do par estabelecido. Tacada que leva ao green.

A ir s h ot >

Errar completamente a bola ao fazer o swing.

B irdie >

Região no centro do campo, entre o tee e o green.

G reen >

Área onde fica o buraco, onde a grama é fina, compacta e aparada rente ao solo.

Acertar o buraco com uma tacada abaixo do par.

Ha z z ard >

B oge y >

H C P ( h andicap ) >

Acertar o buraco com uma tacada acima do par.

B un k er >

Bancos de areia que servem como obstáculo.

C addie >

Carregador de tacos.

C h ip s h ot >

Tacada curta, perto do green.

D rive >

Primeira tacada a partir do tee.

D river >

Nome do taco usado para tacadas de longa distância, usado para a saída.

D ivot >

Pedaço de grama arrancada com a cabeça do taco ao bater na bola.

46

Acertar o buraco com duas tacadas abaixo do par.

Obstáculo (de água ou areia). Tipo de pontuação que mede o aproveitamento de cada golfista, sendo subtraído do total de tacadas. É usado para igualar dois jogadores de níveis diferentes.

Hole >

Buraco sinalizado por uma bandeira colorida.

Hole - in - one >

Acertar o buraco com uma única tacada.

I ron >

Taco de ferro, usado para jogadas curtas.

M atc h - pla y >

Modalidade em que a equipe vencedora é a que acerta o maior número de buracos.


TÉCNICOS USADOS NO golfe? > Consulte este glossário e aprenda todos os termos usados neste desporto.

O ut of bounds >

Terreno considerado fora de campo. O jogador é obrigado a repetir a tacada, do local onde bateu, perdendo o stroke.

P ar >

Referência da média de tacadas para embocar a bola. Cada buraco tem seu par e cada campo tem um par total.

P utt >

Tacada no green para atingir o buraco. O taco para esse tipo de jogada chama-se putter.

P utter >

S cratc h >

Partida onde não há desconto de handicap.

S tance > Posição do jogador na hora da tacada.

S tro k e - pla y >

Taco específico usado para no putting green, ou seja, para colocar a bola no buraco.

Modalidade em que vence o jogador que cumprir os 18 buracos com menor número de tacadas.

R oug h >

S w ing > Balanço do corpo

Local de grama mais alta e difícil de jogar, geralmente perto de árvores e arbustos.

para dar a tacada.

T ee >

Local onde é dada a primeira tacada em cada buraco. Também é o nome do pino de plástico que sustenta a bola na primeira tacada.

Wood >

Taco de madeira, usado para jogadas de longa distância, com inclinações diferentes.

Yards > Jardas. No golfe, as distâncias são medidas em jardas. Cada jarda equivale a 91,4 centímetros.

47


José Luiz Guillon Ribeiro

masters

tênis

MASTERS 2013 Fomos atrás dos Campeões Masters 2013 pra saber o que jogar tênis no GCC representa em sua vida, e o que mudou desde que iniciou a prática do esporte

48


categoria

feminina “

Angela Negrão Torres

3ª Classe A

Jogo tênis desde os 12 anos, mas nunca havia conseguido me dedicar a esse esporte como deveria. É a primeira vez que consigo participar de todos os torneios do ano e treinar com frequência. Jogar tênis no GCC representa hoje uma atividade de grande prazer na minha vida, um estímulo para melhorar minha condição física e uma motivação para dar o melhor de mim sempre. Um agradecimento especial aos meus amados pais Ricardo e Adyone, pelo incentivo e apoio incondicional.”

Maria Claudia Stephanes

4ª Classe A

Sempre quis encontrar uma atividade física que fizesse com muito prazer. Desde criança faço esportes, mas o tênis foi um achado em minha vida. Jogar tênis representa pra mim, não só a manutenção da saúde e de uma boa forma física, o tênis é um esporte envolvente, que nos desafia a toda hora, que requer paciência, disciplina, garra, persistência e muita vontade de aprender. Além disso, por ser uma atividade muito intensa e que exige movimentos rápidos e de impacto, requer um bom preparo físico nos obrigando assim, a cuidar da parte muscular e da flexibilidade. Outro ponto positivo é que é um esporte facilitador da convivência familiar. Aqui em casa todos praticam, treinamos e viajamos juntos para competir. Enfim, esse esporte só traz alegrias à minha vida e de minha família.”

Cidida Gontijo

2ª Classe B

Ao iniciar a prática do tênis era meu objetivo ampliar o convívio social e melhorar a condição física. Após algumas aulas e treinos, comecei a despertar para os benefícios que poderia ter em termos de saúde. Então, estabeleci algumas metas para apurar a disciplina e aumentar a dedicação para competir. Mudei muito com as sucessivas conquistas que me levaram a ter mais confiança em todas as atividades da minha vida. Fui além do objetivo sonhado e hoje detenho uma marca que jamais imaginei. No último Torneio de Natal conquistei meu 200º troféu. Me mantenho saudável, com espírito jovem e sempre feliz quando estou em uma quadra de tênis.”

49


masters

tênis

Vanusa Rocha Loures

2ª Classe A

O tênis é o meu momento anti-stress, no qual fico 100% concentrada, focada. Além de proporcionar benefícios à saúde inerentes ao esporte em si, ele possibilita a criação de novos vínculos pessoais. A turma do GCC é enorme e extremamente divertida. Mesmo nos dias em que estou um pouco cansada, sem muita disposição e gana de ganhar, o fato de estar na companhia de amigas do tênis já me traz alegria. Desde que iniciei eu me sinto mais completa fisicamente. O bacana é que o tênis é um esporte que une as pessoas e as famílias. Frequentemente, jogo com o meu marido e com a minha filha que, apesar de ter somente 8 anos, fica animadíssima quando o assunto é jogar tênis. “

Adriana Deboni

>

Vanusa Rocha Loures

>

Adriana Deboni

>

Heady Niebel

5ª Classe A

Comecei a jogar Tênis a 3 anos com aulas do prof. Edison Gomes, que tem um grande amor pelo esporte e assim me contagiou e sempre me incentivou a jogar e aprender sempre mais.

Além de ser ao ar livre, o tênis muitas vezes é uma luta “de você contra você mesmo”, mental, estratégica, de superação física e técnica, são muitos os itens para se ter sucesso, sendo esse mais um grande desafio! Mas com certeza o melhor que o tênis me trouxe foram as grandes amizades.”

Haedy Niebel

Principiantes

Lazer, amigos, família, qualidade de vida... o Graciosa com seu espaço físico e seu time nota 10 de funcionários dedicados nos faz sentir em casa. A todos que nós fazem felizes um obrigado carinhoso.”

Dione Melhem

3ª Classe B

Sempre fui esportista, no início as competições de vôlei e as aulas de educação física do colégio estavam sempre presente em minha vida. Comecei a jogar tênis aos 23 anos após o nascimento da minha primeira filha. Fui filiada à Federação de Tênis durante alguns anos, sempre gostei de competições, participei de vários campeonatos onde cheguei na época a 2a. classe feminina. Hoje praticamente só jogo tênis no Graciosa, procuro participar de todos os torneios, os quais além da competição, o convívio com as tenistas hoje , é seguramente, mais gratificante .”

50


categoria

masculina “

Mauricio Virmond

2ª Classe A

As atividades esportivas oferecidas pelo Graciosa Country Club são uma ótima forma de manter uma boa qualidade de saúde e ao mesmo tempo fazer novas amizades e desfrutar do convívio dos parceiros do esporte. Esta é a forma que o esporte que pratico no Graciosa desde 2005 representa para mim. O ténis além de ser uma ótima atividade de descontração e lazer proporcionando muitos momentos de diversão, requer do tenista muita disposição e dedicação o que faz com que os amigos se reúnam sempre, mantendo assim um laço de amizade gratificante e muito forte.”

Carlos Eduardo Iwersen Filho

4ª Classe A Com 10 a 11 anos, comecei a jogar na escolinha do clube, tendo aula com os professores, Batata, Batatinha, Alemão, Fernando, Daniel e outros. Aprendi a competir jogando os torneios internos. Meus pais sempre me disseram que o ambiente do tênis era saudável e muito bom para o meu crescimento, em todos os aspectos. Hoje eu tenho certeza disso. Atualmente, jogo torneios e campeonatos municipais, estaduais e brasileiros. Acabo conhecendo pessoas de todo o Brasil e isto é muito bom para mim. Jogar no clube é sempre muito legal. Além de rever os amigos, acabo jogando com pessoas mais experientes, aprendo mais e sempre faço novas amizades. Meu avô Raul e meu tio avô Arno, eram tenistas no clube. Meu pai, tios e primos são tenistas e isto de algum jeito acabou me influenciando a seguir este esporte. Abraços a todos os tenistas”.

Gilberto Scherman

3ª Classe B

Após uma lesão no tornozelo que acabou por me afastar definitivamente do futebol há 15 anos atrás, voltei a praticar tênis, esporte ao qual me dedicava nos tempos de juventude. Foi com muita satisfação que retornei a esta atividade agora no Graciosa, clube este que congrega os associados em uma grande família. Para mim, esta modalidade trouxe infinitos benefícios à saúde, tais como flexibilidade, aprimoramento na coordenação motora, capacidade aeróbica, resistência muscular e muita concentração. Classifico como uma das atividades físicas mais completas pois exige grande esforço e dedicação do praticante.”

51


masters

tênis

6ª Classe B

O jogador de tênis aprende que com vitórias e derrotas, serão reflexos do que a vida nos proporciona no dia a dia, e é através desta experiência que nos faz crescer para vencer os desafios do cotidiano. Jogar no GCC, é qualidade de vida com muita natureza, junto aos amigos do tênis e familiares em nossa segunda casa.”

Gil Ruppel

4ª Classe B

Jogar tênis para mim é a oportunidade de associar o encontro de novas e velhas amizades com a manutenção da forma fisica e mental, sempre necessária para nossa sobrevivência. O graciosa country club nos proporciona tudo isso.Tenho muito orgulho de pertencer ao quadro de associados daquele que ao meu ver é um dos melhores clubes do pais.

Henrique Borges

>

Erlei Volpi Junior,

>

Gil Ruppel

>

Henrique Borges

3ª Classe B

O tênis para mim é o momento de lazer e atividade física. É também uma prova de autocontrole, confiança e foco, que são determinantes em outras áreas da minha vida. Quando comecei a jogar, tinha de 7 para 8 anos de idade. Foi dentro das quadras que aprendi muitas lições importantes, como determinação, humildade na vitória e saber perder de cabeça erguida. Aprendi a técnica com o ilustre Pedro Amadeu, na quadra 9. Seu Pedro foi determinante na escolha do esporte que eu levaria para a vida toda. O legado que fica são principalmente as amizades e o prazer de praticar um esporte que, além de tudo, me dá saúde e bem-estar!”.

Jose Luiz Guillon Ribeiro

ERLEI VOLPI JUNIOR

Campeões Master Eduardo Nunes Leonardo Krause 52

5ª Classe B 5ª Classe A


torneios

tênis

RAQUETINHA DE VERÃO O evento contou com a participação de 22 tenistas divididos em duas classes. A novidade deste ano foi a substituição das antigas raquetes de madeira, pelos novos modelos de madeira, desenvolvidos com tecnologia de ponta, deixando as raquetes mais leves, os jogadores mais confortáveis quanto ao impacto, e o jogo mais equilibrado e dinâmico.

01

54

1a a 4a Classe Bruno Ferreira/ Cacibo Buffara Oscar Pimpão/ Paulo Arnizaut

Campeões > Vice-campeões >

5a a 6a Classe Campeões > Vice-campeões >

Pedro Borges/ Reinaldo Andreatta Pedro F. Lopes/ Guilherme Lucchese

02

01. Bruno Ferreira e Cacibo Buffara 03. Paulo Arnizaut e Pimpão 03

resultado

02. Reinaldo Andreatta e Pedro Borges 04. Pedro F. Lopes e Guilherme Lucchese 04

fotos: Lucas Lopes

Mantendo a tradição, a temporada 2014 de Tênis, foi aberta com o Torneio Raquetinha de Verão, relâmpago de duplas, disputado no dia 29 de janeiro.


O ESTILO PERFEITO PARA QUEM TEM ELEGÂNCIA. Comendador Araújo - Luiz Xavier Shoppings: Água Verde - Crystal - Curitiba - Mueller Palladium - Park Shopping Barigui - Pátio Batel


torneios

tênis

ITAÚ MASTER TOUR No dia 13 de fevereiro, foi lançada a edição deste ano do torneio que apresenta 3 eventos. Em primeiro momento acontece o torneio de lançamento, na sequência a disputa do torneio interno classificatório e para finalizar as disputas dos torneio, PRO AM, duplas profissionais masculinas e femininas. Durante o torneio de lançamento, aconteceu o sorteio das chaves do torneio classificatório, que premia os campeões com troféus, vagas para o torneio PRO AM e participação na fase final, que será realizada em Angra dos Reis, evento cercado de muito glamour. Os vices tem direito aos troféus e participação do PRO AM.

Dos 34 participantes do torneio relâmpago, chegaram ao título:

resultado 1a a 4a Classe Campeões > Vice-campeões >

Roberto Faucz / Eduardo Squário Cosme Gomm Fº / João E. Lopes

5a a 6a Classe Campeões > Vice-campeões >

Alexandre Ferraz / Reinaldo Andreatta Eduardo Stephanes / Antonio Cunha

TENISTAS que brilham Circuito Paraná Banco G1 1ª Etapa: Ponta Grossa PR 13 A 16 de Fevereiro de 2014 Gustavo Stephanes > Vice-Campeão — Categoria 9 Anos — Simples

Julia Klimovicz > Campeã — Categoria 12 Anos — Simples

Torneio Estadual G2 Dm TÊnis Gustavo Stephanes > Vice-Campeão 09 anos

Helena Fontana > Vice-Campeã 13 anos

Eduardo Stephanes > Vice-Campeão 12 anos

ERRATA / Georgia Gulin foi campeã da 4ª etapa, e não vice, como consta na edição nº 201. 56


57


diretoria gestão 2013 . 2015

PRESIDENTE João Carlos Ribeiro VICE-PRESIDENTE Glaucio Fernando Bley Filho VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO Ricardo Luiz Loures Canto VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO Alexei Affonso Schrappe Antoniuk Diretora do Clubinho da Criança Alessandra A. Pinheiro Diretora de Responsabilidade Social Claudia Dedini Diretor de Engenharia e Obras Daniel do Amaral Marquenõ Diretora Social Eliana Fadel Farracha de Castro Diretor Jurídico Gustavo Mussi Milani REPRESENTANTE DO GCC EM EVENTOS DOS CLUBES COIRMÃOS Hamilton Leopoldo Glaser Diretor de Sinuca Joaquim Afonso Guimarães Diretor Especial de Assessoria Presidência José Maria Gandolfi Presidente do Grêmio Flamingo Leonardo Correa Scheidt Capitã de Golfe Leslie de Oliveira Bocchino Diretor de Golfe Luiz Alberto Cartaxo Moura Diretor Cultural Luiz Mauricio Camargo Carraro Diretor de Sauna Marco Demeterco Diretora de Tênis Marisa Grein Moniz de Aragão Diretor de Ouvidoria Plinio Eduardo Tiemann Andrade Diretor CPE Ricardo Michelin Diretor de Informática Roberto Teixeira de Freitas Diretor de Basquete Roberval Kugler Mendes Diretor Médico Sergio Luis Keinert Diretora de Gastronomia Silvia Maria Wilhelm de Camargo Diretor de Tênis Silvio Luhm

CONSELHO DELIBERATIVO Presidente do Conselho Paulo Henrique Rocha Loures Demchuk Vice-Presidente Ricardo Alessandrini Amaral 1º Secretario Guilherme Jacques Teixeira de Freitas 2º Secretario Cassio Fernando de B. Prestes CONSELHO BIBLIOTECA Angela Marques Duarte Claudia Heloize Bonn de Hollanda Josiane Mayr Bibas Liana de Camargo Leao Leticia De Castilho Freire Regina Wallbach Silvia Maria Wilhelm de Camargo Membros Natos Fernando Antonio Miranda Geroldo Augusto Hauer Norberto F. F. de Castilho Marcos Antonio Hauer Abilio de Abreu Neto Rubens Pinho Edgard Luiz Cavalcanti Albuquerque Nelson Menicucci Rezende João Manoel de Oliveira Franco Tobias de Macedo Luiz Alberto Rego Barros Antonio Alves de Araújo Filho Gerson de Sá Tavares Filho Jorge Nacli Neto João Candido da Cunha Pereira Antonio Luiz C. Teixeira de Freitas Cleverson Marinho Teixeira José Candido Muricy Nelson Luiz Velloso Filho Membros Eleitos Aristides de Athayde Neto Augusto Soares Molinari Bernardo Luiz Duarte Carlos Alberto Santos Pinho Cassio Fernando de B Prestes Edson José Ramon Elias Joaquim Neto Fabricio Guilherme de Macedo Buhrer Germano Ferraz Paciornik Geverson Anselmo Pilati Gilberto Guimarães Monastier Guilherme Jacques Teixeira de Freitas Jonel Chede Filho José Aristeu Pereira Neto José Eduardo Moraes Sarmento Jose Maria de Pedrosa Junior Luiz Affonso Borrelli Costacurta Luiz Antonio Leprevost Luiz Carlos Marchesini Rego Barros Luiz César Mansur Buffara Luiz Otavio Leao Luiz Roberto Pinho Borges Marco Antonio Peixoto Mauricio Alhadeff Miguel Carlos Riella Newton Bufrem Oilson Centa Negrelle Paulo Henrique Rocha Loures Demchuk Pedro Ferreira Lopes Peregrino Dias Rosa Neto Reinhold Stephanes Junior Ricardo Alessandrini Amaral Ricardo Rosa Reis Sergio José Ferreira de Souza Wilson do Rosario

Graciosa Country Club Av. Munhoz da Rocha, 1146 tel. 41 3015.5005 58

Confira o horário de funcionamento e ramais dos departamentos do clube:

secretaria geral De segunda a sexta, das 9 às 19 horas. Ramais: 1325, 1385 e 1367

clubinho da criança Segunda, das 8h40 às 12h50. De terça a sábado, das 8h40 às 18h20 e domingo das 8h30 às 17h30. Ramal: 1383

secretaria do tênis De segunda a sexta, das 9 às 21 horas. Sábado e domingo, das 8 às 17 horas. Ramais: 1337 e 1348

secretaria do golfe Segunda, das 9 às 19 horas. De terça a sexta, das 8 às 19 horas. Sábado, das 8 às 18 horas. Domingo só abre em dias de torneio. Ramais: 1361, 1380 e 1387

STARTER

De terça a domingo, das 7 às 17 horas. Ramal: 1360

Sec. do Centro Poliesportivo

De segunda a sexta, das 7h às 21 horas. Sábado, das 8h às 19 horas. Ramais: 1352 e 1338

FIT STOP CAFÉ

De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20 horas. Ramal: 1354

Sauna Masculina

Segunda a sexta, das 13h30 às 23 horas. Sábado, das 13h30 às 22 horas. Domingo, não abre. Ramais: 1353 e 1375

Barbearia

De segunda a sexta, das 17h30 às 22h30. Sábado, das 16 às 21h30. Domingo, não abre. Ramal: 1324

Acqua Spa

Segunda das 13h às 20h Terça a sábado das 9h às 20h30 Domingo, não abre. Ramal: 1378

Biblioteca

Segunda a sexta, das 9h30 às 18h30. Sábado e domingo, das 10 às 16 horas. Ramal: 1335

Restaurante e Bar da Sede

Segunda a sábado, das 18 às 23 horas. Domingo, das 11h30 às 17 horas. Ramal: 1322

Restaurante do Golfe

Segunda, das 7 às 17 horas. Terça a domingo, das 11h30 às 17 horas. Ramais: 1336 e 1330

Bar DO GOLFE

Segunda, das 15 às 21 horas. De terça a sábado, das 7 às 21 horas. Domingo, das 7 às 19 horas. Ramal: 1347

Restaurante do Tênis

Segunda das 12 às 21 horas. De terça a sábado, das 8 às 21 horas. Domingo, das 7 às 17 horas. Ramal: 1373

casa de festas

Segunda a sexta, das 9 às 18 horas. Ramal: 1333


Construa com qualidade e estilo. A Baggio é especialista também em obras comerciais.

41 3025-6111 Rua Nestor Victor . 839 Água Verde . Curitiba . PR

construtorabaggio.com.br

www.


Março/2014  

Salão Graciosa de Artes Plásticas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you